sábado, 31 de janeiro de 2009

Gente Especial - Cássio

O Galã Cássio Jandrey Alves,
nosso neto de 12 anos

Gente Especial - Magela

Encontro com o humorista Geraldo Magela
no Aeroporto Tancredo Neves de Belo Horizonte

Gente Especial - Os Irmãos

Genoves e Jairo, representando aqui
a Dupla Coração do Brasil, Tonico e Tinoco

A Bíblia Diz...

"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar,
segundo a sua boa vontade." (Filipenses 2:13)

Ação Parlamentar - XV

Subsídio de Vereador
A fixação da remuneração dos vereadores deverá respeitar os diversos limites constantes na Constituição Federal e na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Limites impostos pela Constituição Federal:

Art. 29, inciso VI, alíneas “a” a “f”: o subsídio do vereador não ultrapassará um determinado percentual do subsídio de deputado estadual: 20% para municípios até 10.000 habitantes, 30% para municípios de 10.001 a 50.000 habitantes, 40% para municípios de 50.001 a 100.000 habitantes, 50% para municípios de 100.001 a 300.000 habitantes, 60% para municípios de 300.001 a 500.000 habitantes e 75% para municípios de mais de 500.000 habitantes.

Art. 29, inciso VII: a despesa total com a remuneração dos vereadores não ultrapassará o montante de 5% da receita do município.
Art. 29-A, “caput” e incisos I a IV: a despesa total da câmara municipal (incluídos os subsídios dos vereadores e excluídos os gastos com inativos) não ultrapassará um determinado percentual da receita do município (somatório da receita tributária e das transferências previstas no § 5o do art. 153 e nos arts. 158 e 159, efetivamente realizado no exercício anterior): 8% para municípios de até 100.000 habitantes, 7% para municípios de 100.001 a 300.000 habitantes, 6% para municípios de 300.001 a 500.000 habitantes, e 5% para municípios de mais de 500.000 habitantes.

Art. 29-A, § 1°: a câmara municipal não gastará mais de 70% de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus vereadores.
Art. 37, inciso XI: o subsídio do vereador não poderá exceder o subsídio mensal dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Art. 37, inciso XII: o subsídio do vereador não ultrapassará o subsidio do prefeito.

Limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal:

Art. 20, inciso III, alínea “a”: a despesa total com pessoal da câmara municipal não ultrapassará 6% da receita corrente líquida do município.
Art. 71: a despesa total com pessoal da câmara municipal nos exercícios de 2000, 2001, 2002 e 2003 não ultrapassará, em percentual da receita corrente líquida do município, a despesa verificada no exercício imediatamente inferior, acrescida de até 10%.

Há certo exagero do legislador no tratamento da remuneração do vereador, o que quase chega a estigmatizá-lo, como se fosse ele o único responsável pelas altas despesas com pessoal verificada nos municípios brasileiros. Todavia, os legislativos municipais detêm alguma parcela de culpa e os limites estipulados pela Emenda Constitucional n. 25 e pela Lei de Responsabilidade Fiscal por certo serão bastante eficazes para frear tais gastanças.

Devem ser esclarecidos alguns aspectos na aplicação dos referidos limites:

a) os tetos são concorrentes, isto é, devem ser empregados simultaneamente, todavia, prevalece o mais rigoroso, isto é, o que resultar na menor remuneração;

b) não se confundem as bases de cálculo dos diferentes limites, embora algumas sejam bastante semelhantes; [1]

c) nas referências a “despesa total com a remuneração dos vereadores” (CF, art. 29, inciso VII), “despesa total da câmara municipal” (CF, art. 29-A, incisos I a IV), “folha de pagamento” (CF, art. 29-A, § 1°), “despesa total com pessoal da câmara municipal” (LRF, art. 20, inciso III, alínea “a” e art. 71) deve-se incluir não só a remuneração dos vereadores propriamente dita, mas também todos os encargos patronais sobre ela incidentes.

Outro aspecto a ser abordado é sobre a ocasião da aplicação dos limites: no momento da formulação do ato fixatório da remuneração dos vereadores para a legislatura subseqüente [2] ou no ato do pagamento dos subsídios.

É desejável que todos os limites sejam aferidos e respeitados já por ocasião da formulação do ato legislativo que fixar a remuneração dos vereadores para a legislatura subseqüente, ainda que com um certo grau de incerteza. Porém, reconhece-se que tal procedimento é repleto de dificuldades. Ocorre que, se alguns limites são de aferição imediata [3], outros dependem de eventos futuros incertos (receita e despesa de exercícios futuros) [4]. Seria necessária a realização de cálculos demasiado difíceis e complexos, de modo a estimar o comportamento futuro da receita e da despesa e o comprometimento dos limites, com uma antecedência de até quatro anos. Tais exigências estão perfeitamente de acordo com os pré-requisitos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal para as despesas obrigatórias de caráter continuado, principalmente a estimativa de impacto orçamentário-financeiro e a adoção de medidas de compensação (LRF, art. 17, § 1°).

Existe solução mais simples: aplicar, por ocasião da fixação da remuneração, apenas os limites de aferição imediata, incidindo os demais (que dependem da receita e da despesa futura) apenas quando do efetivo pagamento dos subsídios. Deste modo, se no ato de pagamento futuro dos subsídios for constatada a extrapolação de algum limite, a remuneração efetivamente paga deverá ser reduzida até o suficiente para evitar o excesso. A remuneração, assim, será ocasionalmente variável, sempre procurando respeitar o limite mais desfavorável incidente no instante do pagamento dos vereadores. O ato que fixar a remuneração será uma espécie de “ato legislativo condicionado”, cuja remuneração vai se confirmar ou não, dependendo da evolução futura da receita e da despesa municipal.

Lendo a Bíblia Todos os Dias - XXXI

Texto para este Dia:
Gênesis 4.20-22
20 E Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado.
21 E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.
22 E Zilá também deu à luz a Tubalcaim, mestre de toda a obra de cobre e ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Noema.

Comece com Você - A/0234

Comece com Você
Este é mais um momento para uma profunda reflexão sobre as páginas de sua vida. Entre as preocupações, dificuldades e contrariedades vividas neste ano, há mais a agradecer do que pedir. Já não cabe a humanidade apenas esperar 365 dias para contemplar mais um ciclo. É muito mais do que isso. Vamos contemplar de forma diferente e reflita pelas linhas que se seguem. Você já leu algum livro pela segunda vez? Vamos praticar a arte esquecida de ser diferente. Escreva em um papel os seus desejos, objetivos e projetos de vida colocando-os em escala de prioridade e dobre, lacre em um envelope e guarde em local seguro para serem lidos e interpretados somente no final do próximo ano. É incrível, você vai perceber como o seu desejo é uma ordem. Vai perceber que prosperou mais do que jamais sonhou e que atrai o que deseja. Cada um de nós é o responsável por suas experiências e por isso, cuidado com o que deseja. Pensamento que gera sentimento que gera ação.

Com base no que somos, prosperar é aceitar algo como verdadeiro. Vamos nestas linhas rever o nosso calendário interior e verificar como prosperamos e percebemos as verdades que vivemos e as alianças que fizemos durante este ano que está chegando ao final de mais um ciclo. Foi possível entender que a felicidade que se busca já mora dentro de cada um? Que somente evoluímos aceitando as purificações e pelo perdão e pelo amor ao próximo? Fica evidente de que para que ela se expresse em sua vida basta que você procure viver como um girassol, exalando a sua beleza e sempre em busca da luz, mesmo em dias sem sol. Agradecer mesmo nas dificuldades. Buscar a sua própria luz, enxergar a luz e a partícula Divina em cada pessoa é construir uma verdadeira vida de prazer e contentamento. É assim, em paz consigo mesmo, que você poderá contribuir para a paz no seu lar, na sua comunidade, no seu trabalho, país e no mundo em que vive e viver intensamente o momento presente.

Estamos mais próximos das 365 páginas e a efetiva prosperidade só pode estar em nossas mãos a partir do momento em que amadurecemos espiritualmente e emocionalmente e que a atenção é a chave da vida. Independente de doutrinas é preciso vibrar com o coração aberto e de forma incondicional proporcionando uma transfusão de fé e coragem a todos. Tudo é entre você e Deus. As pessoas exalam quadros mentais e estão em escalas diferenciadas de evolução e toda experiência conduz em linha vertical ou horizontal na grande Teia do Universo.

Permita agora que o amor de Deus encha a sua mente e assim a paz estará em seu coração. Somente Deus o faz prosperar de todos os meios. Existe a harmonia, a paz, o amor e a compreensão. Esta é a sua cura pois é Deus em ação em sua vida. Com alegria no coração é possível desejar, imaginar e concretizar. Com alegria é possível compreender que o sentimento de prosperidade produz prosperidade e Deus flui para você em avalanchas de abundância. Olhe para a fonte. Quando você se voltar para Deus, a resposta virá, pois, Ele cuida de você. Quando se tornar um hábito esta atitude mental, verás que a lei invisível da opulência pode e há de produzir riquezas visíveis para você, pois um coração agradecido se comunica com Deus. O barco que chega a casa de meu irmão também na mesma intensidade chega a minha casa.

Na terapêutica da reflexão e oração, evite a luta e o esforço humano, pois essa atitude é desnecessária e indica a sua descrença. No seu inconsciente está toda a sua energia com sabedoria e poder necessários para resolver qualquer problema. A sua mente consciente tende a olhar para as condições exteriores e com a mente tranqüila e receptiva encontrar a sua solução.

Deus nos deu inteligência para que possamos acessar e focalizar a atenção sobre as coisas que sejam belas, nobres, maravilhosas, e é assim que a cada página vivida de sua vida você experimentará as riquezas da vida. É simples. Você colhe o que semeia. Capte a convicção da harmonia e do pensamento positivo e sempre do melhor. Com esta convicta harmonia é que podemos desejar neste novo ano, uma admirável vida nova e alegria no coração, relacionamentos felizes e, conseqüentemente sucesso em todos os seus projetos. Você nasceu para vencer e você sabe disso. Qualquer que sejas o instrumento de sua fé dará resultados. A decisão é sua de como viver o agora e este é o momento de renovação. Deixe a paz e a harmonia entrar em seu coração e em sua casa. Um feliz ano novo começa com você. Bom dia e boas energias. Eu acredito em você.

Pensamento - CCXX

"Um homem terá pelo menos dado a partida para a descoberta do sentido da vida humana quando começar a plantar árvores frondosas sob as quais sabe muito bem que jamais se sentará." (D. Elton Trueblood)

Mensagem do Escritor - M/0303

Felicidade na Vida Amorosa
Há quem busque a felicidade na vida amorosa, sem nunca a encontrar. Muitos corações vivem sem guarida e perguntando : Como Ser Feliz no Amor? Lamentavelmente, esses corações ainda não encontraram a fórmula para preencher este vazio, que muitos acham impossível para ser preenchido. Começa, então, a inquietação, o desespero, a falta de paz interior. É lógico, que cada um precisa ter com quem se relacionar, pois sem isso, a vida fica monótona e sem graça.Nessa questão, tão sublime, que afeta diretamente o coração, também é importante que haja muito equilíbrio. O lado sentimental do ser humano é algo indescritível, e só quem sente a falta desse amor, pode avaliar a tremenda solidão em que vive mergulhado. Mas na busca incessante da paz de espírito e do verdadeiro amor, vem a solução para toda a inquietude da alma. E dessa forma, se consolida a Felicidade na Vida Amorosa. (230206)

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Gente Especial - Toninho da Importadora

Antônio Cavalcante, Prefeito de Mundo Novo

Gente Especial - Antônio Félix

Antônio Félix Pereira é Pastor da Assembléia de Deus de Mundo Novo

Gente Especial - Joil

Joil Moreira Marques, Presidente do Legfislativo de Eldorado

A Bíblia Diz...

"Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora
em que o Filho do homem há de vir." (Mateus 25:13)

Ação Parlamentar - XIV

Vereadores reduzem o próprio Salário
Vereadores de Belford Roxo fazem sessão extraordinária
e cancelam reajuste de R$ 2 mil aprovado no fim do ano passado

Os vereadores recém-empossados de Belford Roxo reduziram os próprios salários em R$ 2 mil e anteciparam o início da atual legislatura na primeira sessão extraordinária da Câmara. As medidas entraram em pauta terça-feira e foram publicadas ontem no Diário Oficial da cidade.
O presidente da Câmara, Wagner dos Santos Carneiro, o Waguinho (PRTB), disse que 13 novos vereadores que resolveram mudar radicalmente a postura e reduzir os vencimentos do Legislativo. “Quando começamos a sessão, fomos informados sobre a resolução que aumentava de R$ 5.400 para R$ 7.430 os salários dos vereadores”, afirmou Waguinho.
A Câmara de Belford Roxo tem 19 vereadores, sendo que 10 estão em primeiro mandato, três já exerceram o cargo em legislaturas anteriores e apenas seis foram reeleitos.

O presidente, assim como os outros 12 vereadores, está no primeiro mandato e se declarou feliz com a aprovação por unanimidade da matéria. “Propusemos a revogação imediata desse aumento pela alteração do texto do projeto original. A redução foi aprovada por 17 vereadores, com duas abstenções e nenhum voto contrário. Não é possível que um vereador ganhe mais de R$ 7 mil enquanto a maioria de nossa população ganha salário mínimo, sendo que há
famílias aqui passando necessidade”, comentou o presidente da Câmara Municipal.

Tribuna do Povo - Nova Fase - X

Jornal é Cultura! Leia, Pois!...
Já está na rua a nova edição, trazendo importantes enfoques da comunidade. Quem ainda não pegou o seu exemplar, tá na hora. Em Mundo Novo e em todas as cidades do Cone Sul e também em Guaíra, no Estado do Paraná.

Caminhadas pela Vida - IV

6 horas da manhã
Mais uma Etapa. Ao sair, o encontro com o amigo e vizinho Antenor Assunção, que também tem a experiência de fazer caminhadas. Percorremos um pequeno trecho, sem ninguém mais encontrar pelo caminho. Sentimo-nos muito bem nesse exercício, que faz bem à saúde do corpo.

Lendo a Bíblia Todos os Dias - XXX

Texto Bíblico para este Dia:
Gênesis 4.17-19
17 E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu, e deu à luz a Enoque; e ele edificou uma cidade, e chamou o nome da cidade conforme o nome de seu filho Enoque;
18 E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael e Metusael gerou a Lameque.
19 E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.

Luz Acesa - A/0233

Mantenha a Sua Luz Acesa
Vamos dedicar os nossos passos encantados a todos que têm amor no coração, pois, ao manter a nossa luz acesa, muitos serão iluminados, seja para aqueles que vibram com o universo e também para todos que se perdem em labirintos, a fim de que as nuvens de desencanto, que por ventura possam nublar os momentos, dissipem-se ante a forte luz projetada pelas boas energias, que acompanham em todos os tempos as nossas obras, restabelecendo um oásis de felicidade em todos que habitam nosso coração terreno e futuramente nosso coração espiritual.
Nesta corajosa, lúcida e culta incursão existencial, vamos empreender uma busca de plena felicidade e da verdade infinita, articulando boas energias com o mundo das concepções do saber humano sobre a finalidade da vida, revelando uma excepcional bravura.
Portanto, nesta existência, a experiência que acumulamos ao longo da caminhada, nos ajuda a dialogar com as linhas do destino sobre a vida e sobre as luzes que iluminam o nosso caminho.
Precisamos atentar, refletir e meditar em conjunto, para que em uma ação conjunta se crie um mundo neste ambiente, com atmosfera de amor, de fraternidade e de paz. Pela ótica da humanidade, nós nascemos sozinhos, vivemos sozinhos e morreremos sozinhos. Embora aparentemente estejamos sempre bem acompanhados, somente através do amor e da amizade é que poderemos criar a ilusão desta ótica, durante o momento em que não estamos sozinhos, mas em que apenas somos instrumentos da divindade.
A partir do momento em que passamos a sustentar a verdade e nos relacionar melhor em busca de um bem comum, seremos capazes de pensar e agir desta forma, direcionando para a criação de um mundo novo.
Somente pelo amor nossas gerações futuras poderão ter alguns milênios de anos de vida neste tão belo planeta azul chamado Terra, pois agora, mais do que nunca, o mundo precisa de líderes que possam inspirar seus semelhantes com o coração aberto na arte do servir incondicional, com um ardente sentido de missão na busca da inteligência infinita.
É preciso acolher de forma prazenteira a todos que nos procuram e nos honram, qualquer que seja o caminho que sigam, porque todos os caminhos e todas as formas do pensar e agir entre diversas denominações nos conduzirão ao grande encontro com o divino. De coração a coração, uma feliz caminhada, plena de divindade. Bom dia e boas energias. Eu acredito em você.

Pensamento - CCXIX

"Quando nada parece dar certo, vou ver o cortador de pedras a martelar numa rocha talvez 100 vezes, sem que uma única rachadura apareça. Mas na centésima primeira martelada a pedra abre-se em duas e eu sei que não foi aquela que conseguiu isso, mas todas as que vieram antes."
(Jacob Riis)

Mensagem do Escritor - M/0302

Caminho da Espiritualidade
Janaína Caetano expressa: “Eu senti a necessidade de criar algo interessante para trocarmos idéias sobre formas de autoconhecimento através da espiritualidade, independente de religiões”. Será bem produtivo discutir os vários tipos de caminhos que cada pessoa, com sua essência e sua verdade, chega a um melhor nível de conhecimento. Não importa o nível de religiosidade que cada pessoa possui. A busca é que deve ser constante, sempre procurando, com perseverança e dedicação a Luz maior. No Caminho da Espiritualidade, você encontra Luz, Vida e Amor. (220206)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Fatalidade: Tatiane e os filhos

Ana Luiza, a pequenina de apenas quatro meses de idade, que graças à Divina Providência, está fora de perigo.
Retrato de Mãe Kelvis e Tatiane perde o filho Marcos Antônio no acidente.
A foto registra a mamãe Tatiane, grávida de Ana Luiza e com o filho Marcos Antônio, de cinco anos. O acidente de Santa Catarina do último dia 27 ceifou a vida do menino e deixou o casal Kelvis e Tatiane com sequelas. O episódio é lamentável, deixando os familiares completamente chocados. Não é fácil alguém assimilar uma tragédia desse porte. Somente Deus, em sua infinita bondade, pode consolar os corações dos pais, avós, parentes e amigos. Todos estão sofrendo muito com o que aconteceu com a família, que estando em gozo de férias, voltava das praias de Santa Catarina. Segundo recentes informações, a garotinha Ana Luiza passa bem, estando fora de perigo.

A Bíblia Diz...

"Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus?
É Deus quem os justifica." (Romanos 8:33)

Jardim do Éden - P/0278

Jardim do Éden

Então, surgia na Terra o primeiro casal,
do Criador, foi a mais perfeita Criação...
o Homem com a Consciência Universal;

a Mulher, Obra-Prima com submissão.

Adão veio do barro, da terra, do chão!
No Jardim do Éden o casal feliz vivia:
era o Rei do mundo, com nobre missão.
Eva saiu da costela dele e tinha alegria.

Os dois passeavam pelo jardim em flor,
vivendo em doce e plena inocência...
não conheciam ainda a volúpia do amor,
nem sabiam da serpente em sua vivência.

Adão conheceu, então, o fruto proibido!
Comeu a maçã que a mulher lhe ofereceu,
tanta doçura que até perdeu o sentido...
Foi Eva a culpada de tudo! Ele tremeu!...

O Homem se justificava diante de Deus:
que mulher é essa que deixaste comigo?
Me enganou com todos os trejeitos seus!
Senhor, terei agora com ela esse castigo.

29.01.2009 - Jairo de Lima Alves

Gente Especial - Márcio

Márcio Morgato é Assessor de Gabinete na Prefeitura de Iguatemi

Ação Parlamentar - XIII

Encontro Nacional de Vereadores
O Encontro Nacional dos Vereadores do Brasil será realizado entre os dias 10 e 12 do próximo mês e será promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). O evento ocorrerá em Brasília, no Hotel Nacional. As inscrições podem ser feitas na página da internet da UVB.

Tribuna do Povo - Nova Fase - IX

No Prelo
Em preparo, uma nova edição. O Repórter Caetano Brischiliari tem algum material pronto que será veiculado nesta sexta-=feira. Os colaboradores da região também estão encaminhando algumas matérias que serão destaque. Portanto, leitor e cliente, aguarde, que você estará, mais uma vez, sendo bem informado.

Lendo a Bíblia Todos os Dias - XXIX

Texto Bíblico para este Dia:
Gênesis 4.14-16
14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará.
15 O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.
16 E saiu Caim de diante da face do SENHOR, e habitou na terra de Node, do lado oriental do Éden.

A Sua Felicidade - A/0232

Não Deixe a Sua Felicidade
nas Mãos de Ninguém
Este texto veio pela internet com autoria desconhecida. Coloco-o aqui para profunda reflexão.
Durante um seminário para casais, perguntaram a uma das esposas: - 'Seu marido a faz feliz? Ele a faz feliz de verdade?'
Neste momento, o marido levantou seu pescoço,demonstrando total segurança.
Ele sabia que a sua esposa diria que sim, pois ela jamais havia reclamado de algo durante o casamento.
Todavia, sua esposa respondeu a pergunta com um sonoro 'NÃO', daqueles bem redondos!
- 'Não, o meu marido não me faz feliz'! (Neste momento o marido já procurava a porta de saída mais próxima).
- 'Meu marido nunca me fez feliz e não me faz feliz! Eu sou feliz'. E continuou:
- 'O fato de eu ser feliz ou não, não depende dele; e sim de mim. Eu sou a única pessoa da qual depende a minha felicidade. Eu determino ser feliz em cada situação e em cada momento da minha vida, pois se a minha felicidade dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância sobre a face da Terra, eu estaria com sérios problemas. Tudo o que existe nesta vida muda constantemente: o ser humano, as riquezas, o meu corpo, o clima, o meu chefe, os prazeres, os amigos, minha saúde física e mental.
E assim eu poderia citar uma lista interminável. Eu decido ser feliz! Se tenho hoje minha casa vazia ou cheia: sou feliz! Se vou sair acompanhada ou sozinha: sou feliz! Se meu emprego é bem remunerado ou não: eu sou feliz! Sou casada mas era feliz quando estava solteira. Eu sou feliz por mim mesma. As demais coisas, pessoas, momentos ou situações eu chamo de 'experiências que podem ou não me proporcionar momentos de alegria e tristeza.
Quando alguém que eu amo morre eu sou uma pessoa feliz num momento inevitável de tristeza. Aprendo com as experiências passageiras e vivo as que são eternas como amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar, consolar. Há pessoas que dizem: hoje não posso ser feliz porque estou doente, porque não tenho dinheiro, porque faz muito calor, porque alguém me insultou, porque alguém deixou de me amar, porque eu não soube me dar valor, porque meu marido não é como eu esperava, porque meus filhos não me fazem felizes, porque meus amigos não me fazem felizes, porque meu emprego é medíocre e por aí vai.
Eu amo meu marido e me sinto amada por ele desde que nos casamos. Amo a vida que tenho mas não porque minha vida é mais fácil do que a dos outros. É porque eu decidi ser feliz como indivíduo e me responsabilizo por minha felicidade. Quando eu tiro essa obrigação do meu marido e de qualquer outra pessoa, deixo-os livres do peso de me carregar nos ombros. A vida de todos fica muito mais leve. E é dessa forma que consegui um casamento bem sucedido ao longo de tantos anos'.
Nunca deixe nas mãos de ninguém uma responsabilidade tão grande quanto a de assumir e promover sua felicidade.
SEJA FELIZ, mesmo que faça calor, mesmo que esteja doente, mesmo que não tenha dinheiro, mesmo que alguém o tenha machucado, magoado, mesmo que alguém não o ame ou não lhe dê o devido valor.

Pensamento - CCXVIII

"Levo dentro de mim mesmo um peso esmagador: o peso das riquezas que não dei aos outros."
(Tagore)

Mensagem do Escritor - M/0301

A Vida não Termina...
25 de fevereiro, período de carnaval. Folheando alguns livros numa livraria de Meia Praia, sou atendido pela graciosa garotinha Angélica. Disse-me que completava 11 anos nesse dia. Cumprimentei-a pelo seu aniversário, desejando que essa data se multiplicasse, colocando ao final uma reticência. Sim, creia, ' porque a vida não termina aqui'', sendo apenas interrompida pelo tempo de transição, que muitos preferem chamar de morte. (220206)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Gente Especial - Marilene

Marilene Aparecida da Silva é uma exemplar funcionária dos Correios, prestando serviços à comunidade japorãense, onde reside há sete anos.

Gente Especial - Margarida

Professora Maria Margarida, uma querenciana que vive em Eldorado há algum tempo, onde trabalha na Educação, cumprindo a sua missão de educadora.

Gente Especial - Arlene

Secretaria Geral de Administração e Planejamento
Arlene França cavalcante é a titular da Secretaria Geral de Administração e Planejamento do Município de Japorã. Ela é Assistente Social e tem a incumbência de promover o bem-estar de Japorã, na Gestão de Rubens Freire Marinho. Arlene assume a responsabilidade prá valer, e conta com uma equipe qualificada para ajudá-la no desenvolvimento do Município, o que já vinha fazendo diante da pasta da Agricultura.

Família de Eldorado sofre acidente

A Família reside na Cidade de Eldorado
Criança morre e três ficam
feridos em acidente em SC
Carro destruiu mureta de ponte e despencou por mais de 30 metros.Vítimas foram resgatadas pelo helicóptero da Polícia Militar.
Uma criança morreu e três pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-101, em Garuva (SC), nesta terça-feira (27). As vítimas estavam em um carro com placas do Paraguai, que destruiu a mureta da ponte sobre o Rio Bracinho e caiu por mais de 30 metros. Uma criança de 8 anos morreu no local, segundo os bombeiros. Um bebê com cerca de sete meses e um casal adulto foram resgatados com vida.
As vítimas foram içadas em macas, de dentro do rio, pelo helicóptero da Polícia Militar de Joinville (SC). O trabalho de retirada do carro deve acontecer ainda nesta terça-feira. As três pessoas feridas no acidente foram levadas ao Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville. Não há informações sobre o estado de saúde dos sobreviventes.
Um congestionamento de cerca de 5 km se formou no sentido Sul-Norte. A pista foi liberada por volta das 13h, mas o tráfego era lento após o acidente. O trabalho de retirada do carro deve acontecer ao longo do dia.Os pais estão no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville. O pai Kelvis Rodrigues, 41, passa por exames, mas está bem. Ele reclama de dores nas costas e nas costelas. A esposa Tatiane Olivo, 30, passou por cirurgia agora a tarde. Ela teve fratura de bacia e ficará internada até se recuperar. O neném está em estado grave na UTI do Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, também em Joinville. O carro tinha placas do Paraguai. Ao que tudo indica, o menino deve ser enterrado em Apucarana (PR), onde moram os avós dele. A família estava de férias no litoral catarinense e seguia para Curitiba, onde almoçariam com os pais da Tatiane. Segundo o amigo dos parentes, a família morava há pouco tempo no Paraguai.

(*Com informações de A Notícia e Diário Catarinense)

Gente Especial - Cássio e Valentina

Após alguns dias de agradável passeio, a volta prá casa. Na cabine do avião, Cássio e Valentina matam o desejo de conhecer um pouquinho os segredos da máquina voadora, além de poderem desfrutar de belas paisagens do Sul e Sudeste de nosso País.

Ação Parlamentar - XII

Tribuna do Povo - Nova Fase - VIII

Nova Edição nas Ruas
Tribuna do Povo circula hoje em todas as cidades do Cone Sul, e também em Guaíra, com 12 páginas de muita informação e entretenimento. Continua o teste para duas edições a cada semana, e o nosso leitor e cliente vai determinar se deve ou não continuar assim. O Jornal sai recheado de boa informação e com qualidade gráfica acima da média.

Caminhadas pela Vida - III

Andando pelas ruas da cidade
Mais uma vez, saimos pelas ruas de Mundo Novo. Um pouco mais cedo, andamos durante 45 minutos, passando pela Vila Nova e retornando pela Escola do Mickey. Quase ninguém encontramos pelo caminho, com exceção do Ney da Sorveteria, já chegando em casa. Fizemos o percurso tranquilamente, andando devagar, queimando a energia corporal. Para caminhar, logo pela manhã, é preciso um pouco de esforço, pois a cama nos convida para o sono. Hoje mesmo, foi necessário que reagíssemos à preguiça, para cumprir a meta determinada. Valeu o esforço!

Lendo a Bíblia Todos os Dias - XXVIII

Texto Bíblico para este Dia:
Gênesis 4.11-13
11 E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra.
13 Então disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.

Psicologia, Espiritualidade e Religião - A/0231

Psicologia, Espiritualidade e Religião
Religião pode ser compreendida pelo conjunto de dogmas, rituais, crenças que motivam as pessoas a entrar em contato com o sagrado, num determinado momento histórico e cultural.Interessante enfatizar que a religião faz com que o indivíduo tome adesão com o bem, tornando-se aliado da divindade. Aqui se detecta uma faceta íntima de cada um, procurando estabilizar-se na direção do bem.Já espiritualidade está voltada para a auto-realização do ser humano à medida que percebe sentido para a sua vida. Perceber novos sentidos para a vida é transcender-se. Transcendência é estar diferente do estado anterior, é crescimento, são mudanças.Transcendência é a consciência de integração, com o sentir-se pleno e sensação de pertencer ao universo. É um espaço onde podemos encontrar algo que vá além dos sentidos. É caminho de auto-encontro. Busca de compreender a existência.Auto-encontro ou auto-realização faz com que a pessoa tenha condições psíquicas de contextualizar, compreender o processo vital no qual está inserido, tendo então uma vida significativa com respostas conscientes pautadas na razão íntima para viver.Razão íntima para viver é cultivar da especificidade íntima. Assim, a espiritualidade é vista enquanto função psíquica. Se a ciência psicológica tem como objeto auxiliar os seres humanos a perceber a especificidade íntima, então estará também contribuindo para a melhora da espiritualidade no âmago das pessoas.Percebe-se a relação entre a psicologia e a espiritualidade já que ambas tem também como objeto de estudo ajudar as pessoas a melhorar o estado emocional, a forma de estar no mundo, o como se relacionar com os outros e ademais, detectando sentidos e razões novas para viver.Este movimento em prol da busca de sentido promove saúde emocional, pois o fluxo emocional e dos pensamentos estará convergente para a auto-realização, o sentido pelo qual a pessoa se percebe e de adapta no e para o mundo.Vivenciando o sentido íntimo construído, agora não se sente mais inimigo do mundo, que é válido vivenciá-lo e alimentar-se dele, neste instante estará a psicologia juntamente com a espiritualidade promovendo saúde espiritual.A saúde emocional em conjunto com a saúde espiritual promove autoconsciência, libertação íntima constante ao ser humano. Decorre da conquista interior, que se reflete no corpo como resultado da harmonia íntima. A verdadeira saúde não se restringe apenas à harmonia e ao funcionamento dos órgãos, mas também contem o equilíbrio emocional, aspirações estéticas, culturais.Pode-se começar construir saúde integral refletindo sobre: onde e como me tornei em quem não sou? (Luiz Tadeu M. de Oliveira)

Pensamento - CCXVII

Apenas pelas palavras o ser humano alcança a compreensão mútua.
Por isso, aquele que quebra sua palavra atraiçoa toda a sociedade humana. (Michel de Montaigne)

Mensagem do Escritor - M/0300

Como Vivem os Formais
É conhecido o adágio popular “Há pessoas mais formais que carimbo de repartição pública”. A formalidade é praticada em pequena escala, por aquelas pessoas que se dizem perfeccionistas. Na informalidade está a maioria, por entender que a vida deve ser prática, sem tanta “ frescurite” na expressão popular. De um jeito ou de outro, formais ou informais, precisam viver com dignidade, acima de todos os conceitos humanos.Que tenha você uma semana de muita Paz e Harmonia!... (210206)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Gente Especial - Vânia

A Vice-Prefeita Vânia Parise atende Ernesto, da Colônia de Pescadores

Gente Especial - Joana

Joana para a Cultura Uma boa aquisição para a Cultura no Município de Naviraí.
Ela entende bem do assunto e pode desenvolver um bom trabalho para a cidade.

Ação Parlamentar - XI

PEC dos Vereadores
O ano legislativo começará na Câmara sob forte pressão para que 7.343 vagas de vereador sejam criadas imediatamente em todo o país. Além da eleição para a presidência da Casa, também está prevista para o próximo dia 2 de fevereiro, às 8h, uma manifestação dos beneficiados da chamada PEC dos Vereadores.

De acordo com Fábio Persi (PSC), um dos coordenadores do Movimento pela Recomposição das Câmaras Municipais, a expectativa é de que 10 mil pessoas compareçam ao Congresso para cobrar da Câmara a promulgação da proposta.

Outro defensor da promulgação da proposta é o atual presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Bento Batista da Silva (PTB). Vereador na cidade de Juranda (PR), Bento ressalta que a medida não trará nenhum aumento de despesas aos cofres públicos. “Não está se pedindo um centavo a mais.”

Repasses

Aprovada pelo Senado no final de 2008, a proposta não foi promulgada pela Mesa Diretora da Câmara, que alega que a proposição foi substancialmente alterada pelos senadores. No que diz respeito ao aumento do número de vereadores, Câmara e Senado concordaram. Contudo, a polêmica entre as Casas reside no repasse de recursos públicos para os legislativos municipais.

Enquanto os deputados aprovaram a redução em R$ 1,2 bilhão nos repasses anuais às câmaras – passando dos atuais R$ 6 bilhões para R$ 4,8 bilhões –, os senadores desmembraram esse item em uma outra proposta de emenda à Constituição (PEC), a chamada PEC paralela, que atualmente tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Como esse desmenbramento do texto, que já tinha sido aprovado integralmente pela Câmara, os senadores mantiveram os atuais repasses, o que gerou toda a polêmica entre as duas Casas.

O fato provocou atrito entre o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), e o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). O caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), que decidirá a questão após o recesso forense.

PEC paralela

Para o autor da PEC, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), a questão deve ser resolvida no Congresso. “O STF não tem o que dizer”, ressalta o deputado gaúcho, complementando que basta o Senado analisar a chamada PEC paralela, que trata do repasse às câmaras municipais, para encerrar a discussão. “Se for só para aumentar o número de vereadores, não é bom. Quero que seja promulgada a proposta integralmente”, pede Pompeo de Mattos.

O deputado do PDT avalia que o Senado deve a análisar da PEC paralela a partir do próximo mês, o que resolveria o impasse entre as duas casas. Mas Pompeu alerta para outra polêmica na proposta. A de que a real discussão diz respeito à data em que a medida será adotada. “Por que esperar quatro anos? Por que não começar a economia em 2010?”

Desgaste

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, lembra que houve uma reunião entre a entidade e membros do Senado antes de a matéria ir ao plenário daquela Casa. “Avisamos aos senadores que ia dar esse desgaste.”

Ziulkoski ressalta que a CNM defende a proposta da forma que foi aprovada pela Câmara e avalia que a questão principal não é a quantidade de vereadores nas cidades, que pode ser maior. O problema, segundo ele, são os custos das câmaras municipais. “É preciso diminuir os gastos com as câmaras”, afirma, lembrando que mesmo após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promover um corte de 8.481 vagas de vereador em 2004, as despesas com as câmaras aumentaram.

“Todo mundo está fazendo arrocho, e é preciso que as câmaras também façam”, afirma o presidente da entidade, em referência à crise econômica mundial.

Resposta ao Supremo

Chinaglia enviará ao Supremo na próxima semana a resposta sobre a recusa da Câmara em promulgar a PEC. Conforme ressaltou a assessoria do petista, a matéria precisa ser novamente analisada pela Casa, uma vez que o Senado alterou o mérito da proposta. “Essa é a posição unânime da Mesa”, explicou a assessoria da Presidência da Câmara.

Conforme já destacou Chinaglia, a promulgação da matéria – além de não diminuir os gastos com as câmaras municipais – poderia provocar uma enxurrada de ações na Justiça. Isso porque as regras das últimas eleições municipais não previam esses cargos extras nos legislativos das cidades brasileiras.

Tribuna do Povo - Nova Fase - VII

Nova Edição nesta quarta
Um edição muito bem elaborada do Jornal Tribuna do Povo circula nesta quarta-feira, trazendo enfoques interessantes de toda a região. De capa a capa, o material produzido é de muita qualidade, à altura de nossos leitores e clientes, que podem ter a certeza de ter vem mãos um ótimo produto. Leia e prestigie!

Caminhadas pela Vida - II

Adquirindo novos Hábitos
O hábito de fazer caminhadas é muito saudável. Já pude perceber no segundo dia da empreitada. Fizemos, eu e minha mulher, um trajeto um pouco diferente nesta manhã. Chegamos pertro do Lar dos Velhinhos. Encontramos no caminho alguns amigos, dentre eles, lembramos: a professora Bia Dias, a ir.Almerinda "Nia", Omar Hubner, Salatiel Zózimo e ainda Haroldo Cardoso. Começamos bem o novo dia.

Lendo a Bíblia Todos os Dias - XXVII

Texto Bíblico para este Dia:
Gênesis 4.8-10
8 E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
9 E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.

Se Você não tem Nada a agregar - A/0230

Se Você não tem Nada a agregar
às Pessoas, fique em Silêncio
A atitude mais difícil de ver na maioria das pessoas é a “perda” do seu tempo em escreverem, enviarem recados ou falarem coisas que na realidade não agregam absolutamente nada ao(s) ouvinte(s).
Elas podem ler milhares de bons artigos, mas se achar que não entendeu um ou não gostou da forma que foi escrita ou ainda faz com que a pessoa vista a “máscara” e ofenda seu ego ou vaidade, ele larga qualquer coisa importante que está fazendo para poder criticar....
A maioria sente-se poderosa quando critica alguma coisa ... nem que seja somente pelo fato de criticar ou prejudicar.
Eu chamo isso de “Frustração por não poder ser o que gostaria de ser”, porque não tem capacidade nem de fazer aquilo que achou ruim no outro.
Lógico que estas afirmações não servem para um número muito grande de pessoas sob a terra (pessoas que realizam alguma coisa que as fazem felizes, por menor que pareça aos olhos dos outros).
Deixamos clara a diferença entre a “Critica Construtiva” e a “Crítica por Frustração”.
Uma critica construtiva vem acompanhada de:
1. Interesse real pela melhoria do ser humano;
2. Amor e construção de algo melhor;
3. O querer do crescimento pessoal, espiritual, material, etc. do outro;
4. Admiração e confiança;
5. Real interesse pela pessoa e seu futuro;
6. Não ser lembrado pelas palavras amargas que disseram e sim pela construção de um ser humano melhor.
Não podemos deixar de citar aquelas pessoas que falam e elogiam tudo e todos, somente para serem aceitas, não estamos incluindo as pessoas denominadas “vaquinhas de presépio”, todo mundo olha e acha “bonitinha” mas incapaz de mover nada, nem sequer a si mesmo.
Nem também estamos citando as “pessoas positivas”, aquelas que amam a vida e vêem beleza em tudo, principalmente na natureza e nos seres humanos.
Estamos falando daquela pessoa que tenho certeza todos nós conhecemos em algum lugar e que tem atitudes típicas, e você até sabe o que irá te dizer sobre a roupa que você está usando, seu penteado de cabelo, sua viagem, sua vida, sua aparência, etc.
Geralmente nossas atitudes são entristecimento e ficarmos com as palavras em nossas mentes, próprio dos seres humanos... guardamos o ruim... o bom logo é esquecido.
Uma das mais importantes dentre as causas da atitude negativa das pessoas é a auto-estima baixa. Pessoas com baixa auto-estima não se esforçam em desempenhar bem seu papel perante a humanidade porque não acreditam que sejam capazes de fazê-lo. Portanto, tentam depreciar as pessoas à sua volta, criticando-as pelas costas ou mesmo pela frente para mostrar que seu desempenho não é pior que o delas.
Às vezes, a baixa auto-estima surge bem cedo na vida, em crianças que tiveram pais e professores excessivamente críticos. Uma vez plantada a semente, essas pessoas têm dificuldade para superar a sensação de inferioridade. Transformam a baixa auto-estima em um prognóstico que acaba se tornando realidade, devido ao fato de:
1. Se concentrarem em seus fracassos em vez de em seus sucessos.
2. Reivindicarem para si a responsabilidade pelos fracassos.
3. Sentirem que não exercem nenhum controle sobre os acontecimentos.
4. Se referirem a si próprios de uma forma depreciativa.
5. Se sentirem diferentes dos demais.
O que você pode fazer?
A arma mais poderosa da qual você pode lançar mão para mudar a atitude dessas pessoas é o reconhecimento dos méritos que possam ter. Destaque o que eles fazem bem, sendo específico. Frases vagas soarão falsas. Além disso, estimule essas pessoas seus pontos fortes.
È difícil, mas tente não levar para o lado pessoal, lembre-se que esta pessoa tem uma história de vida que você não conhece profundamente, pode ser até que conheça, mas o que há no fundo da alma das pessoas ninguém conhece realmente.
Concentre-se nos fatos, não na pessoa. Além disso, tente perdoar (sei que é difícil) Ficar remoendo palavras e atitudes passadas não contribui para aumentar a auto-estima de ninguém, incluindo a sua.
Por fim, se realmente não conseguir resultados, caso seja necessário, estimule estas pessoas a buscarem ajuda profissional.
“Se você se sente um fracassado, a culpa é somente sua... de ninguém mais, nem de Deus, porque ele respeita as nossas escolhas e principalmente nossos pensamentos”.
(Sandra Regina da Luz Inácio)

Pensamento - CCXVI

"Ninguém pode livrar os homens da dor, mas será bendito aquele
que fizer renascer neles a coragem para a suportar." (Selma Lagerlof)

Mensagem do Escritor - M/299

Sociável e Divertido
No mundo moderno, diante de tanta competitividade, é muito natural que haja interação entre as pessoas. Cara feia e inércia dificultam um melhor intercâmbio interpessoal. A condição de sociabilidade é fundamental, aliada ao senso de alegria, são fatores determinantes em nossa vida diária. Sociável e divertido: é assim que devemos ser, para conquistarmos mais amigos. A cordialidade, a delicadeza, o sorriso, o companheirismo e a amabilidade são gestos nobres, com os quais nos aproximamos das pessoas. É preciso contagiar o ambiente com uma palavra amiga, com a cortesia e sobretudo com atitudes carismáticas. Ser sociável e divertido é uma necessidade para quem quer ter carisma. (200206)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Gente Especial - Jairo e Amilton

Os Jornalistas Jairo de Lima Alves - Tribuna do Povo, de Mundo Novo, e Amilton Soares - Folha da Cidade, de Guarapari: um encontro amistoso na Cidade Capixaba

Gente Especial - Fernanda

Fernanda Cedaro, Chefe de Gabinete da Prefeitura de Mundo Novo

Gente Especial - Rosana e Equipe

Os Profissionais do Direito:
Luana Secco, assistente de serviços; Rosana Reche, advogada; e Glauber Maia, agente administrativo.
Departamento Jurídico
da Prefeitura de Mundo Novo

Gente Especial - Marta

A Assistente de Gabinete, Marta Gracielle, que vem dando um ótimo
atendimento aos que visitam o Gabinete do Prefeito Zé Roberto, de Iguatemi.

Tribuna do Povo - Nova Fase - VI

Equipe em Ação
A Equipe que faz Tribuna do Povo já prepara a edição que vai circular na quarta-feira em todas as cidades do Cone Sul. O dia está sendo bem movimentado, com a realização de importantes contatos, que possibilitará uma linda edição, a exemplo das anteriores, que circularam com absoluto sucesso. O projeto é ousado, apesar do momento conturbado em que estamos vivendo com os efeitos da crise internacional, que ameaça o nosso País, segundo alguns economistas.

Ação Parlamentar - X

Funções do Vereador
O vereador, de maneira geral, é o representante do povo. No exercício desta função, o vereador é o fiscal dos atos do prefeito na administração dos recursos do município expressos no orçamento. O vereador também faz as leis que estão dentro de sua competência, e analisa e aprova as leis que são de competência da prefeitura, do Executivo. Em resumo, o vereador recebe o povo, atende as suas reivindicações e é o mediador entre o povo e o prefeito.
COMO QUE O VEREADOR
FISCALIZA O PREFEITO?
O vereador pode e deve visitar os diversos órgãos da prefeitura, onde toma conhecimento de tudo. Ele pode, ainda, fazer os pedidos de informação ao prefeito por escrito. O prefeito não pode deixar de responder e tem um prazo de 30 dias. Se ele não responder estará cometendo uma infração político-administrativa e pode ser punido por isso.
COMO QUE UM VEREADOR
FAZ AS LEIS?
Através de usa assessoria, o vereador elabora e redige os projetos, apresentando-os, em seguida, em Plenário. Este projeto é declarado objeto de deliberação pelo presidente e manda abrir o processo. Em seguida, o projeto vai para as diversas comissões da Câmara e passa por duas votações. Depois disso, o projeto aprovado vai para o prefeito que pode sancioná-lo ou vetá-lo, ou nem um nem outro.
O QUE É UM PROJETO
VETADO OU SANCIONADO?
Depois de aprovado na Câmara, o projeto vai ao prefeito que pode vetá-lo, isto é, recusá-lo, ou sancioná-lo, isto é, aceitá-lo como Lei. Se o prefeito não veta ou não sanciona, o projeto é promulgado como Lei pela Câmara dez dias depois. Existem os projetos de resolução e o decreto legislativo: O projeto de resolução serve apenas internamente na Câmara, e o decreto Legislativo serve para prestar homenagens e suspender os efeitos de atos do executivo considerados lesivos ao interesse público.
O QUE É TRIBUNA LIVRE?
A Tribuna Livre é a oportunidade que a Câmara oferece aos cidadãos e cidadãs de se manifestarem em Plenário. Qualquer cidadão pode utilizar-se da Tribuna da Câmara para fazer a defesa ou manifestação sobre assuntos que não ofendam a moral e os bons costumes e nem atentem contra os poderes constituídos. O uso da Tribuna Livre obedece a uma série de regras fixadas, inclusive um tempo e tema pré-determinados junto à Mesa Diretora da Câmara.
UM VEREADOR PODE

PERDER O MANDATO?
Pode sim. O vereador pode perder o mandato de duas formas: primeiro, por faltar a mais de 2 terços das sessões ordinárias da Câmara no período de um ano; segundo, por usar mal o seu mandato na prática de atos de corrupção e faltar contra o decoro parlamentar. Há o caso, também, de o vereador renunciar espontaneamente ao seu mandato.
O VEREADOR TEM OBRIGAÇÃO DE ATENDER
FORA DO HORÁRIO DA CÂMARA?
A rigor, o vereador não tem obrigação de atender fora do seu horário de trabalho em Plenário. Isso pode ocorrer em circunstâncias especiais. Porém, o vereador, como agente político, sozinho ou acompanhado de seus assessores, pode e deve fazer o atendimento aos seus eleitores nos bairros, vilas e centro da cidade. O vereador, também, não é obrigado a ficar o tempo todo em seu gabinete como pensam muitas pessoas. Nem os seus assessores. Constitucionalmente o trabalho de um vereador e de seus assessores não se limita apenas ao Plenário ou ao prédio da Câmara.
O VEREADOR É OBRIGADO
A DAR DINHEIRO AO POVO?
Não. O vereador não tem obrigação e nem deve dar dinheiro a ninguém. O dinheiro que ele ganha é fruto do seu trabalho, numa determinada quantia fixada por lei e aprovada em Plenário. Se for de sua vontade, o vereador pode ajudar dando dinheiro em ocasiões de emergência, como faria qualquer cidadão. Dar dinheiro educa mal o povo, pode parecer esmola e o que é pior: pode caracterizar compra de votos, o que é proibido por lei.
AS SESSÕES DA CÂMARA
SÃO PÚBLICAS?
São públicas e o povo tem o direito de comparecer e assistir aos trabalhos dos vereadores em plenário. Afinal, o povo que elegeu os vereadores tem todo o direito de acompanhar o trabalho de seus representantes escolhidos para governar a cidade. Se o povo acompanhasse de perto a todas as sessões, seria um belo exemplo de participação popular e cidadania.
O QUE ACONTECERIA SE NÃO HOUVESSE

UMA CÂMARA DE VEREADORES?
Para quem gosta de ditadura seria excelente. Haveria uma economia de dinheiro, mas seria um grande prejuízo para a liberdade que assim estaria perdida. Uma Câmara de Vereadores como poder legislativo é a garantia de liberdade de um povo porque os seus representantes são escolhidos e eleitos pelo voto popular. A Câmara Municipal é a célula da democracia. É ela que evita, em primeira instância, o surgimento dos tiranos e dos ditadores.

Caminhadas pela Vida - I

As Caminhadas tiveram
Início neste Dia
Após um bom passeio, em viagem de férias, uma nova etapa de muito trabalho, com idéias e projetos para serem postas em práticas a partir de já.
Uma delas, fazer caminhadas, nas primeiras horas da manhã.

O Início, neste dia, saindo de minha residência, e percorrendo algumas ruas mais próximas. Eu e minha mulher realizamos o percurso, encontrando alguns amigos da cidade, dentre tantos: o Pr. Vitor Vilhargas e a professora Maria Dias. Foi muito boa a experiência, que certamente ajudará em nosso sistema metabólico, nos encorajando mais ainda para os desafios de cada dia.

Lendo a Bíblia Todos os Dias - XXVI

Texto Bíblico para este Dia:
Gênesis 4.5-7
5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

Uma Batalha Saudável - A/0229

Uma Batalha Saudável
A busca da felicidade exige uma luta feroz com nossos hábitos. Vencê-la , é uma necessidade, mas, para isto precisamos de motivação. Só ela leva ao crescimento. A própria palavra já nos dá uma pista: motiva-ação, ou seja, temos que estar motivados para poder agir. Se crescemos, estamos vivos,s eja física ou psicologicamente; se não estamos crescendo, poderíamos perfeitamente estar mortos, não faria diferença. Nunca ouviu esta expressão? -Fulano está morto, só falta deitar... Dizemos assim das pessoas amorfas, de mente pequenina, gente contraria à evolução. Motivação pelo crescimento é usar a energia vital em prol da felicidade e não ter de melhorar só porque cometeu um erro e quer consertá-lo. Esqueça a paralisia, fruto amargo das críticas e da auto-crítica minuciosa, e compreenda que ninguém é perfeito; muito menos você e eu. Estar sempre no controle: este é o “point”. Ter o dominio de si mesmo em cada momento da sua vida. Isto significa que é você quem controla seu destino. Você não tem que receber o pacote embrulhadinho prá presente; não tem que fazer esforço para se enturmar ou se adaptar ao mundo; em vez disso, escolha o seu mundo. As pessoas sempre procuram um bode expiatório para descarregar seus fracassos: são as circunstancias, foi a conjuntura, é culpa da crise, blábláblá... Acredite! Quem se sai bem neste mundo são as pessoas que abrem caminhos e criam as situações. No popular: as que transformam limões em limonadas. Quando Guilherme, o Conquistador, decidiu invadir e conquistar a Inglaterra, ao descer do barco já nas costas britânicas, caiu esparramado no chão; ora, sabemos como os normandos eram supersticiosos. Com certeza, desistiriam da empreitada, mas,Guilherme reagiu a tempo. Agarrou um punhado de areia, levantou-se sobranceiro e berrou:
-Assim como apanhei este punhado, vamos conquistar todo o território inglês. Venceu!
Talvez a gente não tenha “a marca de Caim”, dos conquistadores. Mudar a nossa maneira de pensar, sentir ou viver, não é fácil. Assim como um atleta treina o seu corpo durante anos, buscando a vitoria, temos que treinar a mente; não se muda conceitos de uma noite para o dia. Se você quer mesmo vencer suas paralisias tem que aplicar-se como um atleta e tomar a decisão de desaprender antigos conceitos auto-destrutivos. Tem que assumir o controle da sua mente, treiná-la e desenvolver novos modos de pensar. E, sobretudo, acreditar neles. O valor próprio não pode ser medido pelos outros. Você vale porque acredita que vale. Nunca se deixe levar por padrões alheios. Você, no comando!

Pensamento - CCXV

"O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior." (Alfred Montapert)

Mensagem do Escritor - M/0298

O Centro das Atenções
Existem grupos homogêneos e há aqueles heterogêneos. Grupos pequenos, médios e grandes: os que despertam muito interesse e também aqueles que têm pouca importância,quase inperceptíveis. Cada qual tem o seu valor, de acordo com posicionamentos adotados.Nesses grupos, destacam-se lideranças vivas, outras menos importantes. Líderes se evidenciam, passando a ser, então, o Centro das Atenções nas atividades desenvolvidas em seus respectivos grupos. É assim, e sempre foi assim, desde que o mundo é mundo. Naatualidade, diante de tantos conceitos, torna-se mais presente a influência de pessoas que se tornam célebres nesses segmentos. Transformam-se em líderes da maioria, sendo elas o Centro das Atenções. Você também pode ser um líder, adotando posições estratégicas em seu grupo. (190206)

domingo, 25 de janeiro de 2009

Gente Especial - Darci Thiele

Darci Thiele, ex-prefeito e atual vice-prefeito de Iguatemi, ocupando o cargo de Gerente de Desenvolvimento Econômico do Município.

Inveja, Fruto do Mal - P/0277

Inveja, Fruto do Mal

Desde o princípio, esse mal foi espalhado,
entre os irmãos chamados Abel e Caim;
eles queriam ser felizes, de lado a lado:
Caim se rebelou, a inveja que o fez assim.

Filhos benditos, de tão honrosa herdade,
um mau exemplo, enfim pelas mãos de um;
Abel só queria o bem, a pura verdade:
Caim encheu-se de ira de forma incomum.

O coração estava de ódio repleto, inveja!
a murmuração em seus lábios, presente;
Caim, perdendo o controle, na peleja,
contraria o Criador, foi muito incoerente.

Covarde, fez do irmão Abel a vítima fatal,
sem pensar nas consequências, na vida.
Tudo pela ganância, um suicida animal,
deixa rastro de sangue, grande ferida!...

Abel e Caim são figuras do velho mundo,
Abel, o fruto do bem; Caim, o fruto do mal.
a lição perdura por essse golpe profundo:
pela inveja, o criminoso deixou um sinal.

27.01.2009 - Jairo de Lima Alves

Tribuna do Povo - Nova Fase - V

Ação Parlamentar - IX

Funções do Deputado Estadual
Cabe ao deputado estadual legislar e vigiar as leis e dogmas constitucionais do estado, podendo propor algumas alterações, emendas, etc. à Constituição do estado. Entre outras funções, ele é o representante estadual popular.
Eleito por voto direto e secreto, e empossado pelo sistema misto do mais votado, maioria de votos e legenda partidária, a qual elege maior número de deputados estaduais. O código eleitoral permite que ele ao decorrer de seu mandato mude de partido.

Viagem de Férias - Umuarama/Mundo Novo

"Níver" de Valentina e Ataíde Culto de Agradecimento
no Templo da Assembléia de Deus
em Mundo Novo.

Congraçamento em Família: Umuarama

Lendo a Bíblia Todos os Dias - XXV

Texto Bíblico para este Dia:
Gênesis 3.24;4.1-4
24 E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
1 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
2 E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.

Nossa Programação - A/0228

Nossa Programação nos Cria
Novos Pontos de Vista
Todos temos tesouros em nossas vidas. Alguns os aceitam e usam, a maioria deixa o melhor de nós mesmos enterrados em algum lugar.
O cérebro simplesmente registra o que recebe.
O cérebro faz apenas o que lhe foi designado.
O cérebro não se importa com o caminho que você escolhe.
Qualquer pessoa que tenha tido uma conversa consigo mesmo, tenha certeza de que está vivendo os resultados dela diariamente. Todos nós reunimos pensamentos, crenças e idéias sobre nós mesmos.
Qualquer informação apresentada à mente subconsciente está sempre ligada, e é afetada por informação previamente estocada. Subconsciente é um mecanismo neutro que responde à informação sem levar em consideração, subjetivamente, sua precisão ou valor.
A mente subconsciente não conserva pontos de vista ou preferências, a não ser os que recebe como resultado de sua programação.
A força da programação é influenciada pelo número de vezes que informação igual ou semelhante é apresentada.
A força da programação é influenciada pela importância percebida da fonte do programa.
A força da programação é influenciada pela quantidade de emoção associada com o programa.
A mente subconsciente tentará, sempre, agir de acordo com seu programa operativo dominante.
O cérebro possui uma espécie de magia mística e pode fazer qualquer coisa.
A mente subconsciente, por si só, não se importa com o que você lhe conta. Não tem o menor interesse em descobrir o que é certo e o que é errado.
O Subconsciente não julga valores
A mente subconsciente não diferencia entre realidade concreta e realidade imaginada. Mas isso explica por que pode mudar a programação.
Dê uma programação mais forte à sua mente, e ela agirá de acordo com o novo programa em lugar do antigo. O programa mais forte vence. A força da programação é influenciada pelo número de vezes que informação igual ou semelhante é apresentada.
Quanto melhor a fonte, melhor a programação.
Eventos que criam emoções chamam sua atenção.
Acrescente vida e emoção a própria programação.
Nossa programação nos cria novos pontos de vista.
Pontos de vista determinam nossas atitudes.
Atitudes criam nossos sentimentos.
Sentimentos determinam nossas ações.
Há etapas de autocontrole que são etapas naturais de mudança. A etapa um é onde cada pensamento ou autodireção inicia sua jornada. A etapa dois é onde você reconsidera seu caminho, avalia ser progresso e torna a examinar o mapa ao longo do caminho.
Sua conversa consigo mesmo fixará sua direção, lhe dará um quadro de seu destino, e o encorajará e motivará durante a caminhada.
Reprogramar a mente subconsciente através do uso de frases expressas, de autodireção.
Três quartos de autoprogramação que acreditamos ser natural, é inconsciente, tem origem fora de nós e trabalhar contra nós.
Ajuda a repetir certas frases da conversa consigo mesmo para seu ego, com tal freqüência, que essas frases se tornam modelos automáticos para o resto de sua conversa...
A conversa consigo mesmo não é positiva ou negativa, mas sim uma declaração específica de orientação que você dá à sua mente subconsciente.
Por natureza, tendemos a seguir a trilha de menor resistência.
A trilha mais livre é também a melhor trilha a seguir.
Os benefícios mais importantes – quase como dádivas, para você, de seu ego que chegam à sua porta quando você menos as espera.
Somos capazes de nos tornar o que resolvemos ser.
Compreendemos o efeito que nossas palavras podem ter sobre os outros, a monitorar e censurar o que dizemos a outra pessoa.
Como podemos analisar outras pessoas.
Seus sucessos criam mais sucessos.
Quando começar a avisar seu subconsciente de que fala sério, ele agirá para colocar as novas programações em andamento.
Lembre-se de que o cérebro humano destina-se a nos ajudar a funcionar o melhor possível. Do contrário, não teríamos a tendência nata de “melhorar” tudo que desejamos.
No intimo, que por alguma razão estamos “programados” para o sucesso e não para o fracasso. Estas novas autodireções começam a criar uma reação em cadeia de resposta. O progresso que você iniciou começou a crescer por conta própria.
A primeira etapa de controle do seu ego leva apenas dias. A segunda pode ser estimada em semanas ou meses, os benefícios que ocorrem na terceira etapa do autocontrole duram anos. Livra das limitações com que vivemos no passado.
Responsabilidade pessoal.
Independência.
Autocontrole.
É o autocontrole que nos permite carregar os pensamentos, emoções e ações seguramente em nossas mãos, sem que ninguém mais tenha controle sobre nós.
Não há vergonha em fracassar no processo de se esforçar para fazer algo da melhor maneira possível. A liberdade de fracassa é a liberdade de aprender;é a liberdade de vacilar sem perder de vista o objetivo.
A auto-estima vem com o domínio:
Mude as palavras para satisfazer suas necessidades.
Não nascemos com nossos pontos de vista e tendências – nós os adquirimos.
Mude as palavras, mas as mantenha no tempo presente.
Guarde alguns pequenos sucessos em silêncio e depois busque mais.
Alcançar um objetivo de cada vez.
Se quiser mudar o seu futuro, precisa primeiro voltar, reviver os problemas passados de forma a classificá-los, compreendê-los e livrar-se deles.
O cérebro humano não conhece a diferença entre uma experiência real e uma experiência criada ou recriada na mente.
Em vez de reviver seu passado antecipe seu futuro.
Cuidado com o que quer da via – provavelmente conseguirá.
Se existe alguma coisa de seu passado que sabe que deveria enfrentar – enfrente-as – e depois feche o arquivo e dirija sua química mental para outra coisa.
Você não pode assumir responsabilidade pelas ações de outra pessoa, mas pode assumir responsabilidade por tudo que você acrescenta à situação.
A capacidade de perdoar é sempre precedida pela capacidade de aceitar.
É responsabilidade sua controlar o que pensa e sente.
Você não tem o direito de resolver mudar as outras pessoas apenas para conveniência sua.
Mas há uma diferença importante entre ajudar os outros e tentar viver sua vida no lugar deles. A base de todo o autocontrole é aprender a assumir responsabilidade por nós mesmos.
Todos somos beneficiados ao ouvir coisas boas sobre nós mesmos e sobre os outros membros da família com que vivemos.
Exatamente como nos disseram que os olhos são os espelhos de nossas almas. Viemos a reconhecer que somos o que pensamos.
São as palavras que damos a nós mesmo que determinarão, sempre, a maneira como pensamos. São as palavras que damos a nós mesmos que determinarão, sempre, a maneira como vivemos.
Se pode ser feito – Eu posso fazê-lo.
Sei que o mundo está cheio de oportunidades.
Eu queria fazê-lo; eu tomei a decisão de fazê-lo; tornei-o parte do meu plano; e o fiz!
Porque funciona melhor estabelecer apenas alguns objetivos de cada vez – não mais do que três ou quatro para começar – lê-los uma vez ou duas não deverá levar mais que poucos minutos.
Aprender a assumir responsabilidade pessoal por cada um dos seus pensamentos e ações é um dos principais ingredientes em todo desenvolvimento pessoal.
Assumo total responsabilidade por tudo que me diz respeito – mesmo pelos meus pensamentos. Sou o autor do meu próprio roteiro.
Aprender a dizer não é aprender a confiar em seu próprio julgamento.
Vivo minha vida por escolha, não por acaso.
Determinação e força de vontade.
Determinação de atingir seu objetivo talvez seja o fator decisivo do seu sucesso.
Nada que vale a pena é ganho de graça.
Nunca conheci um homem ou mulher consciente, bem-sucedido, autocontrolado que não fosse também um bom ouvinte.
Confiem em mim. As pessoas podem confiar em mim em qualquer relacionamento. Gosto de dar, mas também gosto de receber.
A pessoa que sabe que merece mais do que a vida tem a oferecer, quase sempre se encontra ganhando mais.
Concordar com o seu ego que o dinheiro – ou os benefícios que ele pode criar – é bom, valioso, e um resultado natural dos seus esforços.
Concordar com o seu ego que deseja trabalhar pelo que conseguir. Quase nunca há uma recompensa financeira em longo prazo sem um compromisso em longo prazo e trabalho árduo.
Gosto da vida e aproveito suas riquezas e recompensas. Sou bom para a vida – e ela é boa para mim.
As suas decisões são suas opções na vida.
Tudo que você faz é o resultado de usa decisões. Mas a vida que você leva diariamente não tem de ser um espectador. Você é o jogador, e tem a opção de jogar.
Suas decisões não têm de ser sempre acertadas. Todo mundo comete erros ao longo do caminho. Assumo plena responsabilidade por toda decisão minha.
Enquanto algumas pessoas são abençoadas com um projetor interno de cinema que cria, literalmente imagens mentais em terceira dimensão, outras tem dificuldade em criar imagens visuais com facilidade e clareza.
Prestar atenção às circunstâncias de sua vida é essencial para o autocontrole.
Uma das razões por que as pessoas começam, muitas vezes, a se sair melhor física ou mentalmente quando tem esperança é que a “esperança” inspira a “crença”.
Ter esperança cria uma nova sensação de crença e, em muitos casos, um novo sentido de determinação. Em vez de aceitar o desespero da futilidade, crie a esperança da possibilidade.
Se quer ajudar a outra pessoa, ou se quer apenas evitar seu negativismo, Terá de certificar-se, primeiro, que sua casa está em ordem, que sua atitude é otimista, bem disposta e pronta para agir.
Imagine o que poderíamos conseguir, na verdade, se nunca tivéssemos temido o fracasso.
Organizar-se é uma arte. É uma habilidade que quase todo mundo pode aprender, e não é difícil. Mas se organizar também é um “estado de espírito”.
Não adie as coisas.
Aceito somente as responsabilidades que poderei cumprir. Concordo em fazer apenas o que sou capaz. Comigo, um acordo feito tem de ser cumprido.
Seu tempo é um dos três recursos mais naturais quer você tem a oferecer. Os outros dois são sua energia e sua mente.
O controle do tempo é, na verdade, o controle de suas prioridades.
Por qualquer razão – sobrevivência da espécie ou desenvolvimento espiritual – todos nasceram para “progredir”. Isso é um fato biológico.

Pensamento - CCXIV

"Ama e faz o que quiseres. Se calares, calarás com amor; se gritares, gritarás com amor; se corrigires, corrigirás com amor; se perdoares, perdoarás com amor. Se tiveres o amor enraizado em ti, nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos." (Santo Agostinho)

Mensagem do Escritor - M/0297

Método de Trabalho
Criar oportunidade, adotar princípios, estabelecer metas, gerenciar negócios. Estas normas podem perfeitamente evidenciar mudanças de comportamento, que influenciam diretamente as regras e condutas nas jornadas de trabalho. Há momentos de dúvida, de perplexidade, quando se faz necessário parar um pouco. Na nova arrancada, a adoção de novo método de trabalho contribui para a melhoria no atendimento globalizado. Esse novo método gera satisfação no ser, pois começa ele ver os resultados. Em síntese, a mudança é ideal para que as metas sejam atingidas no contexto do novo método de trabalho. (190206)