segunda-feira, 13 de junho de 2011

Artigo: Pensamento Místico - Prólogo EH - A/0949

O Pensamento Místico
na Evolução Humana

O homem busca, por si só, de forma incessante, e dentro de suas próprias convicções, a evolução da humanidade. Os pensadores e filósofos de todos os tempos, debruçados em suas experiências, estudos e observações, anelam por uma evolução progressiva, a evolução que transforma as trevas da ignorância em conhecimento e vida, em saber que fortalece o corpo e a mente, no Ser criado pelo Deus Onipotente e Criador.

Sem Deus, esse Princípio Criador, jamais poderia haver a evolução desejada por todos aqueles que, assim como nós, acreditam na manifestação do Poder Divino em cada ato de nossa vida. Da mesma forma, o místico, que vive a plenitude desse Poder Divino, não hesita em colocar a sua força de trabalho em favor da Evolução Humana, que é, sem dúvida, um Desejo Místico, em todos os sentidos.

Tudo evolui, tudo se transforma, e esta é a lei natural de todas as coisas. Desde os primórdios, os homens das cavernas, os primitivos habitantes da Terra, embora sem o devido conhecimento, experimentaram em suas práticas de época, um processo de Evolução, que gradativamente, iam aceitando as novas regras de comportamento em seus semelhantes. E nesse processo evolutivo, é preciso considerar que seríamos cegos, não fosse a presença generosa de Deus. Poderíamos ser considerados como navios que se perdem na imensidão do oceano. Não seria isso uma simples redundância.

Falar de Evolução Humana é reforçar os ideais místicos, imaginando o homem solitário num enorme Universo, ao mesmo tempo em que vislumbra um processo de mudança, lento e gradual, provocado por esse Gigante, o Homem-Criatura. E assim vai, de grau em grau, evoluindo o homem, nas etapas sucessivas num plano de convivência harmoniosa com o seu Criador.

O Desejo Místico é que esse Homem, Criatura de Deus, cresça, evolua sempre. No princípio de tudo, o homem achando que podia viver só, afastou-se do Criador, e assim, andando errantemente, teve a sua queda. Achava-se ele com muita inteligência, soberbo e materialista. Foi mal sucedido, sucumbindo-se!

Ainda hoje persiste aqui, ali e acolá o sentimento de decadência, de medo, de desconfiança. Após tantos anos, milhares de anos, esse pobre homem deseja o afago da mão de Deus, busca a reintegração, quer se encontrar. É o pensamento místico, na busca da verdade e da compreensão, que faz esse homem refletir. E dessa reflexão, brotando o desejo de superação, surge também o grande desejo de mudança, de Evolução.

Evoluído, sábio, iluminado. Atributos do homem que descobriu-se por inteiro, percebendo seu poder e suas aptidões. Tornou-se ele o juiz absoluto de seu destino. Esse é o Homem, criado por Deus!

. . . . . . .

O Místico é um ser religioso por excelência. Através dos tempos esse nível de religiosidade nas pessoas tem aumentado e a evolução tem sido natural neste contexto. Muitas vezes, o homem sente vontade de abraçar um caminho que se aproxime da religiosidade. Isso é o Dharma! Mesmo tendo um sentimento de culpa, há vezes em que o homem dá mostras de arrependimento e de vontade .Nas questões religiosas temos que crer ; porém, para termos discernimento, não é suficiente nos lançarmos na senda dos fetiches. Precisamos adorar o poder da Universalidade, a importância da lei imutável, não adorando simplesmente qualquer um que fale supostamente em nome de Deus. Tudo isso nos mostra claramente que o que está concebido pelos homens, sacramentado pela sociedade, encontra-se também projetado e aceito pela Eternidade. Jamais deveríamos promover a idolatria como a única forma de comunhão com o Eterno. O Mestre Jesus costumava afirmar que “Quando duas ou mais pessoas estiverem reunidas em meu nome, eu estarei no meio delas.”

Na verdade, religião tem um significado muito grande na vida das pessoas, e é ela a forma que temos encontrado para chegarmos a Deus. Avaliar este conceito é pretender entender a existência de Deus e a fragilidade do homem sozinho no Universo.

. . . . . . . .

É desta forma, que buscando sintetizar todas as formas de expressão, procuro nestes capítulos de “Evolução Humana”, levar ao meu público um pouco do que aprendi durante a minha caminhada na Senda da Luz Maior. A linguagem é bem concisa, e com certeza nenhuma dúvida há de pairar na mente de todos os buscadores sinceros que comigo andam nas páginas deste livro. Cada título, cada texto, cada frase, cada palavra tem um sentido real na aplicação para a prática da vida no dia-a-dia, mas é preciso que meditemos sempre, para entendermos algumas questões intrínsecas, que podem nos embaraçar. Esta é a razão que me dirijo aos verdadeiros buscadores, que sobretudo querem dominar a técnica da Maestria, e assim, gradativamente, possam alcançar estágios mais avançados no caminho da vida.

Tenho me inspirado em grandes mestres do Misticismo, e com responsabilidade me esmero, para repassar algum conhecimento aos que se dispõem a ler esta obra.

Discorrendo sobre palpitantes assuntos, anelo sobremodo, elucidar dúvidas que podem estar perturbando muitas mentes e corações ainda nos dias de hoje. Aquelas mesmas dúvidas que também eu sempre tive, no entanto tinha medo de adentrar nas profundezas do verdadeiro esoterismo, para dirimi-las. O medo, por exemplo, precisa ser extirpado de nosso interior, e como livres pensadores, temos de avançar muito mais. Foi exatamente isso que fizeram todos os iluminados da História da Humanidade, muitos deles citados aqui, para servir de exemplo a todos os que realmente pretendem abandonar as trevas da ignorância.

Desde as primeiras palavras, as primeiras expressões, tentei me tornar claro, e com liberdade de pensamento e de ação, transmitir para meus leitores, a disposição da busca sem reservas. Quem observar bem, notará facilmente que a simplicidade como trato as questões místicas neste livro, tem tudo a ver com a comunicação moderna e é respaldada por todos aqueles que já experimentaram o suave toque do Poder Cósmico.

. . . . . . .

Além dos temas desenvolvidos ao longo desses mais de vinte capítulos que compõem o livro, o leitor tomará conhecimento de alguns poemas de célebres poetas do mundo místico, bem como citações e textos escolhidos, que servem para nos encorajar, e assim, podermos com mais facilidade, adentrar ao portal da paz, da Paz Profunda. Divagamos em Consciência Cósmica, onde o consagrado Esoterista Richard M. Buck, aborda a questão com muito conhecimento de causa. A experiência mística nos faz aproximar de grandes realidades da vida e das leis naturais.
No tocante a aura humana, um assunto muito discutido entre os místicos, procuro mostrar, com clareza, as cores e seus significados, além de uma ampla explanação que é feita, com o intuito de esclarecer possíveis dúvidas que possam porventura estar empregnadas em muitas mentes. Entendo que a matéria é um tanto complexa, mas é possível entender um pouco de sua essência, com mais dedicação ao seu estudo.

Em Visualização criativa, o leitor pode ampliar os seus conhecimentos ao se deparar com o capítulo “Vivendo cada Dia como um Mestre”, já no começo deste livro.

Foi oportuno abordar temas polêmicos, mas que podem despertar muito interesse no leitor, que, sendo perspicaz, vai empreender muitas outras buscas no campo do auto-conhecimento. É com esse pensamento que trato aqui de matérias tão importantes como: “Almas Gêmeas no Processo da Evolução Humana”, “Os Dois Amores” e “Evolução Humana e Magia Sexual”. Além de assuntos místicos, tornam-se, paralelamente românticos e curiosos. Vale a pena conhecer esses conceitos nesta obra.

Profundamente imbuído do propósito de elevação espiritual, anelando a iluminação de meus leitores, deixo aqui registrados em capítulos específicos, as esplêndidas idéias do mais puro Misticismo. Basta, para tanto, que o leitor, com muito carinho, passe a ler cuidadosamente “A Oredm Rosacruz e a Maçonaria”, com revelações surpreendentes; Escola Mística – Escola Oculta, falando especificamente sobre a Maçonaria; “Magia e Misticismo”, e outros mais. Com muita naturalidade, procuro adentrar nos mistérios espirituais, em “Mediunidade e Vida” e particularmente, com plenos esclarecimentos, o capítulo “A Reencarnação e a sua Trajetória Evolutiva”. E ainda, sem medo e sem qualquer sentimento negativo, deixo aos meus leitores, com firmeza e determinação, um pouco da vida do Mestre Jesus, por meio dos misteriosos conhecimentos da Escola dos Essênios. E também “A Grande Fraternidade Branca”, “A Verdadeira Prosperidade”, “A Alquimia” e “Curar pelo Pensamento” são assuntos que integram esse elenco de boas informações, que julgo ser de muita valia para todos os que desejam realmente dar um passo seguro na Gloriosa Senda do Misticismo. Que possamos ser muito felizes, e assim, a iluminação possa estar bem mais próxima de nós.

Que Assim Seja!

Nenhum comentário: