domingo, 22 de maio de 2011

Artigo: O País da Fantasia - A/0915

O País da Fantasia

Vivemos num País Maravilhoso, mais lindo que a Natureza. O Brasil é, sem dúvida, uma Nação Próspera, que goza de muito prestígio entre as Grandes Potências Mundiais.

Todos somos orgulhosos pela Terra Dadivosa que recebemos de nossos antepassados, cuja lembrança nos remete a um sentimento de gratidão, que palavras não podem descrever o que está dentro de nós, apesar da Consciência que todos os brasileiros têm sobre a outra realidade deste País Generoso, que é adorado por todos.

O problema mais sério desta Nação Gigante é a Corrupção, ou Mente Corruptível, que se acha impregnada na alma de cada Agente Político, e também nos demais cidadãos, incluindo as crianças. Isso ocorre pelo mau exemplo da classe política, que a cada dia mostra um comportamento deplorável, nocivo aos bons costumes da Sociedade como um todo.

Vamos imaginar um País em que um senador tinha as contas de sua amante pagas por uma empreiteira, e que perdeu o cargo de presidente da Casa por esse motivo, é indicado na legislatura seguinte para integrar o Conselho de Ética do Senado. Ou seja, para julgar o comportamento de seus pares. Vamos imaginar um País em que outro senador arranca um gravador das mãos de um jornalista que lhe fez uma pergunta incômoda, e é apoiado por essa atitude destemperada. Agora vamos imaginar que um País em que um deputado federal semianalfabeto, na mais benigna das hipóteses, integra a Comissão de Educação e Cultura da Câmara. Vamos ainda imaginar um País em que o partido atualmente no poder concederá perdão ao protagonista do maior escândalo de corrupção da história – e que dá aulas de Ética Política, em seu estado. Outro absurdo: imaginemos um País em que a chefe da Polícia Rodoviária Federal tem a carteira de habilitação apreendida por excesso de multas. Em qualquer área, um profissional que comete um deslize, é imediatamente afastado de suas funções e, dependendo da gravidade de seu ato, não volta nunca mais à ativa. Lamentavelmente, isso não acontece na política brasileira. Pelo contrário, os mais enrolados são vistos com admiração por seus colegas, como se fossem mestres na arte da prevaricação e da impunidade. Desta forma, os tais vão galgando postos na contramão da decência. Quem não se lembra do mais recente caso, quando uma importante figura da política nacional teve nos últimos tempos o seu patrimônio multiplicado por 20? Mas o tal agente político não será punido por esse motivo, pois acham isso muito normal.

Em todos os níveis da política brasileira, a ética é afrontada todos os dias. Mas em Brasília a situação alcança o surrealismo, em todo sentido. É essa, quem sabe, a razão que a Capital da República, seja tachada como “Brasília da Fantasia”. A Cidade permanece fora do tempo e do espaço, mantendo códigos (i)morais próprios e nutre um insolente desprezo pela opinião pública e pela ética.

Imaginemos, finalmente, um País que, sobretudo, encontra-se envolto num grande mar de lama, uma corrupção generalizada, que corrói e aniquila as ações de quem deseja ter um País decente, governado por homens de conduta ilibada. Assim, o Brasil seria, o desejado de todos, o País além da Imaginação.

Nenhum comentário: