domingo, 27 de maio de 2012

Artigo: O Santo Graal - A/01183

Quem poderá encontrar
o Santo Graal?


O Santo Graal é ainda considerado um Mistério entre os Buscadores de todas as Escolas Iniciáticas, podendo representar Figuras Simbólicas com um Conteúdo Esotérico e Hermético. O Livro das Figuras Hieroglíficas, de Nicolas Flamel, traz um bom histórico sobre o assunto, que vem revolucionando o mundo em todas as fases da História da Humanidade.
O tema tem sido alvo de estudo em muitas fraternidades e milhares de autores consagrados têm tratado o assunto com desvelo, pela importância que requer como um mistério ainda não revelado totalmente. Existem muitas especulações e milhares de livros são escritos em todos os idiomas sobre o Santo Graal, com o fim de esclarecer fatos pitorescos da religião organizada e das fraternidades místico-espirituais de todo o Globo.

Mais recentemente, a partir da França, as narrativas sobre a Alquimia Espiritual têm sido intensas, especificamente na busca da Pedra Filosofal, que segundo a Tradição Alquímica ao final da Grande Obra, quando metais inferiores eram transmutados, sendo o chumbo transformado em ouro. Foi assim que Nicolas Flamel e sua esposa Perenele deram início ao processo, fazendo doações e auxiliando na construção de igrejas e outras obras  de beneficência, o que atraiu a desconfiança da sociedade da época, por desconhecer a origem de tanta riqueza. Rumores davam conta de que o casal tinha a posse da propalada Pedra Filosofal.

O Santo Graal tem sido motivo de preocupação em todos os segmentos esotéricos e exotéricos, desde o tempo dos Albigenses ou Cátaros, e que após a Cruzada passaram às mãos da Ordem do Templo. Os Cátaros têm origem oriental e eram, segundo relatos, os detentores do Santo Graal, ou seja, da Tradição Primordial. Essa Tradição era transmitida pelo Mestre Jesus a João Evangelista e a seus Discípulos.

Todas as coisas que não podemos experimentar de forma objetiva se constitui um mistério para todos nós. A busca do Santo Graal ou simplesmente a busca da Verdade é um fator determinante ainda em nossos dias, mas com outras características. O entendimento hoje é outro, levando milhares de pessoas a pesquisar o fenômeno em escavações arqueológicas, ou por outros meios, na tentativa de descobertas históricas que possam efetivamente contribuir para que a misteriosa Pedra Filosofal seja encontrada.

Quem, afinal, poderá ter a Graça Infinita de encontrar o Santo Graal, com a revelação que tanto se almeja? A maioria vive no obscurantismo e nem pode pensar nisso, mas alguns Iluminados buscam incessantemente a Glória do Graal, o conforto espiritual que tantas vezes os Mestres Espirituais quiseram transmitir a seus Seguidores. O Mestre Maior quisera que toda a Humanidade, a partir de Jerusalém, chegasse ao pleno conhecimento da Verdade, e assim, no clímax da Espiritualidade, cada um pudesse encontrar o Santo Graal, no qual reside a redenção de todos os que crêem nas Promessas Divinas.

Nenhum comentário: