segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tribuna Livre

LIMITE DE GASTOS. Cada Candidato Majoritário declarou à Justiça Eleitoral uma Estimativa de Gastos e também o Patrimônio que possui, tanto em espécie como em bens móveis e veículos, além de outros investimentos. Nem sempre esse valor é real, pois a avaliação dos bens está sempre aquém do que vale. Quanto ao valor considerado para gastos na campanha há quem considere uma farsa, pois acabam gastando muito mais do que normalmente está declarado. O caixa dois é uma prática comum em quase todas as eleições e, como é do conhecimento de toda a sociedade, a Justiça Eleitoral não consegue fiscalizar todo o processo como gostariam os juízes das Zonas Eleitorais. Basta acompanhar os escândalos na política em todas as esferas.

POUCOS BENS. Os candidatos com menor volume de bens estão em Japorã: Gil Perin, que declarou que possui um veículo de 25 mil reais e seu vice Avelino Lopes, que também tem um carro avaliado em 3 mil e quinhentos reais. O vice Gabriel Klasmann, de Vanderley Bispo, declarou que possui um veículo no valor de 33 mil reais. Volnecir Hoffmann, de Guaíra, que tem bens declarados no valor de R$33.000,00. Daniel Mamédio, de Itaaquiraí, declarou bens no valor de 36 mil reais.

OS MAIS RICOS. Os candidatos com declaração de bens mais volumosa estão em Naviraí, Japorã e Iguatemi. Onevan declarou que possui 4 milhões e 720 mil reais em bens e dinheiro em espécie. Onevan é advogado e militante da política; já foi prefeito de Naviraí e deputado de muitos mandatos. Vanderley Bispo possui 4 milhões e 423 mil reais em bens, dinheiro em espécie e créditos a receber. Bispo é agente de rendas e foi candidato a deputado por duas vezes, e a prefeito nas últimas eleições, sem sucesso. Pecuarista e dentista, Roselena Caseiro é candidata a vice-prefeita em Iguatemi na chapa de Zé Roberto, sendo a mais afortunada da região com bens declarados no valor de 5 milhões e 870 mil reais.

ESTIMATIVA DE INVESTIMENTO. Os candidatos declaram à Justiça Eleitoral a Previsão de Gastos durante a Campanha Eleitoral. Assim, Naviraí é o Município com maior volume de investimento, somando um total de 6 milhões de reais para os três candidatos da majoritária. Ronaldo Alexandre fez uma previsão de gastos de 2 milhões e 500 mil reais; seguido do candidato Léo Matos com 2 milhões de reais e depois Onevan de Matos, que declarou 1 milhão e 500 mil reais para a sua campanha. O menor investimento está em Eldorado, com o candidato “Ganso” do PSL com 100 mil reais, seguido de Gil Perin, que prevê 200 mil reais para os gastos de sua campanha em Japorã.


Nenhum comentário: