terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Artigo: A Questão é... - A/01107

A Questão é: Crer ou não Crer

Há certas conjecturas, por parte de alguns cépticos, no que se refere à existência de Deus. E questionam muitos deles: “Como poderia existir Deus, se tantas crianças morrem todos os dias – desnutridas, maltratadas e assassinadas? Que Deus é esse, que permite tanta violência entre suas criaturas e a fúria destruidora e covarde de homens, diante dos animais e da Natureza, também obras divinas? Não poucas as vezes que se ouvem expressões assim, que para muitos isso pode soar como um desabafo.

As pessoas brigam por causa de “Deus”, por causa do significado desse termo e ainda por causa da ideia que está por trás deste nome. E assim, muitos, em toda parte, insistem em afirmar que, desta forma, não podem acreditar em Deus.

É verdade, que se torna difícil crer em Deus de maneira plena e verdadeira, se essa confusão de crenças ficar martelando em nosso consciente. A verdadeira crença em Deus exige de nós um desapego completo e uma total submissão ao Criador.

É até possível que existam por aí muitos crentes que, no fundo, pouco acreditam na vida transcendental, e por conseguinte, nos demais seres humanos. Também existem outros tantos que caminham pela estrada da descrença, dizendo-se ateus, mas que carregam consigo um profundo senso de amor ao semelhante, de respeito mútuo, de comportamento ético. Então, diante desse quadro, a questão é bem complexa.

No campo das religiões, também persiste o sentimento de orgulho e da auto-afirmação. Cada líder religioso, quer no cristianismo ou fora dele, busca sustentar a sua verdade, em detrimento de outras verdades. Essa prática é comum e não são raras as vezes em que se chocam os representantes de Deus na Terra, na defesa de seus ideais e na tentativa de trazer mais adeptos para o seu rebanho.

Os desentendimentos perpetuam no Oriente e no Ocidente. Os cismas acontecem em todo o Globo, onde o amor deveria prevalecer. Os homens não se entendem mais, e em nome de Deus, declaram guerra todos os dias. A história está repleta de infortúnios causados pelos agentes religiosos, em todos os tempos e lugares.

Com o objetivo de mostrar um pouco dessa realidade, pesquisas foram feitas em muitos arcanos, apresentando o perfil do mundo religioso. Quem pode se declarar o dono da verdade? Seria Roma a Sede da Igreja Verdadeira? Aliás, a Igreja Verdadeira é Invisível e não tem sede neste sistema de coisas.

Nenhum comentário: