domingo, 31 de janeiro de 2010

Artigo: A Excelência da Escola Dominical - A/0678

Classe "Mensageiros da Fé", AD/Mundo Novo
John Wesley, líder pentecostal e notável Mestre Rosacruz, foi o criador da primeira Escola Dominical, com a ajuda de sua mãe Susana.

A Excelência da Escola Dominical

O ensino religioso nas igrejas remonta da época de John Wesley, tendo recebidoo nome de Escola Bíblica Dominical. Já em Savannah, na Georgia, por volta de 1736-1737, onde servia como missionário, Wesley se reunia com crianças para ensiná-las no caminho da Bíblia. Alguns chegam até a achar que ali é que foi inventada, por Wesley, a Escola Dominical. No seu Diário (20.4.1788), ele menciona ter falado em Bolton às três da tarde para um público de 900 a 1000 crianças. Diz ele: “Eu nunca tinha visto nada igual. Que belos hinos cantavam juntos, nenhuma delas fora do tom. A melodia soava melhor do que se pode ouvir num teatro. O melhor de tudo é que elas realmente crêem em Deus e a maioria conhece a verdadeira salvação."
John Wesley, décimo terceiro filho do ministro anglicano Samuel e de Susana Wesley, nasceu a 17 de junho de 1703, em Epworth na Inglaterra. Entra em transição no dia 2 março de 1791, em Londres.
Devido às atividades pastorais que impediam o Reverendo Samuel de dar a devida assistência ao lar, Susana assumiu a administração financeira da família e a educação dos filhos e filhas. Disciplinava com rigidez os filhos, mantendo horário para cada atividade e reservando um tempo de encontro com cada filho para conversar, estudar e orar. Susana, essa notável mulher exerceu grande influência na vida do filho, único sobrevivente de um incêndio, além de ter contribuido decisivamente para a criação da primeira Escola Dominical, destinada às crianças.

A instituição Escola Dominical é fator determinante para o ensino da Bíblia nas igrejas, que hoje se estende a todas as faixas etárias, normalmente nas manhãs de domingo.
Um grande esforço tem sido feito, em todo o mundo, para que o ensino seja transmitido regularmente nas escolas dominicais, para crianças e adultos. Bons debates são realizados nas igrejas, com acompanhamento de professores treinados para essa função. Particularmente, é tão expressivo o movimento de Escola Dominical no Brasil, que as casas publicadoras de algumas denominações são mantidas pela venda de Lições Bíblicas. A Assembleia de Deus é um bom exemplo disso, com milhares de alunos matriculados em todo o País. É tão significativo o volume de publicações, que existem editoras paralelas produzindo lições bíblicas alternativas, para concorrer com a Editora Oficial, a CPAD. A Central Gospel, neste segmento editorial, oferece lições para a Escola Dominical, por preços menores e com qualidade superior, nas palavras do idealizador Pastor Silas Malafaia, notável Conferencista da Assembleia de Deus, por meio de seu Ministério.
Não importa o nível de concorrência comercial e a demanda em si, mas a Escola Dominical é fator decisivo para a vida espiritual da igreja moderna. Na prática, a Escola Dominical é distribuida em classes, com alunos devidamente matriculados, representando em torno de um quarto dos membros deuma igreja local. Nem todos se dispõem a participar das lições bíblicas oferecidas, preferindo frequentar os cultos dominicais.
Outra coisa que pode ser observada nas escolas dominicais é a presença de membros de igrejas e seus filhos, bem diferente dos tempos de Wesley, quando o grande objetivo do movimento era dar incentivo às demais crianças para aprenderem as lições bíblicas e o amor de Deus.
É bonito e proveitoso o sistema de ensino aplicado nas igrejas aos domingos, reunindo grupos de estudo em torno de um tema previamente elaborado por consagrados mestres. É uma oportunidade que todos têm para fomentar a discussão de uma ideia central, num espaço de uma aula, que pode chegar a quarenta minutos. Sem dúvida, o aprendizado na Escola Dominical é genuíno, dependendo do nível de conhecimento de cada participante.

Nenhum comentário: