Quem nunca ouviu falar de José Mojica Marins?
Celebre cineasta brasileiro que superou bem mais que a fome, censura e falta de recursos. Superou o preconceito e a ignorância de um povo “sem conhecimento cultural”, mas com uma grande miscigenação de cultura popular que inspirou o nascimento de um dos maiores personagens de terror, o Zé do Caixão.
filme reconhecido internacionalmente
Infelizmente ainda vivemos em país que valoriza o que vem de fora, como os espelhinhos de 500 anos atrás. É lastimável saber que filmes sem nenhum conteúdo adentram no Brasil, enquanto clássicos da criatividade brasileira, como À Meia Noite Levarei Sua Alma, mal chegaram a ser exibidos. Nós, o povo brasileiro, fomos forjados a consumir opiniões formadas, aceitarmos idéias impostas e banalizarmos a própria cultura. Isso desvaloriza quem somos e qualquer coisa que façamos. Enquanto ainda votarmos em personagens criados pela Grande Mídia, consumirmos as comidas que modelos nos recomendam e assistirmos produções de merchandizing que o exterior nos oferece como "best Sellers" da sétima Arte, nunca iremos ver o nosso próprio valor – A criatividade.
Esse artigo não é só para falar da grande criatividade e inteligência de José Mojica, mas também, para mostrar que o crescimento de um país não depende apenas de um bom governo, mas da valorização de sua própria cultura. Enquanto não valorizarmos a nossa cultura e as produções brasileiras, seremos visto como inferiores, como índios primatas. Nesse Artigo Especial do Histórias Ocultas conheceremos a história do homem que inovou o cinema brasileiro. Seu reconhecimento só não é maior por apenas um motivo - não ter nascido no outro continente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário