quinta-feira, 3 de junho de 2010

A Copa do Mundo para os Brasileiros - A/0840

A Copa do Mundo para os Brasileiros

Brasileiro ama futebol. Os estádios vivem lotados e ninguém consegue explicar o fenômeno desse esporte que está presente em praticamente todos os países do mundo. A primeira Copa do Mundo aconteceu em 1930 e o Brasil já configurava entre os melhores. A edição de 1930 da Copa do Mundo marcou a primeira participação da Seleção Brasileira de Futebol nessa competição. Desde então, seria o único país a participar de todas as edições do torneio da FIFA até a última edição que será realizada em 2014. Então, o esporte ficou impregnado na alma dos brasileiros, a tal ponto que as torcidas organizadas podem até chegar aos extremos em determinados momentos.

O primeiro título do Brasil foi na Suécia, em 1958. A seleção tinha jogadores como Pelé, Vavá, Zito, Mazzolla, Garrincha, Didi, Gilmar, Zagallo, entre outros. O povo brasileiro ficou enlouquecido com a vitória, se apaixonando ainda mais pelo esporte mais popular em todo o mundo.

A seleção brasileira faz seu bicampeonato na Copa de 1962, no Chile. O Brasil Eliminou a Inglaterra nas quarta-de-final e o Chile na semifinal. Na final, o Brasil venceu a Tchecoslováquia por 3 x 1 gols. Os jogadores Garrincha, Nilton Santos, Zagallo e Vavá foram grandes destaques.
Brasil e Itália duelaram no estádio de Azteca, México, disputando o título de Primeira Seleção Tricampeã Mundial. Brasil venceu a competição por 4 x 1 gols, conquistando a Taça Jules Rimet.

A Seleção Brasileira da época, que, para evitar a repetição do fiasco de 1966, realizou grande preparo físico e organização antes da Copa, foi considerada uma das melhores da História.
Após um jejum de 24 anos sem conquista, a equipe brasileira foi para a Copa do Mundo dos Estados Unidos em 1994 desacreditada. Seu técnico, Carlos Alberto Parreira, com fama de turrão, convocou Romário, que era unanimidade nacional, apenas no última partida das eliminatóras na partida decisiva contra o Uruguai no Maracanã, onde Romário marcou duas vezes. A dupla Romário e Bebeto fez grandes apresentações e levaram o Brasil à final. Numa partida sem gols, Brasil e Itália fizeram a primeira final de Copa do Mundo definida por pênaltis.

O tetracampeonato veio após Roberto Baggio mandar a bola aos ares e finalizar 3 a 2
O sonho do pentacampeonato veio com uma seleção de jovens talentos. O técnico Luiz Felipe Scolari, famoso pelo seu pulso firme e seriedade, não cedeu à pressão popular e não convocou Romário. Com um futebol pragmático, buscando o resultado, mas sem negar o talento brasileiro, a Seleção de Rivaldo e Ronaldo obteve uma campanha numericamente perfeita: sete vitórias em sete jogos. Ronaldo marca dois gols na final, contra a Alemanha, e espanta o fantasma de quatro anos antes.Essa Copa aconteceu na Coreia do Sul e Japão.

Derrotada na Copa da Alemanha, em 2006, a seleção brasileira busca o hexacampeonato na África do Sul, e terá a sua primeira participação no dia 15 de junho. O técnico Dunga foi muito criticado durante a formação da equipe profissionais, mas tem feito declarações otimistas que levam os brasileiros a acreditar na vitória.

O Brasil continua verde e amarelo, com os brasileiros torcendo pelo sucesso da Seleção, que dentre tantas outras, vai dar alegria aos africanos, através do futebol.

A polêmica é grande sobre o resultado da Copa do Mundo de 2010, mas existe muito entusiasmo entre jogadores e torcedores, que reconhecem que o Brasil ainda é o dono do melhor futebol do mundo, sendo aplaudido em todos os continentes.

A Copa do Mundo para os brasileiros tem um significado muito especial, unindo todas as classes sociais, independentemente de cor, raça e religião. Essa afirmativa é tão verdadeira que leva o povo brasileiro a confiar em seus atletas neste ano, e já sonha com o melhor resultado para o Brasil na Copa de 2014.


Nenhum comentário: