quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Inocência - A/0521

INOCÊNCIA
Ontem (15/05/2005) o Fantástico apresentou nova série de denúncias de corrupção envolvendo políticos brasileiros. Sugeriu -com razão- que multiplicássemos pelo total de Estados esse fenômeno. É estonteante. Mas sugeriu mais: a relação viciosa entre empreiteiros e políticos. Onde começa a corrupção? Não é no alto, é em nossa casa ou empresa, quando pensamos que "um jeitinho" não fará mal a ninguém. Lembra-me uma velha história: O sábio rei Weng pediu para visitar a prisão de seu palácio. E começou a escutar as queixas dos presos. Sou inocente - dizia um acusado de homicídio. - Vim para cá porque quis assustar minha mulher, e sem querer a matei. Acusaram-me de suborno - dizia outro.
- Mas tudo que fiz foi aceitar um presentinho que me ofereciam. Todos os presos clamaram inocência ao rei Weng. Até que um deles, um rapaz de pouco mais de vinte anos, disse:
Sou culpado. Feri meu irmão numa briga e mereço o castigo. Este lugar me faz refletir sobre o mal que causei. Expulsem este criminoso da prisão imediatamente! - gritou o rei Weng.
- Com tantos inocentes aqui, ele terminará por corrompê-los!

Nenhum comentário: