terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Artigo: Nicodemos e os Fariseus - A/01105

Nicodemos e os Fariseus


Diante de tanta confusão e injúrias, pelo menos um membro do Sinédrio tinha simpatia por Jesus e por suas ideias: Nicodemos, que impressionado com as coisas que Ele dizia e fazia, procurava-O secretamente, quase sempre na calada da noite, propondo-lhe perguntas e colhendo ensinamentos. Nicodemos era fariseu e, por certo, um fariseu muito especial, cuja imagem difere substancialmente daquela que ficou documentada nos Evangelhos, especialmente no capítulo 23 de Mateus, no qual o Mestre emprega termos veementes para expor, em toda a sua crueza, de faltos santos: “Ai de vós, escribas e fariseus! Hipócritas!” Tinha-os por sepulcros pintados por fora, mas cheios de podridão por dentro. Considerava-os insensatos, cegos dirigentes de cegos, raça de víboras...

Allan Kardec, o codificador da ciência espírita,, tem sobre os fariseus o seguinte conceito: “Eles tomavam parte ativa nas controvérsias religiosas. Eram servis cumpridores das práticas exteriores do culto e das cerimônias, cheios de um zelo ardente de proselitismo, inimigos dos inovadores, afetando grande severidade de princípios. Sob a aparência de meticulosa devoção, os fariseus cultivavam costumes dissolutos, muito orgulho, acima de tudo, excessiva ânsia de dominação.Tinham a religião mais como meio de poderem chegar aos seus objetivos do que como objeto de fé sincera. Nada possuíam de virtude, além de exterioridades e da ostentação. No entanto, por uma e outras, exerciam muita influência sobre o povo, a cujos olhos passavam por santas criaturas”. Esta era a principal razão de sua grande força política em Jerusalém, permanecendo presos à letra d lei, sem buscar o verdadeiro sentido oculto dos textos.

O nobre combate que deu Jesus às suas trincas, falsidades e armadilhas, e ainda mais por suas hipocrisias, tornaram-se inimigos inflexíveis do Mestre.

Também por isso, se ligaram ardentemente aos príncipes dos sacerdotes, incentivando o povo contra Ele, maquinando todo o mal, na tentativa de eliminá-lo. Estas eram as características da seita dos fariseus, que ficou conhecida em todo o mundo cristão.

Finalizando o raciocínio sobre a conduta desse discípulo oculto, é preciso registrar aqui a máxima que o Mestre disse ao senador naquela oportunidade: “Para se alcançar a pureza espiritual, ou o Reino de Deus, é preciso nascer de novo.”.

Nenhum comentário: