sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Misticismo: A Entrega

A Entrega

Entregar-se pode ser difícil, mas não precisa ser. Entregar-se é o processo de aprender a confiar no Universo e em nós mesmos, aprender a viver em um lugar diferente dentro de nós mesmos, agir de um lugar diferente e com diferentes intenções. O ego age pelo reconhecimento, fama e fortuna. Mas o Universo e o nosso Eu Superior agem por amor, paz, generosidade e prosperidade. 

Sabedoria Popular

Tudo tem a hora certa para acontecer. 
Na maioria das vezes, aquilo que você 
mais deseja só vai acontecer quando 
você menos esteja esperando.

Religião: Estado Laico - Símbolos Religiosos

SÍMBOLOS RELIGIOSOS EM GABINETES

Independentemente da crença ou descrença da presidente Dilma Rousseff, os símbolos religiosos como a Bíblia e o crucifixo, não devem ser mantidos no gabinete presidencial; de igual maneira nas repartições públicas em geral, porque o Estado é laico. Também está na Constituição: todos os credos devem ser respeitados pelos governantes, não podendo, a priori, priorizar este ou aquele símbolo religioso, sob pena de discriminar algum segmento espiritual do País. Ninguém pode ser penalizado por adotar postura como esta da presidente Dilma, reeleita para todos os brasileiros. O que é certo, é certo.


Sobre a informação de que a presidente Dilma 
acaba de retirar a Bíblia e o Crucifixo do Gabinete

Sabedoria Popular

Se alguém vive de acordo com as leis 
da natureza, nunca será pobre;  mas se viver 
de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.

Artigo: Aécio Neves e o Futuro - A/01626

Aécio Neves, derrotado em Minas,
faz agora novos planos para o futuro

O senador Aécio Neves, derrotado na disputa presidencial para Dilma Rousseff, nas eleições do segundo turno, viu sua estratégia de campanha cair por terra, ao “bater na trave” e perder por uma diferença de cerca de 3,5 milhões de votos, o que representa 3,27% dos votos válidos.

O mineiro perdeu a eleição em casa, levando em consideração que não conseguiu superar a petista no colégio eleitoral de Minas Gerais, onde a votação de Dilma saltou de 4,8 milhões de votos no primeiro turno para 5,9 milhões no segundo, enquanto o tucano pulou de 4,4 milhões para 5,4 milhões.

Para quem foi governador do estado por duas vezes e ter seu governo avaliado em 92%, sendo que 76% consideraram seu governo como ótimo ou bom, segundo Datafolha, ele foi simplesmente abandonado pelos mineiros. Além disso, o apoio de Marina Silva, na prática, mais atrapalhou do que ajudou. Aécio literalmente trocou gato por lebre e viu os eleitores marinistas se dividirem.

Isso porque Dilma venceu em Pernambuco, estado de Eduardo Campos e que Marina havia vencido no primeiro turno, com 2,3 milhões de votos. Dilma teve 2,1 milhões no primeiro turno e pulou para 3,4 milhões no segundo. Aécio ficou 1,5 milhão de votos no estado. O fiel da balança também foi o Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral, Dilma teve 1,5 milhão de votos a mais e chegou a 4,5 milhões de votos.

Resta ao tucano voltar ao senado para cumprir seu mandato até 2018. Por lá, tentará ser a voz da oposição e tentar se cacifar para ser novamente o candidato do PSDB para presidente. Mas antes, terá que se acertar com José Serra e Alckmin, que respiram aliviados com a derrota do colega.


Pensamento - IX.DLXXVI - 9576

"O pão da vida é o amor; o sal da vida, 
o trabalho; a doçura da vida, é a poesia; 
a água da vida é a fé." (Anna Brownell Jameson)

Pensamento - IX.DLXXV - 9575

"Negar, crer, duvidar e bastante estão 
para o homem como o galope está,
para o cavalo." (Pascal)

Pensamento - IX.DLXXIV - 9574

"A Revolução virá, mas não há razão 
para se rejeitar as alegrias da existência."
(Stendhal)

Pensamento - IX.DLXXIII - 9573

“A menos que se trate de algo técnico, a implementação de uma ideia depende do prestígio do autor na sociedade.” (Carlos Machado)

Pensamento - IX.DLXXII - 9572

"Se um homem não está disposto a arriscar-se 
pelas suas ideias, ou as suas ideias não valem 
nada ou ele nada vale." (Ezra Pound)

Pensamento - IX.DLXXI - 9571

Tudo nos separa. O amor é a ponte.”
(Maria Vitalina Leal de Matos)

Pensamento - IX.DLXX - 9570

"A grandeza das obrigações não me levará, 
como a certos corações, à ingratidão."
(Honoré de Balzac)

Pensamento - IX.DLXIX - 9569

"O cobarde fará mal ao homem 
de maior valor com discursos tortuosos, 
e a seguir dirá “juro.” (Hesíodo)

Pensamento - IX.DLXVIII - 9568

"A coincidência é a cúmplice sutil 
dos destinos humanos." (Herberto Sales)

Pensamento - IX.DLXVII - 9567

"Metade do mundo gravita em torno 
de pequenas vaidades e ostentações;
 porfiam por coisas vazias 
de substância." (Cyro dos Anjos)

Pensamento - IX.DLXVI - 9566

“O grande homem é aquele que, no meio 
da multidão, mantém com perfeita doçura 
a independência da solidão.” (R.W.Emerson)

Pensamento - IX.DLXV - 9565

“Geralmente são os bens que provêm 
do acaso que provocam inveja.” (Aristóteles)

Pensamento - IX.DLXIV - 9564

“Muitas coisas melhor se diz calado, 
pois o silêncio não tem fisionomia, 
mas as palavras sim têm muitas 
faces.” (Machado de Assis)

Pensamento - IX.DLXIII - 9563

“Aprimorar a paciência requer alguém 
que nos faça mal e nos permita praticar 
a tolerância.” (Dalai Lama)

Palavra de Vida

O Mestre Jesus, em Reunião com o Colégio Apostólico, disse que um deles era um Demônio. Os ignorantes costumam demonizar todas as coisas, porque não sabem interpretar a expressão reinante nos meios populares. O que temos visto são manifestações demoníacas nas ações humanas. Existe o Demônio da Cobiça e o Demônio do Orgulho. Os demônios estão presentes no quotidiano de todas as pessoas e nas pessoas, com o seu modo de agir. O Demônio do Ciúme e o Demônio do Ódio; o Demônio da Sujeira e o Demônio da Limpeza excessiva. A Figura temida do Demônio aparece na falta de equilíbrio da Criatura Humana que ainda não aprendeu a dominar os seus instintos. Um dos piores Demônios é o Sexo, quando não há limite para a sua prática. Os Demônios, de um modo geral,  estão impregnados na Mente Humana, mas quando a liberdade é conquistada toda essa crença cai por terra. A Força Espiritual é Superior, e com o Domínio da Vida, tudo isso não passa de um Erro por falta de Conhecimento. “Irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.” (Hebreus 3:12)

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Charles Vega Parucker - In Memoriam

Em busca da paz 



O engenheiro Charles Vega Parucker viveu para a Ordem Rosacruz. O legado da AMORC é milenar e, por décadas, o Grande Mestre procurou integrar a filosofia da fraternidade na vida prática de todos os que conviviam com ele, promovendo harmonia, equilíbrio, saúde e o despertar das faculdades “adormecidas” na maioria dos seres humanos. Do seu legado, destacamos, entre outros, a construção do Museu Egípcio e Rosacruz, da Biblioteca Alexandria e da sua maior e mais querida obra: a Morada do Silêncio, retiro espiritual localizado na Chaminé da Serra, no município de Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba, em meio à Mata Atlântica. 

Mineiro de Belo Horizonte, nasceu no dia 17 de Setembro de 1936. Escolheu Curitiba para terminar seus estudos, na década de 60. E, como estudante do curso de Engenharia da Universidade Federal do Paraná, Charles descobriu a Ordem Rosacruz. Nunca mais a abandonou, mesmo tendo voltado a morar na cidade natal. Trabalhou em diversas empresas multinacionais, mas uma vez por semana viajava para Curitiba para dar prosseguimento aos estudos. Trabalhou na Refrigeração Paraná S/A, na General Electric e na Asea Brown Boveri S/A, participando das negociações e da administração de contratos da construção de muitas usinas hidrelétricas, como Ilha Solteira, Foz do Areia, Parigot de Souza, Balbina e Itaipu, no Brasil; e outras no México, República Dominicana, Paraguai, Colômbia e Libéria. 

Em 1982, devido a suas qualidades filosóficas e administrativas, assumiu o cargo de Grande Mestre da Ordem Rosacruz para os países de língua portuguesa. Durante um breve período, em caráter interino, abraçou o cargo de Grande Mestre da AMORC para os países de língua espanhola. Era o representante da Grande Loja no que dizia respeito aos assuntos administrativos, filosóficos e espirituais, lembra o amigo Jamil Salloum Júnior. No Brasil, são mais de 20 mil Rosacruzes e tem em torno de 280 núcleos espalhados pelo país, além de Portugal e Angola. A carga do trabalho era espantosa, mas Charles dava conta de tudo, sempre com bom humor.

Na década de 90, motivou-se a deixar a ponte aérea e veio morar definitivamente em Curitiba. Assim, era o primeiro a chegar e o último a sair da sede, localizada no bairro Bacacheri. Fazia questão de ir de sala em sala cumprimentar todas as pessoas. Não gerenciava nada de longe. “Viveu a AMORC.” E assim também o fez sua esposa, Mercedes Palma Parucker, que o acompanhou e incentivou durante a trajetória na Ordem. Ao longo de seu mandato, recebeu inúmeras honrarias e distinções de diversas entidades e órgãos governamentais, inclusive o título de Cidadão Honorário de Curitiba. Após 26 anos à frente do cargo, foi designado vice-presidente mundial da AMORC, cargo que desempenhou até 2013. Deixa a viúva Mercedes, três filhos e três netos. Dia 6, aos 78 anos, em Curitiba. Foi sepultado no no Cemitério do Abranches no dia  de outubro de 2014.

(Charles Vega Parucker - Homenagem Publicada no Jornal Gazeta do Povo em 08/10/2014, com adaptação para a Coluna| Aline Peres)




Pensamento - IX.DLXII - 9562

“A crença de que é uma pessoa inteligente, capaz de sempre encontrar um meio de inverter as situações, pode ajuda-lo a superar alguns dos momentos mais difíceis de sua vida.” (Anthony Robbins)

Pensamento - IX.DLXI - 9561

“A nascente desaprova quase sempre 
o itinerário do rio.” (Jean Cocteau)

Palavra de Vida

Sem que a pessoa tenha vontade para realizar qualquer coisa, qualquer projeto, ou mesmo para receber um benefício, nada lhe acontece. A Vontade, em si, determina o Poder de realização de Projetos Ambiciosos na Vida de todo Ser Humano. Ninguém, nem que mereça, pode receber uma Dádiva qualquer, sem o exercício da Vontade. Ao contrário, a Pessoa quando desejosa de alguma coisa, exercendo a Vontade no Coração e na Mente, com certeza será agraciada. Vale muito a Vontade Humana para que as Conquistas sejam alcançadas. O Profeta Jeremias expressou: "Clama-me e responder-te-ei; revelar-te-ei Coisas Grandes e Firmes que não sabes." O Mensageiro Divino sugeriu aí que a Vontade fosse manifestada, clamando ao Deus que tudo pode. A Vontade tem o Poder de mudar muita coisa na vida da Personalida-Alma, desde as pequenas conquistas às Grandes Realizações, porque podemos todas as coisas por meio do Princípio da Vontade.  “A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá.” (Provérbios 10:28)

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Artigo: Sabedoria advinda das eleições 2014 - A/01625

Sabedoria advinda das eleições 2014


No meio esotérico é comum mensagens, e a esperança de uma mudança radical na consciência coletiva, a ponto de podermos acessar conscientemente e coletivamente outros planos da Criação e até mesmo fazer contato direto com seres sutis e mais elevados. Mas, será que isso é possível ou mesmo está próximo? O que podemos aprender sobre a realidade humana das últimas eleições aqui no Brasil?
É sabido que nossa humanidade evolui há milênios e que ainda tem muito a evoluir pela frente. Também se sabe que a natureza em sua evolução não dá saltos.
Anteriormente realizamos uma análise chamada “Sinastria” que consistiu em cruzar as características dos Mapas Astrais dos três principais candidatos à eleição (Aécio Neves, Dilma Roussef e Marina Silva) com o Mapa Astral do Brasil. Uma das conclusões a que chegamos foi de que dentre os três não havia um candidato que se destacasse como sendo o melhor deles. Cada um tem um melhor aproveitamento para um segmento da sociedade do que o outro, mas existe certo nivelamento de forma a não existir um “melhor” para o País. O mesmo tende a ocorrer nos relacionamentos íntimos e afetivos em nossa vida particular.  Ou seja, concluímos que não haveria, dentre eles, um “salvador da pátria”.
Apesar de apaixonadamente alguns militantes virem virtudes apenas em seu candidato, o fato é que não existem pessoas muito melhores do que as outras e muito menos perfeitas, dentre nós.
A humanidade evolui lentamente. A busca pela melhoria da qualidade de vida é algo constante e que força os governos, sejam eles quais forem, a ir “ajeitando” a realidade do País e gradualmente ir sanando problemas, deficiências e carências. O homem de hoje não é o mesmo do passado, ele está muito mais ativo, participativo e menos alienado. As conquistas sociais do passado não são perdidas. A CLT, por exemplo, foi uma conquista muito antiga e os governos posteriores não a removeram. O mesmo acontecerá com as mais recentes conquistas que beneficiam os menos favorecidos.
Antigamente, muito antigamente, os povos eram governados por pessoas consideradas “descendentes de Deus”, pessoas especiais e tidas como muito melhores, divinas e perfeitas. A história nos mostrou que estas pessoas eram pessoas comuns, semelhantes aos seus pares, com as mesmas características de limitação de toda ordem. Este poder outorgado por sua suposta condição “divina” ensejou governos tirânicos e despóticos, muitas vezes legitimados pela religião vigente.
Hoje temos no Brasil um sistema de eleição no qual a maioria das pessoas escolhe seu governante. Neste sistema, todos são absolutamente iguais, não importa idade, sexo, cor, credo, condição social, intelectual ou econômica. Este sistema reduz toda a realidade de uma pessoa a um simples número, a uma simples unidade numérica, deixando de lado tudo o mais. Uma pessoa é um voto e pronto, nada mais. É um sistema simples, frio e objetivo. Se ele não contempla uma análise do conhecimento e da experiência do eleitor, considera muito menos o seu nível de consciência, valores, conduta ou trabalho realizado em prol da sociedade.
As pesquisas informaram que 60% dos eleitores assistiram o último debate entre os candidatos à presidência. Segundo a Datafolha, dentre aqueles que assistiram o debate, 36% afirmaram que Aécio se saiu melhor, 24% achou que quem foi melhor foi a Dilma, 6% se disseram equilibrados e outros 4% afirmaram que não houve destaque algum.
 A pirâmide social, baseada principalmente na vida econômica, nos mostra que os segmentos mais numerosos e, portanto, que de fato são a maioria em termos numéricos, por força da própria economia (distribuição de renda e de oportunidades) se encontra em sua base, como não poderia deixar de ser (a base piramidal é sempre muito maior do que seu topo).
Bem, a humanidade deixou de ser governada por “seres divinos” para serem representadas por aqueles escolhidos pelo povo mais simples, menos favorecido e mais carente, mas também que teve menos oportunidade de estudo, de vida e de amplidão de consciência.
A base da pirâmide, conforme Maslow ensinou, é motivada principalmente pela satisfação de suas necessidades básicas (alimento, moradia, vestimentas) e pela segurança (não ter a manutenção de sua vida sob risco). Ou seja, a maioria da população eleitora não só sente necessidade visceral de ter seu alimento e moradia como quer garantir que isso não se perca de forma alguma. É simplesmente instinto de conservação da vida. Somente depois de isso satisfeito é que se parte para outros níveis de interação social. Mas, para se garantir esta base o ser humano ativa a região de seu cérebro conhecida como “Reptiliana”, que traz memórias ancestrais, primitivas. Afinal, antes de sermos seres humanos intelectuais somos animais que precisam se alimentar e sobreviver. É por isso que as ações motivadas por estas necessidades não contemplam a reflexão, a prudência e muitas vezes nem mesmo a ética ou a empatia.
Nossa atual humanidade terrestre é movida, então, primeiramente pelos instintos animais de preservação da vida que busca a conquista e a manutenção da satisfação de nossas necessidades básicas. Para isso não se pensa, se age e se reage instintivamente.
Outra característica da natureza instintiva, seja ela humana ou animal, é a emoção geralmente associada à satisfação ou à frustração de seus objetivos de sobrevivência. Com a emoção vem a moralidade e também a solidariedade. Os “mais fracos” tendem a se identificar com a dor e com o sofrimento de outros em igual situação.
É provável que dentre aqueles que acharam que Aécio “ganhou” o debate existam pessoas que se identificaram emocionalmente com a situação de vítima de Dilma (de perdedora no debate) e que se solidarizaram com ela, decidindo assim pelo voto na candidata. Ou seja, o que para alguns pode ter parecido benéfico para o candidato, na verdade acabou sendo para a candidata. Isso pode ter ocorrido caso os eleitores que consideraram que Aécio “venceu” o debate tivessem assistido e analisado a transmissão e realizado seus julgamentos emocionalmente. É compreensível este fato, principalmente se considerarmos que as pessoas menos favorecidas, que não tiveram oportunidade de estudar, podem se ver rotineiramente em situações nas quais não têm argumentos, conhecimentos ou articulação intelectual suficiente para sustentar um debate com outra pessoa que teve mais oportunidade de estudos e conhecimentos.
Se não temos condições de afirmar que existam seres divinos entre nós, capazes de dirigir nossas vidas rumo a um futuro melhor, será que pessoas iguais a nós têm consciência para nos dirigir rumo à evolução? Esta pergunta não tem resposta. Nos parece que o Divino nos orienta exclusivamente no plano divino. Somente aqueles dentre nós que conquistam acesso aos planos superiores conseguem uma orientação proporcional aos seus méritos, às suas conquistas pessoais. Mas, estas pessoas geralmente não têm o foco nas necessidades da base da pirâmide social, pelo contrário, têm o foco no topo da pirâmide, em sua realização pessoal. Desta forma, tendem a não se identificarem e nem conseguirem que aqueles que vivem na base da pirâmide social se identifiquem com elas.
Este grupo de pessoas que não se identificam plenamente nem com a base e nem com o topo da pirâmide social (em termos de desejar o poder) vivem e desejam uma sociedade alternativa, com valores e objetivos diferentes. Estas pessoas reconhecem tanto suas necessidades instintivas quanto espirituais e apesar de pertencerem à nossa sociedade não se identificam com ela.
O topo da pirâmide social deveria ser coroada, de fato, com uma pessoa muito acima da média, uma pessoa total e absolutamente abnegada de seus interesses pessoais, que fosse como um verdadeiro sol, que vivesse para a manutenção da vida, da saúde, da prosperidade e da evolução daqueles dos quais se responsabiliza, direciona e representa. Porém, nossa sociedade está muito distante desta realidade. Os governantes, sejam eles quem forem, por enquanto são pessoas comuns que se realizaram socialmente, mas não espiritualmente. E, por realização social, entenda-se a realização dos valores de nossa sociedade formada pela base da pirâmide. Ou seja, o atual topo da pirâmide social são aquelas pessoas que conseguiram conquistar a certeza de que não lhe faltará o pão de cada dia e o abrigo de uma residência e que ainda têm o poder de ajudar outros a chegarem à mesma condição.
É como se tivesse uma pirâmide social dentro de cada faixa da grande pirâmide social.
Por enquanto nos parece que a realidade de nossa sociedade se concentra nos dois níveis básicos da chamada Pirâmide de Maslow. Teremos ainda que evoluir para a terceira camada que tem por motivação a vida social. Quando nossa sociedade atingir esta camada, ela tornará realidade uma vida de cidadania, na qual a pessoa é altruísta, não pensa somente em si mesma, na satisfação de suas próprias necessidades. É provável que quando isso ocorrer a economia mudará radicalmente, o acúmulo de bens e poder já não será o objetivo, haverá colaboração entre camadas sociais, entre governos e países. Não haverá mais esta “corrida selvagem” do mercado econômico ou mesmo profissional e nem social. Será um tempo em que a pauta será a qualidade de vida para todos e que isso não ocorra em desacordo com a harmonia geral. Neste momento de nossa evolução, levar vantagem não será visto como esperteza e mérito, como ocorre agora, pelo contrário, será considerado um crime para com as outras pessoas, para com a sociedade.
Evoluindo ainda mais nossa humanidade chegará ao patamar em que Maslow considerou que a motivação principal será a estima. Neste caso, evolutivamente falando não se trada da autoestima, mas sim a estima e consideração dos outros, da vida em geral, da realidade. Ou seja, um nível de consciência no qual a pessoa não só contribui com a sociedade, mas coloca os interesses e necessidades da sociedade acima de seus próprios. É claro que na história temos exemplos deste naipe, como Madre Tereza de Calcutá e São Francisco de Assis, mas até chegarmos à uma sociedade na qual a grande maioria das pessoas pensem, ajam e sintam assim teremos muito a caminhar. Quando chegarmos à este patamar, aí sim será provável que nos encontremos coletivamente com seres mais sutis e elevados, que ocorram aparições para grande número de pessoas. Então, estaremos prontos para no passo seguinte evoluirmos para uma outra realidade na qual de fato sejamos iluminados, seres muito melhores, responsáveis pela vida, saúde e desenvolvimento de outros seres, a partir de planos sutis e elevados da Criação.
A evolução é evidentemente coletiva, ela não ocorre na forma piramidal. Não se evolui sozinho, precisamos pertencer a uma corrente, a uma rede evolutiva. Precisamos nos unir a outros com os mesmos objetivos, valores, conduta e princípios. Desta forma um apoia e estimula o outro, assim como nosso código genético é formado por uma espiral de DNA. Desta forma, a evolução se torna mais fácil, acessível e possível. Talvez este grupo que não se identifica nem com o topo e nem com a base da pirâmide possa influenciar esta pirâmide revolucionando conceitos e práticas, ampliando esta sociedade alternativa e modificando a realidade de nossa atual sociedade.
Mas, para que isso ocorra precisa-se agir em todos os sentidos. Individualmente devemos alimentar pensamentos, atitudes e sentimentos, valores e princípios elevados, nobres, abnegados e altruístas, a cada instante, nos mais simples atos e fatos da vida cotidiana. Coletivamente devemos nos unir de forma franca, aberta e afetuosa com outras pessoas, somando forças, apoios, compromissos e ações rumo a um objetivo maior que esteja acima e além das questões pessoais e individuais.
Vamos então, juntos, trabalhar pela mudança de nossas realidades individuais e contribuir para uma possível mudança social, pois estaremos irmanados nos mais elevados princípios e práticas de natureza tanto social quanto espiritual.


Tribuna Livre

CALOTE DA ASSEMBLEIA. O Poder Legislativo do Estado, que é composto por 24 parlamentares e administrado por uma mesa diretora, é uma Instituição Democrática que apresenta projetos e vota leis de interesse da sociedade. Dentre outras atribuições, também contrata serviços. Alguns veículos de comunicação configuram no rol de prestadores de serviços à Casa-de-Leis, geralmente através de agência de publicidade.  Uma agência  veiculou peças publicitárias em 2013, deixando de pagar pelo menos seis campanhas  aos jornais, pois,  conforme justificativa,  não teria recebido os valores contratados pela AL,. É calote, ou não é?

PLEBISCITO OU REFERUNDUM. Dilma, reeleita presidente no domingo, fez muitos comentários de forma moderada, para conquistar a simpatia dos adversários. Dentre tantas promessas, falou de plebiscito para a reforma política. Um pouco sem rumo, a petista falou em plebiscito, mas o termo mais coerente seria o referendum. Uma coisa é plebiscito, que as massas não entenderiam os objetivos; outra coisa é o referendum, cujos quesitos são elaborados no Congresso para a apreciação e voto popular. O Brasil já teve dois plebiscitos e um referendum. Enquanto isso, as reformas vão demorar para se consolidar.

BODE NA SALA. O Brasil vive um momento delicado em suas instituições, cuja governabilidade está ameaçada. O Congresso Nacional já não tem mais uma convivência pacífica com o governo do PT. Novas alianças estão se formando, no sentido de isolar o partido governista. Dilma, pela expressão de experientes jornalistas, tem hoje um bode na sala e não sabe o que fazer com ele. É ruim a articulação no Planalto, com Gilberto Carvalho falando “besteira”. Muitos estão apostando em Jacson Wagner para construir a ponte entre as forças políticas em Brasília, para recuperar a imagem de um governo, bem desgastada.

PRIMEIRA VEZ. É a primeira vez na história política de MS que um governador eleito manifesta agradecimento por meio da Imprensa. Nos primeiros dias após o resultado das eleições, Reinaldo Azambuja, demonstrando cordialidade e atenção, usa de seu expediente para agradecer todos os sul-mato-grossenses pela vitória nas urnas no dia 26 de outubro. É uma ação democrática e faz bem aos veículos de comunicação, pelo conteúdo que traz a peça publicitária, assinada pelo governador eleito e pela vice-governadora eleita. Um bom exemplo a todos os agentes políticos, que nem sempre agradecem a seus eleitores.

CONTRASTES ELEITORAIS. Alguns registros são importantes sobre o resultado das eleições no Cone Sul. Os prefeitos Léo Matos e Vanderlei Bispo, estão sorrindo à toa. Os candidatos ao governo apoiados por eles foram bem votados em seus municípios. O mesmo não aconteceu em Iguatemi, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo, cujos mandatários não conseguiram transferir votos para os seus candidatos. Delcídio ganhou na Terra de Ricardo Favaro, do PSDB,  e perdeu em Eldorado, Iguatemi e Mundo Novo, onde teve o apoio dos mandatários municipais. Reinaldo Azambuja já mandou avisar que não fará retaliação a ninguém.


PENSAMENTO DO COLUNISTA. "Todas as coisas no Universo estão sejeitas a Mudanças, mas tudo só acontece no momento exato." (Jairo de Lima Alves)

Pensamento - IX.DLX - 9560

Os jovens adoram desobedecer,
mas atualmente, não há mais 
ninguém para lhes dar ordens.” (Jean Cocteau)

Pensamento - IX.DLIX - 9559

“O encontro da preparação com a oportunidade gera o rebento que chamamos sorte.” (Anthony Robbins)

Pensamento - IX.DLVIII - 9558

“Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz.” (Carlos Drummond de Andrade)

Pensamento - IX.DLVII - 9557

“O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;  porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos;  mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.” (Paulo de Tarso)

Pensamento - IX.DLVI - 9556

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (Paulo de Tarso)

Pensamento - IX.DLV - 9555

“Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiracão, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação.” (Madre Teresa de Calcuta)

Pensamento - IX.DLIV - 9554

“O dever é uma coisa muito pessoal; decorre da necessidade de se entrar em ação, e não da necessidade de insistir com os outros para que façam qualquer coisa.” (Madre Teresa de Calcuta)

Pensamento - IX.DLIII - 9553

“Os bons trabalhadores têm sempre a ideia 
de que ainda poderiam trabalhar mais.” (André Gide)

Pensamento - IX.DLII - 9552

“Na vida, nada se resolve, tudo continua. 
Permanecemos na incerteza; e chegaremos 
ao fim sem sabermos com o que podemos 
contar.” (André Gide)

Pensamento - IX.DLI - 9551

“Os pensamentos são como as flores: 
aquelas que apanhamos de manhã mantêm-se 
muito mais tempo viçosas.” (André Gide)

Política: Disputa em Campo Grande - Zeca e André

A disputa eleitoral em Campo Grande pode ter
novo embate entre Puccinelli e Zeca em 2016

Após vinte ano, quando o duelo foi travado entre o ex-governador Zeca do PT e o atual governador André Púccinelli, os dois líderes políticos podem novamente se enfrentar na disputa pela Prefeitura de Campo Grande, no ano de 1916.

Zeca não descarta a possibilidade de disputar a eleição a prefeito da Capital, apesar de não ser este um projeto pessoal, como ele mesmo diz. Já Puccinelli descarta o interesse no caso, pelo menos quando não havia em Zeca do PT tal disposição, sendo o seu principal adversário político no cenário estadual. Diante desta premissa, a possibilidade não é descartada, já que o peemedebista já teria admitido disputar um novo pleito eleitoral se “as dores do parto passar”.

Durante a histórica eleição de 1996, entre PT e PMDB, concorrendo à prefeitura da Capital, a diferença foi de apenas 411 votos, favorecendo o “Italiano”. Na época, o total de eleitores em Campo Grande era de 345.625; atualmente é de 582.146 votantes. No primeiro turno, o Zeca obteve 101.657 votos contra 81.217 em favor do peemedebista. No segundo turno, teve a virada, com o placar final de 131.124 contra 130.713.




Palavra de Vida

O tempo passa e cada vez mais as pessoas vão se convencendo de que a religião é uma utopia. Deus nunca muda e continua o mesmo, em Poder e Glória. A religião organizada, esta sim, está em baixa, pela vulnerabilidade em que se encontra. Fundar igreja tem sido um bom negócio, principalmente em época de crise financeira, quando as famílias e muitas pessoas em desespero, encontram guarida nos templos religiosos. Os mensageiros da Teologia da Prosperidade estão de plantão, e assim, engravatados e com um discurso de auto ajuda, conquistam todos os que estão em extrema miséria. Quando os pobres e infelizes descobrem que foram ludibriados, a única solução é lamentar a desdita, porque após a extorsão, não conseguem mais recuperar o prejuízo. A última palavra do homem de Deus, é: "não recebeu a bênção porque a fé não foi colocada em ação." E continua em quase todas as denominações neopentecostais a Fila Indiana em busca de milagre e prosperidade. É possível, que em breve o povo acorde, passando a interceder diretamente ao Trono da Graça, sem mediadores que querem apenas construir impérios em nome da fé. E o anjo continua advertindo: "Sai dela, povo meu! “A vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a Vida Eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada. (1 João 1:2)

terça-feira, 28 de outubro de 2014

História de Mundo Novo - Juízes

Juízes de Mundo Novo


7/7/1982 – Dr. Manoel Mendes Carli 8/4/1985 – Dr. Ari Giachini 06/06/1988 – Dr. Luiz Claudio Bonassini da Silva 08/08/1989 – Dr. Luiz Carlos de Souza Ataide 01/11/1996- Jairo Abrão de Almeida 01/07/1998 –Dr. Cleber José Corsato Barbosa 21/03/2005 – Dr. Alexandre Tsuyoshi Ito 26/09/2011 - Dr. Eduardo Floriano Almeida

Pensamento - IX.DL - 9550

“Depois da virtude, é o conhecimento 
o que eleva um homem sobre 
os demais.” (Joseph Addison)

Pensamento - IX.DXLIX - 9549

“A amizade desenvolve a felicidade 
e reduz o sofrimento, duplicando 
a nossa alegria e dividindo 
a nossa dor.” (Joseph Addison)

Pensamento - IX.DXLVIII - 9548

“Um temperamento agradável pode compensar-nos da falta de beleza, mas a beleza não basta para nos indenizar de um temperamento desagradável.” (Joseph Addison)

Pensamento - IX.DXLVII - 9547

“Só o cinismo redime um casamento. 
É preciso muito cinismo para que um casal 
chegue às bodas de prata.” (Nelson Rodrigues)

Pensamento - IX.DXLVI - 9546

“Todo amor é eterno. Se não é eterno, 
não era amor.” (Nelson Rodrigues)

Palavra de Vida

A Cavalaria Antiga tem um sentido muito significativo para as Sociedades Iniciáticas, embora nos dias atuais seja uma figura da Mitologia Ocidental. A Epopeia da Cavalaria mais conhecida é provavelmente a do Rei Artur e dos Cavaleiros da Távola Redonda. Todo mundo tem um convívio com essa Filosofia, sobre o seu conteúdo e trajetória dentro das Ciências Herméticas. A Cavalaria ilustra muito bem a Vida Mística, que é a Maratona de uma Busca Espiritual, que tem o Objetivo de levar o Adepto ao encontro de Sí Mesmo. A busca Arturiana foi perpetuada pelos Templários, com base no Santo Graal, o Cálice Sagrado, que de acordo com a Tradição Primordial Jesus e seus Apóstolos teriam bebido. É o Símbolo da Iluminação a que deve o Buscador persistir, aperfeiçoando-se no Plano Humano, cujas virtudes são dignas a um Cavaleiro Valoroso na Senda da Luz, da Vida e do Amor. “A virgem se alegrará na dança, como também os jovens e os velhos juntamente; e tornarei o seu pranto em alegria, os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.” (Jeremias 31:13)

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Pensamento - IX.DXLV - 9545

“Os verdadeiros amigos são 
os solitários juntos.” (Abel Bonnard)

Pensamento - IX.DXLIV - 9544

“O amor pode morrer na verdade, 
a amizade na mentira.” (Abel Bonnard)

Pensamento - IX.DXLIII - 9543

“O ser humano consola-se com muitos amigos, 
quando não encontrou nenhum.” (Abel Bonnard)

Pensamento - IX.DXLII - 9542

“Por falta de um prego, perdeu-se uma ferradura. Por falta de uma ferradura, perdeu-se um cavalo. Por falta de um cavalo, perdeu-se um cavaleiro. Por falta de um cavaleiro, perdeu-se uma batalha. E assim, um reino foi perdido. Tudo por falta de um prego.” (George Herbert)

Palavra de Vida

Paracelso, um Mestre em Terapia, possuía ampla maneira de encarar todos os fatores de tratamento. Ele é considerado o Precursor da Terapêutica e das Modernas Técnicas de Farmacopeia. É da Natureza que advêm as múltiplas formas para curar as doenças. Diante de uma obra tão vasta, tão genial e tão rica na cultura dos séculos, ele tratou com sucesso casos de câncer considerados incuráveis na época. A Medicina da Renascença resume-se na Obra de Paracelso, embora a Medicina Moderna não valorize tanto a sua Obra. Vendendo bíblias de cidade em cidade, andava ele como alquimista e astrólogo, além de conhecer as emanações radioativas, aplicando-as em certos tratamentos. Como Adepto da Meditação e Mestre da Terapia Natural, o inseparável amigo de Nostradamus, foi acusado de loucura pelos seus desafetos, por volta de 1518, em Paris. “Tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado.” (Lucas 12:3)

domingo, 26 de outubro de 2014

Japorã - segundo turno

Vanderlei Bispo exerce bem 
a sua liderança em Japorã

O resultado das urnas em Japorã ficou assim: Delcídio, 2.345 votos (66%); Reinaldo, 1.515 votos (39%). Dilma fez 67% da votação, obtendo 2.562 votos, enquanto Aécio Nevs obteve 1.280 votos, representando 33%


Os candidatos apoiados pelo prefeito no primeiro turno em Japorã foram muito bem votados. Também no segundo turno, Delcídio e Dilma receberam uma votação acima do esperado. Esta campanha eleitoral sinaliza o que será o pleito municipal em 2016 e, desta maneira, o mandatário japoraense está, de certo modo tranquilo, para um novo mandato. O quadro político no Município favore o petista, mesmo porque ele vem realizando uma gestão satisfatória. 

Parabéns, prefeito Vanderlei Bispo!

Mundo Novo - segundo turno

O Azul vence as Eleições em Mundo Novo


Se as disputas eleitorais no Município em 2016 acompanharem o mesmo ritmo deste segundo turno, o próximo mandatário terá a cor azul. Vejamos os números da corrida presidencial e também para o governo do Estado. Na admirável Mundo Novo, os leitores optaram pelo 45 para Reinaldo Azambuja e para Aécio Neves, ambos do PSDB. Ficou assim: Aécio, 6.091 votos e Azambuja, 5.596. Dilma fez 4.236 votos e Delcídio ficou com 4.619. Humberto e sua turma comemoraram a vitória de Dilma para presidente, enquanto Antônio Cavalcante e seus aliados aplaudiram o sucesso de Reinaldo para o governo do Estado, e particularmente, pela votação que recebeu em Mundo Novo.

Milena - Depoimento sobre Programas Sociais

Os presidenciáveis e os Programas Sociais

Queria começar dizendo que não sou petista; na verdade, sou totalmente contra o PT. A Dilma, talvez, não tenha os melhores argumentos, mas queria dizer que algumas coisas que leio na rede social, são totalmente estúpidas. Muita gente fica reprimindo as regiões Nordeste e Norte e parte do sudeste, mas a verdade é que eles possuem uma realidade totalmente diferente da nossa. É fácil dizer quando nós temos uma educação e saúde melhor do que eles, é uma condição de vida bem melhor. Programas como bolsa família, por exemplo, não são tão ruins como muitos pensam. Existem pessoas que sobrevivem com esse dinheiro. O que acontece é que muitos se aproveitam desses programas, tanto a população quanto os políticos, para exercerem a compra de votos. Programas como esses devem ser aprimorados para continuar com seus objetivos e um novo governo poderia aprimorá-los. Então, antes de atirarem pedras, seria melhor saber mais sobre o assunto.

Se eu tivesse idade para votar, teria votado no candidato Aécio. As propostas dele eram as melhores e era um candidato bem mais qualificado.”  Ninguém aqui é vidente para saber como seria, mas está na hora de um basta nesse sistema que aí está. Não precisamos do mesmo governo que pouco fez e lucrou com o suor de pessoas trabalhadoras, que quase se matam para ter uma vida digna. Está na hora de mudança, mas infelizmente não aconteceu desta vez. Como a maioria é a maioria, a preferência foi pela manutenção do mesmo governo, e nada pode ser feito agora. Vivemos numa democracia. O meu ou o seu candidato, perdendo ou não, pelo menos a população foi às urnas votar. Se você votou em Dilma, parabéns! Se votou em Aécio, fez a sua parte como cidadão. 

Com mais quatro anos de PT, quem sabe o povo abra os olhos. Temos um longo período pela frente. “Fiquei muito feliz de ver uma eleição que, apesar de muita brincadeira, contou com grande parte da população, até daqueles que não votam, mas começam a ter uma informação sobre política. Eu apenas queria dizer que discutir sobre política é uma coisa; ofender e agredir verbalmente os adversários, é outra coisa.


(Milena Coelho tem 14 anos e reside na cidade capixaba de Guarapari)

Pensamento - IX.DXLI - 9541

“Todas as paixões nos levam a cometer 
erros, mas o amor faz-nos cometer 
os mais ridículos.” (François La Rochefoucauld)

Pensamento - IX.DXL - 9540

“O homem ama, porque o amor 
é a essência da sua alma. Por isso 
não pode deixar de amar.” (Leon Tolstoi)

Pensamento - IX.DXXXIX - 9539

“Não alcançamos a liberdade buscando 
a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade 
não é um fim, mas uma consequência.” (Leon Tolstoi)

Pensamento - IX.DXXXVIII - 9538

“Toda regra tem exceção. E se toda regra tem exceção, então,
esta regra também tem exceção e deve haver, perdida por aí,
uma regra absolutamente sem exceção.”
(
Millôr Fernandes)

Pensamento - IX.DXXXVII - 9537

“É difícil amar aqueles que não estimamos, 
mas é mais difícil ainda amar aqueles 
que estimamos mais do que a nós mesmos.”
(François La Rochefoucauld)

Pensamento - IX.DXXXVI - 9536

“Aquele que não perdoa destrói a ponte sobre 
a qual ele mesmo deve passar.” (George Herbert)

Dilma e Aécio

DISCURSOS DE CONCILIAÇÃO NACIONAL 

Primeiramente, Aécio Neves fala em entrevista,
manifestando a sua satisfação pela oportunidade
que teve em participar desse grande momento.
Depois, com palavras bem claras, foi a vez
da presidente eleita, Dilma Rousseff, falar
de reformas estruturais no País, ao mesmo
tempo em que fez elogios ao Lula. Sem dúvida,
ele demonstrou um alto grau de inteligência
política, conclamando as forças políticas
para o grande entendimento nacional.

Palavra de Vida

Todos nós temos, por certo, um lugar que amamos imensamente. Geralmente a Terra de nossos pais, ou onde escolhemos para viver. Mas o nosso Espírito passeia por terras longínquas, e assim, podemos ser chamados de Cidadãos do Mundo. O Filósofo Sócrates, falando sobre Pátria, disse a seus amigos que era um Cosmopolita, ou para melhor definir, um Cidadão do Mundo. Sábio é o Homem que tem uma Pátria Comum como todos os homens, e que nela possa viver bem. Diante dessa expressão, é natural que os Filósofos do Bem possam afirmar que são Cósmicos, podendo ser vistos em qualquer canto do mundo, pela Divindade e por Seres Espirituais, pelo alcance de sua Fé e Imaginação. Então, embora possamos ser desconhecidos no lugar onde vivemos, constantemente somos agraciados e célebres em toda a Terra através de nossas ações quotidianas. Isso é também um mistério que muitos não podem compreender.  “Agora, filhinhos, permanecei nEle, para que, quando Ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por Ele na Sua vinda.” (1 João 2:28)

sábado, 25 de outubro de 2014

Sobre Pesquisas Eleitorais

Pensamento - IX.DXXXV - 9535

“Todo tratamento psicanalítico 
é uma tentativa para libertar 
o amor recalcado.” (Sigmund Freud)

Pensamento - IX.DXXXIV - 9534

"Coragem é o que é preciso para se levantar 
e falar, a coragem é também o que é preciso 
para sentar e ouvir." (Winston Churchill)

Pensamento - IX.DXXXIII - 9533

“Peça desculpas quando agir bem;
 nada fere tanto.” (Paul Valéry)

Pensamento - IX.DXXXII - 9532

“Fanático é alguém que não muda 
de ideia e não muda de assunto.”
(Winston Churchill)

Pensamento - IX.DXXXI - 9531

“Muitos são orgulhosos por causa daquilo 
que sabem; face ao que não sabem, 
são arrogantes.” (Johann Goethe)

Pensamento - IX.DXXX - 9530

“Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos.” (Winston Churchill)

Pensamento - IX.DXXIX - 9529

“Uma pessoa de vez em quando tropeça 
sobre a verdade, mas na maioria das vezes 
se levanta e continua andando.” (Winston Churchill)

Pensamento - IX.DXXVIII - 9528

“Cem máximas que resumissem a sabedoria universal tornariam dispensáveis os livros.” (Carlos Drummond de Andrade)

Pensamento - IX.DXXVII - 9527

“Nenhum ser humano é capaz de esconder 
um segredo. Se a boca se cala, falam 
as pontas dos dedos.” (Sigmund Freud)

Pensamento - IX.DXXVI - 9526

“Aprender a dominar é fácil, mas 
a governar é difícil.” (Johann Goethe)

Palavra de Vida

Imaginemos um Ser Humano isento de todas as fraquezas do simples mortal, acima do egoísmo, da vaidade, do ciúme, da ira, do ódio e de tantos outros defeitos do homem natural. Um Ser Humano com estas qualidades tem uma consciência da vida tão intensa, tão infinitamente receptiva, que poderia ser definido como um Iluminado. Livre das trevas do mundo, o Adepto é dono de uma imperturbável saúde, e em muitos casos de uma Juventude Espantosa. Ele escolheu trabalhar pela Humanidade, daí a força sobrenatural que recebe do Cósmico. Ele faz sua ciência oculta atuar sobre as moléculas de seu corpo físico, e assim, previne as decadências da idade, e finalmente, morre quando decide morrer, nem um dia antes. Livre da ansiedade e da depressão, o Iniciado tem em si a paz eterna, porque procura andar em Novidade de Vida, como um Iniciado Perfeito. A calma e a firme compaixão de um Mestre lhe acompanham em todos os momentos, como um bálsamo para o coração que sabe amar e perdoar.  “Esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem uma recompensa.” (2 Crônicas 15:7)