sábado, 11 de junho de 2011

Artigo: Paz Profunda - A/0937

Paz Profunda

A realização da Paz Profunda resulta do encontro do equilíbrio interno, do domínio dos métodos e técnicas e do conhecimento das leis e dos princípios que outorgam o poder da Maestria.

A consecução desse objetivo conduziria o Ser-Homem ao estado de Paz Profunda de que tanto falam os místicos. Essa é a Paz Profunda que resulta da harmonia com o ritmo cósmico. A esperança em um novo mundo, em uma nova realidade melhor para todos, reside no trabalho silencioso e verdadeiro de homem de boa vontade, que em seu santuário interior, irradiam as mais elevadas vibrações para o universo. E, assim, pela alquimia do amor, nesse mundo em que vivemos, possamos ser livres e fortes! E, desta forma, vivamos em Paz Profunda!

Bem diferente do que muitos podem estar pensando, a expressão “Paz Profunda” tem um significado muito especial. Numa conversa com um jovem místico, Márcio Ribeiro Brito, pude dele colher alguns exemplos sobre o assunto. E assim, com sinceridade, ele deu o seu conceito de paz:" E, de repente, a luz se fez, e seu olhar adentrou em mim como uma chama incontrolável, queimando-me e fazendo-me tremer, igual a uma criança que há muito já não via; e fizera lembrar dos tempos tenros de minha aurora.

A sua pureza me causa tamanha devoção, no qual o olhar envolto aos seus mistérios, fez-me vagar sozinho e perdido dentro de mim, à procura de resposta que eu precisava. E, de repente, a luz se fez, e assim, como o fogo fora feito, queimando o meu peito, quando de sua doce e sutil voz me lembro, a repetir tão singelas palavras, de paz, me saudando...

Sinto o peito doer ainda mais, e uma sensação de vazio me invade, e parece nunca ter fim, clamando a sua presença perto de meu ser, que aspira um sentimento profundo de paz. Imagino que essa paz pode estar tão longe de mim! E clamo, pela dor, que em breve hei de esquecer, pois ela há de ter fim, eu sei... Clamo por essa paz, que pode arder em mim como um fogo sagrado... Esse simples gesto de poder ouvir a bonita expressão “Paz Profunda” me conforta, fazendo-me refletir a todo instante sobre o grande sentido da vida...

O que é a Paz Profunda?

Revendo alguns arquivos, deparei-me com um texto sugestivo sobre o assunto “Paz Profunda”, onde Vicente Velado discorre com simplicidade, apresentando a sua impressão a respeito desse palpitante tema místico, e que é a saudação que utilizam todos aqueles que abraçaram a senda de Luz, Vida e Amor. Assim ele declara: “Paz Profunda não é apenas uma saudação usada por rosacruzes. Paz Profunda é o estado desejado por todos os estudantes do Rosacrucianismo e a condição em que vivem os Mestres Ascensionados da Ordem Rosacruz, verdadeira e invisível, a Ordem Rosacruz eterna, emanada continuamente pela Grande Fraternidade Branca para todos os quadrantes do Cósmico, através dos universos visíveis ao olho humano. Paz Profunda é o maior bem que pode ser alcançado por um místico, na vida dentro do corpo físico ou na vida fora do corpo. Paz Profunda é uma condição tão excelsa, um nível de autoconsciência tão sutil e ao mesmo tempo profundo que tempo e espaço nele se confundem, criando círculos concêntricos de Energia-Amor, uma vibração musical que atravessa todas as esferas da existência para acalentar e consolar todos os seres, tirando-os – nem que seja momentaneamente – da aflição peculiar à matéria, na qual possam estar penando. Paz Profunda é a sensação nítida e inequívoca. É a certeza absoluta de se estar uno com o todo, e saber que o todo é uma grande Luz Eterna que não pode ser maculada por nada. Paz Profunda não é estado alterado de consciências que possa ser atingido mediante a abertura de portas de percepção que dêem para algum tipo de Nirvana. Paz Profunda é um nível metafísico de existência no qual, mergulhado por si próprio e imerso na sua própria virtude, o estudante Rosacruz pode, finalmente, assumir a condição de Rosacruz e nela se comprazer, pelo serviço e pela doação. Paz Profunda é a única condição na qual um estudante do Rosacrucianismo pode assumir, por breves momentos, a posição de Rosacruz, assim chamado e assim assumido, como já estivesse livre do veiculo que utiliza para se manifestar na terra. Paz Profunda é o nível vibratório no qual o véu do mistério é finalmente levantado diante do Sacrário do Espírito Santo e o Graal Sagrado fica à mão, para ser erguido acima da cabeça, ritualisticamente, e depois baixado, para que o seu conteúdo possa ser sorvido, não em goles como se fora vinho, mas em uma transmissão crística de pura luz. Paz Profunda é o extremo oposto à morte, é onde começa a vida em todos os sentidos, emanada em todos os níveis. Paz Profunda não é um mero êxtase de olhos semicerrados, em um aposento mergulhado na penumbra, no qual o incenso se evole ante a luz mística de uma vela ritualística. Paz Profunda é muito mais que isso. Paz Profunda é a Paz mental, o estado de iluminação da mente individual na qual ela se une à Mente Cósmica por um fio de prata do qual nenhuma impureza pode se aproximar. Paz Profunda é o estado da Pomba Mística, a portadora da Paz.”

Nenhum comentário: