quinta-feira, 3 de março de 2011

Trevo para o Paraguai

Uma Necessidade para evitar Acidentes

São inúmeros os acidentes registrados no trecho que dá acesso à Cidade de Salto Del Guairá, com o elevado número de turistas que aumenta a cada dia, em busca de compras no Paraguai.

É antiga a reivindicação das autoridades, visando a construção de um trevo na entrada do País vizinho, nas proximidades da Receita Federal, mas a medida vem sendo adiada e ninguém arrisca mais um palpite, sobre a realização da obra, que trará mais alívio e tranqüilidade às famílias, evitando assim, que novos acidentes ocorram, pela falta do serviço, que é essencial, diante da intensa movimentação que se verifica todos os dias, com tendência a aumentar ainda mais.

Segundo informações da PRF, os acidentes registrados na região têm número alarmante. Só para ter uma ideia, no ano de 2010, ocorreram 238 acidentes, no trecho que compreende Ponte Ayrton Senna e Itaquiraí. Mais de 50% do total de acidentes na região ocorreram nos primeiros 10 quilômetros da BR-163, exatamente no trecho que dá acesso à Cidade paraguaia, que recebe o enorme contingente de turistas todos os dias.

Há que se considerar ainda a existência de uma curva perigosa bem perto dali, que já recebeu o nome de "Curva da More", por ter sido a causadora de dezenas de acidentes, sendo muitos deles fatais. Os policiais federais que acompanham diariamente as ocorrências são os primeiros a afirmar que a construção do trevo e outras medidas são de muita importância para a preservação da vida e a tranquilidade das pessoas.

Segundo matéria veiculada pelo Jornal ClicNews, que reproduz as palavras do Inspetor Isidoro José de Oliveira, “a estimativa da Receita Federal é que cerca de 65.000 veículos circulem a cada mês, passando para o Paraguai.”

Com esse enorme fluxo de veículos transitando e com o acesso dificultado, as possibilidades de acidentes na área são muito grandes, fato que já é conhecido por todos os que têm necessidade de utilizar a rodovia federal, no trecho referido. Para as pessoas que diariamente precisam ir ao Paraguai, para trabalhar, ou mesmo como turistas, fica ainda mais difícil.

Reuniões têm sido realizadas com o órgão responsável, debates têm sido travados sobre o assunto, mas a sociedade organizada continua esperando por este serviço tão importante, que é a urgente construção do trevo. Na verdade, o DNIT tem se preocupado muito com a operação tapa-buracos, mas não se preocupou ainda com este serviço, de extrema necessidade para a região, que sofre com tantos acidentes.

Mais uma vez, fica registrado o apelo da população, para que num breve espaço de tempo, as autoridades constituídas possam se sensibilizar com o assunto, construindo a Obra, que sem dúvida alguma, irá contribuir para o bem-estar de quem necessita ir e vir, uitilizando o trecho da Br-163, entre Guaíra e Mundo Novo.

Nenhum comentário: