quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Desemprego em Queda

ÍNDICE DE DESEMPREGO CAI NO BRASIL


O desemprego caiu para 5,8% no Brasil em outubro, ante 6% em setembro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã da últimaa quinta-feira. Foi a menor taxa de desemprego medida pelo IBGE desde dezembro. O índice também representa a menor leitura para um mês de outubro da série histórica do IBGE, iniciada em 2002.

O número divulgado se refere às seis principais regiões metropolitanas do país. Em outubro de 2010, o desemprego havia ficado em 6,1%. A população ocupada cresceu 0,1% de setembro a outubro, chegando a 22,682 milhões. Na comparação com outubro de 2010, houve alta de 1,5%, o que corresponde a mais 336.000 pessoas empregadas.

Já o número de desocupados caiu 4,5% em outubro ante setembro, para 1,385 milhão de pessoas. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a queda foi de 4,1%, ou menos 59.000 pessoas procurando emprego. O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado somou 11,1 milhões, alta de 7,4% ante 2010. O rendimento médio real habitual dos trabalhadores ocupados ficou em 1.612,70 reais, estável na comparação com setembro e mostrando uma leve queda de 0,3 por cento frente a outubro do ano passado, conforme informações do IBGE. O nível da ocupação (proporção de pessoas ocupadas em relação às pessoas em idade ativa) foi estimado em 54,0% em outubro.

Até mesmo em pequenas cidades brasileiras diminiu o índice de desemprego. É o caso de Mundo Novo, onde só não trabalha quem não quer. Embora os trabalhadores se queixem dos salários baixos que recebem para as suas jornadas de trabalho. as empresas oferecem emprego todos os dias, principalmente no ramo de costura e tecelagem.

Nenhum comentário: