segunda-feira, 30 de maio de 2011

Oração de Francisco de Assis

Senhor,
fazei-me Instrumento
de Vossa Paz!

“Francisco de Assis fundou um novo humanismo, uma síntese feliz entre a ecologia exterior (cuidado para com todos os seres) e a ecologia interior (ternura, amor, compaixão e veneração). Ele que é novo, nós somos velhos, mesmo tendo vivido mais de 800 anos antes de nós.” (Leonardo Boff)

Senhor, fazei-me Instrumento de Vossa Paz!
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa , que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar, que ser amado.

Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado;
e é morrendo que se nasce
para a vida eterna...

Minha admiração por Francisco de Assis, esse ser de luz, não está na sua condição de Homem Iluminado, mas sim na sua dimensão humana de simplicidade e doação a todos os seres. Nunca conheci oração tão bonita e tocante como a que ele nos deixou.

Nenhum comentário: