quinta-feira, 23 de junho de 2011

Artigo: Gestão Pública - A/0953

Os Imbróglios da Gestão Pública

A Gestão Pública no Brasil é, sem dúvidas, uma das mais embaraçosas do Planeta. Em todos os níveis, ela caminha em passos lentos, além da corrupção que avança sem piedade, corroendo a moral de servidores e reduzindo a cada dia a confiança dos brasileiros nos agentes políticos. É impossível imaginar como vão ficar as coisas dentro de mais alguns anos, se a conduta moral das pessoas não for modificada.

Todos os dias a Imprensa enfoca fatos de corrupção generalizada nos serviços públicos, em cidades pequenas, médias e grandes em muitos pontos do País. Se a Justiça fosse realmente agir, poucas prefeituras escapariam. Em muitos lugares, o Ministério Público permanece alheio a tudo, sentindo-se impotente, pois há um absoluto controle da parte dos governos estaduais. Existem casos de corrupção em que não há interesse nenhum na fiscalização, porque fere interesses maiores.

A Gestão Pública chega a patamares insuportáveis, porque os gestores ignoram os Princípios Morais, que deveriam nortear a coisa pública, sendo a legislação muito branda e repleta de lacunas. A responsabilidade social não é praticada, a burocracia é enorme e o sentimento de corrupção está acima de todos os bons costumes. O equilíbrio financeiro com os respectivos orçamentos deixa de existir, enquanto isso aumenta a desordem na máquina administrativa nos municípios, estados e União. Os números da Contabilidade precisam ser "maquiados", porque ninguém cumpre a determinação legal, para a correta aplicação das verbas destinadas aos setores competentes. Os técnicos ficam confusos e não sabem mais o que fazer para fechar os balancetes mensais.

Pela absoluta falta de coerência na Gestão Pública, os Prestadores de Serviços e Fornecedores passam a ter os seus direitos ignorados, e consequentemente arcam com os Prejuízos diante do desequilíbrio orçamentário e da desorganização dos Serviços Públicos que lhes diz respeito.

Esses Imbróglios da Gestão Pública existem de fato, são perceptíveis e se avolumam a cada dia. Então, é hora desses Gestores acordarem do sono profundo, e abandonando a prática corruptiva, devem abraçar com lisura a Missão que receberam, honrando a Comunidade que sabe muito bem  o que está acontecendo, porque no mundo de hoje ninguém mais é tão ignorante como alguns pensam.

Nenhum comentário: