segunda-feira, 3 de maio de 2010

José Fragelli - A Crônica

José Fragelli, um Exemplo para
os Políticos de Mato Grosso do Sul


José Frageli deixa o convívio com os amigos e familiares, para entrar na Eternidade. Uma lacuna impreenchível na política sul-matogrossense. Um exemplo a ser seguido pelos homens públicos deste Estado provinciano. Como poucos, ele exerceu uma trajetória pública ímpar e digna dos mais sinceros elogios.
Fragelli retirou-se da vida pública assim que terminou seu mandato no Senado da República, tendo sido Presidente da Casa e nessa condição chegou ao Palácio do Planalto, sentando-se na cadeira presidencial por algumas ocasiões. Advogado, fez uma carreira brilhante, alcançando grande sucesso, o que ajudou em muito sua em sua carreira política. Era um homem pacato, muito educado, simples, humilde e nunca deixava de cumprir aquilo que prometia em praça pública. Na qualidade de Governador do Estado uno, construiu o “Verdão”, que será uma das subsede da Copa do Mundo em 2014. Foi a maior marca deixada pelo seu governo. Não costumava fazer leilão de cargos públicos, não era fanfarrão e muito menos financiava “guerrilha” ou politicagem, utilizando dinheiro público.
Era normal vê-lo nas ruas de Campo Grande, em contatos com populares e com amigos, principalmente na rua Barão do Rio Branco, onde residia. Ele caminhava tranquilamente pela Rua 14 de Julho, e por muitas vezes era visto na fila das Lojas Americanas, comprando alguma coisa. Não se importava de enfrentar fila muito menos de ficar jogando conversa fora com seus amigos. Tinha um Fiat Elba, carro muito bem cuidado, que ele mesmo dirigia no centro de Campo Grande. Gostava de usar sandálias e com elas, sorridente e esbanjando simpatia, percorria todo o centro da cidade. Com Dona Lurdes, sua esposa, costumava visitar amigos antigos para um café e uma boa conversa. Foi Fragelli que, na qualidade de Presidente do Senado, fez a transmissão de cargo ao então presidente José Sarney e também participou de muitas reuniões na madrugada de 15 de março, que culminaram com o veredicto final. Sarney assumiu naquele dia o comando da nação. Sem holofotes, Fragelli conduzia a Câmara Alta em Brasília. Homem honesto e de postura, José Fragelli acompanhava os fatos relacionados ao Estado e a política de maneira discreta. Aquidauana foi escolhida pelo ex-governador para passar agradáveis dias ao lado da família e pouquíssimas vezes era visto em público.
Dono de uma bela biografia, o velho e experiente político deixa o mundo com a dignidade de um autêntico estadista, que por suas qualidades de homem público, honra o povo sul-mato-grossense, a quem devotou toda a sua admiração, enquanto exercia o poder.
Corumbá é sua terra natal, tendo nascido no dia 31 de dezembro de 1915. A transição do notável advogado ocorreu no dia 30 de abril, com 94 anos de idade.

Nenhum comentário: