quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Tribuna Livre


SETE BILHÕES DE PESSOAS. O Mundo tem sete bilhões de habitantes, conforme anunciou a ONU esta semana. É muita gente para consumir e o número tende a aumentar em todos os Continentes. As Autoridades Mundiais se preocupam com a superpopulação, porque todos têm necessidade de vestuário, alimentação e meios para a sobrevivência. Há menos de 200 anos, haviam no mundo 2 bilhões de pessoas, aproximadamente. Dentro de mais 50 anos, o Planeta terá mais de 10 bilhões de Criaturas Humanas. Os Homens precisam buscar alternativas para conter esse aumento populacional, com urgência.

EQUÍVOCO SOBRE A FOTO. Há, realmente, um questionamento em Iguatemi sobre a atualidade da foto de agentes políticos. Ao contrário do que foi declarado no tópico, Carlos Adão Nogueira Lopes não configura na imagem, embora tenha se filado ao PMDB e seja concunhado da referida deputada. Não foi intenção do Colunista diminuir ninguém, quando se referiu a “imprensa marrom”, pois não caberia tal expressão no contexto enunciado. É possível que no momento da informação tenha havido algum equívoco da parte da fonte, ficando aqui registradas as escusas, em nome da Equipe que faz Tribuna do Povo.

FIEL DA BALANÇA. A disputa eleitoral em Japorã, no próximo ano, vai depender muito da vontade política do Prefeito Rubens Freire Marinho, cuja capacidade de liderança é inquestionável. O ex-Tiãozinho de Souza ainda é muito forte, conforme apontam números de recente pesquisa. Gil Perin, em desvantagem, tenta não demonstrar a realidade perante os seus simpatizantes. Muito questionado, Bispo procura se colocar na vanguarda, embora saiba das imensas dificuldades que encontrará pela frente. Os mais entendidos dizem que ele encontra-se “entre a cruz e a espada”, após sua filiação ao PT.

TENTATIVA DE JOIL. O vereador Joil Moreira, tenta se firmar como pré-candidato à Prefeitura de Eldorado, embora reconheça que é uma missão quase impossível, diante do quadro sucessório no Município. O Edil conta com a mão amiga da deputada Mara Caseiro, que está dividindo o apoio também ao empresário Auro Trento, seu velho adversário. Na verdade, Joil não preparou a tempo, o terreno, como fazem os políticos habilidosos, e corre sério risco de não emplacar uma candidatura no nível em que aspira. Estaria de bom tamanho a reeleição ao Legislativo, cargo que pode ocupar de um modo “pacato”, como é o seu estilo.

O APOIO DE ZELMO DE BRIDA. O Prefeito Zelmo não demonstra tanto interesse na sucessão, mas dispõe de alguns nomes fortes em partido, o PMDB, que podem receber o seu apoio em 2012. Além de “Chaguinha”, o nome que surge com força, é do vice-prefeito Ronaldo Botelho, que estaria disposto a disputar o cargo de mandatário maior do Município de Naviraí. O que a grande maioria teme é a candidatura do deputado Onevan de Matos, tida como certa na cidade. Se isso se confirmar, fica muito difícil para outros candidatos, porque o deputado é, sem dúvida alguma, muito querido do povo naviraiense.

A PERGUNTINHA. O ex-Fabian Vendrúcolo aguentaria a pressão, ficando fora da disputa eleitoral em Guaíra, no próximo ano?

Nenhum comentário: