sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Artigo: Arcanjo Miguel - A/01495

O Arcanjo Miguel


Dos sete poderosos Arcanjos,  Mensageiros  de  Deus,  o  Arcanjo  Miguel - o Senhor dos Anjos – é o mais  conhecido. Ele é o Arcanjo Miguel da fé,  da proteção e da libertação do mal. Está na Terra desde a sua formação e desde os Planos Sutis, presta inestimáveis serviços à humanidade, mantendo incansavelmente a iluminação da Força da Fé Iluminada. Os  apelos infindáveis que Lhe têm sido dirigidos pelos seres humanos, e as Suas  prontas respostas, contribuíram para que  Ele se aproximasse mais da Terra.
O  Príncipe Miguel ouve as súplicas das  criaturas que se queixam de suas dores  tanto morais, quanto físicas. Bem no início, quando os homens encarnaram  aqui, Ele resolveu vir, espontaneamente,  e ser o guardião da fé. Acompanhado de  Suas Cortes Celestiais desceu à Terra, a  fim de atender a todos aqueles que desejassem o Seu auxílio. O  Templo do Príncipe Miguel no plano etérico está situado sobre as  Montanhas Rochosas, no Canadá e por longo tempo ali existiu. Inicialmente foi talhado na própria montanha, para depois ser construído no mesmo local, no plano etérico. Neste Templo, durante o período das três primeiras Raças-Raízes, época das civilizações mais adiantadas da Terra, os seres humanos eram instruídos na arte de Precipitação, Levitação e Eterização. Séculos mais tarde, quando os seus seguidores vieram de outras estrelas e trouxeram trevas e desarmonias, o Príncipe Miguel e sua Corte de Anjos retiraram-se cada vez mais da Terra para o seu Santuário da Fé, o qual foi construído com a substância da Terra.

O Templo é circular e de proporções consideráveis; tem quatro entradas  que correspondem aos quatro pontos cardeais. Esse Templo foi  construído com um material maravilhoso, de cor dourada, e  possui magníficas incrustações de safiras azuis; sobre a cúpula  há uma estátua do Príncipe Miguel. Do Templo etérico do Arcanjo Miguel saem, incessantemente, os auxiliares e mensageiros da  proteção, misericórdia, absolvição e auxílio. O Raio do  Absoluto (da fé inabalável em Deus) transpassa incessantemente os planos mental, sentimental, etérico e físico do planeta, bem como os reinos em evolução. São muitas as pessoas que vão à  noite, em seus corpos sutis, a esse Templo, principalmente as  que desejam libertar-se de qualquer limitação humana, como  doenças e problemas da alma. Em especial você que pertence ao Raio Azul, deve visitar o Templo.  
O serviço prestado pelo Arcanjo Miguel e sua Legião de Anjos é incalculável, ao eliminarem os miasmas formados pelos pensamentos e sentimentos inferiores dos seres humanos. A sua espada é tão poderosa que pode, instantaneamente, destruir qualquer interferência do mal. Quando, conscientemente, se apela ao Arcanjo Miguel e sua Legião, esta súplica é atendida prontamente e distribuído o socorro em cada necessidade que oprime e enfraquece. Algumas destas opressões ou tormentos, ou sugestões das massas, são aglomerações de energias acumuladas. Um indivíduo sozinho, às vezes, é apanhado e fascinado por estas sugestões da massas ou ele mesmo cultiva estes pensamentos e sentimentos, mas não possui suficientes forças espirituais, sabedoria e ânimo para se desvencilhar; quando ele pedir, o Príncipe Miguel e Suas Legiões virão em seu auxílio seccionando aquelas forças malignas, libertando-o. Para isso é necessário que o pedido seja feito com fé, pois assim o resultado será infalível. As pessoas que passam pela chamada "morte" levam consigo todas as suas imperfeitas tendências, maus costumes no pensar e no sentir. Vosso chamado ao Arcanjo Miguel libertará estas pessoas de suas cargas, de modo que no plano astral poderão freqüentar uma escola superior.

Pode-se receber ajuda considerável se antes de adormecer, dirigirmos a atenção ao Templo da Fé e da Proteção suplicando ao Arcanjo Miguel para  que nos defenda de toda causa e germe de sofrimento e limitação.  Desta forma o poder da Luz penetrará em nosso mundo mais  rapidamente, trazendo a perfeição que o seu coração almeja.  
O BEM-AMADO ARCANJO MIGUEL DIZ:

"Queridos amigos - a qualquer tempo e em qualquer lugar - neste ou em outro Planeta do Sistema ou em uma esfera interior - em algum dia, cada criação de seres de inteligência, seus raciocínios, seus sentimentos e suas mentes deverão ser entregues a Deus! É nosso trabalho servi-Lo como defensor da Fé - manter viva no coração humano a fé em Deus; a fé em sua própria determinação divina que deverá elevá-lo sobre a limitação na qual submergiu. Para reforçar e expandir esta FÉ por entre a humanidade, as Legiões de Meu Reino avivam constantemente a Luz da Alma. Neste procedimento de se acender, momentaneamente, a chama, e ao inspirar nossa Fé, damos sempre algo de Nós mesmos, de Nosso próprio Ser. Assim, ajudamos os homens a "perseverar na perseverança".
Apelos ao Arcanjo Miguel e Sua Legião de Luz.

 *** Em nome do poder da Divina Presença EU SOU em nós e em toda a humanidade, apelamos a Vós, poderoso Arcanjo Miguel e à Vossa Ascensionada Legião de Luz! Ajudai-nos, seccionando toda e qualquer influência maléfica ao nosso redor, em nosso lar, em nossa cidade e país, bem como no mundo. Carregai-nos e a toda a humanidade com vossa fé e misericórdia, a fim de que através de nosso esforço possamos realizar o Plano Divino. Nós Vos agradecemos.

*** "Em nome da Divina Presença que "Eu Sou" e da Divina Presença de toda a humanidade, nós apelamos à Vossa Presença, BEM-AMADO ARCANJO MIGUEL E LEGIÕES DE LUZ, seccionai - (3 vezes) em toda criação humana, em nós, através de nós e em torno de nós e também nos que são contra nós -  todo hábito e tendências imperfeitas! Substituí essas dissonâncias pela Pureza, Harmonia e Perfeição dos Mestres Ascensionados.

 

Tribuna Livre

SER PATRIOTA. Engrandecer a pátria com monumentos, obras faraónicas, rasgar estradas, que galgam distâncias, é de aplaudir; mas quem ama sua terra, deve, primeiro preocupar-se com o bem-estar dos que nela nasceram e nela trabalham. O engrandecimento, da terra, visto como progresso, não passa, quantas vezes, de pura vaidade, desejo de ser grande, de ser importante.
TRÁFICO HUMANO. A situação do tráfico humano no país e no mundo é alarmante. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) atenta para o aumento de vítimas do tráfico humano, do trabalho forçado e do tráfico para a exploração sexual. De acordo como site da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano.

O LIXO. Se há uma coisa que incomoda profundamente é ver a quantidade de lixo que as pessoas jogam por aí. Há lixo em todos os lugares e dos mais variados tipos, descartados pelas mais diversas pessoas. Lixo nas ruas, nas calçadas, nas praças, nas salas de aula, nos rios, no mar e por todo canto onde circule o bicho homem.
A QUARESMA. “Quaresma” provém do latim “Quadragesima” e significa “quarenta dias”; é o período de preparação para a Páscoa do Senhor, cuja duração é de 40 dias. Inicia-se na Quarta-Feira de Cinzas e se estende agora até a Quinta Feira Santa. É um tempo de “penitência, jejum e oração”, que a Igreja chama de “remédios contra o pecado”, para a busca da conversão da pessoa. A Quaresma foi inspirada no período de tentação de Cristo no deserto, bem como os exemplos de Noé, em 40 dias na Arca, e Moisés, vagando por 40 anos no deserto do Sinai.

 

Artigo: As Ervas - A/01494

As Ervas podem ser usadas de diversas formas: cataplasma, decocção, infusão, filtradas, maceradas, óleos, pomadas, sucos, tinturas, e banhos de limpeza para tratamentos físicos e espirituais. O tratamento fitoterápico tem demonstrado cada vez mais sua eficácia. É importante salientar que as ervas também têm efeitos colaterais e se não forem utilizadas de forma adequada, podem fazer muito mal. Alguns exemplos de uso de ervas mais conhecidas:

Arnica: No Brasil a mais comum é a Arnica conhecida como Arnica Montana. Possui propriedades analgésicas, é anti-inflamatória, serve como tônico, é estimulante e indicada para tratamentos de distensões musculares, edemas, inflamações, entorse, dores articulares, dentre outras.
Arruda: Seu nome cientifico é Ruta graveolens. Ajuda nos casos de menstruação escassa, podendo agir como calmante, vermífugo, dentre outros.

Avenca: Seu nome cientifico é Adiantun capilus veneris. Ajuda a combater cólicas menstruais, reumáticas e ainda auxilia no tratamento contra a caspa. É excelente expectorante, diurética, depurativa, tônica, laxante, balsâmica, antioxidante, antibacteriana, adstringente, estimulante entre outros.
Boldo: Seu nome científico é Plectranthus barbatus. Atua como antirreumática, bronco dilatadora, calmante, cardioativo, hipotensora, tônico, dentre outros.

Camomila: Seu nome científico é Matricaria recutita. É anti-inflamatória, adstringente, sedativa, antialérgica, estimulante; é indicada em casos de resfriados, cólicas menstruais, expectorante, gases, tonifica a pele e ainda tem o poder de clarear os cabelos, dentre outros,
Cavalinha: Seu nome científico é Equisetum arvense. É depurativa, mineralizante, diurética, fortificante, dentre outros;

Confrei: Seu nome cientifico é Symphytum officinale. É regeneradora celular, tônica, cicatrizante, desintoxicante, antirreumática, anti-inflamatória, calmante, antidiarreica, antidiabética, antiasmática, anti-anêmica, emoliente, depurativa, laxante, mineralizante, mucilaginosa, dentre outros.
Erva-doce: Seu nome cientifico é Pimpinella anisus. É expectorante, digestiva, cicatrizante, estimulante, dentre outros;

Espinheira-Santa: Seu nome cientifico é Maytenus ilicifolia (scharad) planch. É analgésica, adstringente, cicatrizante, laxativa, tônica, desinfetante, anti-inflamatória, antiasmática, digestiva, dentre outros.
Macela: Seu nome cientifico é Chamaemelum nobile. É sedativa, tônica, antialérgica, antiespasmódica, emenagoga, anti-inflamatória, dentre outros.

Melissa: Seu nome cientifico é Melissa officinalis. É calmante, adstringente, analgésica, anti-inflamatória, antiviral, aromática, cicatrizante, antimicrobiana, antisséptica, antialérgica, estimulante, diurética, sedativa, tônica, estomáquica, dentre outros;
Importante: as ervas não substituem nenhum tratamento médico e antes de se automedicar consulte um especialista.

 

 

 

Poema: Novo Dia - Euclides Cavaco

Ressurgir dum Novo Dia

 Acordei de madrugada
Levantei-me com a alvorada
Pra ver a manhã nascer
E já saindo dos ninhos
Esvoaçavam passarinhos
Chilreando de prazer.

Acendeu-se então a aurora
Que àquela exacta hora
Raiava no Oriente
O mundo de luz enchia
E o nascer de um novo dia
Surge belo e transluzente.

Fiquei quietinho defronte
Fitando o ameno horizonte
Nesse instante matutino
E pensei quanto pequeno
É o simples ser terreno
Perante o poder Divino.

As forças da natureza
Com seu poder e grandeza
Em tão perfeita harmonia
Fazem calar a ciência
Perante a grande evidência
Do nascer dum novo dia !…
 

Pensamento - VIII.CCXI - 8211

"A busca de Deus é a busca da felicidade.
O encontro com Deus é a própria
felicidade." (Santo Agostinho)

Artigo: A mais bela flor - A/01493

A mais bela flor


A mentira uma hora é descoberta. Muitas vezes as pessoas mentem tentando se beneficiar, mas pense que em determinado momento a mentira virá à tona.  Eis aqui uma parábola para que possamos refletir o quanto é importante dizer a verdade.

Conta-se que, por volta do ano 250 A.C, na antiga China, um príncipe da região norte do país estava prestes a ser coroado imperador mas, de acordo com a lei, deveria casar-se primeiro. Sabendo isso, ele resolveu lançar um "desafio" às raparigas da corte ou a quem quer que se achasse digna de sua proposta. No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia todas as pretendentes numa recepção especial, na qual revelaria os pormenores do desafio. Uma senhora idosa, serva no palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe.

Ao chegar a casa e contar o facto à jovem, espantou-se ao saber que ela pretendia ir à recepção, e indagou incrédula: «Minha filha, o que vais lá fazer? Estarão presentes as mais belas e ricas raparigas da corte. Tira essa ideia da cabeça. Eu sei que tu deves estar a sofrer, mas não transformes o sofrimento em loucura.» E a filha respondeu: «Não, querida mãe, eu não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é a minha oportunidade de ficar alguns momentos perto do príncipe, e isso já me torna feliz.»

À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de facto, as mais belas raparigas, com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e com as mais determinadas intenções. Então, o príncipe anunciou o desafio: «Darei, a cada uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será a escolhida para minha esposa e futura imperatriz da China.» A proposta do príncipe não fugiu às profundas tradições daquele povo, que valorizava muito o principio de "cultivar" algo, como costumes, amizades, relacionamentos.

O tempo passou e a doce jovem, sem experiência na arte da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura da sua semente, acreditando que, se a beleza da flor fosse proporcional ao seu amor, ela não precisaria de se preocupar com o resultado. Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem tentara tudo, usara todos os métodos que conhecia, mas nada nascera. Dia após dia, ela via cada vez mais longe o seu sonho, mas cada vez mais profundo o seu amor. Por fim, passado os seis meses, nada rebentou. Consciente do seu esforço e dedicação, a moça comunicou à mãe que, independentemente das circunstâncias, voltaria ao palácio, na data e hora combinadas, pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe.

À hora marcada lá estava, com o vaso vazio, junto às outras pretendentes, cada uma com uma flor, qual delas a mais bela. Admirada, não parava de olhar a beleza, as formas e as cores das flores das suas companheiras. O príncipe chegou e observou cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica que a jovem do vaso vazio é a sua futura esposa. Os presentes ficam surpresos e incrédulos. Ninguém compreendia a escolha do príncipe: precisamente aquela que nenhuma flor apresentara. Então, calmamente, o príncipe esclareceu: «Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz. A flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.»


Pensamento - VIII.CCX - 8210

«O rancor é o descontentamento fundamental do homem consigo mesmo, que se vinga, por assim dizer, no outro, porque através dele não lhe chega aquilo que todavia só lhe pode ser concedido com uma nova abertura da própria alma." (Joseph Ratzinger)

Pensamento - VIII.CCIX - 8209

"O espetáculo da injustiça acabrunha-me, mas isso deve-se provavelmente ao fato de ela despertar em mim a consciência dos atos de injustiça de que sou capaz." (Georges Bernarnos)

Pensamento - VIII.CCVIII - 8208

"A razão não pode desencadear nem bloquear os sentimentos. Mas pode discipliná-los. Os sentimentos, quando são um perigo, podem ser aprisionados. Como um puma. Lá dentro, passeia-se o pobre sentimento, de trás para a frente, ruge, arreganha os dentes, encarniça-se contra as grades; mas, por fim, também quebra, perde o pelo e os dentes, envelhece, faz-se triste e dócil. É obra da razão. É possível adoçar e domesticar os sentimentos." (Sándor Márai)

Pensamento - VIII.CCVII - 8207

"Nossas virtudes não são, na maioria
das vezes, senão vícios disfarçados."
(La Rochefoucauld)

Pensamento - VIII.CCVI - 8206

“O coração é um mar, sujeito à influência
da lua e dos ventos.” (Machado de Assis)

Palavra de Vida

Existem centenas de Religiões no mundo e praticantes de seus costumes particulares , e todas elas buscam uma forma para falar com o Criador. Prece, reza, súplica e oração.  Isso tudo expressa o desejo de um contato direto com a Divindade. A reza geralmente é uma repetição, conhecida como ladainha. A prece é uma forma de meditação, pela qual o Espiritualista entra no Sanctum. A súplica é uma oração com fervor. A oração é muito mais edificante, porque representa a expressão sincera da Alma Humana. “Deus abençoou o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que criara e fizera.” (Gênesis 2:3). Disse Jesus: “o sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” (Marcos 2:27)

 

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Crônica: Voando...

Voando fora do corpo
pelas esferas espirituais


Enquanto eu caía no sono, alguém me disse, mentalmente: "Você ainda sabe voar com alegria?" Então, eu vi o semblante simpático de um mentor espiritual** em frente. Ele riu e me disse: "deixe sua máquina de respirar aí embaixo!" E eu respondi: "daqui a pouco eu vou... Mas, do meu jeito". Ato contínuo deslizei minha atenção para os pés e concentrei-me ali. Passei a visualizar que respirava suavemente pelas plantas dos pés. No meu caso, isso me relaxa profundamente - porque tira o foco do cérebro. E faz com que minha aura se dilate consideravelmente - ou seja, fluo na Luz... Contudo, enquanto eu fazia isso, ele projetou energias em meu peito. E eu vi uma Luz clara emanando de suas mãos - como um passe suave e brilhante. E ele disse: "Além dos pés, encha o seu peito de Luz... E sintonize aquele Amor". Então, segui a dica dele e, ao mesmo tempo, observei-o trabalhando com as mãos. E dava gosto ver o seu semblante alegre - que evidenciava o seu nível espiritual. E, nisso, senti uma alegria serena dentro da Luz do meu peito - algo bem legal. E me senti saindo do corpo, como uma bolha de sabão se desprendendo no ar... E ele, ali, vibrando aquele passe energético e me dizendo: "Amor, rapaz!" E eu fui subindo mais e mais... Como um balão no ar, solto, em espírito. Até que surgiu uma grande Luz sobre mim e arrebatou-me nas ondas extrafísicas. E eu girei por entre as estrelas, em alta velocidade, mais veloz que o pensamento. Na verdade, parecia que eu surfava numa onda de alegria serena e suave... E também escutava uma música transcendental, que estava em tudo. 

Então, surgiu um grande círculo luminoso diante de mim. E me envolveu... E eu senti uma energia morna me acariciando dentro daquela Luz amarela. Ah, ali estava eu, fora do corpo, lúcido, contente, curtindo extra fisicamente... E tudo era muito tranquilo - e, de alguma forma, muito familiar -, como uma brisa. E eu flutuei nesse campo luminoso, integrado com aquela Luz serena e amiga. E, se pudesse, não sairia mais dali. Porém, eu sabia que o meu corpo me aguardava. Ali, eu não tinha como mensurar a passagem do tempo - eu e a Luz éramos um só! E o lance foi rolando... Até que senti um forte repuxão na nuca e me senti caindo. E tudo muito rápido, além de minha capacidade de percepção e compreensão. Em instantes, me vi emergindo da Luz, logo acima do meu corpo físico. Foi como se a Luz me projetasse suavemente para fora dela - de volta ao quarto. E, ali, como antes, estava o mentor espiritual aplicando os seus passes espirituais. E eu, flutuando, como um balão humano, quase colado ao teto, olhando a cena. Lentamente, fui perdendo a leveza e descendo sobre o corpo, até entrar nele. 

Na verdade, escorreguei para dentro dele e senti o peso da matéria. E a primeira sensação de peso vem da própria respiração - que é como um fole. Sim, um fole vital, que mantém o corpo vivo. Ou seja, ele é uma máquina orgânica. Ou, como o amigo espiritual chamou "uma máquina de respirar". E, por falar nele, assim que entrei no corpo, deixei de vê-lo. Mas ainda o sentia...  Um pouco depois, senti sua mão energizando minha testa - e aquela alegria. E, mentalmente, ele me disse: "Amor, rapaz! Isso é tudo. A chave é essa". E quando ele me disse isso, eu percebi o motivo de tudo rolar nessa noite. E as lágrimas brotaram nessa percepção - e eu me tornei só gratidão... Porque ele havia me patrocinado o lance extrafísico todo - como um presente. E isso porque eu tinha feito o lançamento de mais um livro horas antes. E, depois de tanto trabalho para publicá-lo, ele veio e me deu a Luz de presente. E me fez girar pelas estrelas e comungar com a música das esferas espirituais. Ah, eu deixei as lágrimas de gratidão lavar o meu rosto, serenamente. E ele ainda me disse: "entregue o fruto de todo trabalho ao Alto. E aja de acordo com a Luz. E seja feliz, por Amor". E eu fiquei ali, deitado no escuro do quarto, com o rosto e o coração lavados. Sim, lavados pela Luz.

(Wagner Borges)

 

Sabedoria Popular

Todo aquele que não se dispuser a lutar
pelo futuro que quer, terá que aceitar
o futuro que vier.

Artigo: O Reino dos Céus - A/01492


O Reino dos Céus



A ideia de céu esta presente em muitas religiões e em muitas das religiões cristãs existem representações de céu bastante curiosas, como o clássico céu, onde as pessoas andam sobre nuvens em meio a anjos e ficam lá eternamente ociosas vestindo roupas brancas e olhando, até com certo desprezo, os pobres infelizes que estão lá em baixo no inferno. Existem também religiões que pregam uma ideia curiosa de céu onde os seres humanos ficariam felizes e sorridentes em campos gramados e em ambiente familiar, como em um parque, ao mesmo tempo que conviveriam lado a lado com animais selvagens, como leões e tigres por exemplo, que deixariam de ser carnívoros e se tornariam dóceis como animais domésticos.

Estas ideias um tanto antigas e infantis a respeito do céu geram na mente das pessoas mais esclarecidas mais descrédito do que fé, muitas vezes dificultando a assimilação dos princípios cristãos, princípios estes sérios e realistas, que estas religiões tentam de boa vontade ensinar. Já no espiritismo, muitos seguidores têm uma ideia de céu um pouco diferente, mas não muito, onde o que chama a atenção é a tecnologia avançada e as paisagens e jardins maravilhosos, como os relatados nos livros de André Luiz, e infelizmente muitos espíritas acreditam também ser este um lugar para ociosidade e vida contemplativa, como prêmio pela sua elevação moral.

O ponto fundamental onde muitos  espíritas e também muitos outros cristãos erram é que o céu, ou reino dos céus de que nos fala Jesus, é nada mais do que um estado de espírito, como também é um estado de espírito o estado descrito no Budismo chamado de Nirvana, um estado de elevação espiritual. O céu não é por tanto um lugar físico, com coordenadas definidas, na Terra, na camada atmosférica ou no mundo espiritual invisível.

Esta concepção de céu como um lugar cheio de confortos e beleza, feito para o deleite dos sentidos é também um fruto do nosso materialismo, pois, como seres atrelados à matéria, temos como prioridade a satisfação de desejos e conquistas materiais e naturalmente construímos um céu ideal como um lugar onde seriam satisfeitos os nossos desejos materialistas de conforto e descanso. A necessidade de atrelar a felicidade futura à possibilidade de viver em um local materialmente mais agradável, seja no plano físico ou no plano espiritual invisível, é na verdade um indicador do nosso atraso e do nosso materialismo dominante, pois acreditamos que esta felicidade futura só será possível quando conquistarmos este privilégio de habitar um local distante dos problemas da Terra.

Podemos imaginar, por exemplo, o que acontece quando um espírito superior, que atingiu a elevação necessária para viver no que chamamos de céu, vem visitar regiões atrasadas como a Terra. Este espírito é certamente um espírito feliz, sua felicidade é uma consequência automática de sua elevação moral e ao deixar as regiões mais agradáveis e se deslocar para a Terra ele não perde sua felicidade, não muda seu estado de espírito e não perde nem um pouco sua elevação moral, poderíamos dizer que ele carrega o seu céu consigo, o céu deste espírito vai com ele onde ele for.

Existem, é claro, muitos exemplos de espíritos elevados que, em missão e encarnados na Terra, enfrentaram grandes dificuldades e aflições, mas estas aflições com certeza faziam parte de pequenas lições de elevação moral que aquele espírito, muito mais elevado que nós, ainda precisava enfrentar, como se fossem aulas de reforço para um aluno mais adiantado que já concluiu aquela série que ainda estamos cursando, mas deixou de assimilar algumas pequenas lições e por isso vem se juntar a nós para fazer este pequeno reforço, sem que por isso perca seu estado de adiantamento. Já outros espíritos elevados e em missão na Terra enfrentam dificuldades, perseguições, e punições, como algo natural, sem que sua alegria e elevação interior seja abalada nem um pouco. Um exemplo que podemos citar é o comportamento tranquilo dos espíritos mais elevados quando aprisionados por “autoridades” na região do umbral, conforme relatado no livro Libertação de André Luiz. Estes espíritos superiores conservavam sua tranquilidade e paz interior, ao contrário de outros espíritos que acompanhavam estas mesmas excursões e que ficavam sempre tensos e preocupados; outro exemplo é a tranquilidade e até mesmo a felicidade que demonstrava Gandhi nas suas diversas passagens pela prisão durante o movimento de resistência pacífica na Índia, em que ele aproveitava o tempo livre da cadeia para meditar e escrever ótimos livros, enquanto que seus parceiros de luta tinham verdadeiro pavor de serem presos.

Podemos imaginar assim que Jesus, durante sua prisão e seu martírio, não teve sua paz interior abalada em nenhum instante e fica então fácil de entender como o enorme sofrimento físico foi suportado por aquele espírito elevado, graças à sua imensa superioridade moral, que o levou a pedir o perdão de Deus, em seus momentos finais, a nós pecadores que, segundo disse, não sabíamos o que estávamos fazendo.

Analisando o que a doutrina espírita nos ensina e refletindo sobre o que significa ser um espírito superior, chegamos à conclusão de que os espíritos superiores devem passam a maior parte de seu tempo na verdade em serviço de auxílio aos espíritos mais atrasados como nós e em regiões atrasadas como a Terra. Isto é uma consequência lógica, pois se ser moralmente superior é equivalente a pensar no próximo antes de si mesmo e desejar praticar o bem, é muito difícil acreditar que os espíritos superiores se esquivariam do serviço árduo de auxílio aos seres mais infelizes nas regiões mais atrasadas. Na verdade, o suposto privilégio de sempre poder evitar este trabalho difícil, se assim fosse, funcionaria na verdade como uma punição ao espírito que se eleva moralmente e passa então a possuir mais vontade de trabalhar e ajudar. A vida de ociosidade longe do estudo e da prática do trabalho, seria na verdade castigo ao espírito de boa vontade.

O espírito elevado carrega consigo o seu céu interior, sua paz e sua felicidade onde quer que esteja e o que nos diferencia destes espíritos que estão sempre no “seu céu”, onde quer que estejam, são os nossos defeitos morais, nosso orgulho, egoísmo, maiores ainda do que nossa humildade e boa vontade. Os espíritos elevados sentem-se sempre no céu, seja na arena do circo romano no momento de serem devorados pelos leões, ou seja na condição de escravo ou de trabalhador assalariado encarregado da limpeza dos esgotos; já os espíritos ainda em luta com os próprios defeitos, como nós por exemplo, não conseguimos sentir esta mesma paz de espírito e esta mesma tranquilidade nem mesmo estando no trono do imperador, conforto de uma mansão luxuosa ou na posição superior sentado na cadeira de presidente de uma grande empresa.

Portanto, preciso sempre me lembrar de que o meu céu, ou meu reino dos céus, está dentro de mim, e eu sou o único responsável por não deixa-lo ainda aparecer, por não conseguir manter esta paz e esta tranquilidade dentro de mim o tempo todo. A todo momento em que a vida, por exemplo, me trouxer uma dificuldade, um obstáculo ou uma situação desagradável, preciso tentar me lembrar de como um espírito superior reagiria àquela mesma situação, se seria tão impaciente como eu, se perderia sua calma como eu costumo perder ou se deixaria se levar pela atitude mais fácil e menos trabalhosa deixando de se esforçar um pouco mais para fazer a coisa certa em benefícios de todos. Todas estas atitudes elevadas que conhecemos na teoria, mas que temos tanta dificuldade em colocar em prática na hora certa, são o que ainda nos separa do nosso céu.

Não vamos mais então esperar um céu futuro, um céu em que podemos ser convidados a habitar como prêmio pela nossa prática religiosa e onde desejamos viver em eterna felicidade em meio a tecnologia avançada, conforto ou paisagens paradisíacas. Vamos, ao contrário, criar nós mesmos um céu bem aqui onde vivemos, sendo pessoas melhores que criam um círculo de felicidade à sua volta, sendo pessoas que irradiam paz e tolerância, que praticam o trabalho duro e o estudo incessante, que demostrão na prática a humildade e o desapego, esquecendo aquela ideia de ser privilegiado com o convite para morar num céu exclusivo de poucos. Este céu que você mesmo criará, o único céu real, estará dentro de você para sempre e dele ninguém poderá te expulsar.


(José da Silva de Jesus)

 

 

 

 

Artigo: Os Erros - A/01491

Aprendendo com os erros

Na vida não precisamos acertar sempre, mas a cada dia errar menos. E é necessário que a cada erro, aprendamos o máximo possível. Para que esses erros tornem-se experiências aproveitáveis, das quais precisaremos no futuro, para não cometer os mesmo erros.

Mesmo sabendo que muitas dessas experiências machucam, nos trazem lembranças que fazem sofrer, e que preferimos esquecer. Ainda assim, temos que ter consciência que devemos aproveitá-las para a cada dia errarmos menos e acertamos mais.

Porque a vida é assim, cheia de surpresa e precisamos aprender a conviver com ela, caso contrário, não conseguiremos ser alguém, e certamente não estamos aqui por acaso, sem razão, á toa, sem um objetivo à conquistar. Estamos em busca de um espaço, para deixarmos de ser mais um neste mundo.

Por isso temos obrigação de aprender a viver e conviver com a realidade, tendo consciência de que em nossas mãos está o nosso futuro. Dependendo principalmente do que somos no presente, que seremos neste futuro bem próximo. Precisamos ter em mente algo muito importante: que devemos ser sempre nós mesmos, respeitando ao nosso próximo como a si próprio.

Quando vermos que isto está acontecendo, então sentiremos que nossos erros tornaram-se experiências, e que isso, é como um sinal de nosso amadurecimento. Ou seja, que deixamos de ser crianças e passamos a ser adultos, Não no físico, e sim no mental.

 

 

 

Misticismo: Oração Celta


Oração Celta

Que jamais, em tempo algum, o teu coração acalante ódio. Que o canto da maturidade jamais asfixie a tua criança interior. Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro. Que as perdas do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida. Que a musica seja tua companheira de momentos secretos contigo mesmo. Que os teus momentos de amor contenham a magia de tua alma eterna em cada beijo.

Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer. Que cada dia seja um novo recomeço, onde tua alma dance na luz. Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração. Que em cada amigo o teu coração faça festa, que celebre o canto da amizade profunda que liga as almas afins. Que em teus momentos de solidão e cansaço, esteja sempre presente em Teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa.

Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente, para que tu percebas a ternura invisível, tocando o centro do teu ser eterno. Que um suave acalanto te acompanhe, na terra ou no espaço, e por onde quer que o imanente invisível leve o teu viver. Que o teu coração sinta a presença secreta do inefável. Que os teus pensamentos e os teus amores, o teu viver e atua passagem pela vida, sejam sempre abençoados por aquele amor que ama sem nome. Aquele amor que não se explica, só se sente.
Que esse amor seja o teu acalanto secreto, viajando eternamente no centro do teu ser. Que este amor transforme os teus dramas em luz, a tua tristeza em celebração, e os teus passos cansados em alegres passos de dança renovadora.  Que jamais, em tempo algum, tu esqueças da Presença que está em ti e em todos os seres. Que o teu viver seja pleno de Paz e Luz!

 

Palavra de Vida


É imensa a Glória de Deus. Basta meditarmos sobre a extensão dos mares. A área total dos mares e oceanos é de 360,63 milhões de km2, ocupando 70,69% da área total do Planeta, que possui uma área emersa de 149,67 km2, que equivale a 29,31% do Planeta. O Oceano Pacífico tem 179,25 km2, incluindo o Mar da China Meridional, o Mar de Ojtsk, o Mar de Bering, o Mar do Japão; o Mar da China Oriental e o Mar Amarelo representam 49, 7% das águas. O Oceano Atlântico tem 106,46 milhões de km2, incluindo o Oceano Ártico, o Mar do Caribe, o Mar do Norte, o Mar Mediterrâneo, o Mar da Noruega, o Golfo do México, a Baía de Hudson, o Mar da Groenlândia, o Mar Negro e o Mar Báltico. O Oceano Índico possui 74,92km2, incluindo o Mar da Arábia, o Golfo de Bengala e o Mar Vermelho. “Olha desde a tua santa habitação, desde o céu, e abençoa o teu povo: a Israel, e a Terra que nos deste, como juraste a nossos pais, Terra que mana leite e mel.” (Deuteronômio 26:15)

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Personalidade: Manoel Afonso

Manoel Afonso

O autor é advogado, começou na mídia de São José do Rio Preto.
Fundador da Rádio Patriarca de Cassilândia, ex-comentarista e
âncora da TV.Record MS; colunista do Diário Digital, A Crítica e
Campograndenews, com a coluna publicada simultaneamente
em sites e jornais impressos de várias cidades do Estado.

Artigo: Xamanismo - A/01490


O QUE É XAMANISMO?
 
O xamanismo é a mais antiga prática espiritual, médica e filosófica da humanidade. Hoje médicos, advogados, donas de casa, psicólogos, espiritualistas, místicos, estudantes, executivos, e pessoas das mais variadas crenças estão estudando e aplicando o xamanismo.

Os rápidos resultados, introvisões de profundo significado, o contato com realidades ocultas, a obtenção de autoconhecimento, a busca do poder pessoal, contribuem para o interesse nas práticas. O xamanismo é um conjunto de crenças ancestrais. Sua prática estabelece contato com outros planos de consciência, a fim de obter conhecimento, poder, equilíbrio, saúde. Propicia tranquilidade, paz, profunda concentração, estimula o bem estar físico, psicológico e espiritual.

O xamã pode ser homem ou mulher. É o mago, o curandeiro, o bruxo, o médico, o terapeuta, o conselheiro, o contador de estórias, o líder espiritual. Ele é o explorador da consciência humana. O praticante é levado a sair do torpor convencional, reconhecendo os seus limites, a sua limitada visão pessoal do mundo, buscando um plano mais universal. Através de um chamado interior ele vive um confronto existencial que o força a sair de uma zona de conforto, do falso brilho, da alienação.

Reforçando a coragem e a determinação, o praticante mobilizado por visões, introvisões e vivências, expande a sua consciência, podendo processar transformações de profundas proporções na sua vida. O xamanismo resgata a relação sagrada do homem com o planeta. Praticar xamanismo é ir em busca da excelência espiritual, é enxergar a realidade existente por trás dos conceitos, é se harmonizar com as marés naturais da vida. É trilhar o Caminho Sagrado, atravessando os portais da mente, das emoções, do corpo e do espírito.

A premissa básica é o reconhecimento que todos fazemos parte da Família Universal e tudo está interligado. O praticante compreende o "Espírito Essencial" que está dentro dele mesmo, na natureza e em todos os seres. Ele sabe quem ele é , e como se relaciona com o Universo. O reconhecimento do caminho da verdade vem da expansão da consciência e a compreensão que o verdadeiro poder está dentro de cada praticante, e provém do desenvolvimento de seus próprios dons.

Hoje, no Planeta, a vibração está mais alta do que nunca. As pessoas se preocupam cada vez mais com o autoconhecimento e fazem a sí mesmo uma pergunta : "O que eu realmente devo fazer na vida?". Nesta busca deparam-se com barreiras, seja com relacionamentos, trabalho, saúde, carreira e outros.

O maior obstáculo para o crescimento é a inércia, que cria a insensibilidade, pois priva o indivíduo de novas possibilidades, cria passividade com relação à vida. Cria falta de vitalidade, limita a criatividade e predispõe ao papel de vítima. A consciência se limita a fugir, a ter medo. A vítima fica sempre vivendo as sombras do passado e com medo do futuro. As práticas xamânicas compelem a mente a viver dentro do coração, até que a mente ignorante seja destruída. Isso se manifesta quando o ser se revela espontaneamente. Na verdade, o antigo modo de viver acaba, abrindo caminho para um jeito mais consciente.

Quando se aproxima o verdadeiro propósito da alma, tudo da natureza interior vem a tona. A pessoa entra em um processo mais rápido de transformação pessoal. Quando convidamos o amor para despertar poderes mais profundos, trabalhar nos desafios torna-se uma aventura.

O praticante explora a estrutura de sua própria consciência e vai compreendendo como os fatos acontecem na sua vida, deixando de ser vítima das circunstâncias. Sente-se inspirado pelos desafios e aprende a utilizar a energia de forma a caminhar no Amor - Paz e Luz. Praticando a sabedoria das antigas tradições adaptadas ao mundo atual e ao estado atual da alma humana, o trabalho é feito com tambores, canções, meditações, instrumentos de poder, danças, respirações, visualizações, histórias, vivências e muito, muito amor.
 

Pensamento - VIII.CCV - 8205

"Ninguém é maior do que aquele
que está disposto a que lhe assinalem
os seus erros." (Dave Barry)

Pensamento - VIII.CCIV - 8204

"Há flores que crescem no esterco. Ou entre duas telhas, com as raízes aconchegadas entre meia dúzia de grãos de terra que o vento arrastou. E talvez sejam mais verdadeiramente belas do que as outras, que alguém colocou num grande jardim e regou abundantemente durante o estio até que se cobrissem de cores e aromas. Com os homens acontece algo de muito semelhante. Quando parecem existir todas as condições para que um homem se desenvolva harmoniosamente, cheio de virtudes e qualidades, sucede frequentemente que esse homem se torna mole e falso. E que a sua beleza – descobrimos isso mais cedo ou mais tarde – acaba por não passar de aparência." (Paulo Geraldo)

Pensamento - VIII.CCIII - 8203

"É pena que a natureza fizesse de ti um só indivíduo. Porque havia matéria para um homem digno e para um patife." (Goethe)

Pensamento - VIII.CCII - 8202

"Mesmo as noites totalmente sem estrelas
podem anunciar a aurora de uma grande
realização." (Martin Luther King)

Pensamento - VIII.CCI - 8201

"A vida não deve ser um romance dado
a nós, mas um romance feito por nós.
[...] Assim é toda vida uma história."
(NOVALIS)

Palavra de Vida

O maior desafio que o Ser Humano enfrenta em sua caminhada é a busca do Eu Interior no grande Projeto do Domínio da Vida. O Homem precisa saber que Vencer os outros não chega a ser uma grande vitória. Vitorioso é aquele que consegue vencer a si mesmo, combatendo seus vícios e controlando suas paixões. A vitória sobre nós mesmos é muito mais difícil. Ela requer mais coragem, mais disciplina e mais decisão. Mas se não conseguirmos na primeira vez, podemos tentar outra vez, como na famosa música de Raul Seixas. O simples fato de tentarmos de novo já teremos adquirido o direito de nossa primeira vitória. Nós somos egoístas e esse mal é preciso ser eliminado de nós, custe o que custar. O altruísmo deve ser praticado sempre, para que a nossa vitória seja completa. “...e vos renoveis no espírito da vossa mente, revestindo-vos do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” (Efésios 4:23,24)

 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Pensamento - VIII.CC - 8200

"Aquele que duvida e não investiga
torna-se não só infeliz mas também
injusto." (Pascal)

Pensamento - VIII.CXCIX - 8199

"Só conseguirá compreender o que é uma propriedade quem lhe tiver sacrificado uma parte de si próprio, quem tiver lutado para a salvar e sofrido para lhe dar beleza." (Saint-Exupéry)

Pensamento - VIII.CXCVIII - 8198

"Os heróis são aqueles que tornam
magnífica uma vida que já
não podem suportar." (Jean Girandoux)

Pensamento - VIII.CXCVII - 8197

"Não existe desejo que não seja dirigido a um bem. O pecado não surge na vontade sem alguma ignorância no intelecto. Porque não desejamos nada a não ser que seja um bem, quer real quer aparente." (Tomás de Aquino)

Pensamento - VIII.CXCVI - 8196

"Desde que os homens deixaram de crer em Deus, não se nota que se tivessem tornado descrentes em tudo, mas sim que acreditam em tudo." (Chesterton)

Palavra de Vida

Por que o mal está sempre perto de nós? Diante de lutas e de tantas dificuldades, as pessoas fazem perguntas a si mesmas. E surgem questionamentos sobre o assunto todos os dias e em todos os lugares. Com o objetivo de esclarecer o assunto, aqui é apresentada a discussão de forma bem sucinta. Deus tem o controle de todas as coisas em suas mãos e permite assim que os homens sejam maus e pratiquem o mal porque existe o livre arbítrio. “Ele me disse: O Senhor, em cuja presença tenho andado, enviará o seu anjo contigo, e prosperará o teu caminho, para que tomes mulher para meu filho da minha família e da casa de meu pai.” (Gênesis 24:40)

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Artigo: Criança Índigo - A/01489

Educando crianças Índigo e Cristais


Educar uma criança Índigo ou Cristal é um privilégio especial nestes tempos de turbulência e mudança. Como um pai ou mãe, tu estás a contribuir para a fundação de novos padrões de educação de crianças no planeta. Estás a emparceirar com a tua criança para elevar a ressonância da relação entre pais/criança para o mais alto nível possível nestes tempos. A criança índigo ou Cristal veio ao planeta com a sua própria “missão”. Como um Índigo está aqui para desafiar formas e crenças existentes, e como um cristal está aqui para ensinar amor e o reconhecimento de plenos poderes. Vocês, como pais, são os parceiros nesta missão de ensinar e curar. Podem ajudar a vossa criança a realizar a sua missão começando por compreender o que é necessário de vocês. Como pais de um Índigo, podem esperar ser desafiados a cada esquina, mas tendo as técnicas para lidar com estes desafios vai-se criando uma relação mais fácil entre vocês e a vossa criança Índigo. Como pais de um criança Cristal, vão ter de lidar com uma força de vontade muito forte e lutas de poder frequentes. De novo, tendo as técnicas educativas para lidar com estes assuntos vai facilitar o crescimento e o desenvolvimento da vossa criança.
O Paradigma Velho de Educação

O Paradigma velho de educação simplesmente não trabalha com os Índigos e Cristais. E isto é esperado. Eles estão aqui para desafiar o paradigma velho e substitui-lo por um melhor. Por isso a maneira como vocês foram educados não irá trabalhar com eles. Vocês não podem repetir os vossos próprios padrões de educação – quer conscientemente ou subconscientemente. Como pais de uma Nova Criança, vocês têm de tornar-se conscientes do padrão particular de educação que escolheram.

O velho paradigma era baseado na sua maior parte em Poder e Medo. Os pais viam a criança como uma responsabilidade que tinha de ser assumida, e o cargo dos pais era ter a certeza que a criança era sustentada materialmente, educada e transformada em um adulto, tal como todos os outros adultos. A criança foi criada a temer castigos e a ver os pais, professores e outros adultos como figuras de poder. A criança foi ensinada por estas figuras de poder a aceitar as normas da sociedade, mesmo que estas fossem contra as suas inclinações naturais. Os pais e assistentes domiciliários viam o controlo da criança como o seu dever. Eles tinham então o direito a castigar a criança, até com violência, se esse controlo ( geralmente em forma de regras e proibições) fosse desafiado ou ignorado. O objetivo das regras e proibições era para assegurar que a criança “pertencia” ou conformava-se com a sociedade. Pais do Estilo Velho frequentemente dizem coisas como “Tu vais fazer isso porque eu digo que vais, e eu sou o teu pai/mãe”, ou “tu vais fazer isso porque é o que toda a gente faz”.
Os pais do Estilo Velho são Autoritários, e exigem obediência e respeito baseado na autoridade investida nesta relação de criança/pais. Neste sistema de crença, os pais são tomados como “donos” da criança e têm o direito de exigir obediência. Os pais acreditam saber mais e serem mais sábios, e por isso têm o direito de exigir certos padrões de comportamento e escolher a vida da “sua” criança.

O Paradigma Novo de Educação
O paradigma novo de educação é baseado no Amor e é derivado do Centro do Coração. Neste novo paradigma, cada criança é vista como uma dádiva e privilégio. Educar é visto como uma experiência do coração, em que ao adulto é dada a tarefa de educar e assistir uma alma nova acabada de chegar ao Planeta. Esta tarefa é uma associação, em que os pais e criança partilham a aventura de criar uma experiência consciente de crescimento e aprendizagem dentro dos parâmetros educativos da relação.

Neste modelo de educação baseado no coração, a criança é vista pelo que é – uma alma altamente evoluída e desenvolvida. Esta alma Índigo ou Cristal tem a sua própria sabedoria para transmitir ao mundo, e o cargo dos pais é frequentemente o de ajudar essa criança a trazer a mensagem ao mundo. Para o fazer assim é necessário que a criança seja amada e educada, e encorajada a expressar ao máximo o que é que elas são e ser-lhes dada a oportunidade de desenvolverem o seu potencial total num ambiente afetuoso.
De maneira a ser este tipo de pais ou assistentes domiciliários, qualidades tais como Amor, Tolerância, Respeito e Aceitação Incondicional têm de fazer parte das técnicas básicas de educar e de vocação social. Os pais também precisam de aprender e perceber as técnicas de Negociação, Comunicação e Disciplina.

AMOR
Esta é A técnica de educação mais importante de todas elas. E a maior parte das pessoas imagina que “vem naturalmente”. Mas frequentemente, os pais reproduzem o seu próprio paradigma de educação já aprendido sem verdadeiramente pensarem se vem do coração ou não. Efetivamente, vocês não podem respeitar e amar a vossa criança senão se amarem e respeitarem a vocês próprios. E tantos de nós crescemos com mensagens tais como “não és bom/boa o suficiente”, que criaram autoestima baixo e dificuldades com amor próprio e autoaceitação. Qualquer pessoa que trabalha com crianças vai ter de vigiar a maneira como os seus problemas não resolvidos de autoaceitação possam ser projetados na criança. A criança depois pode ser vista como “mal comportada” ou “ingovernável” ou “fora de controlo”, ou qualquer número de rótulos de “não ser bom/boa o suficiente”. Igualmente, as hostilidades e cóleras não resolvidas de um pai ou mãe são frequentemente refletidas de volta a estes pelo comportamento da criança. Frequentemente uma criança irritada e temperamental está a representar os sentimentos reprimidos do pai ou mãe. É difícil criar uma criança Índigo ou Cristal a não ser que tenhas resolvidos os teus problemas e sejas capaz de te amar a ti próprio(a), de reconhecer os teus plenos poderes e de expressares o teu potencial total. A tua Criança Índigo ou Cristal vai ser o/a teu/tua professor(a) principal, se de fato ainda não tiveres resolvido estes problemas.

VAIS aprender a reconhecer os teus plenos poderes e a dar-te valor – á medida que eles te ensinam as técnicas. Mas é muito mais fácil se já tens estas técnicas, assim educar a tua criança torna-se uma aventura partilhada de crescimento empossado.
ACEITAÇÃO INCONDICIONAL

Esta é frequentemente uma das coisas mais difíceis para os pais. Frequentemente o orgulho dos pais exige que a criança viva á altura de certas expectativas ou que desempenhe certos cargos. Mas as crianças Índigo ou Cristais têm o seu próprio ser definido e o seu próprio sentido de quem é que são. Isto é muito claro para eles. E ás vezes este sentido de quem eles são pode estar diretamente oposto aos desejos e necessidades dos pais. Quando isto acontece, requer um pai ou mãe muito especial para conseguir dizer: ”Eu aceito-te pelo que és”, e “tu não tens de ser como eu.”
Um pai ou mãe inseguro pode tomar essa precisa diferença entre ele(a) e a criança como uma ameaça, e exigir que a criança se conforme. Mas os pais Novos permitem que a criança desabroche e seja o que é, até mesmo encorajando aspectos do ser da criança que podem ser estranhos à sua maneira própria de pensar ou ser, se é aí que estão os talentos da criança. Os Novos pais também aceitam que á medida que uma criança cresce e passa pela adolescência e idade adulta, que pode escolher não seguir o caminho de carreira “seguro” e “responsável” que os pais podem desejar. O Índigo pode desejar ser criativo, ou de viajar pelo mundo e ver a vida, em vez de ir para o colégio e seguir um caminho de vida definido.

Os Novos Pais vão ter de perceber que os Índigos e Cristais veem a vida como uma criação contínua, aonde eles são livres para se “reconstruir “ sempre que lhes apetecer, à medida que seguem as suas paixões. Eles provavelmente não têm interesse nenhum em serem seguros e cautelosos, mas antes em serem apaixonados, criativos e divertidos. Isto não quer dizer que eles não vão criar abundância. Frequentemente os adultos Índigo criam o mesmo nível de abundancia que os pais antes de eles terem trinta anos. Mas eles fazem-no com meios invulgares e criativos.
RESPEITO

Isto está intimamente ligado à aceitação incondicional. Se os pais podem aceitar quem e o que a criança é, então baseado nesta aceitação pode ser construído um respeito mútuo por cada um. Este respeito mutuo é a fundação/base necessária em que a relação pais/criança será construída. Muitos pais do Estilo Velho veem crianças como inexperientes e razoavelmente estúpidos até que possam ser ensinadas por adultos experientes e mais sábios. Os Novos Pais estão conscientes que a sua criança é um ser evoluído num corpo pequeno, e há uma troca mutua de ideais e experiências nesta relação. Os pais ensinam à criança/alma as técnicas de sobrevivência que precisa para a vida no planeta neste momento. A Criança ensina aos pais novas perspectivas sobre a vida vindo da sua ligação mais próxima com o mundo espiritual.
Este respeito mútuo significa que cada um de vocês vai permitir o outro ser o que é, sem necessidade de critica ou hostilidade se houver diferenças. De fato, os Novos pais vão ver estas diferenças como algo para ser celebrado à medida que começamos a perceber a imensa diversidade e possibilidade inerente na vida humana que existe no planeta hoje.

TOLERÂNCIA
Este tópico está relacionado com os dois acima também. Se existe aceitação incondicional, amor e respeito mútuos no lar, então também ira existir tolerância pelas diferenças e necessidades diferentes de cada pessoa na família. Esta tolerância pode depois ser alargada à sociedade mais ampla fora de casa. Se ensinares à tua criança que te aceitas a ti próprio(a), e que as aceitas a elas, então é mais provável que elas transfiram este padrão para o contato com crianças e pessoas diferentes que conhecem na escola e em situações sociais. Esta tolerância por outros e aceitação de outros faz parte da missão das crianças Índigo e Cristais, e vai ajudar a criar um mundo aonde existe tolerância e aceitação de todos.

Os Novos pais vão mostrar à sua criança que eles podem relacionar-se com ”diferentes” pessoas, com respeito. E que eles podem honrar as diferenças e celebrar a diversidade, em vez de se sentirem ameaçadas e terem medo como muitos pais do estilo velho tinham. A eficiência dos aspectos mencionados acima no Paradigma Novo de Educação, frequentemente encontra-se na habilidade dos pais de partilhar técnicas de vida com a criança. Isto é feito de maneira mais eficaz com as técnicas de Comunicação, Negociação e Disciplina.
COMUNICAÇÃO

Comunicação com a tua criança é um dos meios chave com que podes mostrar amor e respeito. O ato de comunicar é um ato de receber e de dar. A pessoa que comunica está a dar e a partilhar ideias e a pessoa que ouve está a receber essas ideias. Os dois processos são “ativos”, em que receber ou “ouvir” é também uma habilidade. Como pais, deviam adiantar-se além de dar ordens e instruções que esperam que a vossa criança obedeça e receba sem duvidar. E acima de tudo nunca deviam perder a calma e gritar no processo de comunicar com a vossa criança.
O uso de cólera e de violência na comunicação apenas ensina a criança que para conseguir o que pretende tem de fazer mais barulho e ser o mais agressivo. De igual modo, castigos físicos ensinam a criança que para obteres o que queres (obediência), tens de ser agressivo e violento. Estes padrões de comunicação serão interiorizados e podem depois ser exteriorizados quando a criança interage com crianças da mesma posição social. Crianças cristais especialmente, estão aqui para experimentar poder, e se, aprenderem de ti que violência é igual a poder, então elas vão representar isto. E frequentemente contra ti. Então é muito melhor, ensinar a tua criança a comunicar eficientemente, mas com respeito. E aqui a chave é para os dois participantes OUVIREM o que o outro tem a dizer. E no ato de ouvir realmente receber e perceber o que o outro sente e precisa. Comunica com a tua criança sobre os assuntos familiares que o/a afetam. Não assumas que só porque elas são pequenas que têm apenas de seguir o que queres. As crianças têm necessidades emocionais que deviam ser tomadas em consideração quando se tomam decisões que afetam toda a família.

NEGOCIAÇÃO
Negociação faz parte do processo de Comunicação. Se tu queres que a tua criança siga um certo caminho ou faça certas coisas, então vais ter de lhes explicar porque é que precisam que eles se comportem assim. Os Índigos e os Cristais não estão interessados em ordens autoritárias, mas eles ouvem se falares calmamente e negociares o que tu queres. Se o que tu queres não os atrai particularmente, é possível negociar uma recompensa para eles fazerem o que tu pedes. Sendo assim existe uma situação de “ganha/ganha”, aonde os dois participantes ganham alguma coisa que querem.

A técnica aqui não é manipulação, embora pais de Índigos espertos vão ter de estar alerta para que a sua criança não se torne manipulativa. Em vez disso, é chegar a um lugar de conforto mutuo, aonde os dois participantes estão de acordo e contentes com o que tem de ser feito. Por exemplo, se arrumar brinquedos é um problema, negocia com a criança que se todos os brinquedos forem arrumados todas as noites por uma semana, então no fim-de-semana, um divertimento pode ser oferecido. Se não, não há este divertimento. A maior parte das crianças aceitará uma proposta como esta, em vez de ter a mãe continuamente a gritar porque é que os brinquedos não estão arrumados (bem, porque as crianças Índigo e Cristais têm coisas mais importantes e imaginativas para fazer do que arrumar brinquedos).
DISCIPLINA

Embora esta tenha sido deixado para ultima, é geralmente o tópico mais emotivo nas minhas discussões com os pais. Se se dá ou não “dá tareias” como castigo, ou para impor fronteiras. Eu acredito em não usar violência, sempre. Isto apenas ensina à criança que violência é um instrumento para obter o que tu queres. No entanto, eu também acredito que o conceito de “disciplina” é pouco percebido na nossa sociedade. É equiparado a regras, regulamentos e castigos. Realmente, a palavra “disciplina” partilha a mesma raiz do que a palavra “discípulo”, e tem a ver com ensinar e aprender. E o/a professor(a) mais eficaz não é aquele que grita e é violento, a não ser que estejas no exército. Na vida normal, o ato de ensinar é mais eficaz quando vem do coração e é transmitido de uma maneira afável e atenciosa.
As crianças precisam de saber aonde as fronteiras estão, e o que é esperado delas no contexto da família. Isto ajuda a assegurar uma sensação de segurança que encoraja um comportamento calmo. Mas esta informação pode ser transmitida de uma maneira terna e serena, usando as técnicas de comunicação e negociação.