domingo, 1 de janeiro de 2012

Artigo: A Utopia Religiosa - A/1092

A Utopia Religiosa


Neste grande Planeta de mais de 7 bilhões de pessoas, é muito natural que exista o Sentimento Religioso como um Princípio Espiritual, porque o Homem herdou isso da Grande Consciência, e sem dúvida, essa é uma Herança Bendita.

A partir deste Princípio Criador, houve a necessidade da Organização do Gênero Humano em grupos específicos, formando, então, a Religião, que por sua vez, se dividiu em grupos menores chamados igrejas e seitas, com a finalidade de um contato com a Divindade. Esses grupos funcionam nos dias atuais como clubes sociais, integrando Escolas de Líderes, que visam conduzir os Adeptos a um Mundo Melhor, com o aperfeiçoamento do caráter.

Milhares de Seres Humanos preferem ser manipulados por Mestres, Pastores e Sacerdotes, frequentando Templos e recebendo destes a Orientação Básica para que possam usufruir das Bênçãos que Deus oferece aos Filhos. As instruções que recebem dos líderes espirituais têm formas diferentes, o que pode confundir muitas cabeças nesse emaranhado todo. Não existe um padrão doutrinário nos sistemas religiosos, mas Deus continua sendo o mesmo para todas as gerações, em todos os tempos e lugares.

Desta multiplicidade de conceitos religiosos vigentes, surgem os oportunistas inventando coisas e angariando fortunas em nome de Deus e do Mensageiro Jesus. Se Deus se irasse como os homens, certamente exterminaria a todos de uma só vez. Contudo, o método divino não é esse. A tolerância é por Ele exercida plenamente, até que a Lei Universal do Carma entre em ação, dando a cada usurpador o lugar que merece na história.

É justo, de certo modo, que a Religião Organizada desempenhe o seu papel, para religar a Criatura ao Criador, se esse for o caso. Mas se atentarmos para os Ensinamentos do Mestre Maior, vamos perceber que Ele foi direto nesta questão, nunca apontando Organização Humana para ser seguida. Dizia: “Eu Sou o Caminho, a Verdade, e a Vida.” Toda a raça humana segue em direção ao Pai Criador, ou pelo menos deveria ser assim, como disse Jesus. (E Jesus é o mesmo em todos os Tempos, com Manifestações Específicas para cada povo e nação).

Diante da Experiência vivida pela Humanidade em diferentes períodos da História, é muito fácil entender que é Utopia a Religião criada pelos Homens. Essa Utopia Religiosa está muito presente nas mentes e corações, gerando insatisfação e infelicidade, porque a maioria não tem encontrado o Caminho, lamentavelmente. O Evangelho que eles praticam, não é o mesmo recomendado pelos Mestres Espirituais de todos os Tempos.

A Utopia Religiosa é isso: cada grupo pretende ser melhor que o outro, não respeitando as diversidades culturais e as múltiplas formas de adoração. Os Ocidentais ignoram as práticas Orientais e vice-versa. As Religiões Afro-Brasileiras são criticadas por Cristãos Ortodoxos, que também não reconhecem os Princípios do Islamismo e de outras Grandes Religiões do Mundo. Na verdade, ninguém entende ninguém, razão que a tudo isso pode ser dado o nome de Utopia Religiosa. Deus é Um só e quer que todos O adorem em Espírito e em Verdade.

O Sentimento do Amor deve estar impregnado em cada coração, sendo esse amor a chama primordial para nortear o Homem em sua Trajetória na Terra, respeitando sempre as diferenças, sejam elas culturais ou espirituais, evitando-se então os conflitos, que têm provocado guerras e desavenças em muitos lugares, em nome de Deus e da Religião.

Numa só palavra, a Utopia Religiosa representa um atraso sem precedentes na História da Humanidade, visto que a Religião mata. A Religião Organizada já matou muita gente, sem dó nem piedade. Por acreditarem que a Religião Dominante fosse a verdade, os Religiosos do Primeiro Século, seguindo orientações políticas e nefastas do Império Romano, mataram aquEle que era predestinado pelos Profetas como o Redentor dos Homens. E as atrocidades não pararam por aí, mas vidas são ceifadas em toda parte pelos Religiosos sem Deus.

Meia Praia, 31 de dezembro de 2011
Jairo de Lima Alves, FRC

Nenhum comentário: