Alberto Santos Dumont (Palmira, 20 de julho
de 1873
— Guarujá,
23 de julho
de 1932)
foi um aeronauta,
esportista
e inventor
brasileiro.
Dumont é considerado por muitos brasileiros como o inventor do dirigível,
do avião
e do ultraleve.
Santos Dumont projetou, construiu e voou os primeiros balões
dirigíveis com motor a gasolina. Esse mérito lhe é garantido
internacionalmente pela conquista do Prêmio
Deutsch em 1901,
quando em um voo contornou a Torre Eiffel com o seu dirigível Nº 6,
transformando-se em uma das pessoas mais famosas do mundo durante o século XX.
Com a vitória no Prêmio Deutsch, ele também foi, portanto, o
primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de
especialistas, jornalistas e populares. Santos Dumont também foi o primeiro a decolar a bordo de
um avião
impulsionado por um motor a gasolina. Em 23 de outubro
de 1906,
ele voou cerca de 60 metros a uma altura de dois a três metros com o Oiseau
de Proie' (francês para "ave de rapina"),
no Campo de Bagatelle,
em Paris.
Menos de um mês depois, em 12 de novembro, diante de uma multidão de
testemunhas, percorreu 220 metros a uma altura de 6 metros com o Oiseau de
Proie III. Esses voos foram os primeiros homologados pelo Aeroclube da França
de um aparelho mais pesado que o ar, e possivelmente a primeira demonstração
pública de um veículo levantando voo por seus próprios meios, sem a necessidade
de uma rampa para lançamento. Apesar de os brasileiros considerarem Santos
Dumont como o responsável pelo primeiro voo num avião, na maior parte do mundo o crédito à invenção
do avião é dado aos irmãos Wright. Uma excepção é a França,
onde o crédito é dado a Clément Ader que efectuou o primeiro voo de um
mais pesado que o ar propulsionado a motor e levantando voo pelos seus próprios
meios em 9 de Outubro de 1890. A FAI, no entanto, considera
que foram os irmãos Wright os primeiros a realizar um voo controlado, motorizado,
num aparelho mais pesado do que o ar, por uma decolagem e subsequente voo
ocorridos em 17 de dezembro de 1903 no Flyer, já que os voos de
Clément Ader foram realizados em segredo militar, vindo-se apenas a saber da
sua existência muitos anos depois. Por outro lado, o 14-Bis de Dumont teve uma decolagem
autopropulsada, reconhecida oficialmente por publico e jornalistas, tendo sido
a primeira atividade esportiva da aviação a ser homologada pela FAI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário