quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Artigo: O Destino - A/01463

O Destino


Muitas vezes nos confrontamos com situações que nos fazem questionar: "isso deveria ter acontecido? eu poderia ter evitado isso?", questões como estas nos fazem refletir sobre a nossa vida e o nosso futuro. 

O destino é a teoria de que tudo o que irá ocorrer em sua vida já foi determinado, fixado e acontecerá, independentemente de qualquer coisa que você faça para mudar o futuro. É um princípio que alguns usam para desistir da responsabilidade pela maneira com que eles vivem as suas vidas. Eles podem fazer o que quiserem, porque não fará diferença, e não será a sua culpa se as coisas derem errado, porque isto foi ordenado. A verdade é que muitas pessoas vivem "debruçadas no destino", por puro comodismo, acreditando que as coisas estão do jeito que deveriam ser, independente de suas ações ou atitudes. 

O Carma é parte da maioria das filosofias orientais, que declaram que há um retorno para tudo o que você faz. Faça o bem e o seu futuro será bom. Faça o mal pelas regras da sociedade e você será punido pelas suas ações. Todos os acontecimentos possíveis no Carma removem as suas decisões conscientes de desempenhar uma parte em sua vida. Se tiver feito o “mal” em uma vida anterior, você está condenado. Nascemos com metas as quais escolhemos, aprendizados a serem realizados, mas a todo instante, podemos mudar o nosso caminho, por meio das nossas escolhas, que são delineadas pelo nosso livre arbítrio. 

"Culpar" o destino por conta dos nossos fracassos é fácil, entretanto, muitas vezes o nosso medo, proveniente do ego, é que está atrapalhando e sabotando os nossos planos. Confiar e acreditar que você é capaz de alcançar alguma meta é o primeiro passo. A partir desse momento, há um amparo e uma força que nos guia para atingirmos tal objetivo, e o otimismo é uma ferramenta essencial para impulsionar qualquer realização. Otimismo, força, fé, confiança, perseverança, esforço, certeza. 

Devemos sentir em nosso coração que temos a capacidade de criar o nosso próprio mundo, e que todas as coisas são possíveis. Temos o livre arbítrio sobre o que queremos experienciar todos os dias. Nada é absoluto ou pré-determinado. Negativo e positivo, punição, castigo e destino podem existir somente em seu mundo dualista. A alma existe no amor incondicional, onde ela faz a escolha para as atividades do dia a dia.
A jornada da alma não diz que nos comprometamos antecipadamente com determinados planos e que não possamos alterá-los, mas sim, que você tem a liberdade de escolha em todas as coisas. Quem acredita, sempre alcança.


Nenhum comentário: