sexta-feira, 10 de junho de 2011

Artigo: O Livre Arbítrio - A/0930

O Livre Arbítrio

Carl G. Jung, o famoso psícólogo, costumava dizer que "Livre Arbítrio é fazer bem feito o que nós somos obrigados a fazer'". Para compreender esta frase, precisamos partir do princípio que, para acreditarmos na veracidade dos fatos apresentados pelo Mapa Astral, devemos supor que acreditamos em reencarnação. Não faz sentido acharmos que o fato de nascermos num determinado momento cósmico seja simplesmente um mero acaso! Não existe coincidência no universo, mas somente sincronicidade. Tudo é cíclico na matéria, e nós somos também matéria. Em algum momento estamos num plano, em outro momento estamos em outro, com ou sem matéria.

Portanto, precisamos partir do pressuposto que escolhemos o momento exato de nosso nascimento, em relação com a tarefa que teremos que cumprir durante nossa jornada na terra. Para cumprir de forma adequada esta missão, nos é dado escolher um veículo e um meio para fazê-lo. O veículo é nosso corpo físico, com suas características, sua personalidade única. O meio é o ambiente onde teremos que desempenhar nossas funções: família, meio social. Segundo os espiritualistas, esta escolha depende de nosso merecimento, adquirido ao longo das várias encarnações.

Todos nós chegamos a este mundo com uma bagagem. Uma maleta cheia de coisas boas e também de coisas ruins. Nosso padrão de identificação, que é representado pelo signo solar em nosso mapa, nos indicará de que forma o condutor (Sol) conduzirá o veículo (corpo) e de que forma ele irá usar os instrumentos contidos em sua bagagem. A carruagem representa o corpo (ou seja o veículo), os cavalos representam a parte anímica e emocional de nossa personalidade e o homem representa nosso Sol, ou padrão de identificação, ou seja o condutor do veículo. Se o condutor se deixa levar pelas emoções e pelas paixões, não conduzirá seu veículo ao seu destino. Se ele não conhecer bem seu veículo e não fizer a manutenção correta, não chegará ao seu destino. Portanto, a única forma de chegarmos de forma adequada ao nosso destino é aquela do CONHECIMENTO. Precisamos conhecer o veículo e o meio de propulsão, respeitarmos seus limites, e buscar chegar ao nosso destino da melhor forma possível.

Conhecendo profundamente nosso veículo-corpo, seus anseios e emoções, poderemos desenvolver nosso Sol e "fazermos bem feito aquilo que somos obrigados a fazer". O signo solar, é o indicativo de nosso potencial, do nosso padrão de identificação. Temos 'como obrigação' fazer brilhar este Sol nesta vida.

Não importam os percalços que encontremos no caminho. Alguns fatos são determinados e marcados em nosso Mapa Natal . Assim, fatos importantes como casamento, morte de pai, morte de mãe, nascimentos de filhos, mudanças de residência ou de país, formatura, recebimento de honrarias, e nossas doenças e nossa própria morte, e tantos outros, estão marcados como se fossem aquelas pequenas marcas dos minutos que contornam o mostrador do nosso relógio. Os ponteiros correm, eles se tocam, se encontram, e os fatos acontecem. Ao examinar o mapa natal de uma pessoa o astrólogo determina (pelos vários métodos de progressões) em que momento da vida estes fatos irão ocorrer (ou ocorreram). Então, voltamos aqui a pensar em Livre Arbítrio. Se estes fatos estão 'marcados' eles irão acontecer. Não podemos evitá-los. Somente com o aprendizado, ao longo da vida, que começamos, de fato a evitar que os 'fatos' nos atinjam com toda a sua intensidade, pelo menos no plano físico. Ao tomarmos consciência de um determinado aspecto que provocará um determinado acontecimento, e ao assimilarmos a lição contida naquele símbolo, poderíamos (em tese) evitar o desencadeamento de um fator físico.
Aqui entra um dos conceitos herméticos que nos ensina que podemos transmutar de estado em estado qualquer vibração. É uma questão muito difícil. De fato a energia deste planeta (e de qualquer outro) pode ser utilizada para o bem ou para o mal, isto é, de forma positiva ou negativa. A pessoa que tiver este aspecto poderá usar a energia marciana para ser um esportista, um cirurgião, um açougueiro ou... um assassino! Este é o Livre Arbítrio. Mas não se pode afirmar que isto evitará, por exemplo, que a pessoa em algum momento de sua vida venha sofrer um acidente ou uma cirurgia.

No entanto, nenhum de nós consegue evitar a morte de um membro da família (pai, mãe, filho) e nem mesmo nossa própria morte, apesar de que alguns esotéricos acreditam que é possível 'barganhar' nosso tempo de vida com o plano espiritual. O tempo de nascer e o tempo de morrer não depende de nosso livre arbítrio.

Outro fato que chama a atenção é que, em astrologia mundial, os povos quase não têm livre arbítrio. Ou seja, se um país precisa passar por um determinado acontecimento, pouco poderá fazer o indivíduo para evitá-lo. Como evitar catástrofes naturais como os terremotos, ou até mesmo, períodos políticos negros, ou a fome, ou a miséria ou a guerra? O 'povo', que é representado pela Lua em astrologia mundial, é levado pelos fatos indicados pelos movimentos dos planetas sobre o Mapa do País onde vive, e pouco pode fazer se não seguir o destino coletivo. Portanto, ao destino individual se sobrepõe o destino coletivo.

Liberdade para pensar e agir segundo a sua vontade. Essa liberdade depende do grau evolutivo de cada personalidade-alma. A Questão Social e o Livre Arbítrio.

Na atualidade os fatos nos mostram que vivemos em uma sociedade cujos princípios baseiam-se na liberdade de mercado como organismo regulador das relações econômicas e sociais. Tal mercado determina as condições sob as quais efetuam-se as trocas, regula as condições para aquisição e venda da mão de obra, visando uma lucratividade maior, pois a energia e a capacidade humanas são transformadas em objetos, em artigos, que são trocados.

Na sociedade em que vivemos, quem possui o capital pode comprar trabalho e exigir que se trabalhe para um retorno, o maior possível, relativo ao investimento de seu capital. Quem possui a força do trabalho, o trabalhador, deve vende-la aos capitalistas, mediante as condições de mercado, sempre aviltantes, a menos que juntamente com sua família morra de fome.

A sociedade atual reflete-se numa estrutura econômica de valores, onde o capital comanda o trabalho; onde as coisas acumuladas (riquezas) têm valor superior ao homem (que possui a força de trabalho), e àquilo que é vivo, que tem vida.

Neste processo de globalização da economia, testemunhamos a crescente centralização e concentração de capital. Grandes conglomerados crescem continuamente, enquanto as pequenas e médias empresas vão sendo expulsas do mercado, por falta de competitividade, fazendo-as cair na clandestinidade ou no mercado informal.

Um crescente número de pessoas deixa de ser independente para tornarem-se dependentes dos que dirigem os grandes impérios econômicos.

O indivíduo perde sua individualidade, passa a ser um número, um código, um parafuso a ser gasto, consumido pela máquina. Tal estrutura econômica, social e política, tem dado como resultado, seres humanos alienados de si mesmo, de seus semelhantes e da natureza, pois que se transformaram em artigos, objetos. Passam a ver sua força de vida como um investimento que deve produzir o lucro máximo, ao capitalista, sob as condições de mercado existentes.

As relações humanas passam a ser inseguras, ansiosas. Ao mesmo tempo que todos tentam estar próximos aos outros, todos se sentem sós, invadidos pelo receio de perderem o trabalho, o emprego. Nesta engrenagem tudo passa a ser objeto de troca e consumo; os valores materiais e os espirituais.

Podemos verificar então que o homem não dispõe de seu livre arbítrio, pois ele somente é livre quando e onde possuir meios de superar e dominar suas motivações.

A sociedade estruturada no conceito materialista, consumista, excluindo imensas parcelas dos seres humanos da utilização dos bens, fez do homem um ser inclinado a oprimir o próprio semelhante. A ciência, a reboque dessa mesma sociedade, o fez mau. A sociedade, materialista, não proporciona ao homem a compreensão de que ele é o artífice do seu destino; de que tem de esculpir a grande obra do espírito na rude matéria, ao longo da vida.
Por ser a sociedade materialista, transmite ao homem as concepções materialistas, e o homem olvida então o espirito. Tudo é matéria. Vivamos o aqui e agora.

Felizmente um número ponderável de criaturas, não pensa como a sociedade materialista. Fazemos parte dessas criaturas, pois entendemos que o homem é o único responsável pelo seu próprio destino. Para dar uma amplitude maior ao conceito, podemos substituir a palavra destino, que traz um sentido determinista e fatalista, pela palavra caminho, com a finalidade de melhor entendermos não apenas a livre trajetória humana, objetiva, existencial do homem em cada encarnação, mas também a sua caminhada no processo evolutivo interior, de sua responsabilidade como Espírito ao longo de variadas vidas, constituindo um aprendizado cumulativo e progressivo, em razão das leis naturais de causa e efeito e de reencarnação.

No entanto devemos entender que a escolha do caminho, não esta totalmente em cada um, mas sim, também, nas influências exteriores, às quais como Espírito que é, cede por sua espontânea vontade, tendo em vista que o livre arbítrio é decorrente do desenvolvimento e da vontade do Espírito. Tal procedimento se aplica a todos os seres humanos, dirigentes e dirigidos, empresários e empregados, capitalistas e proletários, governo e governados.

Ver-se-á a grande responsabilidade, perante a lei de causalidade, que assumem todos aqueles, com raras exceções, que detém em suas mãos o poder. Seja o poder político, o poder do capital, o poder de direção, dentre outros. Como o capital não possui ética e moral, a sociedade paulatinamente passa a ser aética, imoral e amoral.

Tais detentores, em vez de colocarem no alto os princípios morais e éticos da solidariedade e de lutar por eles, colocam no alto os seus interesses materialistas e sobre eles forjam princípios fictícios, falsos, os quais acabam por atingir a massa humana que passa igualmente a vivencia-los, agindo por instinto na luta pela sobrevivência. Muitos se equiparam aos brutos, aos animais.

Kardec expressa: "O comportamento do homem, que possui livre arbítrio, na maioria das vezes pode ser comparado ao comportamento dos animais, que agem por instinto, onde a liberdade (dos animais) é limitada pelas suas necessidades".

Na sociedade o comportamento do homem, movido pelo instinto, demonstra falta de progresso espiritual, no entanto, com o progresso material ele pode reconhecer os fatores negativos e errôneos de sua conduta, pois que todos possuem, em sua consciência uma percepção de sua origem, como Espírito, e de sua finalidade na terra, como encarnado. A grande maioria dos homens já compreende por intuição, o dever da solidariedade recíproca, já compreende o mal que faz, e somente não age com solidariedade e faz o mal para satisfazer suas paixões, seu egoísmo. Esta compreensão advém do progresso intelectual que propicia discernir o bem e o mal, o certo e o errado. O livre arbítrio se desenvolve, seguido pelo desenvolvimento da inteligência , aumentando, assim, a responsabilidade do homem pela sua conduta, pelos seus atos .

O maior obstáculo ao desenvolvimento e progresso moral do homem, são o orgulho e o egoísmo. O progresso intelectual que deveria conduzir o desenvolvimento moral do homem, ante àqueles obstáculos (orgulho e egoísmo) aumentam a sua intensidade, passando a desenvolver a ambição, o amor e o poder pelas riquezas.

Com o passar do tempo, o ser olvida os nobres ideais e as crenças, colocando na profundeza da alma a perfídia, a mentira. Passam a desprezar o vencido, ainda que seja um justo, um honesto, e a glorificar o vencedor, ainda que seja um crápula, um desonesto. Crendo apenas na matéria, confiam apenas no dinheiro, na riqueza e na força. Esquecem-se, porem, que a matéria, a riqueza e a força os trairão.

A sociedade estruturada como a nossa, materialista, cria conceitos superficiais de negação de toda disciplina moral e ética. Opondo-se ao conceito de que o homem é responsável, esquecem-se de que ele não vive isolado, mas em sociedade que deve ser um organismo vivo onde cada membro tem um trabalho a cumprir. A vida não é repouso, mas esforço de conquista.

A sociedade precisa lembrar que acima dos interesses materiais, esta um interesse maior, urgente, que a todos diz respeito: a solidariedade, o amor. É importante lembrar aos governantes e legisladores: em qualquer instituição política, social, econômica e jurídica, que o trabalho, a propriedade, a riqueza, a organização do Estado em si, e o seu funcionamento, não são conceitos isolados, mas, sim, que são funções da lei, isto é, entrelaçam-se logicamente.

Urge saber que o livre arbítrio nos é concedido, pelas leis superiores da Vida, porque é necessário que sejamos livres e responsáveis e possamos dessa forma, em liberdade e responsabilidade conquistar a felicidade.

Como nos é concedido o livre arbítrio?

À medida que o Espírito evolui, cresce em conhecimento, dilata-se o livre arbítrio, forçando-o a libertar-se dos processos deterministas, que inconscientemente o conduzirão ao amadurecimento. O processo do livre arbítrio surge paralelamente ao alvorecer, ao desabrochar da consciência. A sua aquisição proporciona ao ser conduzir o processo de seu adiantamento; uns adiantam-se trabalhando duramente na criação de conquistas espirituais; outros estacionam na indolência, preferindo o repouso ao trabalho fatigante em prol de seu progresso.

Há quem progride e há quem estaciona; quem acumule valores e quem os desperdiça. Daí as escalas divergentes de valores morais, éticos e econômicos, que encontramos em nossa sociedade e no planeta. Todos estamos no caminho, cada um com seus conceitos e preconceitos; cada um diferente dos demais; cada um plantando livremente com seus pensamentos, atos e ações a semente de onde irá brotar o inexorável destino. Todos somos livres na escolha das causas nos nossos procedimentos; mas não somos livres na escolha dos efeitos e das reações que nos são impostos pela lei da causalidade.

Assim como a faculdade de escolher e de dominar cresce, aumenta, com a capacidade e o merecimento, também cada escolha, no caminho, nos libertará ou nos prenderá aos processos regeneradores. Dessa forma o livre arbítrio não é um fato constante e absoluto, mas um fato progressivo e relativo, ao desenvolvimento espiritual que cada um tenha atingido. Não obstante a nossa liberdade, o processo evolutivo traçado pelas leis superiores da vida permanece inviolável, pois nossa liberdade é relativa e nossas ações nada podem alterar a não ser no que diz respeito a cada um de nós mesmos.

A lei no plano da matéria é determinista; no plano do Espírito é liberdade; pela evolução processa-se, para o Espírito, a passagem do determinismo ao livre arbítrio. Com a evolução do ser ao longo dos milênios, amplia-se a consciência e consequentemente as responsabilidades. Instala-se no ser uma ética e uma moral, racional, que traça os grandes rumos da vida individual com poderosos reflexos no campo social. Tal ética e moral não impõe; não obriga. Ela é simplesmente racional e se dirige a seres racionais. Não invoca as iras de um deus vingativo; simplesmente indica e mostra as reações naturais e inevitáveis de uma lei íntima, que é inviolável, perfeita, justa. Nesta ética e nesta moral estão as chaves de todas as dores, de todos os sofrimentos, de todas as diferenças existentes. Se quisermos ser maus, aéticos, imorais, sob quaisquer pontos de vista (e o podemos ser pois a liberdade é sagrada) serão nossas as conseqüências, porque a lei de causalidade (causa e efeito/ação e reação) é inviolável. Na inferioridade, na indignidade, na vileza, na torpeza da natureza humana gerados pelo orgulho e pelo egoísmo, está a causa de todos os males, e na ascensão espiritual todo o remédio para saná-los.

A ciência econômica, materialista, parte da premissa hedonística, que na teoria socrática "do bem e do útil, da prudência, produz, entendida pela índole voluptuária de Arístipo, o hedonismo, ou a filosofia, em que toda a humana bem–aventurança se resolve no prazer."

O hedonismo é a "doutrina que considera que o prazer individual e imediato é o único bem possível, princípio e fim da vida moral". As bases reais do fenômeno econômico, estão na aplicação da natureza egoísta do capital no campo dos negócios; que o mercado não é um equilíbrio de direitos, mas uma medição de forças para um estrangulamento recíproco; onde o homem é uma fera envernizada de civilização; onde a ciência (econômica) que o estuda é a codificação do egoísmo, isto é, do instinto mais desagregador do conjunto social.

O princípio hedonístico é um princípio anti-solidário, de desagregação que a sociedade econômica traz em si como insanável vício de origem e que reaparece em momentos de crise, como a que passamos na atualidade. Egoísmo de capital, de trabalho, de produtor, de consumidor, egoísmo individual, de classe, de nação. Tal fenômeno econômico é a expressão da lei do mínimo esforço, tomando sempre a forma de coação.

Nesta estrutura econômica o equilíbrio entre a oferta e a procura é a resultante de uma luta; a oferta de um produto mais não é do que a exigência de um preço; tudo passa a ser movido pela necessidade própria e não pela consciência das necessidades recíprocas.

Demonstra-se sua verdadeira natureza: uma estrutura, um sistema econômico e social prenhe de atritos, um equilíbrio fatigante entre forças contrárias intentando suprimirem-se, agravadas pelo peso do egoísmo. Não podemos nos esquecer do princípio "dou para que me dês", onde o egoísmo avança triunfante, seguindo a lei do mínimo esforço, em busca de equilíbrios novos, falsos, mas que conservam sempre sua marca originária, o egoísmo destruidor.

O instinto hedonístico de grande parcela da sociedade, na sua inconsciência de todos os outros valores sociais, avança pisando e destruindo tudo, contanto que se realize a si mesmo; força primitiva (instinto), brutal, e princípio de destruição da sociedade, à qual se devem infinitas crises e reveses.

Olhemos com os olhos de ver o que se passa ao nosso derredor e alhures. Vemos que os bens, não seguem o caminho da necessidade; a riqueza é atraída pela riqueza e foge da pobreza. A psicologia hedonística faz com que o dinheiro corra para onde não tem serventia (vejam-se os impostos, o repasse de verbas da União aos Estados e Municípios), e o afasta de onde poderia suavizar a dor, proteger a vida (saúde, educação, segurança). Todos se afastam do fraco, do vencido, do excluído e, mal uma fraqueza se manifeste, tudo concorre para agrava-la, empurrando a vítima para o declive da ruína.

A riqueza do Estado, a distribuição das verbas, dificilmente alcança a sua finalidade, que deveria ser a de se tornar um meio de vida e de melhoria, para se tornar, como acontece, um meio de opressão, de corrupção, que absorve e destrói a vida, em lugar de fecundá-la e soerguê-la.

Nosso século, que se finda, olvidou o Espírito, para criar ciência mecânica, materialista, formadora de toda nossa estrutura cultural No entanto, as leis da vida, adormecidas por milênios, sofreram um choque repentino, e hoje estão acordadas para nos impelir em direção à nova civilização do terceiro milênio. Tal civilização deverá ter como lema: Ama o teu próximo como a si mesmo. Para podermos vivenciar a nova fase que se aproxima, lembremo-nos que a vida é uma viagem, e nada mais possuímos do que as nossas obras.

A toda hora se morre e a toda hora se renasce, mas cada qual é sempre filho de si mesmo. A evolução, assinalada pelo movimento do tempo, não pode parar. Da mesma forma, não podemos parar pois uma grande influência, uma grande atração, a tudo rege: o Amor.

Sabemos que os conceitos aqui expostos se encontram muito distanciados do mundo feito de mentiras e de desconfianças, porque no coração dos homens, e seus sistemas, dominam o egoísmo e a violência; não o bem, mas o mal.

No entanto, podemos alertar que se um princípio ético e moral, coordenador, não organizar a sociedade humana, ela se desagregará no embate dos egoísmos. Estamos em uma curva da historia, no alvorecer de uma civilização nova. Não se amedrontem os justos e os aflitos, que observam a algaraviada humana que acompanha a falsa glória, a riqueza, o prazer, porque, se com isso alguém vence e goza por um momento, as leis da vida vigiam.

Os princípios éticos e morais puros se corrompem e então adquirem valor de mentira, que é o processo de desagregação dos ideais. Momentos de dores e angustias se avizinham daqueles que de uma missão fazem uma profissão e põe o espírito por base do poder humano; daqueles que mentem e induzem à mentira; daqueles que dando exemplos de afortunada injustiça, a propõe como norma de vida; dos religiosos e das religiões que não desempenharam a função de preservar e salvar os valores espirituais do mundo.

Nenhum comentário: