terça-feira, 5 de abril de 2011

Artigo: Hospital Fechado - A/0896

Hospital Evangélico está fechado

É muito ruim escrever sobre este assunto. Após muito tempo prestando bons serviços de saúde à população de Mundo Novo e de toda a região, o Hospital Evangélico (antigo Hospital e Maternidade Santa Marta) põe fim às suas atividades, fechando as suas portas em definitivo.

Quando as pessoas de bom-senso, ao transitarem pela avenida Castelo Branco, observam a faixa com o letreiro “Fechado”, devem sentir uma dor imensa na alma, pois nesta Casa de Saúde nasceram muitos mundonovenses, além de tantas criaturas humanas que, sofrendo de males diversos, receberam o alento e a cura para os seus corpos enfermos.

O autor deste texto, sem qualquer exagero, foi beneficiário durante algumas vezes, quando em momento de angústia, recorria às mãos benfazejas do profissional de medicina, sempre pronto para um atendimento digno. (Mamãe noutra dimensão, através de vibrações espirituais, pode perfeitamente abonar este testemunho). Enquanto estas linhas são escritas, as lágrimas rolam sobre o rosto de quem tenta ser grato por gestos de abnegação, não apenas do médico Wagner Ribeiro de Lima, mas de igual forma, de outros Agentes de Saúde, sejam médicos, enfermeiras ou atendentes, que nunca mediram esforços, no cumprimento da missão que lhes fora confiada.

O Sistema único de Saúde e outros sistemas agregados, talvez pudessem criar meios para que o fechamento do Hospital Evangélico fosse evitado. O que passa nos bastidores da política, ninguém entende. Crucificar alguém seria a medida mais fácil, num momento dramático para a saúde pública em todo o Território Nacional. Quem viu o Globo Repórter da última sexta-feira, pode ter uma ideia da situação aqui, ali e acolá. Falha humana existe em todos os lugares. O desamor campeia em toda parte, mas nada justifica o simples fechamento de um Hospital que tem a sua história, que tantas vidas salvou e que, para milhares de pessoas, proporcionou momentos de alegria e de felicidade.

A medida foi ruim para a Cidade de Mundo Novo, e não apenas para o médico e proprietário da Casa de Saúde, Wagner Ribeiro de Lima, que também deve estar sofrendo, pois teve que tomar a séria decisão de literalmente “fechar” a sua Empresa-Hospital, com uma das melhores estruturas hospitalares em toda a região. Pense nisso: se você, empresário, tivesse que encerrar as suas atividades de uma hora para outra, como estaria o seu coração? É assim que deve estar hoje o Homem, o Médico, o Político e o Empresário Wagner Ribeiro de Lima.

É impossível dimensionar o que passa pela cabeça de quem teve que tomar uma decisão desta natureza, depois de mais de trinta anos de intenso labor, com muito mais acertos do que erros. Ninguém, jamais, deveria trafegar por caminhos da indiferença, e mesmo do escárnio, visto que todos estamos sujeitos aos percalços que a própria vida pode cobrar de nós.

Que as pessoas saudosas compreendam o drama, e possam, levar uma mensagem de gratidão ao Dr. Wagner Ribeiro de Lima, que tenta assimilar o golpe, que nenhum de nós gostaria de receber, por mais fortes emocionalmente, que possamos ser.

Nenhum comentário: