quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Tribuna Livre

EMINÊNCIA PARDA. Luizinho Bezerra, que já foi prefeito nos primórdios de Japorã, está postando como padrinho político do vereador Gil Perin, que ensaia candidatura de mandatário maior do município pelo PMDB. Em conversa com um membro da Executiva do Partido, que não aprova esse tipo de apoio, a Coluna anotou a pré-disposição dele em apoiar outro candidato. Para esse dirigente partidário, é muito ruim ter de conviver com esses “oportunistas de plantão”, cujo passado não foi dos melhores. Na eleição do prefeito Rubão, Luizinho foi coadjuvante e para alguns japoraenses ele ajudou muito pouco na apertada vitória do petista, mesmo porque enfrentava problemas na Justiça, com os direitos políticos suspensos. Para alguns observadores, o compadre de Flávio Derzi é "bananeira que deu cacho".

TURISMO EM BAIXA. Todo mundo esperava que depois do Carnaval, a movimentação financeira seria bem maior na cidade de Salto Del Guairá. Mesmo com o grande fluxo de visita de turistas, os comerciantes se queixam das vendas em baixa em quase todas as lojas. Antes, a eufora era muito grande, cujos investimentos cresciam enormemente. Neste novo ano, o movimento de pessoas e crescente com um volume de negócios muito equeno. A informação é durante o mês de fevereiro as vendas em geral cairam 70%. Os ítens mais vendidos continuam sendo os eletrônicos, notadamente computadores que têm preços bem inferiores aos praticados no Brasil. Por outro lado, a fiscalização brasileira ostensiva vem atrapalhando muito o turismo em nossa região.

COMPRAS NO CARTÃO. E por falar em turismo, os usuários de Cartão de Crédito precisam tomar muito cuidado ao fazer compras em loas do Paraguai. Algumas lojas, ao aceitar o pagamento com Cartão, usam de má fé no momento de fazer a versão da moeda. A taxa aproximada de 10% sobre o valor da compra é normal, mas há aqueles “desonestos” que subtraem valores maiores sobre a compra no cartão. Existem casos isolados em que a loja cobra até 25% sobre o total, sem direito a reclamação depois. Eles justificam que o valor cobrado a mais é culpa das operadoras e pela transação comercial. Quando apresentam queixas, poucos turistas têm tido êxito na empreitada e ficam no prejuizo. Então, a melhor maneira que o turista tem para não ser “lesado”, é não utilizar cartão no Paraguai.

DROGAS PREOCUPAM. A questão das drogas nas cidades da fronteira vem causando grande preocupação às autoridades. Os parlamentares sul-mato-grossenses debateram na última semana em plenário os problemas relacionados ao tema. A sociedade quer uma solução dos governantes, pois as drogas têm sido a causa de muitos desajustes sociais e crimes em todas as cidades situadas na Fronteira com a Bolívia e o Paraguai. O caso parece não ter solução, visto que o número de usuários cresce a cada dia, deixando as famílias alarmadas. É preciso que haja investimento no setor, pois o consumo excessivo do crack e outras drogas passa a ser considerado caso de saúde pública. Além das campanhas educativas, são necessárias medidas enérgicas para o combate a esse mal que afeta boa parcela da população.

A PERGUNTINHA. A Lei da Ficha Limpa é uma Realidade no Brasil. Você acredita que os Candidatos “Ficha Suja” serão mesmo “barrados” nas Eleições de 2012?



Nenhum comentário: