domingo, 11 de maio de 2014

Artigo: A Tomada de Consciência A/01555

A Consciência do Homem diante do Criador

O Homem necessita co0m urgência adquirir a capacidade de desenvolver, em si mesmo, uma tomada de consciência, para que possa avançar mais e mais no Caminho da Luz. A questão de saber o que fazer no plano espiritual é também uma forma de consciência das mais antigas, pela qual pode-se chegar  a fórmulas distintas, que podem aproximar a criatura do Criador em dimensões especiais.
A tomada de consciência é o atributo  que mais distingue o Homem  dos outros animais, pois é assim que ele  passa  a ter consciência de seu corpo, de seus pensamentos, de suas emoções, de seus sentimentos e de suas ações tanto quanto de seus efeitos nele mesmo e ao redor de si. Enquanto ser social, o confronto do homem com outro ser é sempre inevitável. O outro, sendo um ser humano, um elemento da natureza ou uma situação. De suas relações com o outro derivam um sentimento de bem-estar ou de alegria, mas também de insatisfação.

Com o tempo e com a repetição das insatisfações começam a incompreensão, os conflitos internos e, por fim, o sofrimento. Em seu estudo de sofrimento e de suas causas, a tradição budista enuncia o que ela chama de “as quatro nobres verdades”, que podem ser enumeradas nas formas: A verdade do sofrimento, a verdade da origem do sofrimento, a verdade do cessar do sofrimento, e a verdade do caminho que leva ao fim do sofrimento. Cada uma dessas verdades tem a sua aplicação específica no quotidiano da vida terrena.
Com esses atributos especiais, com base na consciência de si, o homem descobre suas próprias tensões internas e sua ignorância, tendo como consequência a frustração e o sofrimento. Então, ele começa a se questionar a respeito do sentido de sua existência, de onde veio, e para onde vai. É nesse momento que a Consciência Humana precisa estar ligada à Grande Consciência Universal.

Dentre tantas reflexões que precisam ser levadas a efeito, a abordagem da ciência alquímica é relevante para o Buscador. Essa abordagem consiste  numa técnica de progressão rumo à Luz Divina, a qual se parece muito com aquilo a que poderíamos chamar de protótipo para não dizermos arquétipo do percurso iniciático. A Consciência só é aprimorada mediante a Iniciação, através da qual o Homem adquire o Conhecimento Transcendental, passando a entender o Sentido da Vida em todo o Sistema de Coisas..
A vereda da Iniciação conduz o Homem a escalada espiritual sem precedentes, comparada a escalada de uma pirâmide, quando os elementos da natureza Terra, Ar, Água e Fogo determinam a nossa jornada espiritual na Terra dos Viventes, com visão de um futuro melhor na Eternidade de Deus. (JLA)

Nenhum comentário: