Um Presente que Vale Ouro
Tive uma grata surpresa neste dia, quando o carteiro me trouxe um sedex. A netinha Valentina me avisou que era de Ipaussu, um disco MP3. Eu sabia que estava para chegar e se tratava de um documentário musical da Dupla Coração do Brasil, Tonico e Tinoco.
O amigo Geraldo Generoso me presenteara com essa relíquia, onde estão reunidas praticamente todas as gravações dos Campeões de Popularidade. Mais de 600 músicas, entre as mais antigas e as do final da carreira dos Filhos de São Manuel.
De posse da Coletânea Musical. saí pelas ruas de minha cidade, ouvindo com o maior interesse as lindas melodias, enquanto as lágrimas rolavam em meu rosto, tamanha era a emoção ao recordar os velhos tempos em que a música de raíz era muito aplaudida.
Quanta saudade senti, ao ouvir antigas canções nas vozes inconfundíveis da dupla que alcançou imenso sucesso durante quase setenta anos. Não me cansava de ouvir as modinhas sertanejas, cuja lembrança nunca se apaga do meu coração saudoso.
Tonico foi para a Eternidade naquele dia 13 de agosto de 1994, deixando para todos os fãs muita recordação, através de seu trabalho realizado, como poeta e escritor, e principalmente como intérprete, ao lado do irmão Tinoco, que daqui a pouco, a 19 de novembro, fará 91 anos de idade.
Os irmãos Perez fizeram história no braço da viola, vencendo concursos em rádios, enfrentando os desafios da vida, cantando para multidões, além de terem feito uma grande obra em favor da Música Cabocla, com a gravação de mais de setenta LPs e CDs, e também a produção de seis filmes retratando as cenas do sertão.
Nunca podemos esquecer o que eles fizeram no campo da Dramaturgia Caipira. Tonico escreveu, de maneira simples, mais de 20 peças de teatro, que eram apresentadas em circos, com elenco gabaritado, com boa lembrança até os dias de hoje.
Então, diante desse pequeno relato que faço aqui, tenho a imensa alegria de recordar a dupla, que acima de tudo, sabia cultivar a humildade. Ao mesmo tempo, agradeço sensibilizado o presente que veio de longe, das mãos do amigo especial, Geraldo Peres Generoso.
Um comentário:
Caro Irmão Jairo, na verdade, esse documentário sonoro, um relicário de ouro, faz parte mesmo do próprio acervo da família de Tonico e Tinoco. Recebi-o por ato de generosidade do Manito, filho do Tonico, que também já está com ele e Deus no céu. Tonico e Tinoco, realmente, graças à tecnologia que hoje perpetua suas canções, continua sendo a MELHOR DUPLA DO MUNDO. Quando o Tonico faleceu, foram palavras da esposa dele: "igual esses dois, nunca mais vai haver outra dupla." E ela estava, mesmo naquele momento doloroso da perda do esposo, com plena fazão e verdade no que disse.Tinoco estará em IPAUSSU, sp, NO cci, DIA 17 DE SETEMBRO DE 2011.tAl foi a expectativa da vinda dele, que estamos tendo que mudar o local para o Centro de Veentos no Pq José Nicolau. E o oque achei interessante também foi notar o carinho que os jovens têm pelo artista.
Postar um comentário