quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Tribuna Livre

CONSUMISMO IRRESPONSÁVEL. É comum, nos dias atuais, quando a onda consumista cresce, as pessoas perderem o controle das coisas, praticando o consumismo de maneira exarcebada e irresponsável. O cartão de crédito não tem mais limite e com a grana curta, o jeito é pendurar as contas por mais algum tempo. Com o salário já corroído e a conta bancária devedora, o inveterado consumista entra em desespero. As promoções no comércio são irresistíveis no começo do ano e o desejo de consumoo aumenta ainda mais. O incauto consumidor apela para todos os meios, comprometendo até mesmo a renda de amigos e familiares. Isso é o que vemos todos os dias, a começar por nós mesmos pela absoluta falta de equilíbrio e bom senso.

SUCESSÃO EM ITAQUIRAÍí. O Vereador Zuza, do DEM, está entusiasmado com a ideia de ser prefeito no Município, que tem no comando uma petista. Completando oito anos de mandato, Sandra Cassone não preparou um sucessor à altura, mas deverá apoiar o vice. Ricardo Favaro seria o candidato natural para a sucessão, mas algumas lideranças despontam para as eleições de 2012. Após cinco mandatos na vereança, Zuza está disposto a enfrentar as urnas, pois a sua trajetória política o qualificam para o embate. Entusiasmado com a possibilidade de uma boa participação, o filho de Zuza, o Veterinário Anderson acredita que é possível alavancar importantes apoios para o pai, que possui um bom respaldo popular em Itaquiraí.

HORA DE ACORDAR. Com mais de 30 mil habitantes, o Município de Guaíra precisa acordar do sono em que se encontra, em termos de política e de comando político. Existe na cidade uma liderança emergente, mas tem medo de se apresentar, para galgar posições mais elevadas, como é o caso de pleitear a Prefeitura. Enquanto isso, a mesmice, que mantém Fabian Vendrúscolo e Manoel Kuba em evidência. É hora de um despertamento geral, com as novas lideranças dando um brado de liberdade. É preciso coragem e determinação, para que os quadros da sucessão possam ser modificados em favor da comunidade. Até quando, os guairenses terão de suportar essas “velhas raposas”, que pouca coisa têm feito pela cidade?

A VIRTUDE DA PACIÊNCIA. A Paciência é uma das Virtudes mais importantes para todo aquele que almeja a Harmonia e a Maestria Espiritual. Deve ela fundamentar-se no Autodomínio e no exercício concomitante com outras virtudes. Salomão disse no Livro Eclesiastes: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu..." Entender essa expressão é ter paciência, mesmo sabendo que a impaciência nos leva à precipitação e à desarmonia. Por que Virtude? Virtude pode ser definida como "a disposição firme e constante, por um esforço da vontade à prática do bem". Agir, segundo a lei natural com tolerância, significa ter a Virtude da Paciência em termos genéricos.

DEMA NA ETERNIDADE. Ao terminar o seu tumultuado segundo mandato de prefeito em 1996, Ademar Antônio da Silva foi com a família residir na cidade de Cascavel, onde exerceu a advocacia. Entrou na política pelas mãos do deputado Onevan de Matos, foi prefeito nomeado, e com a renúncia do então prefeito Zé Carlos, “Dema”, que era o vice, assumiu o comando do Município de Mundo Novo durante 20 meses. Pioneiro de 1958, seu pai Custódio Antônio da Silva, com 92 anos, ainda vive entre nós. Vítima do câncer, entrou em transição na tarde do último dia 17 de janeiro. Velado por amigos e familiares no Templo da Assembleia de Deus, o corpo foi sepultado na quarta-feira, 18 de janeiro, no Cemitério Municipal. Com a volta ao pó, e descansando das fadigas da vida, “Dema” entra na Eternidade, sob os olhares da Grande Consciência Universal e com o pesar da esposa Marinete e dos filhos, além de amigos e familiares, que debruçados no caixão, choravam a sua partida.


A PERGUNTINHA. Na Antiguidade, as eras tinham início no Equinócio de Outono. Você é também daqueles que acreditam que o ano só começa depois do Carnaval?

Nenhum comentário: