terça-feira, 31 de março de 2015

Pensamento - X.DCIX - 10.609

“O amor é a força mais poderosa que o mundo 
possui e, ao mesmo tempo, é a mais humilde 
que se possa imaginar.” (Mahatma Gandhi)

Pensamento - X.DCVIII - 10.608

“A beleza interessa nos primeiros quinze dias; 
e morre, em seguida, num insuportável 
tédio visual.” (Nelson Rodrigues)

Pensamento - X.DCVII - 10.607

“Aquele que tem uma profissão tem um bem; 
aquele que tem uma vocação tem um cargo 
de proveito e honra.” (Benjamin Franklin)

Pensamento - X.DCVI - 10.606

Dispensacionalmente, existem dois Evangelhos: Evangelho do Reino e Evangelho da Graça. O Evangelho do Reino, ou Boas Novas do advento dos dois Reinos que haveriam de vir — Reino de Deus e Reino dos Céus — teve sua época e prioridade alterada, pela rejeição do povo eleito, os JudeusTudo o que provém de Deus e nos alcança é pura Graça. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Ef. 2.8). Então, estes evangelhos são diferentes entre si, na aplicação prática.  - Jairo de Lima Alves

Capitais: Atenas - 058

Atenas, Capital da Grécia - Europa 


Por volta dos anos 500 e 400 AC, esta cidade, fundada há mais de 3.000 anos, era a mais próspera da Grécia Antiga e possuía um poderoso líder: Péricles. Nesta fase, a divisão hierárquica seguia a seguinte ordem: nobres, homens livres e uma grande quantidade de escravos que realizavam trabalhos como mercadores, carpinteiros, professores e marceneiros.

História e características sociais, políticas e econômicas 

Por ser uma cidade bem sucedida e comercial, Atenas despertou a cobiça de muitas cidades gregas. Esparta se uniu a outras cidades gregas para atacar Atenas. A Guerra do Peloponeso (431 a 404 a.C.) durou 27 anos e Esparta venceu, tomando a capital grega para si, que, a propósito, continuou riquíssima culturalmente.  

Alguns dos maiores nomes do mundo viveram nesta região repleta de escritores, pensadores e escultores, entre eles estão: os autores de peças de teatro Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes e também os grandes filósofos Platão e Sócrates

Atenas destacou-se muito pela preocupação com o desenvolvimento artístico e cultural de seu povo, desenvolvendo uma civilização de forte brilho intelectual. Na arquitetura, destacam-se os lindos templos erguidos em homenagens aos deuses, principalmente a deusa Atena, protetora da cidade. 

A democracia ateniense privilegiava apenas seus cidadãos (homens livres, nascidos em Atenas e maiores de idade) com o direito de participar ativamente da Assembleia e também de fazer a magistratura. No caso dos estrangeiros, estes, além de não terem os mesmos direitos, eram obrigados a pagar impostos e prestar serviços militares. 

Hoje em dia, Atenas tem mais de dois milhões e meio de habitantes, e, embora tenha inúmeras construções modernas, continua com suas ruínas que remetem aos memoráveis tempos antigos. A cidade é um dos principais pontos turísticos da Europa.


Pérolas Divinas - Reflexão

A Última Bala de Goma

Já ouvimos a estória da menina que ganhou da mãe três balas de goma, avisando-a de que aquela seria a sua última quota de doces naquele dia. A partir daí, filha permaneceu com a terceira balinha na boca por mais de 45 minutos, saboreando-a como se fosse a sua última guloseima na vida. Semelhantemente, Deus deseja que o seu filho possa saborear a Sua Presença em todos os momentos, provando o seu sabor como Pai de Bondade. Ele nos permite alcançar o conhecimento íntimo e agradável de Sua Pessoa. Quando provamos a bondade dEle, então, nos revelará o sabor característico de Sua criatividade, soberania, santidade e fidelidade. Nosso Pai nos observa com prazer enquanto aprendemos a honrá-lO acima de todas as coisas. 

Vós não saireis apressadamente, nem ireis fugindo; 
porque o Senhor irá diante de vós, e o Deus de Israel 
será a vossa retaguarda.” (Isaías 52:12)

segunda-feira, 30 de março de 2015

Pensamento - X.DCV - 10.605

“As vivências terríveis fazem-nos pensar 
se o seu protagonista não é, ele próprio, 
algo de terrível.” (Friedrich Nietzsche)

Pensamento - X.DCIV - 10.604

“Todo o fantasma, toda a criatura de arte, para existir, deve ter o seu drama, ou seja, um drama do qual seja personagem e pelo qual é personagem. O drama é a razão de ser do personagem; é a sua função vital: necessária para a sua existência.” (Luigi Pirandello)

Pensamento - X.DCIII - 10.603

“Existem infinitamente mais homens que aceitam a civilização como hipócritas do que homens verdadeiramente e realmente civilizados, e é lícito até perguntarmo-nos se um certo grau de hipocrisia não será necessário à manutenção e à conservação da civilização, dado o reduzido número de homens nos quais a tendência para a vida civilizada se tornou uma propriedade orgânica.” (Sigmund Freud)

Pensamento - X.DCII - 10.602

Realmente, pena de morte é um tema polêmico, principalmente no mundo cristão. Ninguém tem direito de tirar a vida da pessoa humana, visto que a vida é dada pelo Criador. No entanto, nos chamados crimes hediondos, a lei penal deveria ser mais dura. A flexibilização jurídica vem facilitando o aumento da criminalidade, notadamente no Ocidente. - Jairo de Lima Alves

Saudade de Iolanda

Palavra de Filho


A educadora Iolanda Labegalini Ally se despediu deste mundo no dia 28 de março de 1980, a exatamente 35 anos. Bela homenagem póstuma lhe foi prestada pelo dileto filho Marcelo Ally, por meio de uma comovente crônica publicada na rede social. Dizia ele: ”minha Mãe deixou esse plano terrestre e atendeu o chamado Divino. Muitas vezes a saudade nos faz lembrar da sua ausência junto a nós, porém, a certeza de que está num lugar que todos nós queremos chegar e que de lá, nos cuida e guia nossos passos, nos acalenta e traz a certeza de que breve estaremos juntos.” E prossegue: “Nesse misto de alegria e dor, só resta a mim e a todos os que tiveram o prazer de conhecê-la e de por pouco tempo conviver com essa pessoa maravilhosa que por aqui passou e deixou um rastro de maravilhas, quero dizer a você minha Mãe, o quanto você nos faz falta e o quanto amo você. Sei que, de onde você está, pode ver e sentir esse carinho e minha gratidão em poder chamá-la de minha Mãe e meu Anjo da Guarda.” E conclui o filho: “Prá sempre, sempre te amarei.”


Até parece que foi ontem. Foi muito triste na época, quando todos ficamos transtornados pela despedida de Iolanda para outros planos espirituais. Os filhos pequenos ainda, mas Deus fortaleceu-os em sua Graça e Misericórdia.

Capitais do Mundo: Paris - 057

Paris, Capital da França – Europa


Paris é a capital e a mais populosa cidade da França, bem como a capital da região administrativa de Île-de-France. A cidade se situa em um dos meandros do Sena, no centro da bacia parisiense, entre os confluentes do Marne e do Sena rio acima, e do Oise e do Sena rio abaixo. Como a antiga capital de um império estendido pelos cinco continentes, é, hoje, a capital do mundo francófono.

A posição de Paris numa encruzilhada entre os itinerários comerciais terrestres e fluviais no coração de uma rica região agrícola a tornou uma das principais cidades da França ao longo do século X, beneficiada com palácios reais, ricas abadias e uma catedral. Ao longo do século XII, Paris se tornou um dos primeiros focos europeus do ensino e da arte. Ao fixarem-se os Reis de França e, pois, também a corte (o que incluía grande parte da alta nobreza francesa), na cidade, sua importância económica e política não cessou de crescer. Assim, no início do século XIV, Paris era a mais importante cidade de todo o mundo ocidental. No século XVII, era a capital da maior potência política europeia; no século XVIII, era o centro cultural da Europa e, no século XIX, era a capital da arte e do lazer, a Meca da Belle Époque. Sua arquitetura, seus parques, suas avenidas e seus museus fazem-na, pelo ano de 2004, a cidade mais visitada do mundo francófono, com cerca de 25 milhões de turistas, aproximadamente 500 000 a mais do que em 2003, segundo a Secretaria de Turismo e de Congressos de Paris. As margens parisienses do Sena foram inscritas, em 1991, na lista do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Paris é a capital económica e comercial da França, onde os negócios da Bolsa e das finanças se concentram. A densidade da sua rede ferroviária, rodoviária e da sua estrutura aeroportuária — um hub da rede aérea francesa e europeia — fazem-na um ponto de convergência para os transportes internacionais. Essa situação resultou duma longa evolução, em particular das concepções centralizadoras das monarquias e das repúblicas, que dão um papel considerável à capital do país e, nela, tendem a concentrar, ao extremo, todas as instituições. Desde os anos 1960, os governos sucessivos têm desenvolvido políticas de desconcentração e de descentralização a fim de reequilibrar o país.

Abrigando numerosos monumentos, por seu considerável papel político e econômico, Paris é também uma cidade importante na história do mundo. Símbolo da cultura francesa, a cidade atrai quase 30 milhões de visitantes por ano, ocupando, também, um lugar preponderante no mundo da moda e do luxo. Em 2007, a população intramuros (dentro do limite dos antigos muros) de Paris era de 2 193 031 habitantes pelo recenseamento do Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos.3 Porém, ao longo do século XX, a área metropolitana de Paris, se desenvolveu largamente fora dos limites da comuna original. A Grande Paris é, com seus 11 836 970 habitantes,4 uma das maiores aglomerações urbanas da Europa e da União Europeia. Com um PIB de 813.364 milhões de dólares5 a Região Parisiense é um ator econômico europeu de primeira grandeza, sendo a primeira região econômica europeia.

O primeiro povoamento conhecido de Paris é da cultura chasseana (entre 4 000 e 3 800 a.C.), sobre a margem esquerda dum antigo braço do Sena dentro do 12ºarrondissement de Paris. A presença humana lá parece ter sido contínua durante o Neolítico.


Paris deve seu nome aos Parísios, um povo gaulês que habitava a região antes da chegada dos romanos. Após conquistá-los, os romanos rebatizaram seu assentamento como Lutécia Parisioro (em latim: Lutetia Parisiorum). Ao longo do século IX, essa denominação, aos poucos, deu lugar ao nome atual.6 Os Parísios também emprestaram seu nome a algumas outras vilas da região, tais como Villeparisis, Cormeilles-en-Parisis, e Fontenay-en-Parisis.

Pensamento - X.DCI - 10.601

“O estudo em geral, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido ficar crianças toda a vida.” (Albert Einstein)

Letra de Música: Um bom exemplo

Um bom exemplo
(Interpretação de Nenete e Dorinho)


Deixando esposa e um filho sem conforto.
Não procedia como um chefe de família.
Comprei um carro e vivendo como um louco.
Gastava todo meu dinheiro na orgia.
Passava noites entre amigos e mulheres.
Só de manhã é que eu voltava pro meu lar.
A minha esposa ao me ver baixava o rosto.
Para esconder os olhos tristes de chorar.

Certa manhã quando eu voltava para casa.
Na minha rua numa loja da esquina.
Vi o meu filho todo sujo esfarrapado.
Admirando qualquer coisa na vitrina.
Parei o carro e chamei o meu filhinho.
Que sorridente se aproximou de mim.
Lhe perguntei: O que fazia ali sozinho?
Mais que depressa ele respondeu assim:

Estou olhando aquele terno papaizinho.
Acho que ele dá certinho para mim.
O que eu tenho já está todo rasgadinho.
E eu preciso de um terno novo assim.
O dono disse que o preço é quinhentos. 
E a mamãe só tem agora cem cruzeiros.
Eu gostaria que o senhor neste momento.
Me arrumasse o restante do dinheiro.

Estas palavras do meu filho inocente.
Profundamente me feriram o coração.
Porém pra mim foi realmente um bom exemplo.
Desde esse dia eu mudei de opinião.
Quase chorando eu beijei o meu filhinho.
Chegando em casa minha esposa eu abracei.
Perante a eles fiz a Deus um juramento.
E nuca mais o mau caminho procurei.

Link: http://www.vagalume.com.br/nenete-dorinho/um-bom-exemplo.html#ixzz3Vrl3ulre

Pensamento - X.DC - 10.600

“Os dois testes mais duros no caminho espiritual 
são a paciência para esperar o momento certo 
e a coragem de não nos decepcionar com o que encontramos.” (Paulo Coelho)

Pensamento - X.DXCIX - 10.599

“O progresso dá-nos tanta coisa 
que não nos sobra nada nem 
para pedir, nem para desejar, 
nem para jogar fora.” (Carlos Drummond de Andrade)

Pensamento - X.DXCVIII - 10.598

“Mentir com graça, de uma maneira pessoal, é quase melhor que dizer a verdade à maneira de todos.” (Fiódor Dostoiévski)

Pensamento - X.DXCVII - 10.597

“A oração torna nossos corações transparentes 
e só um coração transparente pode escutar 
a Deus.” (Madre Teresa de Calcutá)

Pensamento - X.DXCVI - 10.596

“Não se é líder batendo na cabeça 
das pessoas - isso é ataque, 
não é liderança.” (Dwight Eisenhower)

Pérolas Divinas - Reflexão

O Guia do Piloto


O mundo está chocado com a notícia do acidente aéreo nos Alpes da França, onde morreram 150 pessoas. O A320 da Germanwings voava entre Barcelona e Düsseldorf, com 144 passageiros e seis tripulantes. O aparelho caiu entre Digne e Barcelonnette, em um vale escarpado do maciço de La Blanche, cerca de 1.500 metros acima do nível do mar. O copiloto, Andreas Lubitz, já teria acionado o sistema de descida, e os controladores aéreos franceses tinham tentado às 10h32 contatar sem sucesso o avião, a gravação registra o sinal de alarme automática de perda de altura, revelou neste domingo o jornal "Bild". O relato é assustador, mas este não é um caso isolado em acidentes aéreos. Muitos outros já aconteceram na história da aviação.

Então, é necessário que todas as pessoas que viajam por terra, pelo ar e pelos mares estejam atentos aos casos insólitos da vida. Todas as invenções servem para o conforto e bem estar da humanidade, mas a verdadeira segurança não existe porque esta vem dos céus, a quem devemos tributar todas as honras. Ao refletir no ensinamento dos livros sagrados, é preciso que estejamos sempre lembrando do cuidado de Deus, com a garantia de que Ele nos guiará em todas as circunstâncias árduas, livrando-nos de todos os perigos da viagem. Esta é a vantagem de termos um “rutter espiritual”, cuja bússola divina nos manterá na rota certa.

domingo, 29 de março de 2015

Pensamento - X.DXCV - 10.595

“Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.” (Chico Xavier)

Pensamento - X.DXCIV - 10.594

“Não há arauto mais perfeito da alegria do que o silêncio. Eu sentir-me-ia muito pouco feliz se me fosse possível dizer a que ponto o sou.” (William Shakespeare)

Pensamento - X.DXCIII - 10.593

“O álcool pode ser o pior inimigo 
do homem, mas a Bíblia diz para 
amarmos nosso inimigo.” (Frank Sinatra)

Pensamento - X.DXCII - 10.592

“A melhor vingança é o enorme sucesso.” (Frank Sinatra)

Capitais do Mundo: Helsinque - 056

Helsinque, Capital da Finlândia - Europa 


Helsinque (em finlandês Helsinki; em sueco Helsingfors), com aproximadamente 600 mil habitantes1 , é a capital da República da Finlândia e a maior cidade do país.
Está localizada na parte meridional do país, na costa do Golfo da Finlândia, e é uma das mais habitáveis e socialmente desenvolvidas capitais do mundo. Helsínquia forma uma conurbação com outras três cidades, Espoo, Vantaa e Kauniainen que, no seu conjunto, constituem a chamada Área Metropolitana de Helsínquia, com uma população total de cerca de 1 380 000 habitantes1 , concentrando 1/5 da população do país.
Helsínquia espalha-se por várias ilhas, entre as quais se encontram Seurasaari, Lauttasaari, Korkeasaari — onde se localiza o maior jardim zoológico da Finlândia — e a ilha fortaleza de Suomenlinna.
Helsínquia foi fundada em 1550 por Gustavo I, rei da Suécia como alternativa à cidade deTallinn, na Estónia. No século XVIII, os suecos construíram a fortaleza de Suomenlinna na tentativa de protegerem a região do expansionismo russo.
Na sequência de várias guerras, a Rússia acabou por ocupar a Finlândia e Helsínquia tornou-se a capital da província autónoma russa da Finlândia. Quando o país se tornou independente em 1917, Helsínquia foi escolhida para sede do governo.
Em 1952 a cidade acolheu os Jogos Olímpicos de Verão, o que reforçou a importância de Helsínquia no panorama desportivo mundial. No ano 2000 foi eleita Capital Europeia da Cultura, no momento da celebração do seu 450.º aniversário. Em Agosto de 2005recebeu o Campeonato Mundial de Atletismo.
Como atracção turística destaca-se a Catedral de Helsínquia, luterana (1830-1852) deestilo neoclássico e a catedral ortodoxa russa de Uspenski (1868), desenhada por Alexander Gornostayev, de grande valor artístico. Também é digno de menção o conjunto neoclássico da Praça do Senado, na parte antiga da cidade.


Pensamento - X.DXCI - 10.591

“A amizade é como um círculo e como um 
círculo não tem começo nem fim.” (Machado de Assis)

Pensamento - X.DXC - 10.590

“Geralmente são os bens que provêm 
do acaso que provocam inveja.” (Aristóteles)

Pensamento - X.DLXXXIX - 10.589

"Não se pode chamar de valor assassinar seus cidadãos, trair seus amigos, faltar a palavra dada, ser desapiedado, não ter religião. Essas atitudes podem levar à conquista de um império, mas não à glória.” (Maquiavel)

Níver de Sandra Jandrey Alves - 29 de março 2015


Com a presença de amigos e familiares, foi comemorado
o aniversário de Sandra Nali Jandrey Alves em alto nível.
Ela recebeu os cumprimentos do esposo Castro Alves,
do casal de filhos Bruna e Cássio, dos cunhados Júnias
e Maicon e de inúmeros amigos que lhe trouxeram votos
de Feliz Aniversário neste dia 29 de março, antecipando
a data do natalício que acontece neste dia 30.

Pérolas Divinas - Reflexão

Sobre Jesus

O mestre Jesus é figura enigmática e muito importante para todas as criaturas do mundo. Ele vive eternamente, sendo a legítima perfeição que viveu na Terra em muitas etapas da história. Ninguém pode negá-lo, e quem o fizer, estará sendo injusto com a Divindade. Através da genuína fé em Jesus, o homem que nasce de novo pode ver o reino de Deus. É preciso aprender com os conceitos deixados por Ele. Um deles, é: Deus único é o Pai de todos e todos são iguais perante Deus. É muito difícil assimilar isso, mas amar os inimigos e fazer o bem àqueles que nos perseguem e caluniam, é um mandamento do Mestre Maior. Jesus é o filho de Deus, assim como todos os homens que obedecem a Sua Palavra. Deixar de confundir Jesus com Deus permite reconhecer o valor desse Espírito, que alcançou pelo exercício de seu conhecimento, a compreensão do amor como lei fundamental do Universo, a que nenhum homem até então havia alcançado. 

Jesus Cristo é o mesmo: 
ontem,  hoje e eternamente.”

sábado, 28 de março de 2015

Pensamento - X.DLXXXVIII - 10.588

“Os homens têm menos escrúpulos em ofender quem se faz amar do que quem se faz temer, pois o amor é mantido por vínculos de gratidão que se rompem quando deixam de ser necessários, já que os homens são egoístas; mas o temor é mantido pelo medo do castigo, que nunca falha.” (Maquiavel)

Pensamento - X.DLXXXVII - 10.587

“São todos maus descobridores, os que pensam que não há terra quando conseguem ver apenas o mar.” (Francis Bacon)

Pensamento - X.DLXXXVI - 10.586

“O homem cortês está certo de que o seu coração não será jamais uma ilha solitária.” (Francis Bacon)

Pensamento - X.DLXXXV - 10.585

“Ide para os vossos campos e jardins e aprendereis que o prazer da abelha consiste em retirar o mel da flor. Mas também a flor tem prazer em dar o seu mel à abelha. Pois para a abelha a flor é uma fonte de vida. E para a flor a abelha é mensageira de amor .E, para ambas, abelha e flor, o dar e o receber de prazer é uma necessidade e um êxtase.” (Khalil Gibran)

Pensamento - X.DLXXXIV - 10.584

“Numa só semente de trigo há mais vida 
do que num montão de feno.” (Khalil Gibran)