terça-feira, 31 de julho de 2012

Pensamento - VCMLXXVII - 5977

"Desde os tempos remotos, o Homem
em sua Capacidade Intuitiva e Espiritual
tem buscado encontrar-se consigo mesmo
e com a Divindade." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCMLXXVI - 5976

"Não há nada que melhor defina uma pessoa
do que aquilo que ela faz quando tem toda
a liberdade de escolha." (William M. Bulger)

Pensamento - VCMLXXV - 5975

"À exceção de nossos pensamentos
não há nada de tão absoluto
em nosso poder." (René Descartes)

Pensamento - VCMLXXIV - 5974

"Acima de tudo, na vida, temos necessidade
de alguém q nos obrigue a realizar aquilo
de que somos capazes. É este o papel
da amizade." (Emerson)

Pensamento - VCMLXXIII - 5973


“O homem só encontra felicidade
na comparação com os outros
homens.” (Hobbes)                 

Mensagem do Escritor - M/01696

Palavra de Esperança


Quando as circunstâncias da vida forem maiores do que o suportável; quando a noite estiver na hora mais escura; quando os ventos da sorte já não soprarem; quando não mais for possível chorar, porque todas as lágrimas já teriam secado; quando olhar para os lados e não houver mais portas para abrir; quando os joelhos falharem e você se sentir derrotado... A hora mais escura da noite é o início de um novo amanhecer; nenhuma circunstância é maior que Deus; o trabalho realizado com sabedoria muda qualquer sorte; com Deus na direção de sua vida, as lágrimas deixam de rolar. Olhe para cima nas horas mais difíceis e você será carregado pelo Criador, que conhece os nossos corações e as nossas fraquezas. Aprender com Deus e deixá-lO fazer a Obra. É bom sempre obedecer e o arrependimento deixará de existir. (310712)

Pensamento - VCMLXXII - 5972

"O homem nasceu para viver
e não para se preparar para viver." 
(Boris Leonidovich Pasternak)

Pensamento - VCMLXXI - 5971

"Os bens supérfluos tornam
a vida supérflua." (Pier Paolo Pasolini)

Personalidade: Lula


Luiz Inácio Lula da Silva (Caetés, 27 de outubro de 1945), mais conhecido como Lula, é um político, ex-sindicalista, ex-metalúrgico e ex-presidente da República brasil...eiro. Ele foi o trigésimo quinto presidente da República Federativa do Brasil, cargo que exerceu de 1º de janeiro de 2003 a 1º de janeiro de 2011. Luiz Inácio da Silva, conhecido como Lula, forma hipocorística de "Luís", ganhou esta alcunha nos tempos em que era representante sindical. Posteriormente, este apelido foi oficialmente adicionado ao seu nome legal para poder representá-lo eleitoralmente. É co-fundador e presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT), no qual precisou lidar por anos com radicais que foram contra sua mudança de estratégia econômica após três derrotas em eleições presidenciais. Em 1990, foi um dos fundadores e organizadores, junto com Fidel Castro, do Foro de São Paulo, que congrega parte dos movimentos políticos de esquerda da América Latina e do Caribe. Com carreira política feita no estado de São Paulo, Lula é o único presidente do Brasil nascido em Pernambuco. Seu patrimônio pessoal, conforme declarado à justiça eleitoral por ocasião das eleições de 2006, foi avaliado em cerca de 840 mil reais. Em 31 de outubro de 2010 a candidata governista à presidência, Dilma Rousseff, foi eleita à presidência sem nunca antes ter disputado uma eleição, fato que foi explicado por grande parte dos analistas pela transferência de votos de Lula, que teve segundo o Datafolha 83% de avaliação de governo boa ou excelente. Assim, Lula tornou-se o primeiro presidente desde Getúlio Vargas a fazer o seu sucessor nas urnas e fez com que o PT se tornasse o primeiro partido desde a democratização a ficar no governo federal por três mandatos consecutivos.

Personalidade: Oscar Niemeyer


Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907) é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado. Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília. Filho de Oscar de Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida,  Oscar Niemeyer nasceu no bairro de Laranjeiras, na rua Passos Manuel, que receberia no futuro o nome de seu avô Ribeiro de Almeida, ministro do Supremo Tribunal Federal. Niemeyer foi profundamente marcado pela lisura na vida pública do avô, que como herança os deixou apenas a casa em que morava e cuja regalia era uma missa em casa aos domingos. “Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.” Os projetos arquitetônicos de Niemeyer,[7][19] custam altas cifras ao Estado: em 2007, cobrou 7 milhões de reais pelo projeto da nova sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília,[20] tendo sua empresa recebido 33,5 milhões de reais do governo federal, entre 1996 e 2008, apenas por projetos de obras em Brasília. Desde sempre idealista, mesmo passando por dificuldades financeiras, decide trabalhar sem remuneração no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão. Não lhe agradava a arquitetura comercial vigente e viu no escritório de Lúcio Costa uma oportunidade para aprender e praticar uma nova arquitetura. Viúvo desde 2004, casou em novembro de 2006 com sua secretária, Vera Lúcia Cabreira, de 60 anos. O arquiteto tem agora 104 anos de idade e com muita lucidez.

Pensamento - VCMLXX - 5970

"Nunca se sabe de onde vem o rumor;
espalha-se como pó fino sobre
os móveis." (Carlos Drummond de Andrade)

Pensamento - VCMLXIX - 5969

"Coragem, às vezes, é desapego.
É parar de se esticar, em vão,
para trazer a linha de volta.
É permitir que voe sem que
nos leve junto. É aceitar que
a esperança há muito se desprendeu
do sonho. É aceitar doer inteiro
até florir de novo. É abençoar
o amor, aquele lá, que a gente
não alcança mais." (Ana Jácomo)

A Bíblia Diz...

"Para que por duas coisas imutáveis, nas quais
é impossível que Deus minta, tenhamos a firme
consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio
em reter a esperança proposta; a qual temos
como âncora da alma, segura e firme, e que
penetra até ao interior do véu," (Hebreus 6:18,19)

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Personalidade: JK

Juscelino Kubitschek


Juscelino Kubitschek de Oliveira (Diamantina, 12 de setembro de 1902Resende, 22 de agosto de 1976) foi um médico e político brasileiro. Conhecido como JK, foi prefeito de Belo Horizonte (1940-1945), governador de Minas Gerais (1951-1955), e presidente do Brasil entre 1956 e 1961. Foi o primeiro presidente do Brasil a nascer no século XX e o primeiro presidente do Brasil eleito pelo voto direto nascido após a Proclamação da República. Foi o último político mineiro eleito para a presidência da república pelo voto direto, antes de Dilma Rousseff. Casado com Sarah Kubitschek, com quem teve as filhas Márcia Kubitschek e Maria Estela Kubitschek, foi o responsável pela construção de uma nova capital federal, Brasília, executando, assim, um antigo projeto, já previsto em três constituições brasileiras, da mudança da capital federal do Brasil para promover o desenvolvimento do interior do Brasil e a integração do país. Durante todo o seu mandato como presidente da República, (1956-1961), o Brasil viveu um período de notável desenvolvimento econômico e relativa estabilidade política. Com um estilo de governo inovador na política brasileira, Juscelino construiu em torno de si uma aura de simpatia e confiança entre os brasileiros. Segundo seu adversário José Sarney, Juscelino foi o melhor presidente que o Brasil já teve, por sua habilidade política, por suas realizações e pelo seu respeito às instituições democráticas. No ano de 2001, Juscelino Kubitschek de Oliveira foi eleito o "Brasileiro do Século" em uma eleição que foi publicada pela revista Isto É.


Personalidade: Irmã Dulce

Irmã Dulce

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (Salvador, 26 de maio de 1914 — Salvador, 13 de março de 1992), mais conhecida como Irmã Dulce, Beata Dulce dos Pobres ou Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo recebido o epíteto de "o anjo bom da Bahia", foi uma religiosa católica brasileira. Irmã Dulce notabilizou-se por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados. Desde os treze anos de idade, depois de visitar áreas carentes, acompanhada por uma tia, ela começou a manifestar o desejo de se dedicar à vida religiosa. Começou a ajudar mendigos, enfermos e desvalidos. Nessa mesma idade, foi recusada pelo Convento de Santa Clara do Desterro, em Salvador, por ser jovem demais, voltando a estudar. O "anjo bom da Bahia" morreu em seu quarto, de causas naturais, aos setenta e sete anos, às 16:45 do dia 13 de março de 1992, ao lado de pessoas queridas por ela, como as irmãs do convento. Seu corpo foi sepultado no alto do Santo Cristo, na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e depois transferido para a Capela do Hospital Santo Antônio, centro das Obras Assistenciais Irmã Dulce.

Mensagem do Escritor - M/01695

Artigo de Fé


Não adianta olvidar, quando o assunto é Fé e Ação. Desde os tempos remotos, o Homem em sua Capacidade Intuitiva e Espiritual tem buscado encontrar-se consigo mesmo e com a Divindade. Muitos povos e comunidades em todo o mundo e em todos os tempos têm feito descobertas maravilhosas na ânsia de ser feliz. Nos tempos de Jesus, os Essênios integravam uma dessas importantes comunidades espirituais, contribuindo para o bem da humanidade de maneira ímpar e na impessoalidade. Também os Cátaros realizaram uma Obra Gigantesca em favor do Gênero Humano e dos Seres em geral. O certo é viver no mundo como peregrino, sem falar o mal não ver o mal e não ouvir o mal. A ordem é: fechar os olhos diante do mal e fechar os ouvidos aos blasfemadores. Este é um Artigo de Fé! Ou seria preferível ao Adepto permanecer nas trevas ao invés de ficar na Luz?! (300712)

Pensamento - VCMLXVIII - 5968

"Um pequeno erro no princípio será
um grande erro no fim" (Tomás de Aquino)

Pensamento - VCMLXVII - 5967

"Sábio é direcionar a sua raiva para
os problemas, não às pessoas. Focar
as suas energias nas respostas, não
em desculpas." (William A. Ward)

Sabedoria Popular

As línguas dos bajuladores são mais macias
do que seda na nossa presença, mas são
como punhais na nossa ausência.

Pensamento - VCMLXVI - 5966

"Pouca sinceridade é uma coisa perigosa,
e muita sinceridade é absolutamente fatal."
(Oscar Wilde)

A Bíblia Diz...

"Eis que vem com as nuvens, e todo o olho O verá,
até os mesmos que O traspassaram; e todas as tribos
da Terra se lamentarão sobre Ele. Sim. Amém. Eu Sou
o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, diz o Senhor,
que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso."
(Apocalipse 1:7-8)

Tribuna Livre

LIMITE DE GASTOS. Cada Candidato Majoritário declarou à Justiça Eleitoral uma Estimativa de Gastos e também o Patrimônio que possui, tanto em espécie como em bens móveis e veículos, além de outros investimentos. Nem sempre esse valor é real, pois a avaliação dos bens está sempre aquém do que vale. Quanto ao valor considerado para gastos na campanha há quem considere uma farsa, pois acabam gastando muito mais do que normalmente está declarado. O caixa dois é uma prática comum em quase todas as eleições e, como é do conhecimento de toda a sociedade, a Justiça Eleitoral não consegue fiscalizar todo o processo como gostariam os juízes das Zonas Eleitorais. Basta acompanhar os escândalos na política em todas as esferas.

POUCOS BENS. Os candidatos com menor volume de bens estão em Japorã: Gil Perin, que declarou que possui um veículo de 25 mil reais e seu vice Avelino Lopes, que também tem um carro avaliado em 3 mil e quinhentos reais. O vice Gabriel Klasmann, de Vanderley Bispo, declarou que possui um veículo no valor de 33 mil reais. Volnecir Hoffmann, de Guaíra, que tem bens declarados no valor de R$33.000,00. Daniel Mamédio, de Itaaquiraí, declarou bens no valor de 36 mil reais.

OS MAIS RICOS. Os candidatos com declaração de bens mais volumosa estão em Naviraí, Japorã e Iguatemi. Onevan declarou que possui 4 milhões e 720 mil reais em bens e dinheiro em espécie. Onevan é advogado e militante da política; já foi prefeito de Naviraí e deputado de muitos mandatos. Vanderley Bispo possui 4 milhões e 423 mil reais em bens, dinheiro em espécie e créditos a receber. Bispo é agente de rendas e foi candidato a deputado por duas vezes, e a prefeito nas últimas eleições, sem sucesso. Pecuarista e dentista, Roselena Caseiro é candidata a vice-prefeita em Iguatemi na chapa de Zé Roberto, sendo a mais afortunada da região com bens declarados no valor de 5 milhões e 870 mil reais.

ESTIMATIVA DE INVESTIMENTO. Os candidatos declaram à Justiça Eleitoral a Previsão de Gastos durante a Campanha Eleitoral. Assim, Naviraí é o Município com maior volume de investimento, somando um total de 6 milhões de reais para os três candidatos da majoritária. Ronaldo Alexandre fez uma previsão de gastos de 2 milhões e 500 mil reais; seguido do candidato Léo Matos com 2 milhões de reais e depois Onevan de Matos, que declarou 1 milhão e 500 mil reais para a sua campanha. O menor investimento está em Eldorado, com o candidato “Ganso” do PSL com 100 mil reais, seguido de Gil Perin, que prevê 200 mil reais para os gastos de sua campanha em Japorã.


domingo, 29 de julho de 2012

Eleições 2012 - Candidatos: Patrimônio e Limite de Gastos

Candidatos Majoritários, o Patrimônio
Declarado e o Limite de Gastos

Declinados os Candidatos dos Municípios de MS:
Mundo Novo, Japorã, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí
e Naviraí; e Guaíra, no Estado do Paraná. Nestas cidades,
o Jornal Tribuna do Povo mantém circulação e acompanha
o processo eleitoral deste ano.

Mundo Novo

Disputam as eleições Antônio Cavalcante (PMDB) e Humberto Carlos Ramos Amaducci (PT). Toninho da Importadora declarou patrimônio no valor de R$251.481,75. Do total, consta em espécie a quantia de R$231.790,00. O limite de gastos para as eleições é de R$800.000,00. Os bens declarados nas eleições 2008 somavam a importância de R$19.832,72 em imóveis. Por outro lado, o Candidato Humberto Amaducci declarou que tem um patrimônio de 486.000,00 e estima gastos de até R$600.000,00 para 2012. Não declarou dinheiro em espécie e nem nos bancos. Candidata a vice pela segunda vez, Vânia Leila Farias Parize, do PR, tem bens avaliados em R$217.303,74 incluindo  dinheiro em espécie no valor de R$140.000,00. O vice Nivaldo Batista Marques, do PT, possui bens declarado no valor de R$234.001,16 em veículos e ímóveis.

Japorã

Gilvan Perin (PMDB) tem um patrimônio declarado de R$25.000,00 cujo montante é representado por um veículo Fiat Strada. O limite de gastos do Candidato é de R$200.000,00. Vanderley Bispo (PT) possui um patrimônio estimado em R$4.164.423,44 em bens imóveis e veículos. Em moeda, o candidato possui R$564.423,22 entre caixa, aplicações créditos a receber. O limite de gastos previsto para as eleições é de R$600.000,00. O vice de Gilvan é Avelino Lopes, indígena, que possui um veículo no valor de R$3.500,00; Gabriel Klasmann é o vice de Vanderley Bispo, que declarou bens no valor R$30.000,00 representados por um veículo.

Eldorado

José Carlos “Ganso”, do PSL, declarou que possui bens estimados em R$115.000,00 e o limite de gastos ficou estimado em R$100.000,00. Marta Maria de Araújo, do PT, declarou à Justiça Eleitoral um limite de gastos no valor de R$500.000,00 e possui bens estimados em R$272.840,71 em veículos e carta de crédito. O vice de Ganso é Elizeu Ferreira, que tem uma casa avaliada em R$80.000,00. Auro Trento, do PMDB,  é o vice de Marta Araújo e tem bens declarados no valor de R$407.060,73 incluindo dinheiro em espécie.

Itaquiraí

O Candidato Ricardo Favaro, do PSDB, tem o valor de R$300.000,00 declarado como limite de gastos; O patrimônio é de R$184.000,00. O Petista Aldo Farina tem um patrimônio de R$756.100,33 entre bens imóveis, veículos e dinheiro em caixa. Pouco mais de R$377.471,00 em conta corrente, dinheiro em espécie  e fundo de investimentos. Estima um limite de gastos no valor de R$700.000,00 para as eleições. Justino Xavier dos Santos é o vice de Aldo Farina e tem bens no valor de R$50.000,00. Daniel Mamédio, do PMDB, tem bens estimados em R$36.407,42. É o vice de Ricardo Fávaro.
Iguatemi

O Candidato José Roberto Arcoverde, do PSDB declarou um patrimônio de R$1.013.220,00 em bens imóveis, e R$100.000,00 em banco. Os bens declarados por José Roberto nas eleições de 2008 somavam o montante de R$114.718,71. O limite de gastos para as eleições é de R$700.000,00. Lídio Ledesma, do PDT, tem um patrimônio declarado de R$453.597,21 com pouco mais de R$32 mil reais em fundos de aplicação. O limite de gastos estimado para a campanha deste ano é de R$500.000,00. A vice de Zé Roberto é Roselena Aparecida Caseiro, do PR, que tem bens declarados em R$5.870.000,00; Darci Thiele, do PMDB, possui bens no valor de R$106.500,00. Em espécie, ele tem R$48.500,00.

Naviraí

Disputam as Eleições Majoritárias: Leandro Peres de Matos (PV), Onevan José de Matos (PSDB) e Ronaldo Alexandre (PSL). Léo Matos declarou um patrimônio de R$72.000,00 sendo que R$30.000,00 deste montante é em espécie. O limite de gastos do Candidato é de R$2.000.000,00. O Candidato Onevan tem declarado bens no valor total de R$4.720.169,34 sendo em espécie o valor de R$650.000,00. O limite de gastos soma R$1.500.000,00. Já o Candidato Ronaldo Alexandre declarou o valor de R$2.500.000,00 como teto para o limite de gastos; o patrimônio soma a cifra de R$422.276,01. Em espécie e aplicações, ele tem o valor aproximado de R$122.500,00. Jair do PT é o vice de Leandro, com bens no valor de R$239.904,92; Luis Henrique de Almeida Bruno possui em dinheiro e bens declarados o valor de R$1.880.292,47. É o vice na chapa de Onevan de Matos. Maria Sueli de Lima Pereira é vice na chapa de Ronaldo Alexandre, e tem uma casa avaliada em R$70.000,00.
Guaíra

O Candidato Fabian Vendrúscolo, do PT, tem o limite declarado para gastos no valor de R$700.000,00 e os bens somam a cifra de R$705.027,83 representados em imóveis, veículos e dinheiro em banco, cujo valor é de R$5.820 reais. Teve a candidatura deferida com recurso. Guilherme Vanin Rodrigues, do PSDB, declarou o limite de gastos em R$1.000.000,00 e possui bens no valor estimado em 434.042,21. Possui em caixa pouco mais de R$147 mil reais. Osmar Volpato é o vice de Fabian Vendrúscolo e declarou que possui bens no valor de R$469.698,97; O vice de Guilherme Vanin é Volnecir Hoffmann, que tem bens declarados no valor de R$33.000,00.

Pensamento - VCMLXV - 5965

"A música pode ter efeitos tão danosos
quanto benéficos sobre nosso sistema
nervoso e, portanto, sobre nossa saúde."
 (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCMLXIV - 5964

"Obreiros do mal ferem as ovelhas,
retirando toda a lã em benefício próprio;
e praticam a corrupção sem se preocupar
com a Justiça Divina." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCMLXIII - 5963

"O silêncio mental não consiste em não pensar
em nada, pois isto é impossível, mas em manter
pensamentos positivos e construtivos." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCMLXII - 5962

"Os anjos, estes Seres Invisíveis sempre
nos surpreendem nos melhores momentos
da vida." (Jairo de Lima Alves)

Personalidade: Getulio Vargas

Getúlio Vargas


Getúlio Dorneles Vargas (São Borja, 19 de abril de 1882Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1954) foi um advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, depondo seu 13º e último presidente Washington Luís e impedindo a posse do presidente eleito em 1 de março de 1930, Júlio Prestes. Foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro de 15 anos ininterruptos, de 1930 a 1945, e dividiu-se em 3 fases: de 1930 a 1934, como chefe do "Governo Provisório"; entre 1934 e 1937 governou o país como presidente da república do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da república pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e de 1937 a 1945, enquanto durou o Estado Novo implantado após um golpe de estado. No segundo período, em que foi eleito por voto direto, Getúlio governou o Brasil como presidente da república, por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando se matou. Getúlio era chamado pelos seus simpatizantes de "o pai dos pobres", frase bíblica (livro de Jó-29:16) e título criado pelo seu Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, enfatizando o fato de Getúlio ter criado muitas das leis sociais e trabalhistas brasileiras. A sua doutrina e seu estilo político foram denominados de getulismo ou varguismo. Os seus seguidores, até hoje existentes, são denominados getulistas. As pessoas próximas o tratavam por "Doutor Getúlio", e as pessoas do povo o chamavam de "O Getúlio", e não de "Vargas". Embora o fato tenha  controvérsia, suicidou-se em 1954 com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. Getúlio Vargas foi um dos mais controvertidos políticos brasileiros do século XX. Sua influência se estende até hoje. A sua herança política é invocada por pelo menos dois partidos políticos atuais: o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Getúlio Vargas foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, em 15 de setembro de 2010, pela lei nº 12.326.


Personalidade: Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique Cardoso


Fernando Henrique Cardoso (Rio de Janeiro, 18 de junho de 1931), conhecido popularmente como FHC, é um sociólogo, cientista político e político brasileiro. Professor Emérito da Universidade de São Paulo, lecionou também no exterior, notadamente na Universidade de Paris. Foi funcionário da CEPAL, membro do CEBRAP, Senador da República (1983 a 1992), Ministro das Relações Exteriores (1992), Ministro da Fazenda (1993 e 1994) e presidente do Brasil por duas vezes (1995 a 2002). Graduado em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, desenvolveu considerável carreira acadêmica, tendo produzido diversos estudos sociais em nível regional, nacional e global, e recebido diversos prêmios e menções honrosas pelos trabalhos. Foi eleito o 11º pensador global mais importante, pela revista Foreign Policy em 2009, pelo pensamento e contribuição para o debate sobre a política antidrogas. É co-fundador, filiado e presidente de honra do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Natural do Rio de Janeiro, radicou-se em São Paulo, tendo casado com a antropóloga Ruth Cardoso, com quem teve três filhos (Paulo Henrique, Luciana e Beatriz). Atualmente, preside o Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC, São Paulo) e participa de diversos conselhos consultivos em diferentes órgãos no exterior, como o Clinton Global Initiative, Brown University e United Nations Foundation. Fernando Henrique Cardoso é membro de uma abastada família do Rio de Janeiro (Família Cardoso), sendo primo do célebre ator Pedro Cardoso e do cineasta Ivan Cardoso.


Artigo: A Alma Humana - A/01219

A Alma Humana necessita de Salvação?


Algumas religiões declaram que é preciso salvar a Alma do Homem. Mas se esta é Imortal, perfeita, divina e composta da Consciência de Deus, não precisaria ser salva de coisa alguma. Diante desta afirmativa, o que é preciso ser salvo no Homem conforme pregam tantas Teologias?
É necessário, neste contexto, lidar com um assunto muito abstrato, relacionado com as doutrinas teológicas e tantos outros conceitos filosóficos. É um assunto polêmico e merece toda a atenção dos Verdadeiros Buscadores. Todavia, esta questão não é atribuída inteiramente ao campo da Religião, podendo também ser tratada no campo da metafísica e do misticismo.

A aceitação ou rejeição do conceito de Salvação depende muito da noção que o Adepto tenha sobre a Alma Humana. Quem acredita que a Alma é de natureza tal que pode ser corrompida ou contaminada de algum modo, buscará a sua Salvação. Se for o inverso, a pessoa irá sustentar que a Alma tem uma qualidade que transcende a possibilidade de sua corrupção pelo Homem, e daí, nenhuma salvação se faz necessária.
A maioria das religiões comparadas e ativas em todo o Sistema de Coisas, professam que o Homem pode, por sua conduta, degradar a Alma. Se o faz, ele se torna indigno da Graça Divina, devendo buscar a Salvação como determinam os escritos sagrados. Abstratamente, do ponto de vista racional, sem a sujeição a qualquer credo religioso, deduz-se que uma Criatura Divina jamais seria contaminado por um ser mortal.

É importante refletir sobre a Fonte da Alma. Qual seria a sua origem? Se for considerado que a Alma é infusa, implantada como um manto sobre o Homem, sua origem é atribuída a Deus, a um Reino Divino. Se a Alma é Divina, poderia algo Divino deixar de ser perfeito? Poderia, uma criatura tão inferior, como o homem, corromper uma coisa Divina? Se a Alma é Divina, tem de ser concebida como incorruptível, qualquer que seja o comportamento do Homem. Não é a Alma que precisa de Salvação, pois ela nunca é perdida pela conduta do homem.
A Salvação anunciada pelas religiões, consiste em reconhecer os impulsos interiores no sentimento da retidão. O chamado homem mau é aquele que não aproveita a oportunidade de compreender todas as suas potencialidades. Ele está morto, não na Alma, mas no reconhecimento e na expressão do que possa ser a Alma em seu Interior. Neste caso, nenhum sistema religioso vigente pode promover a Salvação, a menos que desenvolva maior profundeza de Consciência no Indivíduo, a Personalidade-Alma.

O Adepto Consciente irá sentir mais motivação para uma conduta irreparável, representando no todo o ideal de Virtude Espiritual. Independentemente de ser membro de uma religião formal, pode o Iniciado compreender a Salvação Pessoal, aceitando certos dogmas e seguindo regras espiritualistas. A Salvação que ele passa a usufruir não seria exatamente a Salvação da Alma, mas do Eu Interior. Ele se sentirá realizado pela Meditação, no Plano da Consciência Objetiva, adquirindo experiência espetacular e assim, se transformando em Místico por Excelência.
 (X com adaptação de Jairo de Lima Alves)

Eleições 2012 - Wagner Ribeiro

Informação Extraoficial sobre
Desistência de Candidatura

O Candidato a Vereador pela Coligação I, Wagner Ribeiro de Lima (PR), estaria desistindo da Candidatura à Reeleição para o Legislativo de Mundo Novo. Se confirmar a informação, seria esta a primeira baixa na Coligação Proporcional, que apóia a reeleição de Antônio Cavalcante para a Prefeitura Municipal. Conforme especulações, o médico estaria declarando apoio ao Candidato Petista, que teria feito comprimisso de reabrir o Hospital Evangélico caso seja eleito em outubro.

Mensagem do Escritor - M/01694

A Voz Profética


Enquanto as Almas estão gemendo, os usurpadores tiram proveito da Sagrada Grei; sem crer, punem injustamente em nome de Deus; cometem as barbáries gerando consequências danosas. Ferem as ovelhas, retirando toda a lã em benefício próprio; praticam a corrupção sem se preocupar com a Justiça Divina. Os coniventes não suportarão a Ira de Deus, quando a Voz dos Santos ecoar no Sanctum Celestial. Estes sanguinários ignoram a história e ainda, em tempos modernos, alimentam o desejo da Inquisição nos Templos Religiosos. O Mestre dos Mestres há de se manifestar com azorrague, colocando cada um desses usurpadores no seu devido lugar, quem sabe até com a punição incompreensível pelos homens naturais. (280712)

Pensamento - VCMLXI - 5961

"A Obra de Deus avança, nem que
alguns altares estejam em ruínas,
porque o Altíssimo vela por Sua
Palavra." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCMLX - 5960

"O brasileiro tem facilidade em criar
a sua moda musical, de modo que
o produto é exportado pela qualidade
que possui. O folclore é forte
e os intérpretes revivem o que há
de mais belo no Cancioneiro Nacional."
 (Jairo de Lima Alves)

Mensagem do Escritor - M/01693

Diversidade Musical


Quando o assunto é música, ninguém pode ignorar a importância que tem a cultura nacional do Brasil neste assunto. O Brasil tem de tudo em matéria de música e canção. Neste País Continental, é marcante a diversidade musical, onde cada região tem o seu estilo próprio, cantando a sua realidade. A canção emociona de tal forma que a tradição é revivida com muito amor em todos os rincões da Pátria Brasileira. O Congado de Minas lembrando as raízes africanas, assim como a Festa de Santos Reis. O Carimbó do Pará, o Coco da Bahia, o Repente Nordestino, o Samba Carioca, assim como o Pagode e o Fank. O estilo Gauchesco tem tradição, e no Centro-Sul, o Sertanejo de Raiz, com destaque para a Viola Caipira. A riqueza musical no Brasil é cantada em prosa e verso em todo o mundo. O brasileiro tem facilidade em criar a sua moda musical, de modo que o produto é exportado pela qualidade que possui. O folclore é forte e os intérpretes revivem o que há de mais belo no Cancioneiro Nacional. (290712)

Pensamento - VCMLIX - 5959

"A perseverança é necessária quando
os inimigos querem nos roubar o foco
e ditar ordens que possam enfraquecer
as nossas deliberações." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCMLVIII - 5958

"Existem ocasiões inusitadas em que somos flagelados,
mas logo vem o livramento." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCMLVII - 5957

"Não têm preço as experiências que o Iniciado
adquire quando faz contatos com o Cósmico
e recebe as Vibrações Celestes que tanto
necessita." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VCMLVI - 5956

"É preciso ser considerada a ideia de equipe
para que todas as coisas sejam bem feitas,
em tempo oportuno." (Jairo de Lima Alves)

A Bíblia Diz...

"Ora, àquEle que é Poderoso para fazer
tudo muito mais abundantemente além
daquilo que pedimos ou pensamos, segundo
o poder que em nós opera; a esse glória
na Igreja, por Jesus Cristo, em todas
as gerações, para todo o sempre. Amém."
(Efésios 3:20-21)

sábado, 28 de julho de 2012

Pensamento - VCMLV - 5955

"Um planejamento cuidadoso é capaz
de vencer quase todas as dificuldades."
 (Amiano Marcelino)                 

Pensamento - VCMLIV - 5954

"Para falar ao vento, bastam palavras;
para falar ao coração, são necessárias
obras." (Antônio Vieira)

Personalidade: Ayrton Senna

Ayrton Senna

Ayrton Senna da Silva (São Paulo, 21 de março de 1960Imola, 1 de maio de 1994) foi um piloto brasileiro de Fórmula 1, três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993. Morreu em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994. É reconhecido como um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo. Senna começou sua carreira competindo por kart. Mudou-se para competições de automobilismo em 1981, e foi campeão dois anos seguintes da Campeonato Britânico de Fórmula 3. Seu bom desempenho em categorias anteriores o levou a estrear na Fórmula 1 no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart. Em 1988, juntou-se o francês Alain Prost (que seria seu maior rival em sua carreira) na McLaren-Honda e viveu anos vitoriosos pela equipe. Os dois juntos venceram 15 dos 16 Grands Prix daquela temporada, e Senna sagrou-se campeão mundial pela primeira vez. Na temporada seguinte, Senna faturou seu terceiro título mundial, tornando-se o piloto mais jovem a conquistar um tricampeonato na Fórmula 1. Sua reputação de piloto veloz ficou marcada pelo recorde de pole positions que deteve entre 1989 até 2006. Sobre asfalto chuvoso, demonstrava grande capacidade e perícia, como demostrado em atuações antológicas nos GPs de Mônaco 1984, de Portugal 1985 e da Europa 1993. Senna ainda detém o recorde de maior número de vitórias no prestigioso Grande Prêmio de Mônaco.