domingo, 26 de janeiro de 2014

Tribuna Livre

A MARCA DO ADMINISTRADOR. Cada gestor político deixa uma marca quando governa. No caso de Mundo Novo, Walter Pina não pôde deixar grandes marcas, porque no início era muito difícil e também foi mal assessorado. Fez o trivial. Daudt Conceição construiu a prefeitura, chamada de “caixote” e combateu a erosão da rua Bahia. Zé Carlos fez muito na primeira gestão, incluindo as palmeiras da avenida Campo Grande. Dema ficou conhecido pela construção da “Prainha do Cascalho”. Humberto incrementou o incentivo ao comércio e à indústria e algumas obras no centro. Dorcelina deixou a morte como a marca maior. Agora é a vez do prefeito Toninho fazer algo que possa marcar a sua gestão, além dos serviços rotineiros e das “casinhas”. Quem sabe, a revitalização da antiga sede do INCRA, transformando aquele local numa ampla área de lazer para o mundonovense. Se isso acontecer, com certeza, ninguém esquecerá jamais o grande feito. Mas é necessário que haja determinação e um verdadeiro espírito público. (Texto publicado no dia 14 de setembro de 2011, nesta Coluna)

DELCÍDIO DISPARA: “Acabei de receber uma pesquisa de um instituto absolutamente idôneo. Mas essa eu não posso contar porque a legislação proíbe! Agora sim eu entendi o desespero.”, afirmou Delcídio nas redes sociais.” Pesquisa de dezembro colocou Nelsinho com vantagem de 5,88% sobre Delcídio. O ex-prefeito obteve 31,64% e o petista 25,76%. A margem de erro é de 2,5%. Na época, o senador ironizou a pesquisa divulgada pela falta de credibilidade do instituto. Pesquisas nem sempre são indicativos de vitória, e todos sabem disso. Nas eleições de 2012, pesquisa vinculada ao senador petista dava larga vantagem ao candidato do PMDB em Mundo Novo. O resultado das urnas mostrou que havia equívoco nos números.
CORRUPÇÃO GERAL. O Brasil poderia exportar corruptos. Não faltaria oferta. É o produto nacional que prolifera em todos os níveis. Mas em lugar de exportá-los, nós ainda importamos gente do mal. A máfia italiana escolheu o Brasil para se instalar e para prosperar, renovando a sua experiência bicentenária. No mundo globalizado, a máfia se moderniza. Estreitam-se as relações com os políticos e os empresários. Os recursos são movimentados na economia formal e atenuam-se as fronteiras entre crime financeiro e crime organizado, negócios lícitos e ilícitos.

OS POLÍTICOS.  A corrupção está tão em evidência e de tal modo entranhada na alma dos brasileiros, e principalmente daqueles que entram para a rendosíssima profissão de “político”, que parece impossível que um dia possamos dela nos livrar, ou pelo menos tornar a sua incidência apenas pontual.  
PARTICIPAÇÃO DA MULHER. Ao longo da história,  a mulher sempre foi marginalizada, e inferior ao homem. De forma resignada, exercia o papel de auxiliar, sem qualquer direito de participar de decisões ou mesmo de opinar. Entre nós, a mulher era tida como um objeto, servindo apenas para a reprodução. Gradativamente, a mulher foi ocupando espaços importantes e na vida moderna, em todo o Planeta, ela tem sido despertada para trabalhar lado a lado com o Homem, num padrão aceitável de eficiência e de convivência sem preconceito.

NOSSOS COLUNISTAS. O Novo Site do Jornal Tribuna do Povo está bombando. Conta já com pelo menos dez Colunistas, em diversas áreas da Comunicação e de muitos lugares do Brasil, e também de Portugal. Dentre eles, podemos destacar: Abdul Cadre, Emílio Martini, Manoel Afonso, Roberto Costa, Alessandro Loiola, Pedro Cardoso da Costa, Hiram Reis e Silva, Geraldo Generoso, além deste Jornalista. Dentro de mais alguns dias, outros profissionais também vão participar desse elenco de bons Colunistas.

 

Nenhum comentário: