O que é a cabala judaica
A cabala que equivale a receber, em hebraico, é um corpo de sabedoria mística que por muito tempo foi mantida como um segredo para o mundo. Durante milênios foi proibida para as mulheres e considerada um conhecimento secreto do judaísmo. Segundo a mitologia hebraica, a cabala foi dada por Deus a Moisés, ou pelo anjo Raziel a Adão, sendo depois transmitida oralmente de geração em geração. Conforme Ana Elizabeth Diniz “A cabala é um sistema metafísico, através do qual, o Iniciado ou buscador, conhecerá Deus e o Universo.” Deus, dentro do Judaísmo, preenche e contém o Universo. É conhecido como “Ein Sof”, que pode ser traduzido como o infinito.
O rabino Leonardo Alanati, da Congregação Israelita, explica esse conhecimento de 2.200 anos, oferecendo alguns detalhes importantes. Suas palavras expressam a essência do misticismo judaico, também conhecido como cabala, que consiste em um conjunto de ensinamentos orais, textos e práticas que foram transmitidas por mestres iluminados. Ele contém uma reinterpretação revolucionária do texto bíblico através de uma simbologia complexa e de uma linguagem ambígua e até erótica, que pode desestabilizar a razão e a fé dos menos preparados. A cabala é uma maneira de experienciar a religião judaica e suas crenças. É colocar em prática a sabedoria sagrada, com a finalidade de sentir o divino mais próximo. É um contato direto com a Presença de Deus. Costumamos dizer que o Homem necessita abrir sete cortinas para entrar em contato com a realidade, com a essência de tudo, até a união mística, que pode nos colocar em sintonia com o Absoluto.
Nossa Arte Real tem influência profunda da Cabala Judaica. Esta, contudo, é de difícil aprendizado, especialmente pela maioria de nós, que não pretendemos nos tornar cabalistas, mas apenas saber o suficiente para compreendermos nossos ensinamentos. Para lermos nas entrelinhas desses ensinamentos. Recentemente li dois livros de facílima compreensão e que nos introduzem na filosofia e na mística da Cabala sem nos exigir cansativos exercícios linguísticos ou numéricos. São O QUE É CABALA JUDAICA, de Tova Sender, escritora, educadora e psicóloga, formada em magistério judaico em Jerusalém, publicado pela Editora Nova Era, neste ano; e O PODER DA CABALA, do Rabi Yehuda Berg, rabino e cabalista respeitado, publicado pela Editora Imago em 2001. Ambos são excelentes. O primeiro deles é um livro bem pequeno, de leitura rápida e, por isso, eu o indicaria como primeira leitura. O segundo expõe, de maneira bem didática, a própria filosofia mística da Cabala. Ambos nos esclarecem bastante para compreendermos melhor nossos ensinamentos doutrinários, inclusive nossas Oficinas, com suas colunas e seus diversos cargos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário