sábado, 30 de novembro de 2013

Pensamento - VII.DCCCLXIV - 7864

"O amor à verdade e às pessoas,
à doutrina e ao discípulo. Este
duplo amor é o principal segredo
dos grandes mestres." (Scott e Kimberly Hahn)

Pensamento - VII.DCCCLXIII - 7863

"Se o homem comum pudesse debruçar sobra os grandes mistérios que envolvem toda a Criação, certamente perscrutaria a Fabulosa Obra Divina e seria, assim, um devotado Crente em busca da Iluminação, que poucos têm alcançado em todo o mundo." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - VII.DCCCLXII - 7862

 “O mistério do Absoluto homem algum o conhece, e jamais o conhecerá, mas a Iluminação chega àqueles que procuram conhecê-lO." (Validivar)

Pensamento - VII.DCCCLXI - 7861

“tudo tem sido revelado, gradativamente e em partes, pelo Mestre Divino, ou pelos missionários que têm sido enviados, de tempos em tempos, ao nosso Orbe, para auxiliar no seu esforço coletivo.” (E. Armond)

Artigo: A Plena Confiança em Deus - A/01371

A Plena Confiança em Deus

Ter intimidade com Deus seria a melhor opção para todos nós, pobres criaturas humanas. Se o homem comum pudesse debruçar sobra os grandes mistérios que envolvem toda a Criação, certamente perscrutaria a Fabulosa Obra Divina e seria, assim, um devotado Crente em busca da Iluminação, que poucos têm alcançado em todo o mundo.
Se pudéssemos, todos nós, seguir o conselho da Sabedoria de Deus, encontraríamos a regeneração, não depois desta vida, mas de imediato. Quem quiser, e puder, explorar a profundeza das revelações divinas, com todas as suas manifestações, vai encontrar muito fácil a glória de Deus e o bem da humanidade, a partir de um encontro consigo mesmo. Em primeiro lugar, é preciso aprimorar a prática da resignação, submetendo-se à completa Vontade do Criador, na constante busca da Pátria Eterna.

O filósofo Aristóteles afirmava que “o desejo de saber é inato no homem.”  Esse desejo manifesta-se muito cedo na criança, pela curiosidade natural nas perguntas que costuma fazer em plena inocência. Esse desejo de saber é o princípio das ciências, cujo fim não está em oferecer ao homem os meios de agir sobre a natureza, mas em satisfazer sua natural curiosidade.

O homem que é de Deus, tem conhecimento de Deus, o Pai Único e Criador de todas as coisas. Quando o homem eleva seu espírito à Divindade, o Espírito Santo penetra e opera nele de maneira muito especial, transformando-o numa Criatura de Visão Ampla e muito mais Espiritual. No entanto, se ele deixar seu espírito descer a este mundo, entregando-o ao império do mal, as hostes da maldade o dominarão por completo, neutralizando toda a sua força. Isso ocorre porque o homem é feito de todos os poderes de Deus, extraídos de seus sete-espíritos, como os anjos. Porém, como é construído com matéria corruptível, nem sempre o poder divino se manifesta em todos os seus aspectos e se desenvolve operando nele. Isso é também mistério no mundo da Espiritualidade.

Quando nós depositarmos plena confiança em Deus e no seu Poder Maravilhoso, teremos o bastante para esta vida e para a seguinte, como foi dito ao apóstolo dos gentios: “a Graça de basta!” E. Armond disse: “tudo tem sido revelado, gradativamente e em partes, pelo Mestre Divino, ou pelos missionários que têm sido enviados, de tempos em tempos, ao nosso Orbe, para auxiliar no seu esforço coletivo.”

Sobre a intimidade da Criatura com o Criador, vale lembrar o que disse William Blake, antecipando-se  a Nietzsche e Jung, confirmando que o homem pode atingir uma dimensão gigantesca quando conseguir integrar o céu no inferno, ou seja, seu céu em seu inferno, visto que todos nós temos o céu e o inferno em nosso interior. Aqui vale aplicar a célebre frase de Sócrates: “homem, conhece-te a ti mesmo.”

Validivar, em sua estreita relação com Deus, disse aos seus contemporâneos: “o mistério do Absoluto homem algum o conhece, e jamais o conhecerá, mas a Iluminação chega àqueles que procuram conhecê-lO. É neste ponto que a porta do conhecimento necessita ser aberta, é quando o homem começa a perscrutar no Caminho que conduz à Felicidade Eterna.  Mas, sobretudo, é importante lembrarmos que o verdadeiro céu está onde o Buscador Sincero se encontre. O céu superior, todavia, compreende dois reinos de anjos que não decaíram; este mesmo céu é habitado tal como foi em toda a Eternidade, mesmo antes da criação dos anjos.
É verdade incontestável , que existe um céu puro e magnífico em todas as três criações acima do espaço deste mundo, onde o Ser Supremo e os Anjos se elevam em pureza, na glória e na alegria. Aquele que negar ao Criador não terá nascido de Deus, e não poderá tomar parte de seu Reino.

O Espírito Trino da Divindade está em uma única essência, que é a eterna compreensão, a origem de todas as coisas, e ainda é o Eterno Oculto, exatamente como a compreensão que não está confinada no tempo e no espaço, mas tem sua sede no homem, a perfeita Criação de Deus. É com este Ser Criador, Pai de Misericórdia e de Bondade que a Criatura necessita estar ligada, mantendo com Ele a Intimidade que todo Filho tem com o próprio Pai. Estabelecida esta confiança mútua, tudo se resolve e nada ficará no obscurantismo. (JLA)


Pensamento - VII.DCCCLX - 7860

"A perseverança é a mãe
da boa sorte." (M. Cervantes)

Pensamento - VII.DCCCLIX - 7859

"As crianças têm mais necessidade
de modelos do que de críticas." (Joubert)

Pensamento - VII.DCCCLVIII - 7858

"Nenhum indício melhor se pode ter a respeito de um homem do que a companhia que frequenta: o que tem companheiros decentes e honestos adquire, merecidamente, bom nome, porque é impossível que não tenha alguma semelhança com eles." (Adam Parfrey)

Pensamento - VII.DCCCLVII - 7857

"A consciência é muito bem educada.
Deixa logo de falar com aqueles que
não querem escutar o que ela tem
a dizer." (Samuel Butler)

Pensamento - VII.DCCLVI - 7856

"O homem é elaborado pelos poderes de Deus. Se for corrupto, a eclosão do divino não mais se opera nele; a luz que nele se produz poderá, assim, não ser brilhante." (Jacob Boehme)

Misticismo

Palavras de Jacob Boehme:


... a porta celestial se abre para o meu espírito, que contempla o divino e celestial Ser. É deste Deus, que recebo os conhecimentos que possuo; não quero saber nem conhecer nada que não seja esse mesmo Deus. É Ele que dá a segurança de meu espírito, e por isso, eu creio e confio firmemente nEle.

Jacob Boehme não se considerava diferente dos outros homens, uma vez que atravessava fases semelhantes às de quase todos os homens que vivem neste mundo. "Sou um pecador" dizia ele, e mortal como qualquer um, e devo, a todo o momento, dia e noite, desprender-me, lutar e combater o diabo que aflige a minha natureza corrupta e perdida, esse poder colérico que existe continuamente em minha carne, como na de todos os homens.

Misticismo - Nossa Força

A Verdadeira Força do Ser Humano

O tempo sempre põe à mostra os aspectos superficiais da vida. Só resistem mesmo as verdades fundamentais, que ninguém as pode ofuscar. Quando nos deparamos com as velhas construções e tantos outros monumentos erguidos há milhares de anos, podemos observar que as decorações e ornamentos já se apagaram.  Até os muros e tetos vieram a baixo, uma marca do tempo impiedoso. Apenas os alicerces e pilares centrais permaneceram. Da mesma forma, muitas vezes membros extremidades de antigas estátuas caíram, deixando as porções sustentadas por sólidas estruturas.

A verdade é a mesma na vida de muitas pessoas. O mundo exterior, constantemente mutável, gradualmente nos ensina a buscar e dar importância a valores internos, muito mais duradouros. Nos últimos dias, as pessoas são orientadas para a percepção de que só seu espírito permanece imune às constantes mudanças. A natureza recôndita do ser humano permanece, de igual modo, imutável  através de todas as alegrias e sofrimentos transitórios. Tudo isso está na essência do indivíduo, que por sua vez, desfruta de um contato com o Eterno, e de lá recebe as vibrações de amor, que ajudam e dão a Verdadeira Força para Viver.

Misticismo - Deus é Amor

Deus é Amor

Na verdade, este é o resultado de todos os princípios: Deus é a Unidade Espiritual que pode todas as coisas, sendo a essência do mais puro amor. Santos e Iluminados de todas as religiões já disseram que todo o seu saber vem de uma fonte universal, cuja fonte está repleta de alegria e de um amor infinito. Quando a convicção num Supremo Deus é aceita e devidamente entendida, esse mesmo Deus contribui para promover a união de todas as pessoas do mundo. Deus é amor, e quem permanece nesse amor, permanece sempre nEle e Deus também habita nele. Esse imenso amor divino pode também acompanhar a alta nobreza do Céu, sendo o lar tranquilo onde o homem deve viver.

Pensamento - VII.DCCCLV - 7855

O amor incondicional é aquele que diz: "vem se quiseres, vem quando quiseres, vem sejas como fores, vem faças o que fizeres. Estou aqui para te receber. Existirei para ti. Derramarei tudo o que há de bom em mim sobre ti, para te construir”. A contracepção, a forma mais utilizada para realizar aquilo a que chamam desastradamente planeamento familiar, não é compatível com este tipo de amor. Porque coloca condições: “Virás quando eu quiser, se me der jeito, quando for possível. Talvez mais tarde. Já há o teu irmão…”. Não acolhe: escolhe. (Paulo Geraldo)

Pensamento - VII.DCCCLIV - 7854

"Insensatos e tolos, os que procuram a Deus onde Ele não está! Escutai e espantai-vos: Deus está no coração do homem, isso eu sei. Mas reparai, Deus vive no coração do homem quando esse coração está desapegado de tudo o que não é Ele, quando esse coração se apercebe de que Deus bate à porta e, varrendo e limpando todas as suas salas, se dispõe a receber Aquele que é o único que o pode saciar." (Rafael Arnaiz Baron)

Pensamento - VII.DCCCLIII - 7853

"Deus amou os pássaros e inventou árvores. O homem amou os pássaros e inventou gaiolas." (Jacques Deval)

Pensamento - VII.DCCCLII - 7852

"Por que não dizer logo, diretamente, o que está no coração, se sabemos que não serão palavras ao vento?" (Dostoievski)

Pensamento - VII.DCCCLI - 7851

"Como é que um tipo que é medíocre
há de saber que é medíocre, se ele
é medíocre?" (Vergílio Ferreira)

Imagem Rio


Na foto, Botafogo - Imagens das três primeiras décadas do século passado da cidade maravilhosa estão presentes na exposição fotográfica Sebastianópolis - Fotografias do Rio de Janeiro, 1900-1930. .

A Bíblia Diz...

"Diante de ti puseste as nossas iniquidades, os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto." (Salmos 90:8). Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles." (Hebreus 7:25)

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Sabedoria Popular

Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, e depois perdem o dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem vivido.

Pensamento - VII.DCCCL - 7850

"Mantenha-se simples, bom, puro, sério, livre de afetação, amigo da justiça, temente aos deuses, gentil, apaixonado, vigoroso em todas as suas atitudes. Lute para viver como a filosofia gostaria que vivesse. Reverencie os deuses e ajude os homens. A vida é curta." (Marco Aurélio)

Pensamento - VII.DCCCXLIX - 7849

"A diferença básica entre um homem comum e um valente é que o valente encara tudo como desafio, enquanto um homem comum toma tudo como bênção ou como castigo." (Carlos Catañeda)

Pensamento - VII.DCCCXLVIII - 7848

"É claro que, quando chega a altura em que precisa mesmo de estudar, porque as matérias se tornaram mais difíceis, não é capaz de o fazer. Pois é natural que – não tendo sido habituado ao esforço de fazer a cama, de ir a pé para a escola, de pôr a mesa – não seja capaz do esforço de estudar, que é maior do que os outros. É escusado levar o menino ao psicólogo. É escusado pensarmos que o problema está em que não sabe estudar, em que desconhece as técnicas de estudo. O problema dele são. os pais. Exatamente. Seremos capazes de mudar? (Paulo Geraldo)

Pensamento - VII.DCCCXLVII - 7847

"O escritor original não é aquele
que não imita ninguém , mas sim
aquele que ninguém pode imitar."
(Chateaubriand)

Pensamento - VII.DCCCXLVI - 7846

"Sentíamo-nos estafados. Tínhamos que erguer muito os joelhos para desenterrar os pés. Iria chegar tarde ao doente. Mais uma vez me atormentava não o ter continuamente debaixo de vigilância. Cada doente em perigo era uma razão de angústia: desejaria colocar-me no seu lugar, chamar a mim o seu sofrimento, para reagir com alma contra a doença; desejaria vê-lo ao meu lado, dia e noite. O doente do hospital era um caso clínico, uma cama numerada; cá fora, no meio familiar, era uma coisa humana, que nos dizia intimamente respeito, que dependia de nós e nós dele." (Fernando Namora)

Misticismo - Princípios Básicos

Os Princípios Básicos das Religiões

Judaísmo, Budismo, Islamismo, Xintoísmo, Confucionismo, Cristianismo e outras grandes religiões mundiais: todas têm algumas prerrogativas muito próprias; a maioria possui princípios fundamentais bem idênticos por meio da crença na Divindade. Todas as religiões mundiais parecem dizer a seus seguidores que busquem diferentes caminhos para a felicidade completa. No entanto, sob as aparentes diferenças oculta-se a verdade universal. Com essa Unicidade, os princípios básicos da fé são reunidos de uma maneira indelével, pelas autênticas palavras das Escrituras de cada grupo da Religião Organizada. Estes Princípios Básicos Universais, que são as regras de ouro, atuam como um guia para o desenvolvimento interior que possibilitam aos Adeptos a conquista da verdadeira Riqueza Espiritual.

Misticismo - Deus

Existe um Deus

Natureza, Ser, o Absoluto, ou outro nome moderno. Seja qual for o termo que o homem use, sua crença quase universal de que existe um Deus, mostra a profunda Unidade do Espírito Humano. Tal crença revela a convicção de que uma Existência Suprema penetra em todos os confins do Universo, e que todas as pessoas e todas as coisas têm uma única essência.

Misticismo: Regras de Ouro

A Regra de Ouro das Religiões

A Regra de Ouro é a Pedra Fundamental do Pensamento Religioso. Muitos preceitos como "Ama o teu próximo", "Honra teu pai e tua mãe", "Fala a verdade", "Não julgues", "Não prejudiques ninguém",  e "Mais bem-aventurado é dar do que receber" - entre tantos -, são considerações sobre a Regra de Ouro.

A Regra de Ouro é a descrição mais sucinta e abrangente sobre o modo como os indivíduos e as nações devem comportar-se em relação ao seu próximo. Todas as religiões organizadas consideram a Regra de Ouro como a expressão máxima do Pensamento Espiritual. Os Fundadores das Religiões mais Importantes, dentre os quais Jesus, Buda, Krishna, Confúcio e Maomé - todos eles ensinavam que seguir a Regra de Ouro é a maneira mais segura para a Humanidade atingir os seus mais nobres ideais.

Sabedoria Popular

É um tolo aquele que, verificando que
uma rosa cheira melhor do que uma couve,
conclui que fará também uma sopa melhor.

Pensamento - VII.DCCCXLV - 7845

"O amor à verdade e às pessoas, à doutrina
e ao discípulo. Este duplo amor é o principal
segredo dos grandes mestres." (Scott e Kimberly Hahn)

Pensamento - VII.DCCCXLIV - 7844

"Com monótona cadência sai da boca de muitos o ritornello já tão vulgar, de que a esperança é a última coisa que se perde; como se a esperança fosse um apoio para continuarmos a deambular sem complicações, sem inquietações de consciência; ou como se fosse um expediente que permite adiar sine die a oportuna retificação do procedimento, a luta para alcançar metas nobres e, sobretudo, o fim supremo de nos unirmos com Deus. Eu diria que esse é o caminho para confundir a esperança com a comodidade." (Josemaria Escrivá)

Pensamento - VII.DCCCXLIII - 7843

"Na maioria das vezes o homem desconhece-se a si mesmo. Vítima do descuido ou da improvisação, ou presume de suas carências ou desespera de suas possibilidades. Só quando a tentação o prova com um questionamento de urgência, o homem consegue conhecer a verdade sobre si mesmo." (Santo Agostinho)

Pensamento - VII.DCCCXLII - 7842

"Não creias que, rompida uma amizade, não tenhas mais deveres a cumprir. São os deveres mais difíceis, nos quais só a honradez te sustenta. Deves respeito à antiga amizade. Deves abster-te de tornar as brigas públicas e de falar delas, a não ser para te justificares." (Anne-Therese Lambert)

Pensamento - VII.DCCCXLI - 7841

"A criatividade consiste apenas em perceber o que já está lá. Sabia que os sapatos direito e esquerdo só foram inventados há pouco mais de um século?" (Bernice Fitz-Gibbon)

Misticismo

Sou Cavaleiro de meu Senhor o Rei, e uso da espada se preciso for. Hoje, porém, cumpro as Suas ordens com o perfume da Rosa. Hoje sou Cavaleiro da Rosa!
 

* Em nome da Rosa, os Iniciados realizam verdadeiras proezas pelo Bem! Nesse nome, o Símbolo Forte do Mestre Maior, eles são protegidos de todo o mal. Sempre foi assim e continua, eis que TUDO PODEMOS NAQUELE QUE NOS FORTALECE! A Lei do Triângulo se cumpre. (Jairo de Lima Alves)

Tribuna Livre

André Puccinelli no Senado

Durante entrega de equipamentos para as polícias no Palácio Popular da Cultura, em Campo Grande, o governador André Puccinelli volta a falar de política e sobre o seu pensamento para as próximas eleições. Ele reafirmou que, se não for candidato ao Senado, Simone será o nome do partido para o cargo. No entender de jornalistas e de lideranças ligadas ao governador, a sua trajetória não será interrompida e, com certeza, o Senado da República é o seu alvo para o ano de 2014.

A Bíblia Diz...

Respondeu o povo, e disse: "nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos a outros deuses;.".(Josué 24:16). Jesus respondeu, e disse-lhe: "se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para Ele, e faremos nEle morada." (João 14:23)

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Pensamento - VII.DCCCXL - 7840

"Não há excesso de liberdade se aqueles
que são livres são responsáveis. O problema
é liberdade sem responsabilidade." (Milton Friedman)

Pensamento - VII.DCCCXXXIX - 7839

"Ele preferia ser bom, em lugar de parecer bom; assim, quanto menos buscava a fama, mais ela o perseguia." (Salústio)

Sabedoria Popular

À beira de um precipício só há
uma maneira de andar para a frente:
é dar um passo atrás.

Pensamento - VII.DCCCXXXVIII - 7838

"Medo de que o casamento não corra bem? O amor e o medo não podem andar juntos. Quem tem medo não entende nada de amor. Amar é, precisamente, não ter medo. É acreditar que se possui uma força imensa. Quem ama sabe que é também possuído e protegido pelo amor. E que, por isso, caminha noutra altura; voa por cima dos gelos, dos salpicos das ondas, das pedras aguçadas. Vai por cima de um mundo muito pequeno, nas asas de um fogo, em mãos de fadas. Possui outra dimensão. Parece-lhe que quem não ama é um morto-vivo." (Paulo Geraldo)

Pensamento - VII.DCCCXXXVII - 7837

"A bondade é uma forma especial
de verdade e beleza. É verdade
e beleza no comportamento
humano." (H. A. Overstreet)

Mensagem do Escritor

Pancadas de felicidade vão cair
em seu coração. Vai fazer sol
a tarde toda para aquecer
o seu espírito, e à noite terá
trovoadas de carinho.

Sabedoria Popular

O verdadeiro heroísmo consiste
em persistir por mais um momento
quando tudo parece perdido.

Pensamento - VII.DCCCXXXVI - 7836

"É como o tolo no meio da ponte. Vai para um lado, vai para o outro, e não se decide. Para decidir é preciso motivações claras e a capacidade de deixar algo, isto é, liberdade interior para romper com alguma coisa em favor de outra. Escolher os dois lados ao mesmo tempo é que não é possível. Só escolhe quem sabe perder." (Vasco P. Magalhães)

Tribuna Livre

VELHOS AMIGOS. Mais de quatro décadas depois, eu me entristeço pelo fato de não me lembrar dos nomes de todos aqueles que um dia chamei de amigos, por ter esquecido alguns rostos, emoções que me foram significativas, mas sei que esse é um mecanismo que permite sobrevivermos, sob pena de que não pudéssemos nos esquecer também das mágoas que talvez nos alcançaram. Não é possível mesmo lembrar de todos eles, mas o Sinézio, que agora reside em Goiânia e estudamos juntos na Escola “Antônio Tupy Pinheiro”,  jamais o esqueço. O seu mano “Chico” que trabalha na prefeitura de Naviraí, me disse que ficará com ele por alguns dias durante as festas natalinas. E os demais amigos, onde andam? Prefiro não citar o nome de nenhum deles. A cada amigo que passou pela minha vida, minha gratidão é eterna.

NIVALDO BATISTA MARQUES. Ao findar mais um dia de labuta, um contato amistoso com o vice-prefeito de Mundo Novo, Nivaldo Batista Marques. Durante a visita ao velho amigo de nossa família, uma série de “confabulâncias”, desde a política à espiritualidade. Na oportunidade, a entrega de alguns exemplares do livro A Grande Obra, lançado recentemente pela Chiado Editora, uma das maiores editoras de Portugal. Curiosamente, o nome desse idealista tem 7 letras x 3, a trilogia divina considerando-se a Cabala dos arcanos judaicos. Sem titubear, ele revela a vontade expressa de concorrer às eleições de 2014 para o Parlamento do Estado. No entanto, deixa bem claro que, na qualidade de soldado de seu Partido, vai obedecer a orientação de lideranças comunitárias, notadamente do companheiro Humberto Amaducci, a quem considera o Líder Maior. “Mas, não tomarei nenhuma decisão sem a vontade permissiva de Deus, que é o dono absoluto de minha vida”, conclui o pioneiro mundonovense.
BRASIL, A PÁTRIA AMADA. "Agora tem o Brasil das mulheres e o Brasil dos homens até nos discursos das autoridades, o Brasil dos negros, o Brasil dos brancos e o Brasil dos pardos, o Brasil dos héteros e o Brasil dos gays, o Brasil dos evangélicos e o Brasil dos católicos, Brasil com bolsa família e Brasil sem bolsa família e nem sei mais quantas categorias, tudo dividido direitinho e entremeado de animosidades, todo mundo agora dispõe de várias categorias para odiar! A depender do caso, o sujeito está mais para uma delas do que para essa conversa de Brasil, esquece esse negócio de Brasil, não tem mais nada disso." (João Ubaldo Ribeiro)

HORA DE REFLETIR. A compaixão espiritual, no entanto, vai além. Ela se comove com os efeitos do mal na vida da pessoa. À mulher adúltera, Jesus convidou a não pecar mais. Chamou Mateus para que O seguisse e a partir dos comentários na refeição oferecida, onde havia grande número de publicanos, tomou a palavra e afirmou que são os doentes que necessitam de médico e que Ele viera chamar os pecadores e não os justos. À samaritana ofereceu água viva. A Zaqueu apresentou a salvação.  A compaixão espiritual abomina o desejo de vingança e o prazer malévolo ao assistir ao tombo dos que erraram.  

 

 

A Bíblia Diz...

"Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome." (Salmos 103:1). "Bendito o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo." (Lucas 1:68)

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Pensamento - VII.DCCCXXXV - 7835

"Na verdade, Deus é visível para aqueles que são capazes de O ver, porque têm abertos os olhos da alma. Todos têm olhos; mas alguns têm-nos velados e não vêm a luz do sol. Se os cegos não vêm, nem por isso se conclui que não brilha a luz do sol." (Teófilo de Antioquia

Personalidade: Nilton Santos

O adeus a Nilton Santos


Os apaixonados por futebol sabem quem é Nilton Santos e conhecem muito bem a sua história. Nilton Santos fez proezas no Futebol Brasileiro, integrando as seleções de 1950, 1954, 1958 e 1962. Em 2008, Nilton Santos descobriu que sofria do Mal de Alzheimer. Com dificuldades financeiras, foi criado pela Comunidade Botafoguense o Fundo De Apoio Nilton Santos, movimento financeiro para a família do ídolo alvinegro. Desde a descoberta da doença, o bicampeão mundial vivia em uma clínica de repouso na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. Morreu nesta quarta-feira no Rio, aos 88 anos de idade. Ele foi um verdadeiro ícone do esporte dos brasileiros, deixa o mundo como um cidadão honrado, mas não tem fortuna como os jogadores da nova geração.

Pensamento - VII.DCCCXXXIV - 7834

"Um dogma é a apresentação teológica de um mistério, e o mistério é o alimento natural da inteligência: a própria ciência avança de mistério em mistério." (André Frossard)

Sabedoria Popular

Quem perde os seus bens, perde muito;
quem perde um amigo, perde mais;
mas quem perde a coragem, perde tudo.

Pensamento - VII.DCCCXXXIII - 7833

"Grande parte da vitalidade de uma amizade
reside no respeito pelas diferenças, não apenas
em desfrutar das semelhanças." (James Fredericks)

Pensamento - VII.DCCCXXXII - 7832

"O coração humano recusa-se a acreditar
num universo sem uma finalidade." (Kant)

Sabedoria Popular

Há pessoas que choram por saberem que as rosas têm espinhos; outras há que sorriem por saberem que os espinhos têm rosas.

Sabedoria Popular

A velhice tem duas grandes manifestações:
a primeira é a falta de memória; a outra,
já não me lembro.

Albert Einstein: A Carta de Deus

A incrível carta de Einstein sobre Deus

Você já deve ter lido um diálogo entre um professor e um aluno, no qual o professor diz que se Deus criou tudo, Deus criou o mal e, sendo assim, Ele é mal. Então o aluno, supostamente o jovem Albert Einstein, o rebate afirmando que, da mesma forma que o frio é a ausência de calor, o mal é a ausência do bem.

Esqueça isso! Nessa carta, escrita em 1954, o físico judeu expõe suas ideias sobre o judaísmo e sobre a existência de Deus. E deixa bem claro: ele não acreditava em Deus, achava que era produto da fraqueza humana e a Bíblia, lendas primitivas.

Essa carta está em leilão no eBay, entre os dias 8 e 18 de outubro, com lances iniciais de 6 milhões de reais.
A carta, escrita em 24 de março de 1954 (um ano antes de sua morte) era uma resposta do físico ao livro do filósofo judeu Eric B. Gutkind “Choose Life: The Biblical Call to Revolt” (“Escolha a Vida: A Chamada Bíblica à Revolta”), no qual o filósofo sustentava a ideia de que os judeus eram um povo de “alma incorruptível”. “A alma do povo judeu nunca foi uma alma de massas. A alma de Israel não poderia ser hipnotizada; nunca sucumbiu a ataques hipnóticos (…). A alma de Israel é incorruptível”, escreveu.

Einstein não concordava: “Para mim, a religião judaica é, da mesma forma que todas as outras, uma incarnação das superstições mais infantis. E o povo judeu, ao qual eu pertenço com boa vontade, e que tem uma mentalidade com a qual tenho uma afinidade profunda, não tem, para mim, uma qualidade que o difere de qualquer outro povo. Até onde minha experiência vai, ele também não é melhor que outros grupos humanos, embora esteja protegido dos piores cânceres por falta de poder. Fora isso, não consigo ver nada de ‘escolhido’ sobre ele”.

No final de sua vida, Einstein se mostrou contrário às religiões. Mas ele acreditava em Deus? Não exatamente, como se lê em uma carta escrita em 24 de março daquele mesmo ano: “Foi, é claro, uma mentira o que você leu sobre minhas convicções religiosas, uma mentira que foi repetida de forma sistemática. Eu não acredito em um Deus pessoal, nunca neguei isso, mas expressei de forma clara. Se algo em mim pode ser chamado de religioso, é minha ilimitada admiração pela estrutura do mundo que nossa ciência é capaz de revelar”.

Na carta a Gutkind, Einstein disse que a palavra “Deus” nada mais era do que “a expressão e produto da fraqueza humana, e a Bíblia, uma coleção de honoráveis, porém primitivas lendas que eram no entanto bastante infantis”.

Em 2008, um comprador não identificado adquiriu a “carta sobre Deus” num leilão em Londres (Inglaterra) por 404 mil dólares (cerca de R$ 808 mil), valor 25 vezes maior do que o inicial estimado.

Atualmente, o documento está guardado em uma instituição acadêmica especializada em preservação de patrimônios culturais. Sua legitimidade não é questionada, e a carta ainda está em seu envelope original, com um carimbo e um selo de Princeton, Nova Jersey (EUA).

Em março deste ano, uma grande coleção de documentos pessoais e científicos do físico foi disponibilizada online, graças a um esforço conjunto da Albert Einstein Archives (da Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel) e do Einstein Papers Project (do Instituto de Tecnologia da Califórnia, EUA). Entre os arquivos, está um dos três manuscritos originais contendo a famosa equação E = mc².

Pensamento - VII.DCCCXXXI - 7831


Tonico e Tinoco

 
Tonico e Tinoco sentados em uma praça.
Talvez muitos passaram e não os reconheceram,
mas eles estavam ali marcando época e fazendo
sucesso como a dupla coração do Brasil
e campeões da popularidade.

A Bíblia Diz...

"Bem-aventurado aquele cuja transgressão
é perdoada, e cujo pecado é coberto." 
(Salmos 32:1). E dizendo: "o tempo está cumprido,
e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos,
e crede no evangelho." (Marcos 1:15)

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pensamento - VII.DCCCXXX - 7830

"O verdadeiro amor nunca se esgota.
Quanto mais se dá, mais se tem."
(Saint-Exupéry)

Pensamento - VII.DCCCXXIX - 7829

"A sabedoria é filha da dor, e nasce
com muitas lágrimas." (Ésquilo)

Sabedoria Popular

Uma intenção boa pode desculpar
ações imperfeitas.

Sabedoria Popular

Cava o poço antes de teres sede.

Pensamento - VII.DCCCXXVIII - 7828

"Correi pras praias do sul, debaixo de um céu de anil. Encontrareis o Gigante, Santa Cruz, hoje Brasil: - é uma Terra de Amores, alcatifada de flores, onde a brisa fala de amores, nas belas tardes de abril." (Casimiro de Abreu)

Pensamento - VII.DCCCXXVII - 7827

"É um país onde a gente se sente
de algum modo mais perto
da verdadeira vida,
a de antigamente." (Elizabeth Bishop)

Pensamento - VII.DCCCXXVI - 7826

"Os moles de algumas noções procedem
da forma  dos seus governos." (Mariano da Fonseca)

Pensamento - VII.DCCCXXV - 7825

"No Brasil, é muito se 3% da população
tem proteínas e meios de atuar
na vida pública." (Paulo Francis)

Pensamento - VII.DCCCXXIV - 7824

"O poder tem dessas coisas, vira os políticos
como se eles fossem uma peúga." (José Saramago)

Pensamento - VII.DCCCXXIII - 7823

"O fracasso faz bem à gente. Se somos bem-sucedidos durante muito tempo, alguma coisa morre, seca, e sucumbimos sobre o nosso próprio peso, como aconteceu a tantos impérios e dinastias." (Wlliam Faulkner)

A Bíblia Diz...

 Assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel:
"voltando e descansando sereis salvos;
no sossego e na confiança estaria a vossa força,
mas não quisestes." (Isaías 30:15). "Porque nós
pelo Espírito da fé aguardamos a esperança
da justiça." (Gálatas 5:5)

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Política - Mundo Novo - Nivaldo

Falando francamente...

Ao findar mais um dia de labuta, um contato amistoso com o vice-prefeito de Mundo Novo, Nivaldo Batista Marques. Durante a visita ao velho amigo de nossa família, uma série de “confabulâncias”, desde a política à espiritualidade. Na oportunidade, a entrega de alguns exemplares do livro A Grande Obra, lançado recentemente pela Chiado Editora, uma das maiores editoras de Portugal. Curiosamente, o nome desse idealista tem 7 letras x 3, a trilogia divina considerando-se a Cabala dos arcanos judaicos. Sem titubear, ele revela a vontade expressa de concorrer às eleições de 2014 para o Parlamento do Estado. No entanto, deixa bem claro que, na qualidade de soldado de seu Partido, vai obedecer a orientação de lideranças comunitárias, notadamente do companheiro Humberto Amaducci, a quem considera o Líder Maior. “Mas, não tomarei nenhuma decisão sem a vontade permissiva de Deus, que é o dono absoluto de minha vida”, conclui o pioneiro mundonovense.

Pensamento - VII.DCCCXXII - 7822

"O ato mais específico da fortaleza,
mais do que atacar, é aguentar, isto é,
manter-se imóvel em face do perigo."
(Tomás de Aquino)

Pensamento - VII.DCCCXXI - 7821

"A verdadeira felicidade está
na própria casa, entre as alegrias
da família." (Tolstoi)

Pensamento - VII.DCCCXX - 7820

"Pode-se, às vezes, encontrar
de novo uma criatura, mas
não abolir o tempo." (Marcel Proust)

Pensamento - VII.DCCCXIX - 7819

"A dor da saudade, quem
é que não tem?" (Elpídio dos Santos)

Pensamento - VII.DCCCXVIII - 7818

"Não procuremos a morte. Ela nos encontrará. Procuremos o caminho que faz da morte um complemento. A nossa concepção da morte responde a todas as questões que a vida nos apresenta." (Dag Hammarskjold)

Pensamento - VII.DCCCXVII - 7817

"Só se vê com o coração. O essencial
é invisível aos olhos." (Antoine de Saint-Exupéry)

Pensamento - VII.DCCCXVI - 7816

"Orar não é pedir.
Orar é a respiração
da alma." (Mahatma Gandhi)

Pensamento - VII.DCCCXV - 7815

"Essa é a única solução. Respeitar a vida humana qualquer que seja o modo de ela se encontrar concretizada. O assunto não admite exceções. Se admitirmos avaliar os mais fracos dos humanos de acordo com critérios de utilidade e conveniência, um dia ninguém poderá ficar de fora." (Paulo Geraldo)

Pensamento - VII.DCCCXIV - 7814

"Mermoz tinha, pois desbravado o deserto, a montanha, a noite e o mar. Mais de uma vez fracassara, no deserto, na montanha, na noite e no mar. E, quando regressava, era sempre para voltar a partir."(Saint-Exupéry

Pensamento - VII.DCCCXIII - 7813

"A velocidade dos veículos retirou a velocidade às nossas almas. Vivemos muito devagar e é por isso que nos aborrecemos tão facilmente." (Fernando Pessoa)

Pensamento - VII.DCCCXII - 7812

"Começou uma civilização maquinista.
Alguns não a percebem, outros a elas
se submetem." (Le Corbusier)

Pensamento - VII.DCCCXI - 7811

"Não há nada que se possa fazer com pressa
e prudência ao mesmo tempo." (Públio Siro)

Pensamento - VII.DCCCX - 7810

"Se não há um preço a ser pago,
também não há valor." (Albert Einstein)

Pensamento - VII.DCCCIX - 7809

"A beleza é conforto, já que
a beleza é segura." (Joseph Brodsky)

Pensamento - VII.DCCCVIII - 7808

"A natureza faz o mérito e a fortuna
lhe dá emprego." (François Poitou)

Pensamento - VII.DCCCVII - 7807

"Com os terríveis fardos que me sobrecarregam
dia e noite, se não soubesse rir, morreria." (Abraham Lincoln)

Pensamento - VII.DCCCVI - 7806

"Você sabe que as eleições estão chegando
quando um político te reconhece do outro
lado da rua." (Kin Hubbard)

A Bíblia Diz...

"Os teus votos estão sobre mim, ó Deus; eu te renderei ações de graças." (Salmos 56:12). "No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor." (1 João 4:18)

domingo, 24 de novembro de 2013

Pensamento - VII.DCCCV - 7805

"Parece que um país democrático é um lugar onde são realizadas muitas eleições, a um custo elevado, sem questões substantivas discutidas e com candidatos intercambiáveis." (Gore Vidal)

Pensamento - VII.DCCCIV - 7804

"O socialismo que nascera como ciência, virou religião.
O capitalismo, que parecia simples obsessão econômica,
absorveu valores de credo liberal, e se revelou
politicamente mais flexível e culturalmente mais diversificado." (Roberto Campos)

Pensamento - VII.DCCCIII - 7803

"Viver o mais interessante, arriscar sempre. Se tivesse cem anos para viver, eu ainda não teria tempo para fazer tudo o quero fazer." (James Dean)

Artigo: A Esperança - A/01370


 A Esperança

A Esperança, esta bela palavra não deve significar  simplesmente uma estagnação.  A palavra contém certa inércia por parte dos esperançosos, mas a Esperança deveria estar sempre ligada diretamente à Fé, à Coragem, à Perseverança, visto que tudo isso está  diretamente ligado ao movimento, ação com atitude de ver realizado aquilo que desejamos.

É necessário que a pessoa humana alimente uma esperança que muitas vezes sabe  não ser real, podendo ser confundida com a ilusão, da qual muitos ainda se tornam reféns. O Criador não possui bancos e nem contas correntes abertas com altos saldos para pagar as dividas de ninguém, muito menos deu a quem quer que seja o direito de buscar dividas que não possam ser pagas, desejos que não podem sustentar, ostentações que não são capazes de manter, e assim por diante.

Campeia em toda parte a doce ilusão nos corações, quando a maioria das pessoas quer o tão sonhado prêmio da mega-sena, mas não poupam nada para ter um final de ano farto. Poucas pessoas sabem usar corretamente o dinheiro, evitando viver na dependência dos outros. É preciso que o equilíbrio seja colocado em prática na vida quotidiana de quem quer que seja, e só assim, todos poderão realizar suas conquistas, como a aquisição de um carro, da casa própria e de outros bens, dentro de um planejamento familiar.

A relação custo beneficio de tudo que a pessoa tem reside na forma de conduzir bem a vida. A Esperança não significa apenas  esperar que todos os desejos de consumo caiam do céu, e sim alimentar as mentes com as ações positivas que levam o ser humano a conquistar seus objetivos, correndo atrás das coisas com o coração alegre e pensamentos de felicidade.
Então, a esperança jamais pode ser o motivo ou a razão principal para alguém cruzar os braços,  mas a esperança deve ser uma  fonte de alimentação para chegar onde se quer chegar, de forma vitoriosa.  De nada adiantaria, alguém ter a vontade de se tornar  médico, mas não se dedicar nos estudos, ou simplesmente não se inscrever num vestibular para o curso.

É preciso que haja esforço pessoal e muita determinação para que as muitas etapas da vida sejam superadas. É importante que tenha a  capacidade de entender as mudanças que surgem pelo caminho, que permitirão assumir na vida os postos desejados no contexto da esperança. Porque tudo isso vem e não estando preparado para receber, ou escondê-lo com avareza sem usa-lo com sabedoria, o próprio Universo que conspira a favor dos bons propósitos, há de negar os favores desejados sem o devido preparo.
É preciso que cada um saiba que se não fizer a sua parte, Deus não fará a dEle. Deus vai ajudá-lo, mas você precisará se esforçar e fazer a sua parte, sempre da melhor forma possível. A mudança começa em nós mesmos, em nossas mentes e com  atitudes positivas. O homem precisa carregar a sua própria cruz, nem que seja muito pesada, para ao final da luta, conquistar a merecida vitória.

Alimente-se, então, da genuína esperança, lutando, se esforçando para uma vida melhor. É necessário que todos nós sejamos o exemplo da verdadeira mudança, que gera a grande esperança, que pode nos conduzir a patamares que nem imaginávamos. Sejamos, pois, fiéis aos princípios da Fé e da Esperança, mas nunca devemos abandonar a luta do Dia-a-Dia, que nos fará mais que vencedores. (JLA)

Pensamento - VII.DCCCII - 7802

"Tudo que é aroma e luz, tudo que chora e canta, passa no teu olhar, geme nas tuas frases." (Alphonsus de Guimarães))

Pensamento - VII.DCCCI - 7801

"Possa Deus, na sua infinita bondade, permitir que seja esse o nosso destino: Arte e Amor - com A grande! Eles merecem-no; são as duas expressões supremas da vida, completam-se, e fora deles tudo é nada." (Eça de Queiroz)

Artigo: A Pátria Celestial - A/01369

A Pátria Celestial


                É preciso ter esperança, é preciso sonhar com uma Pátria, 
                que está muito além daqui. Todos viveremos em perfeita paz 
                e longe das tribulações. O Mestre Maior esteve entre 
                nós e prometeu preparar um lugar para os que obedecem 
                a Vontade do Pai.

A razão principal que leva milhões de pessoas em todo o mundo a fomentar uma busca espiritual, é sobremodo o desejo de morar numa Pátria que está muito além, denominada por todos os espiritualistas e crentes como a Pátria Celestial. Acredita-se, pelos olhos da fé, que é nessa Pátria, onde está o Grande Trono Branco, morada de Deus e dos Seres Espirituais. Motivado por este mesmo desejo, Abraão, quando foi chamado para ir para um lugar que devia receber por herança, obedeceu e saiu, sem saber para onde ia, mas ele esperava a cidade que tem fundamentos, cujo arquiteto e construtor é o próprio Deus.

Antes que Deus pudesse usá-lo, Abraão deveria ser separado de suas associações anteriores, para que não viesse a ser controlado por influências humanas ou recorresse à ajuda humana. Quando passou a manter conexão com Deus, este homem devia habitar entre estranhos e possuir um caráter peculiar, diferente de todo o mundo. Ele não poderia explicar o seu curso de ação, de modo a ser compreendido por seus amigos, pois eram idólatras. As coisas espirituais devem ser discernidas espiritualmente, e por isso seus motivos e ações foram além da compreensão de seus parentes e amigos.

É exatamente dessa fé e confiança de Abraão que os mensageiros de Deus precisam ainda hoje. Mas muitos a quem o Criador poderia usar não se movem para a frente, ouvindo e obedecendo unicamente a uma Voz acima de todas as outras. A ligação com parentes e amigos, os antigos hábitos e associações, muitas vezes têm influência tão grande sobre os homens de Deus que Ele pode dar-lhes apenas pouca instrução, e pouco conhecimento de Seus propósitos. Em muitos casos, depois de um tempo, Ele os põe de lado e chama outros para ocupar seu lugar, a quem prova e testa de igual maneira. Deus poderá fazer muito mais por Seus filhos se estes forem totalmente consagrados a Ele, estimando Seu serviço acima dos laços de parentesco e todas as demais associações terrenas.

Quando Abraão enterrou a esposa Sara, ele não possuía mais que um pedaço de terra para depositar os seus mortos. Teve que comprá-lo. Mas quando o seu Deus apresentou diante dele a visão da vida imortal, da terra purificada que seria seu lar, ele ficou satisfeito. Assim deve ser com cada um de nós. Somos apenas peregrinos e forasteiros neste mundo de tantas desigualdades e injustiças. Estamos em demanda da Pátria Celestial, a mesma que Abraão procurava, cujo Grande Arquiteto e construtor é Deus, o Pai da Eternidade.

Todas as glórias dos reinos do mundo jamais podem ser comparadas com as glórias celestiais, cujo resplendor é indescritível. O pregoeiro da paz, Oswald Schimidt, responsável por um Ministério de Poder na cidade de Toronto, disse num folheto intitulado “Um País chamado Céu”, que as belezas da Pátria Celestial são incomensuráveis, onde todos as criaturas viverão isentas de todas as mazelas do sistema de coisas. Ninguém sofrerá mais nenhuma ação da morte e a paz reinará por todos os séculos. As grandes revelações acontecerão ali a quem perseverar na Fé que uma vez foi entregue aos santos.

Pensamento - VII.DCCC - 7800

"O homem que envelhece vai tomando gradativamente consciência de que não é eterno. Agita-se menos e, assim, os sons das vozes que vêm do além se fazem ouvir." (Romano Guardini)

A Bíblia Diz...

"Por que atentas tu no argueiro que está no olho
de teu irmão, e não reparas na trave que está
no teu próprio olho?" (Lucas 6:41)

sábado, 23 de novembro de 2013

Pensamento - VII.DCCXCIX - 7799


Sabedoria Popular

Tornarmo-nos jovens
leva muito tempo.

Pensamento - VII.DCCXCVIII - 7798

"Quem quiser governar bem um país, deve primeiro governar a sua cidade. Quem quiser governar bem a sua cidade, deve aprender a governar primeiro a sua família; e quem quiser governar bem a sua família deve aprender primeiro a governar bem a si próprio." (Confúcio)

Pensamento - VII.DCCXCVII - 7797

"Qualquer simples problema se pode tornar insolúvel se for feito um número suficiente de reuniões para o discutir." (Arthur Bloch)

Pensamento - VII.DCCXCVI - 7796

"A vida transforma-se numa festa quando alguém sabe desfrutar das coisas normais de cada dia." (Phil Bosmans)

Pensamento - VII.DCCXCV - 7795

"Mentir é maldade absoluta. Não é possível mentir pouco ou muito; quem mente, mente. A mentira é a própria face do demônio; Satanás, além deste nome, chama-se também mentira." (Victor Hugo)

Pensamento - VII.DCCXCIV - 7794

"É bom escutar os bosques zumbindo
no começo da tarde, e é bom sentir
o cheiro de coisas boas no ar
da manhã." (Zelda Fitzgerald)

Pensamento - VII.DCCXCIII - 7793

"São teus, ó primavera, estes milagres. Este alvoroço, este prazer que agita, que arrebata, que enleva os entes todos." (Antônio Feliciano de Castilho)

Pensamento - VII.DCCXCII - 7792

"A brisa  morna traz de outro clima
os cheiros provocantes. A primavera
desafia as asas. Voam os passarinhos
e os amantes." (Castro Alves)

Pensamento - VII.DCCXCI - 7791

"O que ainda torna a vida tolerável é de vez
em quando uma boa risada. Ora, na Europa
o homem requintado já não ri - sorri regeladamente, lividamente." (Eça de Queiroz)

Pensamento - VII.DCCXC - 7790

"O humor só existe em países com problemas.
Não existe humorista sueco ou finlandês.
Do problema nasce o humor." (Chico Anysio)

Pensamento - VII.DCCLXXXIX - 7789

"Ninguém entra sozinho na transgressão.
Solitária, só a santidade." (Otto Lara Resende)

Pensamento - VII.DCCLXXXVIII - 7788

"O poder nunca é propriedade de um indivíduo;
pertence a um grupo e existe somente enquanto
o grupo se conserva unido." (Hannah Arendt)

Pensamento - VII.DCCLXXXVII - 7787

"Há homens que são de todos os partidos, contanto que lucrem alguma coisa em cada um deles." (Mariano da Fonseca)

Pensamento - VII.DCCLXXXVI - 7786

"Dos males o menor. Ou o que der
mais dinheiro." (Milllôr Fernandes)

Pensamento - VII.DCCLXXXV - 7785

"Um lobo em pele de lobo. Um patife
sob o pretexto de sê-lo." (Karl Kraus)

Pensamento - VII.DCCLXXXIV - 7784

"Não basta ser uma pessoa correta. É preciso
também demonstrá-lo." (Honoré de Balzac)

Pensamento - VII.DCCLXXXIII - 7783

"O perigo não nos é externo, nenhum muro nos separa do inimigo. Ao contrário, os perigos mortais estão dentro de nós." (Sêneca)

Sabedoria Popular

Muitos pais dão tudo a seus filhos,
menos a si mesmos.

Pensamento - VII.DCCLXXXII - 7782

"Os falsos mestres são dominados pelo medo de apurar a verdade. Aflige-os a simples ideia - que constitui uma obrigação - de recorrer ao antídoto doloroso em determinadas circunstâncias." (Josemaria Escrivá)

Pensamento - VII.DCCLXXXI - 7781

"Nos grandes acontecimentos da vida,
nossa alma se liga fortemente aos lugares
onde os prazeres e as tristezas se abatem
sobre nós. (Balzac)

Sabedoria Popular

Os que acreditam que com dinheiro tudo
se pode fazer, estão indubitavelmente
dispostos a fazer tudo por dinheiro.

Pensamento - VII.DCCLXXX - 7780

"Talvez a primeira grandeza de uma profissão
seja a de unir homens; só há um luxo verdadeiro:
o das relações humanas." (Saint-Exupéry)

Sabedoria Popular

Se você quer saber como foi seu passado,
olhe para quem você é hoje. Se quer saber
como vai ser seu futuro, olhe para o que
está fazendo hoje.

Pensamento - VII.DCCLXXIX - 7779

"A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar, mas impossíveis de escravizar." (Henry Peter)

Sabedoria Popular

Descansar do dever faz parte do dever.

Pensamento - VII.DCCLXXVIII - 7778

"Trabalhar com nobreza, esperar com sinceridade, enternecer-se com o homem – esta é a verdadeira filosofia." ( Fernando Pessoa)

Pensamento - VII.DCCLXXVII - 7777

"A verdade verga mas não quebra, e sempre anda à tona da mentira, como o óleo sobre a água." (Miguel de Cervantes)

A Bíblia Diz...

"Louvai ao Senhor. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer." (Salmos 112:1). "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei." (João 15:12)

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Porto Izabel - Mundo Novo, MS

Porto Izabel, o Caminho dos Pioneiros

A localidade conhecida como Porto Izabel, e que fica à margem direita do lendário rio Paraná no Município de Mundo Novo, tem sua história contada pelos pioneiros, a partir de 1953, no relato fiel de José Germini Filho e Bento José Muniz, que adentraram às nossas matas abrindo picadas, depois de uma longa viagem no histórico vapor “Capitão Heitor”, que realizava verdadeira façanha no percurso Porto Epitácio-Porto Guaíra, trazendo os desbravadores da então Tapuy-Porã. Foi assim que teve início o Porto Izabel, que reivindica por merecimento, a criação de distrito, para que seus moradores tenham mais regalias, como tem ocorrido em muitos  lugares de Mato Grosso do Sul  e do Brasil.

P.S. O nome se escreve com "z", pois o lugarejo
rende homenagem a Izabel  Silveira Barbosa,
uma das primeiras moradoras, que exercia
atividades pesqueiras na região. Comumente,
o nome próprio é escrito com "s", como é
o caso de Princesa Isabel, Dona Isabel Cristina
Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela
Gonzaga de Bragança e Bourbon.
 

 

 

 

 

Pensamento - VII.DCCLXXVI - 7776

"A mais bela e profunda emoção
que se pode experimentar
é a sensação de Deus." (Albert Einstein)

Pensamento - VII.DCCLXXV - 7775

"Prá que um blábláblá interminável
se os fatos são nossa melhor ficção."
 (H. W. Anden)

Pensamento - VII.DCCLXXIV - 7774

"O valor da conquista está
no conquistar." (Albert Einstein)

Pensamento - VII.DCCLXXIII - 7773

"Sonhemos no azul que tudo permite,
o azul que nos promete e nunca
nos dissuade." (Gilka Machado)

Pensamento - VII.DCCLXXII - 7772

"Ninguém é tão velho que não espere
que depois de um dia venha outro." (Sêneca)

Pensamento - VII.DCCLXXI - 7771

"Envelhecemos nisto, não naquilo; este trecho ainda é verde, aquele outro já quase apodrece; aqui há selva estuando, além é coisa murcha. A infância não volta, mas não vai - fica recolhida, como se diz de certas doenças. Pode dar um acesso." (Rubem Braga)

Pensamento - VII.DCCLXX - 7770

"Nada deveria ser capaz de causar dano a qualquer pessoa, a não ser ela mesma. Deveria ser impossível roubar de uma pessoa. Afinal, o que ela realmente possui é o que traz dentro de si; o que está fora não deveria ter importância alguma." (Oscar Wilde)

Pensamento - VII.DCCLXIX - 7769

"Poucos animais têm, como o homem,
o instinto da propriedade, o sentido
da posse." (Orígenes Lessa)

Pensamento - VII.DCCLXVIII - 7768

"Há poucas diferenças entre homens
e animais. E alguns homens reduzem
essa diferença a nada." (Meng-tzu)

Pensamento - VII.DCCLXVII - 7767

"A compaixão para com os animais
é das mais nobres virtudes da natureza
humana." (Charles Darwin)

Pensamento - VII.DCCLXVI - 7766

"A civilização de um povo se avalia
pela forma como trata os animais."
(Alexander Von Humboldt))

Pensamento - VII.DCCLXV - 7765

"Não existe nenhuma pessoa calorosa ou amável aqui dentro. Por baixo de minha fachada fria, quando você quebra o gelo, vai encontrar água fria." (Gore Vidal)

Pensamento - VII.DCCLXIV - 7764

"Nada mais natural nem mais enganoso
do que supormos ser amados." (François Poitou)

Pensamento - VII.DCCLXIII - 7763

"Não exijas dos outros qualidades
que ainda não possuem." (Francisco Cândido Xavier)

Pensamento - VII.DCCLXII - 7762

"Uma coisa extremamente favorável aos bêbados:
nunca ninguém viu cem mil bêbados de um país
querendo estraçalhar cem mil bêbados de outro
país." (Millôr Fernandes)

Pensamento - VII.DCCLXI - 7761

"O homem é punido pelo seu crime porque o Estado é mais forte que ele. a guerra, grande crime, não é punida porque se acima dum homem há os homens acima dos homens nada mais há." (Clarice Lispector)

Pensamento - VII.DCCLX - 7760

"A angústia é o resultado da perda
de intimidade de um homem
consigo mesmo." (Antônio Maria)

Pensamento - VII.DCCLIX - 7759

"Quando se chama o médico de terapeuta é-se fatal
e merecidamente doente." (Ramon Gómez de la Serna)

Pensamento - VII.DCCLVIII - 7758

"A saúde é a maior de todas as bênçãos que um ser humano pode receber. Sem uma boa saúde, nada mais conta muito." (Emmet Fox)

A Bíblia Diz...

"As tuas mãos me fizeram e me formaram completamente; contudo me consomes. Peço-te que te lembres de que como barro me formaste e me farás voltar ao pó." (Jó 10:8-9)

Consciência Negra


Reflexões em tempos de Semana da Consciência Negra. Esta foto foi tirada em 1889, na capital, um ano após a abolição da escravatura. Para mim, ela simboliza o Amor e a Resistência. São dois pretos velhos sentados em frente ao seu barraco, sem nenhuma perspectiva de futuro, segurando firme um na mão do outro como quem diz: “Estamos Juntos nessa!” Esse casal estava entre os milhares de negros libertos que se espalharam pela cidade sem ter para onde ir, que foram se virando como podiam, trabalhando em subempregos, trocando serviços por prato de comida. O inconsciente coletivo de subserviência deixado pela escravidão fez com que muitos brancos e negros achassem que as coisas deveriam permanecer assim. Isso somado ao total descaso do governo e a falta de políticas públicas adequadas acabou gerando três problemas crônicos que persistem 124 anos depois: preconceito, discriminação e desigualdade social.

Pensamento - VII.DCCLVIII - 7758

"É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores. Tem de aprender a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom." (Albert Einstein)

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Pensamento - VII.DCCLVII - 7757

"Quando os animais que metes num estábulo morrem uns atrás dos outros, não te debruces sobre eles à procura da cura do mal. Debruça-te sobre o estábulo e queima-o." (Saint-Exupéry)

Pensamento - VII.DCCLVI - 7756

"Onde houver uma árvore para plantar, planta-a tu. Onde houver um erro para emendar, emenda-o tu. Onde houver um esforço de que todos fogem, fá-lo tu. Sê tu aquele que afasta as pedras do caminho." (Gabriela Mistral)

Pensamento - VII.DCCLV - 7755

"A primeira qualidade do caminho espiritual é a coragem. O mundo parece ameaçador e perigoso para os covardes. Estes procuram a segurança mentirosa de uma vida sem grandes desafios, e armam-se até aos dentes para defender aquilo que julgam possuir. Os covardes acabam construindo as grades da própria prisão." (Gandhi)

Tribuna Livre

QUESTÃO INDÍGENA. O Governador André Puccinelli  defendeu em Brasília uma solução imediata para resolver a questão fundiária indígena em Mato Grosso do Sul. Ele disse durante audiência pública no Senado Federal: “Reconheço o empenho do governo federal. O Estado de Mato Grosso do Sul não é dono de terras, portanto a solução tem que ser da União. Isso é uma prioridade. Precisamos encontrar soluções imediatas que contemplem todos os envolvidos na questão."

TEMPOS BICUDOS. Alguns municípios estão em atraso com os compromissos financeiros. Nas gestões passadas do prefeito Humberto, a pontualidade era quase britânica. Pelo que consta, não é mais assim. O Município de Eldorado nos tempos de Mara Caseiro sempre deu mau exemplo na questão de pagamento, enquanto a prefeita Marta Araújo tem procurado honrar os compromissos. Mas recentemente, o município começa a ter problema de ordem financeira, assim como a prefeitura de Japorã, apesar do esforço de Vanderlei Bispo no comando da máquina administrativa. A prefeitura de Iguatemi é pontual, na gestão de  Zé Roberto . As câmaras municipais cumprem a rigor a agenda de pagamentos, mas a Assembleia Legislativa está deixando muito a desejar, principalmente em relação à Imprensa do Interior.
MARA CASEIRO. Irritada com o comentário em que foi lembrado o seu nome, partiu para ataques pessoais na rede social. Equivocando-se, utilizou da "verborragia" de forma inadequada para desabafar. Possivelmente não tenha sido ela a autora de um texto tão esdrúxulo, feito totalmente em caixa alta e muito sem nexo. Com classe, e de maneira bem democrática, a defesa foi feita com o intuito de salvaguardar a imagem do jornalista. A deputada teria ficado irritada pela citação de seu nome, mas ela precisa refletir ainda sobre o mandato pífio que fez para os eldoradenses.

MÁ QUALIDADE. A Empresa responsável pela pavimentação asfáltica no Bairro São Jorge vem executando obra de má qualidade, o que tem deixado moradores insatisfeitos. Caberia aos setores competentes do Executivo e Legislativo realizar uma fiscalização rigorosa, evitando maiores prejuízos ao erário. Alguém previu que o asfalto não suportaria as primeiras chuvas. Dito e feito! Nos últimos dias, a etapa inicial as águas levaram, e com isso os comentários negativos sobre a obra que teria sido iniciada no afogadilho. Parte dos recursos da  emenda de Geraldo Rezende foi água abaixo. Os senhores vereadores precisam ficar alertas nestas horas, quando o dinheiro público é jogado fora.
MAIS MÉDICOS. Os médicos de Cuba estão chegando no Brasil para desempenharem o seu sacerdócio. Muitos questionados, eles prometem desenvolver aqui uma medicina de ponta, embora alguns erros médicos já foram cometidos por alguns  nestes brasil. Recentemente, em Feira de Santana, uma criança de um ano recebeu alta dosagem de medicamentos, fato que foi confirmado numa clínica da cidade, através da observação de um profissional brasileiro.

 

Sabedoria Popular

O vitorioso tem muitos amigos;
o vencido, bons amigos.

Sabedoria Popular

A vida é um milhão de novos começos
movidos pelo desafio sempre novo
de viver e fazer todo sonho brilhar.

A Bíblia Diz...

"Os meus olhos estão continuamente no Senhor, pois Ele tirará os meus pés da rede." (Salmos 25:15). "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus." (Hebreus 12:1,2)

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Pensamento - VII.DCCLIV - 7754

"O desespero faz das pessoas
presas fáceis da incoerência."
(Jairo de Lima Alves)

Sobre Mara Caseiro - I

É PRECISO RACIOCINAR,
SENHORA DEPUTADA!

O desespero faz das pessoas “presas fáceis” da incoerência. Palavras ao ar não voltam mais! Por isso, recomenda-se o bom senso a quem faz parte da vida pública, porque um pequeno deslize pode lhe custar caro num momento em que menos espere. Tem sido assim ao longo da história, quando os inconsequentes e indefensáveis se expõem, para justificar o injustificável.
A digna deputada Mara Caseiro foi prefeita de Eldorado por oito longos anos, cometendo erros grotescos em sua malfadada gestão, quando o querido Município quase foi à ruína. Queixa-se até hoje de herança de outros gestores, mas também ela não foi muito diferente, só que sempre soube usar o verbo e com suas táticas maquiavélicas, queria passar a imagem de grande administradora. No entanto,  conseguiu “enganar” muitos fornecedores e prestadores de serviços, que faziam “penitência” para receber seus haveres. Informa ela, nas provocantes palavras, em rede social, que não ficou devendo nada a ninguém. Realmente ela tem memória curta, pois a atual prefeita Marta Araújo ficou “embaraçada” por muito tempo com as contas de sua amiga (sic).

Liberdade de expressão, liberdade de pensamento, liberdade... Que valor tem nossa liberdade? Que valor tem, em tempos em que não mais precisamos dela, em dias em que ela se tornou oculta de tão evidente, de tão presente. Pensamos ter liberdade ao agir e não pensamos que nossos atos são sutilmente determinados por conveniências. Por vezes, transparecemos produtores de boas realizações quando nos chocamos internamente é com a frustração. Ilusionistas, trabalhamos em prol de algo possível a partir do impossível. Nada mais humano. Que liberdade existe, se construída na areia movediça das inseguranças, das imaturidades, das incertezas e da autoafirmação?

Hora de refletir! É muito fácil a utilização de palavras inadequadas para ultrajar a honra de um profissional de comunicação. A violência verbal é coisa do passado, eis que a democracia tem avançado muito, e apenas pessoas despreparadas baixam o nível desta forma. O nervosismo da ilustre parlamentar tem explicação: surge um novo pleito daqui a pouco, quando é bem provável que não mais contará com o apoio de lideranças expressivas da cidade, porque perdeu o poder de manipulação que ostentava noutros períodos eleitorais, quando prevalecia a “força bruta”. Tem ela hoje um poder relativo, mas não o poder da coerção, próprio de políticas ultrapassadas, quando a ordem era ditada pelos coronéis e todo mundo tinha que ficar calado.

Deputada Mara Caseiro, sou reconhecidamente responsável por meus atos, como cidadão e como profissional de Imprensa. Nessa lide tenho nada menos que 35 anos de bons serviços prestados às Comunidades da região. Os ataques desferidos não me atingiram e continuo de cabeça erguida. O nosso leitor fará o julgamento de suas e de minhas palavras. E mais: todos aqueles que foram prejudicados em sua infeliz gestão, se ainda vivem, estão lembrados como eram as coisas na Capital da Melancia em seu tempo. Felizmente, as coisas mudaram para melhor! As dificuldades enfrentadas pela prefeita Marta Maria de Araújo, com a herança que recebeu, estão quase superadas, porque ela tem altivez e vem conseguindo administrar com justiça e equidade a coisa pública. Vou parar, pois isso daria um documentário sobre a sua nefasta gestão, da qual ninguém mais tem saudade.

Se necessário for, vamos escrever a história em capítulos,
com os detalhes que todos estamos cansados de saber.


Os Ataques de Mara Caseiro

COM O DEVIDO RESPEITO SENHOR JAIRO O QUE FALTA PARA O SENHOR É VERGONHA NA CARA, NUNCA FIQUEI LHE DEVENDO NADA, NEM OBRIGAÇÃO. E NA MINHA GESTÃO QUEM TRABALHOU OU PRESTOU SERVIÇO DECENTE PARA PREFEITURA SEMPRE RECEBEU EM DIA, FOI UMA DAS MARCAS DE NOSSA ABDMINISTRAÇÃO E PEGAMOS UM MUNICÍPIO FALIDO, SEM CREDIBILIDADE, COM 5 FOLHAS ATRASADAS, SAÚDE UM CAOS, COMÉRCIO ESTAVAM FECHANDO SUAS PORTAS , NINGUÉM QUERIA VENDER PARA A PREFEITURA NA ÉPOCA E CONSEGUIMOS TRAZER DE VOLTA A AUTO ESTIMA AO POVO DE ELDORADO QUE PASSOU A ACREDITAR E TER ORGULHO EM SER UM CIDADÃO ELDORADENSE. VOU DAR-LHE UM CONSELHO "TOMA A DEVIDA VERGONHA NA CARA E PARE DE USAR SUA MENTE DIABÓLICA E DESTRUTIVA PARA DENEGRIR A IMAGEM DE QUEM SÓ QUER PODER TRABALHAR E TRAZER O DESENVOLVIMENTO PARA O ESTADO". O SENHOR DEVIA SE DAR O RESPEITO, TODAS AS VEZES QUE ESTEVE EM MEU GABINETE, OU EM MINHA CASA, SEJA COMO PREFEITA OU COMO DEPUTADA SEMPRE TIVE RESPEITO E A EDUCAÇÃO DE LHE BEM ATENDER E INCLUSIVE POR VÁRIAS VEZES O SENHOR ATÉ ELOGIOU MEU TRABALHO E MINHA DEDICAÇÃO, AGORA SÓ PORQUE NÃO TENHO MAIS CONTRATO DE TRABALHO COM SUA PESSOA, NÃO LHE DÁ O DIREITO DE ESTAR AÍ O TEMPO TODO QUERENDO DENEGRIR MINHA IMAGEM COM MENTIRAS E ACUSAÇÕES INFUNDADAS. PORÉM ROGO A DEUS QUE ESSE ESPÍRITO DIABÓLICO E ESSA PERSONALIDADE BIPOLAR NÃO DESTRUA O POUCO DO SER HUMANO QUE AINDA RESTA EM SUA PESSOA.