quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Tribuna Livre

MANTENDO A SIMPLICIDADE. A simplicidade é coisa bonita nos homens. Um exemplo disso é o Prefeito Toninho, que assumiu o Poder Executivo de Mundo Novo, após algumas derrotas. Soube conviver com o problema, assimilando com humildade aqueles momentos difíceis. O vitorioso de então trabalhou relativamente bem, mas desprezava setores que o ajudaram a galgar a posição honrosa de mandatário maior. O tempo passou e chegou avez do bom nordestino gerir a coisa pública. Aí está ele na “berlinda” para disputar o segundo mandato, com ousadia e cabeça erguida. Mundo Novo vive um bom momento, de progresso e desenvolvimento. O mais importante é que o prefeito, em nenhum momento demostrou arrogância, mas mantém-se com as suas próprias caraterísticas, de homem simples e popular, bem diferente de outras figuras que vivem por aí, arrogantemente.

PESQUISAS ELEITORAIS. As pesquisas eleitorais começaram sobre as eleições de 2012 começaram muito cedo. O Correio do Estado divulgou mais uma rodada de pesquisas, incluindo Mundo Novo e Eldorado na edição do dia 12. Os números divulgados deixaram muita gente empolgada, enquanto outros ficaram cabisbaixos e até mesmo irritados. Os critérios adotados não são totalmente conhecidos, mas indicam a tendência do eleitor para o próximo pleito. A cidade de Eldorado ficou em polvorosa, porque a Prefeita Marta Araújo apareceu com 65% das intenções contrariando interesses da deputada Mara Caseiro, que tem o seu candidato preferido. Ali, a briga vai ser muito grande.

PESQUISA EM MUNDO NOVO. Os mundonovenses tiveram o impacto dos números publicados no Diário da Capital. Toninho apareceu na pesquisa com 51%, enquanto o ex-prefeito tem 37%. Alguns questionam os números, mas isso indica a tendência do eleitor no atual momento de Mundo Novo. O outro jornal da cidade publicou números diferentes, o que deixou muita gente confusa. É bom que se diga que a Pesquisa Eleitoral foi realizada pelo Ibrape e coube ao Jornal Correio do Estado promover a veiculação. Outros veículos, como é o nosso caso, podem realizar a divulgação paralela, mas sem pretender alterar o resultado, como aconteceu no caso que acabamos de citar. O eleitor merece todo respeito.

VESTINDO A CARAPUÇA. Quando aqui foi escrito, semana passada, sobre os “barnabés” que trabalham pouco em repartições públicas, não foi feita nenhuma alusão a esta ou àquela repartição, seja de Mundo Novo ou de outra cidade. A situação é geral, quando os funcionários públicos – contratados ou concursados -, em sua maioria, brincam em seus postos de trabalho, apenas esperando o fim do mês para receberem o salário. Voltamos ao assunto, porque alguns desses funcionários “torceram o nariz” após a publicação. Fica claro que ao escrever qualquer nota, o fazemos com responsabilidade e sem citar nomes, mas se a carapuça serviu, é um bom sinal: a prova de que os tais precisam melhorar a qualidade do serviço prestado.

NÃO É MAIS A MESMA. A Prefeitura de Japorã não é mais a mesma no tocante a cumprir agenda de pagamento de prestadores de serviços. Num passado bem recente, a Gestão Rubens Freire Marinho se preocupava em quitar os compromissos no mês vincendo. O vilão sempre foi o Município de Eldorado nos tempos de Mara Caseiro, que atrasava muito, quando pagava os prestadores de serviços e fornecedores. Felizmente hoje não é mais assim: os pagamentos são feitos com regularidade. É possível que a culpa nos atrasos em Japorã não seja da Secretaria de Fazenda, mas a coisa ali deu uma desandada sem explicação. É hora do prefeito Rubão, que sempre quis a coisa certa, rever esta posição.

A PERGUNTINHA. Existem pessoas que não sabem conviver com o poder. Por que tanta arrogância em alguém que nem chegou ainda ao posto desejado?

Nenhum comentário: