Sentimentos que surgem no final de ano
podem ser tratados com Florais de Bach
A angústia de ter de passar as festas com familiares com os quais, muitas vezes, não se tem qualquer afinidade; a frustração de não ter conseguido alcançar seus objetivos durante o ano e até a tristeza de ter terminado um relacionamento ou de ter perdido um ente queridos são sentimentos podem ser tratados com os Florais de Bach originais
Fim de ano é tempo de alegria, confraternização e trocas de presentes. Certo? Nem sempre. Essa época também carrega em si, para muitas pessoas, lembranças de perdas, separações, reencontros por vezes desagradáveis e muitas obrigações. Sem contar o saldo frustrante de poucas realizações em relação aos planos feitos no final do ano anterior...
Os Florais de Bach originais, essências de 38 plantas que ajudam no restabelecimento do equilíbrio emocional, podem auxiliar – e muito – no combate aos sentimentos contraditórios que surgem nessa época do ano, que deveria ser só de alegrias. A Educadora em Florais de Bah, Maria Aparecida das Neves, uma das brasileiras que mais entendem dessa terapia e que a estuda constantemente, dá dicas para acabar com os conflitos que surgem nessa época e aproveitar melhor o final de ano:
Se a época lhe traz recordações de perdas de entes queridos ou separações, como fim de namoro ou casamento, e o sentimento que emerge em decorrência disto é uma tristeza profunda, a melhor indicação é o floral Mustard, que ajuda a acabar com a tristeza, trazendo a luz e o calor da alegria. Se as perdas deixaram a pessoa traumatizada, o indicado é o Star of Bethelehem, que traz consolo e alivia a tristeza.
Se você teve uma grande perda justamente nessa época, em anos anteriores, e fica saudosista, como se estivesse preso ao passado, o melhor é utilizar Honeysuckle, que ajuda na libertação de um passado e traz a pessoa para a vivência do presente.
Se você se sente desvalorizado porque não alcançou seus objetivos, os florais também podem ajudá-lo. Nesse caso, a terapeuta indica o Larch, que restaura a autoconfiança.
Para enfrentar a realidade de um novo ano e de uma nova batalha,outros florais podem ajudar: se estiver sem rumo ou direção – não sabendo o que fazer da vida –tome Wild Oatque ajuda a pessoa a encontrar a direção rumo à realização e satisfação. Se estiver sem coragem, com medo do que está por vir, o floral é o Mimulus, indicado para quem sofre de medos conhecidos e cotidianos. Para quem não projeta seua felicidade no presente – e fica vivendo no futuro – o floral mais adequado é o Clematis.
Se você fica contrariado por ter de passar as festas com pessoas que nem sempre lhe agradam, isso pode despertar sentimentos como ódio e raiva, que acabam com a felicidade. Nestes casos, o floral Holly, que trabalha com o Amor Universal, ajudará a aceitar a situação e no despertar do amor.
Se você faz o que não gosta por não sabe dizer não, use o floral Centaury, que pode aumentar a força interior para se preparar e enfrentar o domínio dos outros.
Se, no amigo secreto do trabalho, você tirou aquela pessoa da qual não gosta, use o floral Walnut, indicado para que a manutenção da individualidade. A pessoa não se influencia pelos outros.
Dica de Maria Aparecida das Neves: “Para iniciar o ano com segurança, coloque em prática os 3 Pés: prioridade, planejamento e parceria. Todo o indivíduo precisa se organizar para atingir seus objetivos, por isso é importante priorizar alguns dentre os vários sonhos e desejos. Em seguida, o planejamento é fundamental para viabilizar seus sonhos. Por último, é a parceria que vai determinar o alcance deles e o sucesso, já que vivemos em uma sociedade na qual sozinho não se vai a lugar algum. Portanto, saiba reconhecer seus parceiros de jornada”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário