sábado, 22 de agosto de 2009

Lugares Pitorescos do Mundo: Fazenda Santa Clara

A Sede da Fazenda
A Senzala

Fazenda Santa Clara - Minas Gerais
Atividade Principal da Época: Reprodução de Escravos
Localização: situada a 27 Km de Conservatória
(Município: Santa Rita de Jacutinga - MG)

A Fazenda Santa Clara teve sua origem na segunda metade do século XVIII (1750 à 1780).
Francisco Dyonisio Fortes de Bustamante, Visconde de Monte Verde, foi seu Fundador. Após sua morte deixa Santa Clara como legado a um de seus filhos, Francisco Tereziano Fortes, conhecido como Barão de Monte Verde, que deixou viúva a Baronesa Maria Tereza de Souza Fortes, que se torna senhara da Fazenda Santa Clara e que, em 1867, foi agraciada com o título deViscondessa de Monte Verde.
O casal não deixou herdeiros diretos e, após sua morte, a Fazenda passou a pertencer ao Barão de Santa Clara, Carlos Theodoro de Souza Fortes.
Mais tarde, a Fazenda Santa Clara foi hipotecada ao Banco de Crédito Real e arrematada pelo Comendador Modesto Leal, que a vendeu ao Coronel João Honório, pertencendo hoje aos seus descendentes.
Santa Clara, é também conhecida como Solar dos Fortes e está situada na encosta de uma colina, assemelhando-se a um Castelo Medieval fixado sobre extensa muralha de pedras.
Possui, além do salão nobre, 90 quartos, amplas salas, uma capela, a prisão dos escravos, os terreiros de café, a senzala e a escada do "Pai Nosso".
Com seus três andares e suas trezentas e sessenta e cinco janelas, muitas delas como pinturas, a Fazenda Santa Clara é considerada uma das mais belas na região das Minas Gerais.
Santa Clara, faz parte da História Nacional, pois em 1988 foi palco de cenário do seriado "Abolição" e próximo a virada do milênio é novamente palco de cenário da novela "Terra Nostra", todos apresentados pela Rede Globo de Televisão.
Sua nostálgica beleza, imponência e preservação da originalidade são os elementos que a destacam entre tantas outras fazendas de café da região.
Com toda esta história, Santa Clara nos faz viajar no tempo e sentir a beleza do passado.

Nenhum comentário: