terça-feira, 5 de abril de 2011

Tribuna Livre


DIA MUNDIAL DA SAÚDE. O brasileiro não tem muito motivo para comemorar o Dia da Saúde, pois sabe que a saúde está na UTI. O SUS fracassou de vez em todos os quadrantes do Brasil. Toda a Imprensa tem dado destaque a este assunto tão relevante, noticiando a precariedade no atendimento ambulatorial em todas as cidades. Saúde tem se tornado um “caos” e quem depender do SUS, simplesmente fica condenado à morte. Paralelo a isso, existe o caso de milhares de médicos despreparados para o exercício da profissão, de acordo com relatos de autoridades do setor todos os dias pela grande Imprensa.
VAGA DE CELINA NO TC. Em entrevista na imprensa de Campo Grande na manhã de terça-feira, o deputado Jerson Domingos, garantiu que não vai disputar a vaga de Celina Jallad no Tribunal de Contas. Admitiu a interferência do governador no processo de escolha, que referendou os nomes até agora cogitados: a senadora Marisa Serrano e o deputado estadual Antonio Carlos Arroio. Desta forma, começa o debate sobre o novo Conselheiro para o TC-MS.

FPM DOS MUNICÍPIOS. Pelo Censo 2010, muitas cidades tiveram redução nos repasses de FPM. Pela legislação atual, a redução do FPM é aplicada imediatamente, de uma só vez. De acordo com a PLP 605, a perda total ocorreria em 10 anos, sendo 10% ao ano. O Tribunal de Contas da União calcula que 175 municípios brasileiros estejam nessa situação. A legislação pertinente determina que os municípios tenham uma estrutura fixa. É preciso que haja tempo para planejamento, para que as prefeituras possam buscar outros tipos de arrecadação para garantir sua gestão.

A CULPA NÃO É SÓ DA ASSEMBLEIA. O deputado Jerson Domingos, pediu um "pouquinho de compreensão, bom senso e sentimento" a alguns órgãos de imprensa que tecem críticas ferinas à Assembleia Legislativa. Sugeriu que os jornalistas também cobrassem o Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas e Ministério Público. Para o presidente do legislativo, se as críticas só servirem para agredir os parlamentares, então "que joguem uma bomba na Assembleia e eliminem todos os deputados."

Nenhum comentário: