sábado, 5 de dezembro de 2009

Sucessão no Estado de MS

Governo de Puccinelli começa a ser
avaliado em pesquisas eleitorais
Sem tirar nem acrescentar, os números da pesquisa da Multidados apresentando equilíbrio entre Zeca do PT e André Puccinelli evidenciam um quadro fiel da realidade política e social de Mato Grosso do Sul ao impactar na tendência eleitoral da população. O que nós temos é um cenário no qual ninguém pode cantar vitória antecipada. E é bom que o governador, que tem a máquina e o poder nas mãos, faça uma leitura crítica e sincera desses números para melhorar o que está ruim e aperfeiçoar o que está bom, pois o povo já começa a avaliar o seu governo.
A tendência de crescimento da candidatura de Zeca é visível e vai acentuar mais ainda a partir do momento em que o ex-governador sair em campo ao lado dos aliados. Tudo tem sua hora e é necessário respeitar o calendário eleitoral. Politicamente, no entanto, as ações do PT e do ex-governador têm sido recebidas com entusiasmo e empolgação cada vez maiores, dando como exemplo o índice recorde de participação dos filiados no Proceddo de eleições Diretas (PED), realizado no dia 22 do mês passado. Antes de conhecer os resultados dessa pesquisa da Multidados, tivemos no PED outro termômetro confiável para medir a temperatura da disposição e do poder de mobilização do PT. E os resultados comprovam que o processo de crescimento está consolidado e já tem uma dinâmica de continuidade.


Pesquisa de Intenção de Votos
mostra Realidade em MS
A 10 meses das eleições o cenário da disputa sucessória em Mato Grosso do Sul apresenta um quadro com forte tendência de equilíbrio entre os principais postulantes ao Governo, o governador André Puccinelli (PMDB), que vai tentar a reeleição, e o ex-governador Zeca do PT. É o que revela a mais recente pesquisa sobre as intenções de voto dos sulmatogrossenses, feita pela empresa mineira Multidados, que tem na sua lista de clientes a Confederação Nacional de Transportes (CNT), o PSDB e o PR.
Realizada junto a 2004 eleitores de 52 municípios sul-mato-grossenses no período de 15 a 25 de novembro, com 3% de margem de erro, a pesquisa revela que nas intenções espontâneas de voto Puccinelli tem 32% e Zeca 23%, com a senadora tucana Marisa Serrano em terceiro lugar, com 1%. Nas entrevistas estimuladas, em que é apresentada aos entrevistados uma relação com os nomes dos prováveis candidatos, o cenário é ainda mais equilibrado: Zeca e André empatam em 38% e Marisa aparece com 10%. Os nulos e indecisos somam 14%. A empresa ouviu os indecisos e apurou que se fossem escolher um dos três candidatos 43% votariam em André, 42% em Zeca e 12% em Marisa.
Os resultados da amostragem foram apresentados na tarde de 3 de dezembro, na sede do Diretório Regional do PT, pelo diretor da Multidados, Marco Aurélio, em ato que reuniu o atual e o próximo presidente do Diretório Regional, Amarildo Cruz e Marcus Garcia; o deputado federal Vander Loubet; os deputados estaduais Pedro Kemp, Pedro Teruel e Paulo Duarte; os vereadores Cabo Almi e Thaís helena, do PT, e Paulo Pedra, do PDT, entre outras lideranças e autoridades.
No quadro de rejeições apurado pela Multidados, os principais concorrentes também estão tecnicamente empatados. Quando perguntados sobre qual dos candidatos não votariam de jeito algum, 17% mencionaram Zeca, 15% citaram André e 19% Marisa. Na entrevista individual sobre quem não votariam de forma alguma, Marisa também lidera, com 25% de rejeição, à frente de Zeca (23%) e André (18%). No confronto polarizado entre o petista e o peemedebista, outro dado de equilíbrio: Zeca tem 49% e André 45%. O PT é o partido mais simpático para 26% dos eleitores, vindo em seguida o PMDB (13%), o PSDB (8%), o DEM e o PV (3%). A Multidados também ouviu os eleitores sobre suas intenções de voto para presidente e o tucano José Serra tem hoje a preferência. Na espontânea, ele aparece com 11%, à frente da petista Dilma Roussef (5%). Outro tucano, o governador mineiro Aécio Neves, recebeu 4% das citações, sobrando 1% para Ciro Gomes (PSB) e marina Silva (PV). Na estimulada Serra lidera com 36%, Dilma tem 15%, Aécio 11%, Ciro 9% e Marina 4%.

Nenhum comentário: