A EDUCAÇÃO ADEQUADA
PARA O SÉCULO XXI
Chegamos ao século XXI e já é tempo de refletir o que temos conseguido no campo da educação, do que têm sido nossos erros e se temos que continuar nessa direção neste século, ou se necessitamos fazer as coisas de outra maneira.Ao considerar esta pergunta, queria explorar a situação globalmente, sem fazer referência a nenhuma nação em particular. Também queria dar um significado amplo à palavra educação, a fim de cobrir todo o processo de educar a próxima geração, desde a infância até a idade adulta, e não me limitarei somente ao que sucede na sala de aula da escola.A educação das crianças envolve o ambiente em que crescem, e esse ambiente é determinado, da mesma maneira, pelos pais, os professores e a sociedade que as rodeia. Tudo isso e muito mais determinam o tipo de indivíduo que produzimos, o que, por sua vez, determina o tipo de sociedade em que vivemos.É importante ter em mente a relação do indivíduo com a sociedade.Se produzimos indivíduos autocentrados, agressivos, ambiciosos e competitivos, não poderemos organiza-los em uma sociedade não violenta, pacífica, cooperativa e harmoniosa.Se os organizamos em uma sociedade comunista, teremos a violência e a dominação que temos visto nas sociedades comunistas. Se os organizamos em uma sociedade capitalista, assim chamada sociedade livre, teremos a violência e as divisões que vemos nessas sociedades também. Não é possível fazer uma transformação fundamental da sociedade, a menos que o indivíduo se transforme, portanto a educação é o motor principal da transformação social, já que determina o tipo de indivíduo que produzimos.Os governos, as legislações e as agências oficiais são somente organizações para o controle do indivíduo, porém não o transformam.Portanto, a verdadeira mudança social é a responsabilidade principal da educação, e não somente a produção de pessoas capacitadas. A prova de uma educação adequada hoje em dia, será quando conseguirmos produzir bons cidadãos planetários.Nossa forma de viver mudou drasticamente durante o século passado, e essa mudança pode transferir-se ao que temos conseguido no campo da educação. (...)A fim de examinar isso, deixe-me fazer uma lista do que, em minha opinião, são os grandes desafios que a humanidade enfrenta hoje em dia.Talvez o maior problema que estamos enfrentando atualmente, é o fato de que os seres humanos estão divididos em grupos: grupos raciais, nacionais, religiosos, lingüísticos, econômicos, políticos, profissionais, e cada indivíduo se identifica com seu próprio grupo, sente rivalidade para com os outros e se preocupa somente com a segurança e o progresso de seu grupo em particular.Estes grupos, por sua vez, querem explorar-se uns aos outros, enganar-se e ainda destruir-se em guerras.Isto se converteu na maior causa de insegurança no mundo de hoje. Esta situação é responsável pela maioria da violência que vemos em forma de guerras, terrorismo, motins e militarismo.É uma enfermidade que aflige tanto a pessoas altamente educadas quanto a pessoas mais atrasadas e analfabetas. (...)Outro grave problema que enfrentamos hoje são as catástrofes ambientais, acerca das quais estamos lendo constantemente nos jornais e revistas: diminuição da camada de ozônio, aquecimento global, contaminação industrial, desmatamento, erosão, acidentes nucleares e excesso de população.A causa principal da maioria desses fenômenos é a atitude que desenvolvemos em relação à natureza durante o século passado. A temos tratado como um recurso destinado a ser explorado para nosso próprio benefício.(...) Os animais não são considerados como seres viventes, mas apenas como matéria prima. Os rios e montanhas são considerados como objetos a serem explorados para produzir eletricidade e promover o turismo. Até as crianças são consideradas a "riqueza" da família.A natureza é aproveitada para nosso uso porque nos cremos donos do mundo. Porém somos realmente donos do mundo? Foi o mundo criado para nós? Ou somos parte do mundo, como tudo o demais, e necessitamos viver em harmonia com todas as coisas, considerando-as amigas e não recursos?Dessa maneira a humanidade se relacionou com a natureza durante milhares de anos, e a menos que realizemos uma mudança de paradigma vamos enfrentar cada vez mais catástrofes ambientais.Temos melhores computadores, aviões mais rápidos, porém não temos ar fresco para respirar e as novas enfermidades originadas do desequilíbrio causarão uma situação tal que não mais valerá a pena viver.Outro grande problema que enfrenta a humanidade é o fato de que a maioria dos governos do mundo, especialmente nos países do terceiro mundo, são ditaduras militares, ditaduras comunistas, ditaduras religiosas ou ditaduras travestidas de democracia. Existem muito poucos países onde existe uma verdadeira democracia e liberdade de expressão, liberdade política, liberdade de crescer, liberdade de questionar, de pensar e de escrever o que se crê.(...) Portanto a educação deve preocupar-se com produzir o uso correto do poder, que é o verdadeiro espírito da democracia.A instituição do matrimônio e a família foram estabelecidas parcialmente para regular o comportamento sexual, porém mais importante ainda, para assegurar que somos capazes de cumprir com nossas responsabilidades para com a próxima geração. A criança necessita cuidado, proteção e ajuda para aprender. Não o necessita por alguns dias ou alguns meses, como é o caso dos mamíferos, senão por um período mínimo de 21 anos, já que isso implica uma dimensão completamente nova de crescimento mental, emocional e espiritual. Até agora ninguém encontrou melhor maneira de assegurar isso que através do crescimento da criança dentro de uma família com os pais. É uma responsabilidade que um homem e uma mulher compartilham quando trazem um bebê ao mundo. Hoje em dia essa cooperação está se desintegrando na sociedade moderna e a incidência do divórcio alcança agora os 60% em algumas sociedades opulentas.Por último existe o grande problema de que a sociedade tende a repetir o passado. Os preconceitos e as ilusões se transmitem de uma geração à seguinte, e assim sucede com os problemas que lhe são associados. Se os judeus ensinam a seus filhos que os árabes são seus inimigos e os árabes ensinam a seus filhos que os judeus são seus inimigos, a geração jovem cresce com o sentimento de animosidade já arraigado em sua mente.Portanto devemos criar uma mente inquisitiva, que questiona o que se diz, uma mente que está consciente de que existem muitos preconceitos que se vem examinar e eliminar, e que esteja disposta a empreender a tarefa de descobrir por si mesma o que é a verdade.Esse processo de duvidar da própria opinião e discernir entre o que é verdadeiro e o que é falso é o despertar da inteligência.que es falso es el despertar de la inteligencia.(...) Há demasiada inércia na sociedade atualmente, e o único caminho de mudança é criar uma mente inquisitiva, não somente em questões científicas como também em assuntos sociais, morais e religiosos. Em outras palavras, uma mente que seja inteligente a respeito da totalidade da vida e não meramente em um só aspecto.(...) Os desafios maiores que a humanidade está enfrentando hoje, não se devem à falta de educação. Não foram criados por aldeões analfabetos na Ásia ou África. Foram criados por mentes altamente educadas e profissionais, advogados, administradores de empresas, cientistas, economistas, militares, diplomatas e semelhantes, os que planejam e dirigem os governos, as organizações e os negócios.Portanto necessitamos examinar a qualidade da educação que estamos desenvolvendo, e não a quantidade. Quando fazemos isso, entendemos que estamos produzindo seres humanos desequilibrados:Muito avançados, muito rápidos e capazes intelectualmente, porém quase primitivos em outros aspectos da vida; cientistas proeminentes e engenheiros que podem enviar seres humanos à lua, porém que podem ser brutais com seu cônjuge ou seus vizinhos; seres humanos que têm um entendimento amplo do funcionamento do universo, porém pouco entendimento de si mesmos ou de suas vidas.aspectos de la vida; científicos prominentes e ingenieros que pueden enviar seres humanos aÉ este desenvolvimento desequilibrado do indivíduo o responsável por todos os problema que estamos enfrentando atualmente. Como educadores devemos aceitar que quando transmitimos conhecimento, é também nossa responsabilidade transmitir a sabedoria necessária para utilizálo corretamente.(...)UMA VISÃO DIFERENTE DA EDUCAÇÃOTendo em conta o que dissemos até agora, como deveríamos modificar nossa visão da educação para o século XXI? Que tipo de mente devemos tratar de produzir? Que valores devemos tentar inculcar?O preceito não seria idêntico para todos os países e as diferentes culturas podem escolher seu próprio caminho, porém o alinhamento geral pode colocar-se como segue:Criar uma mente global, em vez de uma mente nacionalista. Todos somos cidadãos do mesmo planeta e compartilhamos a terra como nossa morada comum. O que afeta a uma parte do mundo, hoje nos preocupa a todos: portanto necessitamos ter uma mente que sinta pelo mundo inteiro e não somente por um país.(...) Enfatizar o desenvolvimento humano, não somente o econômico. A educação não deve considerar as crianças como matéria prima para conseguir o crescimento econômico da nação; deve preocupar-se primeiramente do desenvolvimento de todos os aspectos do ser humano - físico, intelectual, emocional e espiritual - de Meira que ele ou ela vivam criativa e felizmente como parte de um todo. Os seres humanos podem diferenciar-se em suas habilidades, porém não são superiores ou inferiores por isso. Devem ser respeitados além de suas habilidades. A bondade deve ser mais valorizada que a eficiência.Motivar o questionamento em vez do conformismo.Pode ser inconveniente para os adultos, porém é importante que os filhos cresçam com perguntas, mais do que com respostas. Em cada idade, naturalmente, as perguntas serão diferentes, porém a habilidade de questionar e de aprender por si mesmo é mais importante que obedecer e fazer o que se manda, sem questionar.(...)Cultivar a cooperação em vez da competência.A ênfase atual no mundo em relação ao sucesso individual por renome e fama, é irracional e egoísta. Todos estamos inter-relacionados e interdependentes, pelo que a cooperação é a essência da democracia. (...) É importante que cada indivíduo faça o melhor que possa, mas não é importante que faça melhor que o outro.(...)Criar uma mente que aprenda em vez de uma mente que acumule conhecimentos.O despertar da inteligência é mais importante que o cultivo da memória, tanto na vida como nos estudos. Se damos informação a uma criança, agregamos algo a seu conhecimento, porém a inteligência é a habilidade que cada um deve adquirir por si mesmo. (...) É importante criar uma mente que não aceite e nem rechace uma opinião ou ponto de vista demasiado rápido, senão que se pergunte: será certo?(...)Criar uma mente que seja tanto científica quanto religiosa, em seu verdadeiro sentido.Desgraçadamente, temos separado a busca científica da busca religiosa, e nos temos concentrado apenas na primeira no processo educacional. De fato são duas buscas complementares: uma, para descobrir a ordem correta que se manifesta no mundo externo da matéria, energia, espaço e tempo; a outra, para descobrir a ordem (paz, harmonia, virtude) no mundo interno de nossa consciência. Ao identificar erroneamente a religião com a crença, criamos um antagonismo entre a ciência e a religião. (...) Sem o equilíbrio entre a emoção e o intelecto, uma mente não é verdadeiramente educada. Compreender-se a si mesmo (autoconhecimento) é tão importante quanto entender o mundo. (...)A arte de viver.A educação deve preocupar-se da arte de viver criativamente, que é muito mais amplo que as artes específicas da pintura, da música ou da dança, que ensinamos atualmente. Temos igualado qualidade de vida com padrão de vida, e medimos isso em termos de PNB ou renda per capita da população. Sem dúvida, será a qualidade de vida determinada somente pela qualidade da casa onde vivemos, do automóvel que manejamos, da comida que comemos ou da roupa que vestimos? (...) Quando ensinamos às crianças a trabalharem para obter uma recompensa e não para usufruir do trabalho, as ensinamos a separar trabalho de prazer.Um desenvolvimento holístico de todas as faculdades.Atualmente a educação está planejada para produzir especialistas. Certa quantidade de especialização nas habilidades pode ser inevitável, mas antes de tudo somos seres humanos e, só depois, engenheiros, médicos, advogados, artistas e agricultores. Portanto a especialização não se deve produzir às custas do entendimento do que significa viver plenamente como ser humano.(...)A verdadeira responsabilidade da educação é a de revelar às crianças toda a beleza da vida.Existe uma grande beleza na arte, na literatura, na ciência, nas matemáticas, na música, nos jogos e nos esportes, na natureza e na relação com os demais, isto é, em todos os aspectos da vida.(...)DIFICULDADES DE MINISTRAR ESTE TIPO DE EDUCAÇÃOHá várias dificuldades, hoje, para ministrar este tipo de educação. A maior, é que nós mesmos não fomos educados dessa maneira e, portanto, não devemos repetir mecanicamente o que sabemos. Necessitamos questionar nossos métodos e não meramente repetir o que nossos mestres e pais fizeram. Isto requer que sejamos originais, inteligentes, criativos e que não estejamos meramente afirmando-nos a nós mesmos.(...)Na nova visão de educação, não só estamos assumindo a responsabilidade de ministrar informação e habilidades, como também a de despertar a sensibilidade e a criatividade nas crianças. Não existe um método estabelecido para fazer isso; são coisas que não se podem simplesmente decidir, praticar e conseguir.Dar sermões não funciona; as crianças aprendem com o que sucede ao seu redor, não do que falamos em sala de aula. Se vêm que dizemos uma coisa e fazemos outra, também aprenderão a fazer o mesmo, o que significa que as ensinamos a serem hipócritas. Um professor que castiga as crianças que não sabem somar, não somente as ensina que não sabem somar, mas também transmite que o forte pode dominar e castigar o mais fraco. (...)As verdades mais profundas vêm à mente reflexiva como visões internas, que não podem ser ensinadas por outra pessoa. (...)CONCLUSÃOA humanidade está encarcerada em uma grande ilusão. Pensa que pode resolver seus problemas através da legislação, de reformas políticas e sociais, do avanço científico e tecnológico, de maior conhecimento, riqueza, poder e controle. (...) Se nós, como seres humanos, não nos transformamos interiormente, logo formaremos parte daquela lista de criaturas desafortunadas que viveram milhões de anos e logo se extinguiram por não poder se adaptar. (...) Buda, Sócrates, Cristo e inumeráveis outros sábios em todas as culturas disseram a mesma coisa. Até agora temos ignorado o que disseram. Não podemos seguir fazendo o mesmo, já que nos dirigimos inexoravelmente para um holocausto quase total, que fará a sobrevivência sem valor ou impossível.(....) Na apresentação da visão para uma educação adequada para o século XXI, escolhi coisas da vida e do trabalho de Maria Montessori e de Jidu Krishnamurti. Ambos sublinharam a necessidade de educar o ser humano integral e não apenas seu intelecto. (...) A técnica não cria a visão, é a visão que cria a técnica.(...)"O homem não é uma máquina, e se atrofia quando não se dá a ele a oportunidade de formar-se com independência e se lhe nega a liberdade de julgar por si mesmo. Cedo aprendi o que podia conduzir a um conhecimento mais profundo, prescindindo de tudo que não faz senão carregar a inteligência, desviando-a do essencial" (Albert Einstein). NOTAS:¹Tradução do espanhol²Embora não seja um texto maçônico, a vocação natural da Maçonaria para com a educação o recomenda, pois sua visão é humanística e liberal. (Prof. P. Krishna)
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