domingo, 25 de janeiro de 2015

Personalidade: Luiz Rocha - Brasil Caipira

Luiz Rocha, o Mestre da Música Caipira



Luiz Rocha, um goiano autêntico nascido em Filadélfia, TO, que teve infância pobre e logo cedo começou na lida, e o troco que conseguia ganhar ia direto para as mãos de sua mãe. Veio para Brasília e ralou um bocado, fez UnB e virou professor de matemática.  Dava aula e de quebra trabalhava na Radiobrás para dar conta dos “buchudinhos”, quando falou pro chefe que era capaz de produzir um programa de uma hora, mas sabe como são estas coisas. O tempo passou, até que sua chefa falou: ”Luiz, lembra que você falou em fazer um programa, então pega uma equipe e faz um piloto.” O trem ficou tão bom, que está aí até hoje, levando cultura e entretenimento para uma audiência da mais alta qualidade, porque quem assiste o Brasil Caipira é gente, é povo, é brasileiro de corpo e alma, isso sem falar de números, pois o alcance é imenso: entra nos lares alegrando os sábados e domingos de toda a gente brasileira, que ama o gênero musical genuinamente caipira.  Luiz mora em Formosa, que fica distante 100 km de Brasília, mais ou menos. Ele incorpora o caipira brasileiro, com a sua fala completamente voltada para o caboclo interiorano. Tem um palavreado todo característico, além de utilizar frases de efeito, que muito bem o identifica como um dos maiores defensores da música sertaneja de raiz. 

As duplas convidadas para participar do programa na TV Câmara cantam sempre em dueto, usando viola e violão. Outro instrumento musical é proibido nas exibições domingueiras, assim como é vedada a participação de trios ou outro tipo de formação musical, que é para não descaracterizar a genuína música do sertão. Zé Mulato e Cassiano é um exemplo clássico de artistas que se apresentam no programa de Luiz Rocha. 

“Brasil Caipira é um programa da gente brasileira para o povo do Brasil”, explica o apresentador, que também defende o gênero caipira em emissoras de rádio da Capital Federal. A maneira simples e bem popular como se comunica no rádio e na TV, tem rendido muita admiração e respeito a Luiz Rocha, esse grande brasileiro, que aprendeu a técnica da boa comunicação para levar alegria a milhares de expectadores em todo o País. 

Muita gente não sabe, mas o ilustre goiano é professor, poeta, pesquisador e estudioso da música caipira. Como escritor, já publicou 11 livros, e na qualidade de compositor, é ganhador do “Galo de Ouro” no festival de Ituiutaba, com a música "Violeiro de Deus" em homenagem a Tião Carreiro. 
Ele continua realizando festivais em muitas cidades brasileiras, sempre na defesa da boa música caipira, como é o caso do Encontro de Violeiros na cidade de Poxoréo, evento que acontece todos os anos.

Nenhum comentário: