terça-feira, 3 de agosto de 2010

Artigo: É Importante Escutar - A/0851

É IMPORTANTE ESCUTAR

O poeta e filósofo Ralph Waldo Emerson dizia: “Todo ser humano que eu conheço é de algum modo meu superior, e sempre posso aprender dele alguma coisa.” Então, a partir dessa premissa, é muito importante ouvirmos as pessoas, e assim, podemos com elas, aprender lições importantes para a nossa vida. Não existe interação, sem a disposição de ouvir.

Dale Carnegie, autor de “Como fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, aconselhou o seguinte: “É possível fazer mais amigos em duas semanas, tornando-se um bom ouvinte, do que em dois anos, tentando fazer com que as pessoas se interessem por você.” Era ele incrivelmente habilidoso para compreender os relacionamentos. Reconhecia que os que apenas se concentram em si mesmos, falando sobre si e seus próprios interesses, raramente desenvolvem relacionamentos duradouros com outras pessoas.

Outro pensador, David Shwartz, in “A Mágica de Pensar Grande”, comenta que “pessoas grandes monopolizam a escuta, enquanto pessoas pequenas monopolizam a conversa.” Ao tornar-se um bom ouvinte, você fica apto a conectar-se com outros indivíduos em vários níveis e a desenvolver relacionamentos mais profundos, porque estará suprindo a necessidade da boa interação. Todos precisamos saber que alguém nos escuta. Escutar faz aumentar nosso conhecimento. Quando escutamos, estamos ajudando as pessoas.

É inacreditável o quanto podemos aprender quando escutamos as pessoas. Quando elas nos falam de sua profissão, sua família, seus amigos e sobre suas experiências pessoais. No entanto, nem todos estão dispostos a usufruir desse benefício.

Ficamos em perigo, quando incorremos no erro de antecipar todas as respostas, num diálogo qualquer que tivermos em nossa convivência diária com as pessoas. É bom lembrarmos que todos os grandes aprendizes são bons ouvintes.

Os detentores do poder, por estarem revestidos de autoridade, podem cometer erros dessa natureza, deixando de escutar as pessoas. Assim, deixam de ser líderes, por não se disporem a ouvir os seus liderados. Não é verdade que quanto mais o seu posto, menos se torna necessário ouvir os outros. Ao contrário, a necessidade de melhorar a habilidade para escutar aumenta ainda mais. Lembre-se: no decorrer de nossa trajetória, jamais podemos esquecer a necessidade de continuar crescendo e melhorando.

Regra geral, é muito melhor permanecermos na linha de frente, escutando as pessoas, do que pensarmos que somos auto-suficientes em conhecimento, ao ponto de evitarmos que o nosso interlocutor possa emitir qualquer opinião. Isso ocorre normalmente, mas é sempre bom exercitarmos a prática de escutar as pessoas em qualquer situação.

Talvez por esta razão que o Mestre Jesus disse certa vez que “quem é de Deus, ouve...”


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