terça-feira, 4 de outubro de 2011

Tribuna Livre

VEREADOR CARO. Há comentários nos bastidores da Política sobre a filiação de um Edil Petista a um partido de direita, nesta reta final de negociações. O montante causaria espanto em qualquer pessoa. Esses burburinhos acabam afetando o futuro do rapaz nas próximas eleições. Se aderir à tentação, ele não terá argumento para justificar perante a sociedade. Caso não aceite, sua base poderá também ser "minada" na hora da decisão nas urnas. Moral da históra: "...se ficar o bicho pega, se correr o bicho come".

CONVERSA COM RUBÃO. Dias desses, uma conversa muito informal com o Prefeito Rubens Freire Marinho, em seu Gabinete. De tudo, um pouco; mas, como sempre a política foi o assunto mais lembrado. O Mandatário de Japorã tem o seu jeito muito especial de ser, cuja sabedoria dispensa comentário. Conduz o Município com serenidade, sempre cumprindo os compromissos que faz. Apaixonado por música de raiz, ele garante que nas Bodas de Ouro de seus pais, fará questão de presenteá-los com um show de Lourenço e Lourival, a dupla de Ribeirão Preto, que por duas vezes esteve em Japorã. "Só que desta vez, os violeiros virão por minha conta, e faço questão disso, para agradar a quem me dá muita alegria", garante Rubão.

AINDA JAPORÃ. Após a notícia da possível Candidatura de Vanderlei Bispo para prefeito pelo PT, os aliados de Rubens Marinho não gostaram nenhum pouquinho, considerando a afirmação do pré-candidato "uma brincadeira de mau gosto". Gil Perin ironizou o agente fazendário, qualificando-o como oportunista. Já o Prefeito Rubão entende que é muito natural a pretensão de Bispo, desde que se submeta a critérios da política local, respeitando outras lideranças, que têm o mesmo desejo e plenas condições, como é o caso do vice, Aldenyr de Souza Lima, além de outros companheiros que buscam o seu próprio espaço. Bispo terá que refletir mais.

GUERRA EM ELDORADO. A situação anda preta na Terra de Mara Caseiro. As lideranças políticas estão divididas em dois grandes grupos: os que apóiam o candidato da deputada e os que não querem isso e estão ao lado da prefeita Marta Araújo. A rejeiçõa de Joil é muito grande na cidade e Mara insiste em apoiá-lo. Enquanto isso, a prefeita eldoradense, antiga aliada da deputada, vai "comendo pelas beiradas". Ela recebe nesta sexta a visita do senador Delcídio, mas pelo que tudo indica deverá mesmo concorrer à reeleição pelo PDT, tendo o PT de vice. Marta veio de uma boa escola.

IGUATEMI FERVE. Carlos Adão filuiou-se ao PMDB para ser candidato à Prefeitura; Zé Roberto continua no PSDB e está ampliando a aliança com os nanicos. O ex tenta se firmar para retornar ao poder. Queria se filiar ao PMDB, mas foi ligeiramente "barrado" pelos históricos. Ele teria o apoio de Mara Caseiro, que começa a sofrer desgastes na Capital da Erva Mate, por ainda não ter conseguido dar à Comunidade uma resposta política satisfatória, como era esperado. Darci Thiele, uma figura controversa, procura também um "lugarzinho" ao sol, mas anda sem guarida, e ignorado até mesmo pelas bases governistas.

E OS OUTROS? Guaíra tem um administração completamente desgastada; Fabian seria o "salvador da pátria". Naviraí tem Gallo "cantando", Onevan ainda sem decisão e outras lideranças se acotovelando diante de um quadro político esquisito. Itaquiraí vai marchar com o Policial Ricardo Fávaro, com chabces de vencer. Existem outras candidaturas apáticas, incluindo Zuza e o Vice da prefeita, que recebem diretamente os respingos de uma gestão que não foi bem sucedida, com muitos problemas pelo caminho. A lógica é a Candidatura do PSDB.

A PERGUNTINHA. De onde sai tanto dinheiro para as megas negociações para conquistar um filiado em partido de oposição?

Nenhum comentário: