terça-feira, 19 de abril de 2011

A bisneta de Dom Pedro 2º

Dona Teresa de Orleans e Bragança


 
Teresa de Orleans e Bragança, bisneta de Dom Pedro 2º, morreu aos 91 anos na segunda-feira, 18 de abril. Ela viveu entre a França, Brasil e Portugal.



Dona Teresa de Orleans e Bragança, bisneta do último imperador do Brasil, Dom Pedro 2º, morreu na segunda-feira em sua residência de Estoril, nos arredores de Lisboa, aos 91 anos, informaram fontes ligadas à família.

Nascida em Boulogne-Billancourt (França), era a quinta filha de D. Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança e de sua esposa, a condessa Elisabeth Dobrzensky de Dobrzenicz. Sua avó paterna foi a princesa Isabel.


Em 7 de outubro de 1957 se casou em Sintra (Portugal) com o industrial espanhol Ernesto António Maria Martorell y Calderó (1921-1985) com o qual teve duas filhas: Elisabeth (1959) e Nuria (1960).


A vida de Dona Teresa transcorreu entre França, Brasil e Portugal. No ano passado, ela reuniu a família em Portugal por ocasião de seu 90º aniversário e Dom Duarte Pio lhe dedicou algumas palavras. "Minha tia nos deu durante toda a vida um exemplo de coragem e de coerência. Tem uma vida de dedicação aos mais necessitados", declarou na ocasião.

Nenhum comentário: