sexta-feira, 26 de junho de 2009

Garantido e Caprichoso

Garantido e Caprichoso,
a Festa de Parintins
Festa tradicional de Parintins, Garantido e Caprichoso entraram para desfilar no bumbódromo que foi construido na Praça dos Bois para servir de local dos desfiles. Este ano é o quadragésimo quarto Festival Folclórico da disputa entre as cores azul e vermelho do Caprichoso e Garantido.
Tudo é levado a risca entre os dois lados e seguindo as regras para a apresentação conforme as cores, Azul é o boi Caprichoso e o Vermelho é o boi Garantido. O primeiro a entrar na arena neste ano foi o Garantido e tem 2 horas no mínimo podendo no máximo ultrapassar o tempo em meia hora na sua apresentação. No intervalo tem meia hora para apresentar o boi-bumbá caprichoso.


A disputa
O festival é também um desafio e o vencedor é escolhido por um júri, que avalia a performance de cada “Boi” em diversas categorias: apresentação do “Boi”, apresentação da tribo indígena, apresentação dos tuxauas – chefes indígenas -, apresentação do rituais xamanísticos, melhor música, melhores alegorias, melhor coreografia etc. Um dos mais fascinantes aspectos do festival é a participação do público que lota o “Bumbódromo” – local onde se apresenta o festival. O apoio da “galera” é uma das categorias julgadas na disputa, então cada “Boi” tem pessoas especialmente designadas para comandar e orquestrar a “galera”. O “Bumbódromo” fica dividido em duas metades, de forma que fãs do Garantido e fãs do Caprichoso ficam nos seus respectivos “territórios”. Durante a apresentação do seu “Boi” os fãs dançam, balançam lenços e candeias. A energia da “galera” vibra com a entrada de cada personagem no “Bumbódromo”. Mas você não pode nunca, jamais, torcer para o outro “Boi” – se você fizer isso, estará contribuindo para a vitória do “Boi” contrário. A disputa é levada a sério aqui, as pessoas tem uma paixão louca pelo seu “Boi”. Todos em Parintins tem raízes voltadas para algum deles, Caprichoso ou Garantido, não há meio termo. Interessante como a “galera” do “Boi” contrário silencia completamente durante uma apresentação, isso porque até mesmo a vaia daria pontos preciosos para o “Boi” que estiver se apresentando e ninguém quer dar pontos para o “contrário”.
Na manhã do quarto dia, o vencedor é anunciado. “Galera” e torcedores do “Boi” vencedor dão início a uma parada improvisada que toma as ruas de Parintins. Este é um momento de muita emoção para ambos os lados – ganhadores e perdedores. A polícia militar está sempre alerta para reforçar a ordem de forma eficiente, evitando qualquer briga ou tumulto.
A Festa é, ao mesmo tempo um show e uma disputa. Há duas equipes competindo – o “Boi” Caprichoso e o “Boi” Garantido. O “Boi” é o personagem principal da história que é apresentada todas as noites, em junho, no último final de semana, com duração de 3 noites.




Nenhum comentário: