sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Artigo: Propaganda Enganosa - A/01094

Propaganda Enganosa:
Consumidor é sempre ludibriado


O novo ano começa e a propaganda televisa agride os consumidores desavisados. Numa inequívoca prova de oportunismo comercial, empresas anunciam tudo pelos menores preços do mercado. As pessoas simples e bem desinformadas sobre os golpes aplicados pelos mais espertos, e ainda desconhecendo as regras básicas da economia, passam a noite às claras, e muito cedo vão para as filas, na ânsia de comprar móveis e eletrodomésticos abaixo do preço, como aparecem nas peças publicitárias em todos os canais de TV.

As grandes redes se apressam na corrida maluca para atrair o público consumidor, sendo a maioria das classes c, d e e. Pelas declarações em entrevistas, estes consumidores afirmam que estão realizando um bom negócio, economizando muito dinheiro nas compras. Uma verdadeira avalanche toma conta das lojas, acreditando piamente nas ofertas anunciadas.

Após o fervor todo, passado o momento de euforia, vem a decepção para muitas famílias quando descobrem que noutras lojas de sua cidade, sem qualquer tipo de publicidade os preços praticados eram menores que os das grandes redes, como exemplo a Magazine Luiza, que fez um estardalhaço nos primeiros dias de janeiro. Uma loucura imitada por tantas outras que nem é necessário citar os nomes.

Em toda a massa humana, existem os consumidores “viciados” em promoção e propaganda, que nem se preocupam em conferir a veracidade dos anúncios e partem para o consumo desenfreado, aumentando ainda mais as suas dívidas, pela tentação da propaganda enganosa, que pega as pessoas completamente desprevenidas e com o desejo de comprar, porque o consumismo é uma prática natural para todos os brasileiros.

A economia popular encontra-se abalada, onde as famílias se endividam mais e os responsáveis são as redes, que sem dó nem piedade tumultuam o processo, usurpando a confiança dos consumidores por meio de canais de comunicação, quando “empurram” todo tipo de mercadoria por supostos preços baixos, uma grande ilusão para o consumidor que só vai acordar após alguém lhe avisar que tudo não passou de uma armadilha comercial.

O consumidor precisa ficar mais esperto e as grandes empresas do ramo de eletrodomésticos e outras precisam urgentemente mudar a tática empresarial, oferecendo mais qualidade e preços justos, sem atropelar a economia do País e sem a prática da Propaganda Enganosa.

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