domingo, 27 de maio de 2012

Tribuna Livre


O PODER DA MÍDIA. Basta juntar os pontos que envolvem os escândalo para se concluir que há muita sujeira debaixo do tapete. A presença de Marcio Thomaz Bastos é coincidência ou parte do plano? O caso “Cachoeira” bem recente não diz isto? O Planalto tem ojeriza da imprensa que denuncia e investiga. “Veja”, a ‘Folha’ , O Globo e o ‘Estadão’ têm sido mais atuantes do que todos os parlamentares da oposição juntos. Daí que o PT insiste em “regulamentar” a mídia, ou seja criar uma “mordaça” para calar os bons jornalistas. A Imprensa tem tido um bom desempenho em todas as instâncias do Poder.

PELEJA DURA EM GUAÍRA. Fabian agora está decidido: sai candidato pelo PT com o apoio de empresários e de importantes segmentos da sociedade. Não é bem o que queria, mas “... se é para o bem da comunidade...”, vai enfrentar o prefeito Manoel Kuba, que segundo comentam na cidade, vai gastar um “caminhão” de dinheiro para continuar no poder. A opinião pública está muito dividida entre as duas lideranças, e sabe-se de antemão que a disputa será muito acirrada entre o atual prefeito e o ex-prefeito Fabian Vendrúscolo. Quando ocorre a polarização em campanha eleitoral, a “briga” se torna quase sangrenta.

E JAPORÂ? Não existe em nenhuma cidade da região situação política mais confusa que Japorã. Bispo sonhava com candidatura única, contando com o apoio do ex-prefeito Tiãozinho e do atual prefeito Rubens Freire Marinho. Gil Perin estava irredutível, pretendendo ser candidato de qualquer jeito. De repente, tudo parece ter mudado: Tiãozinho e toda a sua turma rumou para Campo Grande, reafirmando-se como candidato pelo PR, com o apoio de Londres e de Puccinelli. Não é mais como antes e Bispo terá que se reformular. Gil já aceita compor a chapa na condição de vice. Contudo, nada ainda é definitivo.

GUERRA EM MUNDO NOVO. Começou muito cedo a disputa eleitoral na Admirável Mundo Novo. As redes sociais têm sido um bom canal para a campanha antecipada. Os apaixonados pelo PT e pelo PMDB se confrontam todos os dias, cada um querendo ser melhor que o outro. Um xinga daqui e o outro se defende de lá, e assim, o tempo passa. O mês de junho é determinante para os postulantes a cargos eletivos, quando os partidos se aliam em convenção buscando espaços para as eleições de outubro. Enquanto discutem nos bastidores, Humberto Amaducci está à procura de um vice que possa respaldá-lo na campanha.

ENSAIOS EM NAVIRAÍ. Com a possibilidade da disputa à prefeitura pelo deputado Onevan de Matos, “choveu” candidatos em Naviraí, cujo objetivo é se juntarem depois para derrotar o deputado. Até mesmo dona Iolanda, a viúva do grande prefeito Euclides Fabris estaria colocando o seu nome para a apreciação dos eleitores naviraienses. Isso parece uma luta inglória porque Onevan seria imbatível caso resolva disputar o cargo majoritário. Seja como for, Naviraí terá uma campanha disputada, com ou sem Onevan de forma direta. Mesmo desgastado, Zelmo de Brida pode fazer a diferença apoiando alguém.

A POSIÇÃO DE MARA CASEIRO. Com alguns problemas localizados, a deputada quer marcar território em alguns municípios do Estado, principalmente na região Cone Sul. Começa mal em sua base, que é a cidade de Eldorado. A prefeita Marta Araújo tem honrado compromissos com fornecedores e com a classe política, bem diferente de Mara na Prefeitura, que não conseguia manter o equilíbrio nas contas públicas. Mara tem se esforçado nos últimos dias para recuperar o prejuízo político em sua cidade, mas a atual prefeita tem tido sorte no comando da prefeitura e a cada dia recebe mais apoio de sua gente.


Nenhum comentário: