quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Artigo: O Amém - A/0889

Quem não se lembra do “Amém”?

Ele viveu por muitos anos em Mundo Novo e região, e não raras vezes, acordava a cidade às madrugadas, ao som de um sonoro “Amém”. Incompreendido por muitos, no histórico dia 24 de janeiro, teve um encontro feliz com a sua Família.

Valdemiro Ferreira de Souza é o verdadeiro nome do homem que era conhecido como “Amém”, pela maneira como se apresentava na comunidade, sempre em voz alta, utilizando essa palavra, que expressava a sua condição espiritual de outrora. Com 50 anos de idade, o Amém era mineiro, tendo nascido no dia 13 de novembro de 1960.

Entre Mundo Novo e cidades paraguaias, viveu ele durante 20 anos, praticamente em situação de abandono. Algumas pessoas entendiam o seu drama, tratando-o com carinho; no entanto, boa parcela da população era intolerante com o “Amém”, porque em determinados momentos adotava alguns comportamentos estranhos, com distúrbios mentais, além de ocasionalmente ingerir bebida alcoólica.

A Volta por Cima

Por iniciativa das equipes de apoio da Prefeitura de Mundo Novo, o trabalho em rede da Secretaria de Saúde, do Setor de Psicologia e da Assistência Social, o Amém permaneceu aproximadamente onze meses na Capital do Estado, em tratamento. Internado no Hospital “Nosso Lar”, e por nove meses numa Unidade Terapêutica, na Cidade Morena, o Homem começou a dar passos decisivos para a recuperação. O acompanhamento feito pelos profissionais fez a ele um bem extraordinário. É bom ressaltar que o trabalho realizado pelos técnicos de Município de Mundo Novo foi algo providencial para que o “Amém”, pudesse se transformar, reconquistando a sua cidadania, e assim, podendo encontrar a felicidade. A mão amiga da Secretária de Saúde, Rosária Ivantes Lucca e da Secretária de Assistência, Isaura Stochi; a abnegação das psicólogas Janice Lunardi e Marcia Vargas Martins; a eficiência Paula Bett, e a boa vontade da Administração Municipal. A soma de esforços foi fundamental para que o “nosso Amém” pudesse ter um encontro consigo mesmo, após esse período de tratamento terapêutico.
No dia 24 de janeiro, a surpresa agradável. Num determinado momento, eis que surge um cunhado e outros, vindos de Minas Gerais, com o objetivo de dar-lhe guarida, conduzindo-o à Terra Natal. Nesse dia, tão importante para o “Amém”, os profissionais mencionados, juntamente com a direção do Hospital “Nosso Lar”, entregam-no aos familiares, na expectativa de uma nova vida a quem levava uma vida difícil, diante de tantas incompreensões.


Isso foi possível, graças à ação das profissionais que realizaram inúmeros contatos telefônicos, com o fim de localizar a família de Valdemiro, a partir de informações de fontes confiáveis e confirmadas posteriormente pela família, que é numerosa no interior de Minas.

Foi emocionante o encontro que o “Amém” teve com esses parentes, que vieram de muito longe, para lhe proporcionar alegria e vida digna junto a quem tanto ama, e de quem estava distanciado há mais de vinte anos.

Segundo informação das profissionais mundonovenses, Valdemiro Ferreira encontrava-se recuperado, já apto para tocar a vida, o que representa uma grande conquista para ele e para a nossa comunidade, e muito mais para os seus familiares, que o acolheram de uma maneira muito especial.

Não se ouve mais na ruas de Mundo Novo o grito alucinante do Homem que estava em busca de paz interior. Certamente, no seio de sua Família, vive uma nova realidade, e cumprirá a nobre missão que ainda lhe resta, como Criatura Divina, livre do vício da bebida e com a saúde mental completamente restabelecida.

A sociedade mundonovense lembra do “Amém” e do seu jeito de ser, ao mesmo tempo em agradece a ação benfazeja dos profissionais da Assistência Social e da Saúde, por terem tido a sensibilidade no trato com a pessoa humana, promovendo a cidadania e a dignidade a quem realmente estava necessitando de amor e compreensão.

Nenhum comentário: