segunda-feira, 30 de abril de 2012

Personalidade: Dona Canô


Claudionor Viana Teles Velloso (Santo Amaro da Purificação, 16 de setembro de 1907[1]), mais conhecida como Dona Canô, é uma cidadã baiana centenária. Mãe de seis filhos, entre eles os músicos Caetano Veloso e Maria Bethânia, sendo duas criadas, é viúva de José Teles Velloso (Seu Zeca), funcionário público dos Correios, falecido em 13 de dezembro de 1983, aos 82 anos. Considerada uma das mais ilustres cidadãs de Santo Amaro da Purificação, teve publicadas suas memórias no livro “Canô Velloso, lembranças do saber viver”, escrito pelo historiador Antônio Guerreiro de Freitas e por Arthur Assis Gonçalves da Silva, falecido antes do término da obra. Dona Canô tambem é cantora, e fez grandes cantos religiosos. Aparece em alguns vídeos na internet, cantando com os filhos.


Misticismo

As sete Palavras e as
sete Dores de Maria


As Palavras - Nos Evangelhos Maria faz uso da palavra por sete vezes, três delas dirigidas ao Anjo da Anunciação, o Magnificat em resposta a Isabel, duas dirigidas ao seu Filho e uma só e última vez dirigida aos homens (aos servos das bodas de Caná) conservada com todo o valor de um testamento.

Na Anunciação: Como poderá ser isto, se não conheço varão? (Lucas 1:34). "Eis aqui a serva do senhor, faça-se em mim, segundo a Tua palavra (Lucas 1:38); Na Visitação: "A minha alma engrandece o Senhor." (Lucas 1:46-55); Jesus entre os doutores: "Filho, por que fizeste isto conosco? Eis que teu pai e eu te procurávamos angustiados." (Lucas 2:48); Bodas de Caná: "Não têm mais vinho"... (João 2:3). "Fazei tudo o que Ele vos disser" (João 2:5).

As Dores - A historiografia de Maria colhe uma tradição fundada nos evangelhos que venera as suas Sete Dores, são sete momentos da sua vida em que passou por sofrimento humano notável.

Primeira dor: a Profecia de Simeão; Segunda dor: a Fuga para o Egito; Terceira dor: Jesus perdido no Templo; Quarta dor: Maria encontra o seu Filho com a cruz a Caminho do Calvário; Quinta dor: Jesus morre na Cruz; Sexta dor: Jesus é descido da Cruz e entregue a sua Mãe; Sétima dor: o Corpo de Jesus é sepultado.


Misticismo

Os anos ocultos de Jesus


Os Cristãos foram privados de conhecer os mais importantes anos da vida de Jesus. Ninguém sabe de que forma Ele se preparou para a sua Missão. É totalmente desconhecido seu esforço e dedicação, nos estudos, sua humildade e disciplina.
 
Jesus nasceu no ano 8 antes de Cristo. Aos dois anos, foi levado para o Egito, e de lá foi levado por seu tio-navegador – José de Arimatea, às Ilhas Britânicas, onde os Druídas tinham uma Universidade.

Depois que Jesus fez 12 anos, seu pai, José, fez a passagem e seu tio, José de Arimatea, tomou conta dele.

Depois dos 12 anos, Ele foi para o Oriente Médio. Dos 14 aos 28 anos, passou no Mosteiro de Hims, no Himalaya – Nepal, onde estudou com os Monges budistas, atingiu o domínio da língua Nepale e estudou também os Vedas.

Foi um crime dos ortodoxos esconderem este exemplo de vida, dedicação e estudo das leis cósmicas. É uma mentira dizer que Jesus nasceu pronto, nasceu Deus, embora Ele já tivesse uma alma muito evoluída e preparada para esta grande missão na Galiléia.

Jesus esteve também em Luxor, estudando com os Mestres e ao chegar, já com muito conhecimento, disse humildemente:“Quero começar do princípio”

De 27 a 28 anos, Ele deixou o Mosteiro de Hims e foi pregando pelo Caminho. Aos 29 anos, retornou à Palestina.

A MISSÃO DE JESUS


Após 2000 anos, a Humanidade começa a perceber que a missão de Jesus até agora não foi compreendida. É da maior relevância que todos os cristãos, judeus, mulçumanos, hinduístas e membros de todas as religiões entendam a missão de Jesus.

Ele veio trazer luz, sabedoria, conhecimento e exemplo para todos os filhos de Deus, não importando qual seja a raça, cor ou religião.

A crucificação dEle é vista como sacrifício, a missão como única e sua filiação divina como maior do que todas as outras, enquanto que para Deus, todo filho é um com o Pai; Deus não tem filhos favoritos.

O Caminho da Cruz é relativo ao encontro entre Deus e o Homem que está no processo de atingir a perfeição e a ascensão na Luz, tal como Jesus atingiu.

A Senda que leva a Deus não é um sacrifício, mas sim um sagrado ofício, um sacramento.

No final do Evangelho de João, ele diz: “Se todas as palavras que Jesus disse forem escritas eu suponho que o mundo não seria suficiente para conter todos os livros”.

No Livro de Atos, Jesus ensinou seus discípulos por 40 dias após a ressurreição sobre coisas do Reino de Deus. Essas coisas que Jesus falou a seus discípulos não foram transmitidas. Os mistérios não foram ensinados.

É esse conhecimento que as Igrejas ortodoxas suprimiram. Princípios importantes da Lei Cósmica que são verdadeiras chaves para a compreensão dos ensinamentos.

No Evangelho de Marcos, lemos que Jesus falava em parábolas com a multidão, mas que expunha todas as coisas para seus discípulos quando estavam a sós. Ele não tinha mistérios para seus apóstolos e, no entanto, este conhecimento foi negado à Humanidade.

O Mestre Ascenso Jesus, o avatar da Era de Peixes, o Príncipe da Paz, o Verbo Encarnado, aquEle que personificou o Cristo Universal, deveria ter sido seguido pelas crianças de Deus na dispensação de 2000 anos da Era de Peixes.

Aquele que realizou a plenitude do Cristo pessoal, veio revelar o Cristo pessoal para toda a Humanidade e mostrar as obras do Pai.

Jesus veio ensinar-nos o Caminho do Cristo encarnado, não apenas em si mesmo, mas como herança de todo filho e filha de Deus que quiser seguir Seu exemplo.

EU SOU – Deus em mim é o Caminho, a Verdade e a Vida.

EU SOU O QUE EU SOU – Deus que habita em cada coração é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Cristo em grego significa “Ungido”. Todo filho de Deus é ungido e sacralisado com a Luz do Cristo, como uma semente embrionária de divindade.

Esta foi a sua missão: mostrar à Humanidade como agir para expandir a Luz e personificar o Cristo Universal.

Mensagem do Escritor - M/01601

A Gratidão


Ao agradecer por alguma coisa negativa que esteja acontecendo ou mesmo por um mau pensamento que está na mente, a pessoa nega o negativo, tornando-o em energia positiva em seu favor. É nesse ponto que os milagres começam a acontecer. A partir daí, toda forma de gratidão é importante para uma vida melhor. Quanto mais agradecemos pela abundância, mais abundância fluirá em nosso benefício. E, desta forma, os anjos podem manter um contato conosco, nos comunicando as melhores mensagens que precisamos. Então, é necessário agradecermos tudo em nossa vida, mesmo quando não tivermos tanta certeza de que o momento é de gratidão. Ao abrir os olhos pela manhã, devemos agradecer pelo repouso; de iguam maneira, ao nos deitarmos, façamos o mesmo. Durante as refeições não custa muito curvarmos a cabeça agradecendo ao Senhor de nossa Vida. Agredecer é um espantoso processo, pelo qual a bênção será constante em todos os nossos dias. (300412)

A Bíblia Diz...

"O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum
que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas,
enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe:
Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem
ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia
era sábado." (João 5:7-9)

domingo, 29 de abril de 2012

Sabedoria Popular

O silêncio é, às vezes, o que faz
mais mal quando a gente sofre.

Sabedoria Popular

Errar é bom, desde que não se torne um hábito.

Pensamento - VCDXLV - 5445

"A nossa vida em grande parte compõe-se
de sonhos. É preciso ligá-los à ação." (Anais Nin)

Pensamento - VCDXLIV - 5444

"As recordações são aquilo que nos aquece
a alma.Mas também despedaçam o nosso
coração." (Haruki Murakami)

Pensamento - VCDXLIII - 5443

"A passagem do tempo deve ser uma conquista
e não uma perda." (Lya Luft)

Misticismo

João, o Discípulo Amado

Um dos 12 e o mais jovem das apóstolos de Cristo e nascido em Batsaida, na Galiléia, autor do Quarto Evangelho e conhecido como o discípulo que Jesus amava, o único apóstolo que acompanhou Cristo até a morte na cruz, ao lado de Maria, ocasião em que lhe foi confiada a tarefa de cuidar da mãe de Jesus. Filho do também pescador Zebedeu e de Salomé, uma das mulheres que auxiliavam os discípulos de Jesus, juntamente com o irmão mais velho, Tiago o Maior, trabalhava também como pescador no lago de Genezaré, quando foi convidado a seguir Jesus, logo depois de Pedro e André. Com seu irmão, juntamente com Pedro e André, foram os discípulos privilegiados e participaram do círculo mais íntimo do Mestre. Presenciaram a ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração de Jesus na montanha e sua angústia no Getsêmani. Os dois foram os únicos apóstolos que ousaram pedir a Cristo que lhes fosse dado sentar um à direita e outro à esquerda. Da resposta de Jesus "do cálice que eu beber, vós bebereis" deriva a suposição de que os dois se distinguiriam dos demais pelo martírio. Viveu ainda mais de 70 anos depois da morte de Jesus. Esteve em Jerusalém no ano 37 e depois por ocasião do Concílio dos Apóstolos, que se realizou em Antióquia. Após as perseguições sofridas em Jerusalém, transferiu-se com Pedro para a Samaria, onde desenvolveu uma intensa evangelização. Mudou-se para Éfeso em 67, onde viveu o resto de sua vida, morreu e foi sepultado. A partir dessa cidade, dirigiu muitas Igrejas da província da Ásia e foi ali que escreveu o Quarto Evangelho, o último dos Evangelhos canônicos, e as Epístolas, três cartas aos cristãos em geral. De acordo com os Atos dos Apóstolos, quando acompanhou Pedro na visita aos Samaritanos, com ele foi convencido por Paulo a desistir da imposição de práticas judaicas aos neófitos cristãos. Durante o governo de Domiciano (81-96), foi exilado (93-97) na ilha de Patmos, no mar Egeu, onde escreveu o Livro do Apocalipse ou Revelação, que é o derradeiro livro da Bíblia, e narrou as suas visões e descreveu mistérios, predizendo as atribulações da Igreja e o seu triunfo final. O seu evangelho difere dos outros três que são chamados sinóticos ou semelhantes, pois a sua narrativa enfoca mais o aspecto espiritual de Jesus, ou seja, a vida e a obra do Mestre com base no mistério da encarnação: o verbo feito carne e veio dar a vida aos homens. Foi o apóstolo da elevação espiritual, mais inclinado à contemplação que à ação. De acordo com Clemente de Alexandria, ordenou bispos em Éfeso e outras províncias da Ásia Menor. Ireneu afirmou que os bispos Policarpo e Papias foram seus discípulos. Os primeiros fragmentos dos escritos Joanitas foram encontrados em papiros no Egito datando de princípios do segundo século, e muitas escolas acreditam que ele tenha visitado estas áreas.

Misticismo


O Exemplo de Jesus

É bom assimilar esta Verdade: Pare um pouco e pense como você tem reagido às situações desagradáveis do seu dia a dia. Ficou com mágoa, ressentimento, rancor, tristeza, sentimento de vingança, retaliação ou apatia? Ele não. O Mestre Jesus não gastava sua energia com sentimentos negativos.

Sabedoria Popular

Agarra um cão pelas orelhas quem
se mete em briga alheia.

Pensamento - VCDXLII - 5442

"A afeição ainda resolverá os problemas
da Liberdade; Aqueles que se amam
tornar-se-ão invencíveis.” (Walt Whitman)

Pensamento - VCDXLI - 5441

Mensagem do Escritor - M/01600

A Vida, o Bem Maior


A Vida, como se manifesta no conjunto da Criação, é sempre ativa. Ela procura construir formas de maneira contínua e mais adaptadas aos seus desígnios, sabendo que, no mais profundo de si mesma, que nada pode ser construido na inatividade. Isto porque a inatividade não é um estado natural do Ser Humano, e torna-se um instrumento de discórdia quando o homem se submete a ela. A Vida deve sempre estar a serviço do bem e a ela deve-se dar um total investimento para que se torne cada vez melhor. O poeta dizia que "vida mal vivida não é vida, é desvida." Esta deve ser a razão que leva milhões de criaturas à incessante luta para a Preservação da Vida. Os nossos Mestres do passado nos advertiam no sentido de cultivarmos jardins, e plantando árvores frutíferas, os seus frutos produzem Vida, que por sua vez nos ajudam também a cultivar a nossa própria Vida. (300412)

A Bíblia Diz...

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para
todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer,
e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar
o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo
de derrubar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo
de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo
de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder;
tempo de guardar, e tempo de lançar fora; tempo de rasgar,
e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra,
e tempo de paz." (Eclesiastes 3:1-8)

sábado, 28 de abril de 2012

Personalidade: Teixeirinha



Vítor Mateus Teixeira, mais conhecido como Teixeirinha, (Rolante, 3 de março de 1927Porto Alegre, 4 de dezembro de 1985) foi um cantor e compositor brasileiro, também conhecido como o "Rei do Disco", pelos recordes de vendas de discos que consegue até hoje, mesmo já falecido. Teixeirinha teve uma infância difícil, especialmente por ter perdido aos sete anos o pai, um carreteiro, e aos nove anos a mãe, em um incêndio. Em 1960, Teixeirinha estoura nas paradas de sucesso com a música "Coração de Luto", que descreve sua triste infância e principalmente a morte trágica de sua mãe. O lançamento de "Coração de Luto" tornou-se sucesso nacional, pois vendeu milhões de cópias e se tornou um dos singles mais vendidos da história da música mundial. "Coração de Luto" chegou a ser regravada por diversos intérpretes, entre eles, a dupla sertaneja Milionário & José Rico, com uma roupagem sertaneja. Em 1961 conheceu em Bagé a cantora Mary Terezinha, que se tornou sua efetiva companheira. Atuou também no cinema, sendo que o filme Coração de Luto, de 1967, era uma autobiografia. Teixeirinha foi um típico músico da linha mais popular da música gaúcha, tendo-se tornado, em seu tempo, um ícone do estilo. Uma de suas canções mais famosas é "Querência Amada", que em sua introdução possui uma dedicatória ao pai e acabou se tornando um hino informal ao Rio Grande do Sul.


Avante eu Vou - Hino CCB

http://youtu.be/ofXf6kD4T8k

Aos Pés do Homem - Tião Carreiro

Aos Pés do Homem
(Letra de Tião Carreiro e Pardinho)


Deixei distante a família pra vir a Brasilia
Senhor Presidente! Conduzido por um tema
de um sério problema que acaba com a gente;
minha bagagem é o fracasso, mas trago um abraço
dos amigos meus. Deixei toda a Santaiada e
fiz a jornada pra falar com Deus.


Por não marcar audiência com sua Excelência,
se eu for barrado, alguns dos seus constituintes
que são meus ouvintes transmitam o recado.
Não peço terra de graça, mas que algo faça...
pra isso é que eu venho: or uma ajuda de custo,
não sei se é justo perder o que eu tenho.


Quando eu colhi meu café, eu pensei até
em ser bom começo .Mas como foi tabelado,
eu fui obrigado a vender no seu preço !...
Somente as terras que haviam dei por garantia
num financiamento..  foi quando veio a geada e
na área plantada colhi dez por cento.


O banco quer minhas terras, já tombei na guerra
na luta roceira; pra salvar meu futuro,
que o Senhor procuro por minha trincheira ...
Mesmo o gerente do banco mostrava ser franco 

e meu grande amigo! Com esta queda maldita
agora ele evita de falar comigo.


Minha herança da roça é esta mão grossa
que trago por prova. Creia, Senhor Presidente,
ser eficiente a República Nova!...
Pensava em ser tão feliz e tudo eu fiz
Pra não perder o nome... mas minha fé me alicerça
com esta conversa aos pés do homem.

Pensamento - VCDXL - 5440

"Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver
apesar de todos os desafios, incompreensões
e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser
vítima dos problemas e se tornar um autor
da própria história." (Fernando Pessoa)

Pensamento - VCDXXXIX - 5439

"Sob a direção de um forte general, não
haverá jamais soldados fracos." (Sócrates)

Pensamento - VCDXXXVIII - 5438

"Às vezes penso que o coração das pessoas
é como um poço sem fundo. Ninguém sabe
o que se encontra no seu interior." (Haruki Murakami)

Pensamento - VCDXXXVII - 5437

"Os tristes acham que os ventos gemem; os alegres
acham que eles cantam." (Zalkind Piatigorsky)

Mensagem do Escritor - M/01599

Hora de Recomeçar 


Sempre é tempo de recomeçar. Podemos abrir
novas portas em qualquer situação, conhecer
novos lugares, novas pessoas e ter outros sonhos.
É preciso sempre renovar os propósitos,
renascendo para a vida para alcançar a felicidade
desejada. Vamos deixar de considerar os ferimentos
que alguém nos fez, porque estamos vivos.
Alguma coisa pode ter nos faltado, mas podemos
conquistar todas as coisas. Não podemos ficar
preocupados com as traições com que fomos
atingidos, porque é nossa a vitória. Não podemos
ficar lamentando pelas desditas, porque precisamos
ser fortes nestes momentos. A dor pode nos assolar,
mas precisamos vencê-la pela fé. O mundo está
cheio de novas oportunidades, razão pela qual jamais
devemos ficar prostrados. A vida se enche de novidades,
e assim, prossigamos a viagem... (280412)

Pensamento - VCDXXXVI - 5436

"Nenhum divertimento é tão barato como ler;
nenhum prazer dura tanto." (Mary Wortley Montagu)

Pensamento - VCDXXXV - 5435

"O essencial na educação não é a doutrina
ensinada, é o despertar." (Ernesto Renan)

Pensamento - VCDXXXIV - 5434

"O homem sensato se adapta ao mundo; o insensato insiste
em tentar adaptar o mundo a si mesmo." (Bernard Shaw)

A Bíblia Diz...

"E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção
ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares
delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR
teu Deus, e te converteres ao SENHOR teu Deus,
e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno
hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda
a tua alma, então o SENHOR teu Deus te fará voltar
do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te
dentre todas as nações entre as quais te espalhou o SENHOR
teu Deus." (Deuteronômio 30:1-3)

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pensamento - VCDXXXIII - 5433

"O humorismo revela o lado sério das coisas tolas
e o lado tolo das coisas sérias." (Alberto Cantoni)

Pensamento - VCDXXXII - 5432

"Em todo decurso da vida ninguém deve afastar-se
da reta da consciência nem sequer uma unha,
por pouco que seja." (Marco Túlio Cícero)

Sabedoria Popular

O principal na vida não é o conhecimento,
mas o uso que dele se faz.

Pensamento - VCDXXXI - 5431

"Ninguém deve cometer a mesma tolice
duas vezes. A possibilidade de escolha
é muito grande." (Jean-Paul Sartre)

Pensamento - VCDXXX - 5430

"Os grandes momentos da vida vêm por si mesmo.
Não tem sentido esperá-los." (Thornton Wilder)

Pensamento - VCDXXIX - 5429

"A saudade é o bolso onde a alma guarda
aquilo que ela amou e perdeu." (Rubem Alves)

Pensamento - VCDXXVIII - 5428

"O Grande Eu Sou há de interferir em questões
importantes que o Homem não pode resolver pela
sua própria força." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCDXXVII - 5427

"A politicalha é nociva à sociedade,
mas a Política de Construção como
a Arte de Governar, é benéfica."
(Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCDXXVI - 5426

"Ao surgir um pequeno impecilho, eis que se esvai
a esperança de concluir a tarefa inacada, mas de lutar
ninguém pode desistir." (Jairo de Lima Alves)

Artigo: O Auxílio Divino - A/01162

O Auxílio Divino vale
para todas as Ocasiões


Não vale usar em vão o nome de Deus, como muitos fazem, com o objetivo de demonstrarem uma falsa espiritualidade. Não são poucos os que, na convivência diária, se utilizam de meios espúrios, até mesmo citando organizações religiosas e filosóficas a que pertencem, para ludibriar as pessoas, enganando-as de forma vergonhosa. Isso ocorre com frequência porque infelizmente a maioria é desprovida de conhecimento para livrar-se do chamado laço do “passarinheiro”.

O auxílio divino é fundamental em todas as ocasiões, nos bons e nos maus momentos, mas é dele que precisamos mais ainda, quando surgem os imbróglios em nossa vida, e então, o único meio é recorrermos à Mão da Divina Providência. A nossa caminhada nas veredas é repleta de sobressaltos, cujas consequências aparecem no instante que nem esperamos. É assim e sempre foi assim. Os registros nos arcanos apontam para essa realidade, pois o Ser Humano experimenta dissabores que nem sempre podem entender.
Compreender os mistérios que envolvem a Humanidade é uma tarefa dificílima e só a alguns são feitas as revelações que tantos homens insípidos pensam que as têm. No Universo todo, quis o Cósmico revelar a sua grandeza a poucos que possuem a Luz. Estes, de forma singular e determinada, adentraram ao Trono para obter o auxílio divino para que pudessem fazer alguma coisa pelos seus semelhantes. Sem esse auxílio dos céus, eles não teriam logrado êxito em suas empreitadas.
 
Desde a primeira infância começa a manifestar em alguns pequeninos o Dom Inefável da busca espiritual, cada um com características muito pessoais. É uma dádiva que a pessoa recebe, e que nem sempre pode explicar a razão de tudo isso. Nos últimos dias, essa manifestação tem sido mais frequentes entre crianças e adolescentes, para cumprir a mensagem profética prescrita nos livros sagrados de todo o mundo. É preciso desenvolver a capacidade criativa, de modo que a Consciência evolua a tal ponto que possa atingir o maior número possível de pessoas, que estejam dispostas a cooperar com a difusão da Verdade que liberta.

“Sem mim nada podeis fazer”, disse o Mestre Maior. A mensagem sublime para estes dias conturbados é a mesma que ouvimos de nossos pais na fé, mas ela precisa ser mais agressiva, nos sentido de despertar quem vive no sono da negligência, desconhecendo o Auxílio Divino como o elemento primordial para o sucesso em tudo o que quisermos realizar. Em todas as ocasiões, seja na bonança ou na adversidade esse auxílio não pode faltar. O Homem não pode ficar alheio aos acontecimentos espirituais, pois a omissão contribui para o fracasso de quem não quer ouvir a Voz da Alma, que no silêncio está clamando.
 
O Auxílio Divino jamais pode ser ignorado, e se isso acontecer, irremediavelmente perdido ficará todo aquele que negligenciar as palavras sábias de quem adverte sobre o perigo da incredulidade. Nenhuma criatura pode prescindir da proteção de Deus, o Criador. Sem o auxílio divino, todos morreremos sem a grande esperança da Transformação Espiritual.

Personalidade: Teddy Vieira


Teddy Vieira, foi um violeiro e compositor brasileiro. Fez o curso primário em Itapetininga, na região de Sorocaba, e os estudos secundários em São Paulo. Filho de um marinheiro viveu numa família com padrão social razoável. Fez a primeira composição aos 18 anos. Aos 22 começou a trabalhar na Colúmbia, da qual foi diretor artístico. Em 1953, Vieira e Vieirinha lançaram a moda de viola "Roubei uma casada". Em 1956, passou a ser diretor sertanejo da Colúmbia. Em 1958 Teddy passou a gravadora Chantecler. Faleceu em 16 de dezembro de 1965, em seu Simca Chambord, junto ao seu último parceiro de músicas, Lauripio Pedroso, em um trágico acidente na Rodovia Raposo Tavares em Itapetininga.

Artigo: Urgência em casa - A/01161

Urgência em casa

Entre uma manchete e outra de bombeiros que fazem partos e salvam pessoas pelo telefone, vou me perguntando porque tanta gente jamais se preocupou em ter noções básicas sobre como proceder em situações de urgência e emergência em casa.

Em países mais desenvolvidos, as crianças treinam periodicamente para sair da escola em caso de incêndio, e os requisitos de primeiros socorros realmente são levados a sério. Não se trata apenas de marcar um “x” na questão certa para tirar a carteira de motorista: estamos falando de salvar vidas humanas, sabe? Alguém como eu, você ou nossos filhos.

A saúde não é um jogo de azar. Arriscar contra a própria sorte é uma aposta perigosa ou, no mínimo, pouco sensata. Por isso, todo mundo deveria aprender a reconhecer uma emergência médica em potencial. Saber exatamente como proceder nestes casos é uma das coisas mais importantes que você pode fazer pela saúde de sua família.

Tudo bem, algumas vezes é difícil diferenciar uma emergência de verdade de um problema corriqueiro, e apenas um médico estaria capacitado para estabelecer o diagnóstico preciso. Estaria, porque do jeito que a educação médica vai por esses dias, em breve os diagnósticos serão dados por cartomantes ou biscoitinhos de restaurantes chineses.

Ainda assim, existem algumas situações que sugerem urgência e justificam uma ida mais rápida ao pronto socorro mais próximo, tais como: dificuldade para respirar, dor ou sensação de pressão no abdome, desmaios, tonteiras súbitas, alterações do estado mental (p.ex.: confusão, comportamento bizarro, etc), sangramentos que não cessam após 10 minutos de pressão contínua, vômitos intensos ou persistentes, tosse ou vômitos com sangue e uma pessoa apresentando tendências suicidas ou homicidas.

Tenha sempre à mão o endereço do local de pronto-socorro mais próximo disponível – chegar rapidamente ao serviço de atendimento de urgência pode ser decisivo em muitas situações. Guarde este número em seu celular.

Quando chamar uma ambulância ao invés de levar a pessoa doente até o serviço de pronto-atendimento? Algumas dicas podem ajudar a identificar situações de maior perigo:

- Existe risco de vida iminente ou possibilidade de complicações sérias até o caminho para o local do atendimento?

 Mover a pessoa pode piorar a situação?

- A vítima necessita de equipamentos ou assistência médica especializada para remoção do local?

- Você acredita que o tráfego ou a distância podem retardar a chegada da vítima ao hospital?

Se a resposta for “sim” para qualquer uma dessas perguntas, então chame uma ambulância. Quando telefonar pedindo ajuda em uma situação de emergência, fale pausadamente e com clareza, dando seu nome, endereço, número de telefone e localização da vítima (p.ex.: no quarto de dormir ou no quintal). Não desligue até que o(a) atendente lhe peça para fazê-lo.

Em outras situações, existem medidas simples que você pode tomar para auxiliar a recuperação da vítima e o trabalho das equipes de pronto-atendimento. Por exemplo:

Cortes E MORDIDAS: lave o local com água corrente e sabão de coco. Não tempere o ferimento com pó de café, açúcar, maisena, vinagre, azeite, molho inglês ou qualquer outra substância esquisita. Após lavar, apenas comprima o local por 10 minutos utilizando um pano limpo. Cortes muito profundos ou com bordas muito separadas devem ser avaliados pelo médico. Feridas causadas por pregos e outros objetos pontiagudos também devem ser avaliadas devido ao risco de infecção. Pergunte sempre quanto à necessidade de vacinação contra tétano.

angramentos pelo nariz: pressione as asas do nariz com o indicador e o polegar em pinça. Não repouse a cabeça para trás – mantenha o corpo ligeiramente inclinado para frente, procurando não deglutir o sangue. Se após um período de compressão de 10 minutos o sangramento ainda persistir, procure auxílio médico.

Traumatismos na cabeça: são uma urgência quando associados a perda da consciência, vômitos, sonolência, turvamento da visão, dificuldade em acordar a pessoa após o acidente, alterações do estado mental (comportamento estranho, confusão mental, etc) ou dor de cabeça persistente. Avance 3 casinhas até o pronto socorro mais próximo.

Convulsões: afaste da pessoa de quaisquer objetos que possam oferecer algum risco e permaneça por perto. Não coloque colheres, garfos, dedos ou outros objetos na boca da vítima. Se a pessoa está tendo convulsão e vomitando, simplesmente deite-a sobre o braço esquerdo, mantendo-a de lado. Certifique-se de que a pessoa esteja respirando adequadamente e peça alguém para chamar auxílio médico.

© Dr. Alessandro Loiola)




Artigo: Diferenças culturais ou crimes? - A/01160

Diferenças culturais ou crimes?


Pouco foi divulgado pela imprensa brasileira sobre o caso de um diplomata iraniano que, segundo denúncias das próprias vítimas, de salva-vidas e de parentes das crianças e dos adolescentes, teria abusado sexualmente de crianças e adolescentes brasileiros, acariciando as partes íntimas de meninos e meninas de 9 a 14 anos enquanto mergulhava na piscina do Clube Vizinhança, na Asa Sul de Brasília, área nobre da cidade.
Inicialmente a embaixada do Irã no Brasil estava tratando o caso como um mal entendido resultante das diferenças culturais entre iranianos e brasileiros e o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, chegou a declarar que as denúncias eram infundadas, falsas e irreais.

Informado pela Polícia Civil do Distrito Federal sobre as acusações, o Ministério das Relações Exteriores notificou oficialmente a embaixada do Irã no Brasil, solicitando explicações do governo do Irã, pois como o iraniano, de 51 anos, possui imunidade diplomática e não pode ser investigado ou incriminado como um cidadão comum.

A Convenção de Viena, da qual o Brasil é signatário, diz que um diplomata só pode sofrer punições ou ser processado de acordo com as leis de seu próprio país e só seria responsabilizado aqui se o Irã retirasse sua imunidade diplomática, o que é praticamente impossível. Outra possibilidade seria o Brasil adotar uma medida diplomática extrema, declarando-o persona non grata, o que provocaria sua expulsão do país e o impedimento de seu retorno.

No Irã, uma república orientada pelos preceitos religiosos desde a revolução islâmica de 1979, o diplomata seria julgado de acordo com as leis do Sharia, o código de conduta moral regido pelo Alcorão.

Independentemente de regime político adotado ou de sua predominância religiosa, penso ser necessária a imediata revisão, por todos os países e pelos órgãos mundiais de justiça, de certos preceitos legais ou religiosos, que praticamente protegem casos como esse, ainda admitem a inimputabilidade dos povos indígenas e acobertam os mais diversos crimes cometidos por políticos brasileiros e de diversos países do mundo.

Salvo raríssimas exceções de tribos indígenas que ainda não tiveram contato com o mundo civilizado, no mundo globalizado e informatizado em que vivemos, com antenas parabólicas captando sinais de canais televisivos nos locais mais distantes e pouco habitados, não se admite a possibilidade de uma pessoa - por mais isolada que esteja -, não possuir o mínimo de conhecimento sobre regras básicas do convívio social.

As populações indígenas, que atualmente transitam pelas mais diversas cidades brasileiras portando aparelhos de telefonia celular, título de eleitor e carteira de motorista, não poderiam continuar aqui com os mesmos costumes de vestimentas ou culturais utilizados em suas aldeias ou não poderiam delas sair e nem possuir os mesmos direitos sociais dos outros cidadãos.

Tratando-se de um diplomata, por seu preparo cultural e posição social frequentada, deveria ter seu crime julgado com rigor ainda maior, pois pelo menos teoricamente, teria de saber sobre os costumes, tradições e leis do país onde está trabalhando.

Os políticos brasileiros corruptos, que teoricamente foram eleitos para legislar em benefício do povo ou para administrar bens públicos e deles se aproveitam em benefício próprio, não poderiam se utilizar de imunidade parlamentar ou de fórum privilegiado. A corrupção é um crime e os corruptos deveriam ser, além de condenados, obrigados a ressarcir os cofres públicos.

Alegações de diferenças culturais, desconhecimento legal, imunidades diversas ou fóruns privilegiados, não poderiam ser aceitos na defesa de nenhum tipo de crime.

(João Bosco Leal - www.joaoboscoleal.com.br)

Artigo: A Galinha, o Porco e o Eleitor - A/01159


A GALINHA, O PORCO - 
E O ELEITOR BRASILEIRO

Uma  análise oportuna do comportamento do eleitor  brasileiro é compará-lo aos papeis reservados à galinha e ao porco na composição do tradicional ‘breakfast’ da mesa do cidadão  americano.  Vejamos:

A galinha tem o papel meramente participativo no resultado final (omelete)  com o fornecimento dos seus ovos. Sua missão termina exatamente onde começou. Posiciona-se como uma eventual figurante desta cadeia  de transformação alimentícia.  Não é questionada sobre a qualidade do produto e também não se preocupa com as consequências e fatos afins.  E assim ela segue a vida batendo asas com seu ‘corococó’.

Enquanto isso ao porco, cabe o papel excepcional e decisivo. Sua participação é marcada pela ‘efetiva entrega’ da própria vida, que  acaba gerando o insubstituível toucinho. Sem ele, impossível compor a mesa de legítimo  ‘breakfast’.  Seu sabor  é a marca inconfundível do bom omelete.  Como se vê, o porco está realmente comprometido com esse ‘projeto alimentar’, digamos assim. Morre literalmente por ela!

Aí - você deve estar se antecipando com raciocínio conclusivo lógico: “onde o eleitor entra neste cenário?”  Respondo:  O exercício do voto no Brasil é obrigatório e o comparecimento é despido do sentimento de entrega, de efetivo envolvimento patriótico objetivando o bem estar da coletividade. O eleitor vota olhando apenas para o próprio umbigo e só leva em conta os benefícios pessoais e imediatos que possa auferir. Não tem a visão de grandeza ou de sacrifício.

Ora! Sem o sentimento de entrega verdadeira através do voto consciente, não há motivação para o exercício da vigilância e cobrança do que foi prometido em campanha  Daí - para a adoção da passividade é um pulo!

No arremate a conclusão: o eleitor brasileiro continua muito mais identificado com a postura da galinha.  Seria talvez por isso que não adotamos o ‘breakfast’ em nosso dia a dia? Estranha coincidência...

 Manoel Afonso













   

   




















Artigo: Sociedade Esclarecida - A/01158

Sociedade esclarecida

Você faz parte da sociedade esclarecida? A resposta é complicada. Pertencer ao segmento “esclarecido” de uma sociedade – qualquer uma - depende de fatores tão múltiplos e diversificados que, no fim das contas, mesmo aqueles que não pertencem a ela acabam acreditando que sim, que pertencem, até porque estamos tratando de um conceito tão amplo que qualquer cretino absoluto com meia dúzia de opiniões sobre coisas variadas acha que está no topo do titanic gritando que é o rei do mundo.

Mas para ser uma pessoa esclarecida de qualquer sociedade existem alguns pré-requisitos: saber ler e escrever (conhecer outras línguas é bom, mas não é fundamental, pois o que existe de poliglota babando na gravata por aí não está escrito) é o princípio de tudo. Quando digo saber ler e escrever é bom que fique claro que não se trata apenas ser alfabetizado, nada disso. Tem que ter dentro de si uma fúria curiosa para digerir textos que vão desde bula de medicamento até mangás publicados em japonês.

Outra coisa: ler não deve se restringir a palavras escritas. A leitura deve englobar imagens, sons, cheiros, paladar, enfim, a tudo aquilo que se relaciona com sentidos. Leitura – é bom repetir - é um ato pelo qual se utiliza a sensibilidade para decodificar, internamente, os estímulos externos. Quanto mais ampla a experiência de leitura (todas elas) maior a noção de mundo, maior dimensão da cultura, maior, naturalmente, o esclarecimento sobre as coisas existentes.

Esse é o começo de tudo. O passo seguinte é ter consciência de que informação e conhecimento (nos diversos sentidos filosófico da palavra) são coisas completamente diferentes. É bom raciocinar: o decoreba obsessivo que se aproveita de sua memória estupenda pode até confundir o público com o dito “saber enciclopédico”, mas é bom deixar claro que esse não é necessariamente um sujeito esclarecido. Ele pode até saber muitas coisas, mas não tem a sensibilidade amplificada para ouvir e ver os sinais do “espírito do tempo”, por exemplo. Qualquer fato fora do contexto deixa o cara fora do eixo, confuso e obnubilado.

Estatisticamente, a sociedade esclarecida num País como o Brasil deve girar em torno de 3 e 5% da população economicamente ativa. Eles estão em todas as classes sociais e não significa que estejam alinhados politica ou ideologicamente com o mercado das ideias que atualmente está em voga nas universidades onde proliferam, por exemplo, o famoso conceito “educação-casas-bahia”. São pessoas que tem uma luminosidade específica, e que em função de fatores objetivos e subjetivos conseguiram adquirir uma aptidão para perceber o mundo do lado de fora da chamada caverna platônica.       

Trata-se do sujeito dialético, perceptivo, sardônico, capaz de rir de si próprio, e que foi aprendendo por conta própria que somos insignificantes diante da vida, embora considere que, já que estamos vivos, é melhor então viver intensamente, inclusive naqueles momentos em que há, no domínio do corpo e da alma, uma imensa falta de vontade de viver.

A sociedade esclarecida é herdeira do iluminismo. Ela aprendeu a importância da dialética e compreende as entrelinhas das coisas. Não acredita em ídolos e heróis. Não tem a ingenuidade carola dos membros da “comunidade do bem”. São na grande maioria ateus (embora considere a religião um fenômeno humano importante). Não engolem passivamente as mensagens da mídia, pois tem noção clara da importância do contexto e do subtexto do que se chama convencionalmente de a “sociedade do espetáculo”.

Conheço taxistas e pedreiros esclarecidos. E também conheço doutores e uspianos que nem chegam perto desta área. Conheço socialistas entusiasmados que não perdem a oportunidade de fazer arenga a favor dos pobres e oprimidos desde que estejam com a taça de champanhe francesa nas mãos. Denunciam as desigualdades e iniquidades sociais com a boca cheia, mas na primeira oportunidade saqueiam recursos públicos sem nenhuma dor de consciência. Conheço liberais obtusos. Conheço direitistas sofríveis. Conheço ogros e mentecaptos de todos os gêneros que posam de personagens importantes de si mesmos.

Claro, essas não são pessoas esclarecidas, pois o esclarecimento exige uma dose de senso ético que sempre tenta conectar o discurso público com as ações privadas. É preferível conversar com corruptos autênticos do que com puritanos de fachada.

A autenticidade de pessoas esclarecidas demarca o espaço de sua personalidade especial. A clareza com que se manifestam (mesmo em seu silêncio ou omissão rotundos) é perceptível aos olhos daqueles que ainda não atingiram o estágio confluente do esclarecimento. Há pouca esperança para a sociedade esclarecida. A maioria bovina vencerá sempre.