quinta-feira, 15 de abril de 2010

Boca na Tribuna

SEM-TERRA E SANDRA. Aconteceu na segunda-feira. Os sem-terra fecharam a Rodovia 163, entre as cidades de Itaquiraí e Naviraí, alegando que a saúde em Itaquiraí é precária. Enquanto um grupo foi à Prefeitura para reivindicar melhorias do setor, as filas de carros aumentavam nas duas direções. Nós também permanecemos no local, das 13 às 18 horas. Enquanto caminhões com cargas vivas e famílias aguardavam uma solução, que demorou muito para chegar, os sem-terra dançavam e faziam festa. Enfim, veio a notícia dando conta que Sandra Cassone iria atender a reivindicação da classe, oferecendo melhores condições de saúde, com medicamentos, transporte e saneamento. Após ser renovada a promessa da prefeita, a pista foi liberada.

FOGO AMIGO. Tião Barbudo e Gildo Amaral estão se estranhando. As sessões legislativas começam ficar interessantes, com debates mais calorosos nos últimos dias. Tião tem reclamado do comportamento do colega Gildo Amaral, com discurso de oposição. O Presidente da Casa-de-Leis, que tem um jeito muito peculiar de fazer política, qualificou o momento turbulento como se fosse um "fogo amigo", onde não se pode mais confiar nem mesmo na roupa que se veste. Ambos são do PMDB e fazem parte da base aliada do Prefeito Toninho, mas parece que não estão mais se entendendo. Se os nobres vereadores começarem a promover confrontos durante as sessões, com certeza a presença de visitantes será bem maior às segundas-feiras, porque o povo gosta de ver "briga" no bom sentido.

SISTEMA EMPERRADO. A coisa em Naviraí ficou meio complicada, com o afastamento de Gilberto Pimpinatti, pela Justiça. A situação já não ia muito bem, agora tende a piorar, pois parece ter quebrado o "braço direito" do prefeito Zelmo de Brida. Havia comentários na cidade de que "Pimpin" voltaria ao cargo na quinta-feira. Outros afirmam que isso só acontece na outra semana; enquanto isso, a administração continua literalmente "emperrada", a começar pelo Comunicação, há algum tempo sem licitação. Apesar da boa vontade e do otimismo do Jornalista Soares Filho, qualquer cidadão percebe que o Município vive momentos confusos, principalmente depois de 7 de abril, com a decisão judicial, apurando atos de improbidade na Prefeitura.

A DENGUE. A doença ainda assusta o povo. É alto o número de pessoas infectadas em Mundo Novo e nas cidades do Cone Sul. O consolo, no entanto, é que a epidemia ao se alastrar, atinge até figuras mais graduas da Comunidade. Alguns deputados "pegaram" dengue, incluindo na lista o douradense Marçal Filho. A prefeita Marta Araújo se recupera, após alguns dias de cama. É grande o número de pessoas que contrairam a dengue, ,uito maior que os números da estatística. É interessante notar que, em cada grupo familiar ou de amigos, sempre tem mais de um que sofreu os efeitos da epidemia. Em Mundo Novo é assim também, apesar do esforço das equpes de saúde do Município em combater o mal.

EMPRESÁRIO VOTA SERRA. O governo Lula é bem avaliado, segundo a sondagem: 52,8% consideram a gestão ótima ou boa e três em cada quatro empresários disseram que suas companhias ganharam muito no governo Lula. Apenas 6,3% classificam a administração como ruim ou péssima. A visão positiva em relação ao governo, entretanto, ainda não foi convertida em intenção de voto para a petista. Entre os que informaram que suas empresas cresceram muito, Dilma recebeu 9,3% dos votos e Serra, 79,4%.

UMA PERGUNTINHA. Por que será que os postos de gasolina de Guaíra ainda não se adaptaram aos novos preços de combustíveis praticados noutras cidades paranaenses? Ou estariam acompanhando os preços de Mato Grosso do Sul?



Nenhum comentário: